Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Finanças de Vouzela vão fechar!?!?

Segundo informações obtidas pela Viriato Tv, as finanças estarão na lista das que vão fechar.  A lista ainda não foi trazida à luz do dia devido a estar-mos em época de eleições. Não é para estranhar que não tenha conhecido a luz do dia, pois  governo não quer comprometer os resultados destas eleições.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Carta do BE à CNE





Ex.mo Senhor
Presidente da Comissão Nacional de Eleições
Juiz Conselheiro Fernando Costa Soares


S. Pedro do Sul, 25 de Setembro de 2013


A candidatura autárquica do Bloco de Esquerda de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, foi confrontada nos primeiros dias da corrente semana com a distribuição massiva de propaganda eleitoral da candidatura do PS em S. Pedro do Sul, através de “infomail”.
Em simultâneo com a correspondência normal entregue pelos serviços postais dos CTT, a generalidade dos habitantes e empresas de S. Pedro do Sul receberam nas suas caixas de correio um panfleto eleitoral do PS (em anexo), com indicação evidente de “infomail” no canto superior direito.
Conforme o comunicado oficial da Comissão Nacional de Eleições (CNE), de 20 de agosto de 2013, a propaganda eleitoral através de "infomail" está abrangida pela proibição de utilização de meios de publicidade comercial, nos termos do artigo 46.º da Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de Agosto (LEOAL - Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais).
Desta forma, o mandatário da candidatura do Bloco de Esquerda de S. Pedro do Sul vem requer a intervenção da CNE para o apuramento de responsabilidades quanto à violação do n.º 1, do artigo 46.º, da LEOAL, no caso vertente.



Paulo Quintela

PSD E PS FAZEM CAMPANHA ILEGAL EM S. PEDRO DO SUL

 PSD E PS FAZEM CAMPANHA ILEGAL EM S. PEDRO DO SUL

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) é muito clara quanto à utilização de meios comerciais de propaganda eleitoral, referindo que "a propaganda eleitoral através de "infomail" e centros de contacto telefónico está abrangida pela proibição de utilização de meios de publicidade comercial (artigo 46.º da LEOAL)."

Ora, tanto as candidatura do PSD como do PS em S. Pedro do Sul, apesar desta clarificação e aviso da CNE sobre a Lei Eleitoral (deliberação de 20 de agosto de 2013), continuam a recorrer ao "infomail" para distribuição de propaganda. Contratam os CTT que, através dos seus carteiros, colocam os panfletos das respetivas campanhas nas caixas de correio dos eleitores de S. Pedro do Sul.

Trata-se de um comportamento ilegal e de um abuso antidemocrático, punido pela Lei Eleitoral. Enquanto uns cumprem a lei e não recorrem ao sistema de "infomail", entregando a propaganda freguesia a freguesia através dos seus candidatos, PSD e PS não estão para isso e pagam ilegalmente aos CTT para lhes fazerem esse trabalho.

Tendo em conta estes factos, o Bloco de Esquerda apresentou hoje na CNE uma participação por utilização de meios ilegais de publicidade comercial para propaganda eleitoral por parte das campanhas autárquicas do PSD e do PS de S. Pedro do Sul. A lei é para ser cumprida por todos.

Constitui um princípio republicano elementar que todas as candidaturas numa disputa eleitoral cumpram as mesmas regras, definidas pela lei. O Bloco não admite que o concelho de S. Pedro do Sul possa ser considerado pelo PSD e pelo PS uma espécie de território à margem da lei.

PSD e PS em S. Pedro do Sul considerarão que se encontram acima da lei e que a podem violar de acordo com os seus interesses de momento. Se é esse o comportamento dessas candidaturas antes das eleições, é de imaginar como será após as eleições nos órgãos autárquicos.

BE/S. Pedro do Sul



Abertura das candidaturas para bolsas de estudo do ensino superior

Abertura das candidaturas para bolsas de estudo do ensino superior

Com o objetivo de apoiar e incentivar os alunos residentes no concelho de Vouzela, com condições económicas mais desfavorecidas, e que apresentem bom aproveitamento escolar nos seus estudos a nível superior (média de referência 15 valores), a Câmara Municipal de Vouzela vai, pelo décimo segundo ano consecutivo, atribuir 12 bolsas de estudo, no valor máximo de 300 euros.

O período de candidaturas decorre até 31 de outubro, devendo as mesmas ser entregues no Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal.

Os interessados deverão fazer-se acompanhar da seguinte documentação: fotocópias do BI e do Cartão de Contribuinte; atestado de residência, com indicação do agregado familiar; fotocópia da declaração e da nota de liquidação do IRS ou IRC do próprio e/ou do agregado familiar respeitante ao ano anterior, acompanhado dos originais; declaração do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social comprovativa do posicionamento no escalão de abono de família ou quando se trata de trabalhadores da administração Pública, de declaração do Serviço processador; declaração dos bens patrimoniais do agregado familiar; certificado de matrícula; comprovativo de transição do ano anterior e respetiva média; documento comprovativo do valor de outras bolsas ou subsídios equivalentes que recebe ou declaração, sob compromisso de honra, de que não recebe outras bolsas ou subsídios.


Para mais informações, os interessados poderão contactar o Gabinete Ação Social pelo telefone 232 740 740.

Inscrições abertas para o projeto “Desporto não tem Idade”

Inscrições abertas para o projeto “Desporto não tem Idade”

Decorrem até ao próximo dia 7 de outubro as inscrições para o projeto “Desporto não tem Idade”, uma iniciativa integrada no programa AnimaSénior, da Câmara Municipal de Vouzela.

À semelhança dos anos anteriores, os seniores poderão frequentar aulas semanais de ginástica de manutenção e de hidroginástica, sendo que as primeiras decorrem nas freguesias, de segunda a quinta-feira e as segundas na Piscina Municipal de Vouzela, à sexta-feira, durante o período da manhã.

As atividades terão início a 14 de outubro e serão dinamizadas pelos técnicos de desporto da autarquia.


Os interessados poderão fazer as suas inscrições nas Juntas de Freguesia ou no Gabinete de Acção Social, pelo 232 740 740. Os seniores que já participavam na iniciativa deverão também confirmar a inscrição. 

Incêndios Florestais afetaram fortemente o concelho de Oliveira de Frades


Incêndios Florestais afetaram fortemente o concelho de Oliveira de Frades

Durante o mês de agosto os incêndios florestais atingiram algumas freguesias do
concelho de Oliveira de Frades, ardendo uma significativa área agrícola e florestal.
De realçar o incêndio, no dia 28 de agosto, na Serra do Caramulo, com início no
concelho de Tondela que se alastrou para a Freguesia de Varzielas, onde ardeu uma
grande área florestal, alguns terrenos agrícolas, parte de uma habitação e, ainda, uma
instalação pecuária onde se encontrava uma dezena de ovelhas. A área ardida, nesta
freguesia, foi de 600 ha e deixou um rasto de destruição, afetando diversos
equipamentos e infraestruturas.
Por sua vez, no passado dia 25 de agosto, ocorreu um incêndio na localidade do Feitalinho, na freguesia de Arcozelo das Maias, que se estendeu para as freguesias de Reigoso e Ribeiradio, afetando, igualmente, o concelho de Sever do Vouga. Deste grande incêndio resultou uma área ardida de cerca de 1000 ha no concelho, consumindo uma vasta área florestal, sobretudo do perímetro florestal do Ladário.
O Município, após o levantamento da área ardida e dos prejuízos causados em vários
equipamentos e infraestruturas, encontra-se, neste momento, a reparar os danos
provocados por estes incêndios.

VAMOS LIMPAR O RIO PAIVA

VAMOS LIMPAR O RIO PAIVA
No próximo dia 28 de Setembro, a SOS Rio Paiva leva a cabo a iniciativa "Vamos limpar o Rio Paiva" a fim de sensibilizar a sociedade civil para a poluição nas margens do Rio Paiva.  
O objectivo desta iniciativa é recolher algum lixo que infelizmente ficou nas margens do rio durante a época balnear e que com as cheias será arrastado pelas correntes ficando espalhado pelas margens agarrado à vegetação por vezes em locais inacessíveis, como tem acontecido em anos anteriores.

A Associação de Produtores Florestais Montemuro e Paiva e a Caminhos da Memória - Associação, juntaram-se a esta iniciativa com a realização de uma acção de recolha de lixo na margem do Rio Paiva, junto à Praia do Pego, na localidade de Vila Boa.

A acção de recolha de lixo, que inclui uma pequena caminhada ao longo da margem, decorrerá no dia 28 de Setembro, com inicio pelas 10 horas na praia natural do Pego, na localidade de Vila Boa. No final haverá lugar a um pequeno lanche/almoço convivio para o qual contamos com a colaboração dos participantes.

Contamos com a sua presença!

Juntos, Vamos Limpar o Rio Paiva

Agradecemos, que para efeitos logisticos faça a sua inscrição através dos seguintes contactos:

Associação de Produtores Florestais Montemuro e Paiva
Tel: 232 388 146

Caminhos da Memória - Associação
Tel: 963919542