Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Exposição de fotografia no Museu Municipal de Oliveira de Frades


Encontra-se no Museu Municipal até ao dia 5 de janeiro uma exposição de fotografia de João Loureiro, onde o jovem, natural de Oliveira de Frades, nos transporta “para o universo melancólico e calmo da Natureza”. É nesse ecossistema que João Loureiro encontra a sua inspiração, bem visível nesta exposição sob o título “Retratos da Natureza”. Pela valia dos seus trabalhos, esta exposição merecerá, certamente, a sua visita.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Numa iniciativa promovida pela AEL,
Auditório Municipal de Vouzela recebe seminário sobre implementação de sistemas de gestão ambiental


A Associação Empresarial de Lafões vai promover, no dia 5 de novembro, das 14h às 17h30, no Auditório Municipal, um seminário no âmbito do projeto “Certif-Ambiental”.

Trata-se de uma iniciativa que visa sensibilizar as empresas para os benefícios resultantes da implementação de sistemas de gestão ambiental, nomeadamente a obtenção de melhores índices de produtividade e de competitividade.

Durante a sessão serão divulgados casos práticos que identificam vantagens na implementação de sistemas de gestão ambiental, estando presentes três empresas da nossa região, nomeadamente a Brintons, o Moinho de Chuva e a T&T.


A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela.
Ténis de Mesa continua em crescendo na região

No pretérito sábado, dia 26 de outubro, a Associação D. Duarte de Almeida (ADDA) realizou, no Pavilhão Desportivo Municipal, o seu torneio de abertura da época 2013 -2014.

Foram 44 os mesatenistas presentes, nos diferentes escalões: infantis, cadetes e juniores masculinos e infantis femininos.

A maioria dos jovens atletas é proveniente do concelho de Vouzela, representando a Associação organizadora, mas também marcaram presença jovens de Oliveira de Frades, (ACROF), S. Pedro do Sul, Viseu e Sátão.

Foi uma interessante jornada de promoção desta modalidade em franca expansão no número de praticantes, quer a nível federado, quer nas escolas e nas associações.

No que se refere a resultados, os jovens da ADDA mostraram a evolução que se tem vindo a operar na qualidade do ténis praticado, obtendo a Filipa Pereira mais uma vitória do setor feminino e, em masculinos, Mauro Dias atingiu a final infantis, o mesmo acontecendo com Leonardo Pereira, em juniores.

As classificações, nos diferentes escalões, ficaram assim ordenadas:

Infantis 1.º António Lisanets – ACROF; 2.º Mauro Dias – ADDA; 3.º Fábio Pereira - ADDA ; 4.º João Reis ADDA; Cadetes - 1.º Miguel Pereira – Mundão ; 2.º José Costa – Sátão; 3.º Pedro Gomes – Sátão, 4.º Carlos Sousa – Sátão; Juniores 1.º Daniel Nobre – ACROF; 2.º Leonardo Pereira – ADDA; 3.º Luís Lobo – ADDA; 4.º Daniel Quental – Sátão; Infantis Femininos 1.ª Filipa Pereira – ADDA; 2.ª Joana Duarte – ADDA; 3.ª Carolina Oliveira - ADDA


A organização do torneio contou, uma vez mais, com a colaboração da Câmara Municipal de Vouzela e com o apoio dos Agrupamentos de Escolas de Vouzela e de Vouzela e Campia e, ainda, das empresas Sequeira & Sequeira e Manuel Dias & Primo.

     Relembramos que a ADDA é um clube federado, pela segunda época, na Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu e tem, desde 2010, a funcionar uma Escola de Ténis de Mesa, que atualmente funciona às 2.ª e 4.ª feiras, a partir das 16:30h, na Escola Básica de Vouzela. Os interessados na sua frequência poderão obter mais informações comparecerem numa das aulas.

Câmara Municipal de Vouzela promove magusto sénior


Vai realizar-se no dia 10 de novembro, domingo, a partir das 14h30, no Pavilhão Multiusos, em Vouzela, o magusto Sénior.

Trata-se de mais uma atividade promovida no âmbito do programa Animasénior e que contará com várias atividades, nomeadamente um sketch teatral, baile popular e o magusto.


As inscrições decorrem até ao dia 4 de novembro e podem ser efetuadas nas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal.

No âmbito do programa “Desporto não tem Idade”,
260 Seniores de Vouzela praticam desporto semanalmente


Cerca de 260 seniores começaram recentemente as aulas de ginástica de manutenção e hidroginástica, no âmbito do programa “Desporto não tem Idade”, promovido pelo Animasénior da Câmara Municipal de Vouzela.

A iniciativa decorre desde 2007 e tem como principais objetivos fomentar o convívio e a prática regular de atividade física junto do público mais velho.

Nas aulas de ginástica de manutenção, que se realizam semanalmente nas sedes de freguesia, estão inscritos 194 seniores, já nas sessões de hidroginástica estão inscritos 65 seniores, divididos por três turmas. Envolvidos nos projetos estão também três técnicos de Desporto do Município.
  Esta iniciativa conta com o apoio das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Juntas de Freguesia do concelho, nomeadamente na cedência de instalações.

Jornada Micológica decorreu com êxito

Jornada Micológica decorreu com êxito


No passado dia 26 de outubro, decorreu com êxito uma Jornada Micológica, organizada
pelo Município de Oliveira de Frades em colaboração com a Associação Académica de
Santa Cruz.
Após a concentração, os participantes foram encaminhados para o local de apanha de
cogumelos, onde sob as orientações dos mais experientes puderam identificar e recolher cogumelos de diferentes espécies e simultaneamente apreciar a beleza das paisagens que caracterizam o nosso concelho. No final desta Jornada, os cogumelos recolhidos foram preparados, confecionados e degustados pelos participantes permitindo-lhes, assim, adquirir conhecimentos nesta área.

Município de OLIVEIRA DE FRADES comemorou o Dia Internacional do Idoso

Município comemorou o Dia Internacional do Idoso


No passado dia 27 de outubro, o Município comemorou o Dia Internacional do Idoso
reunindo esta faixa etária num agradável convívio que ficou marcado pela alegria
visível nos seus rostos.

Desta forma, centenas de idosos partilharam momentos e vivências que lhes permitiram
fortalecer laços de amizade, rever familiares e amigos, convivendo de forma saudável.
O programa começou com uma missa na Igreja Nossa Sr.ª da Conceição, presidida pelo
Pe. Manuel Fernandes e concelebrada pelo Pe. Vítor Dias e continuou com um almoçoconvívio
no Pavilhão Desportivo Municipal, onde atuaram os Ranchos Folclóricos da
ACRENE (Nespereira), Danças e Vozes D´Aldeia (Santa Cruz) e de S. João da Serra
que animaram este evento. De realçar, também, a sessão de esclarecimento promovida pela Guarda Nacional Republicana que deu a conhecer medidas e procedimentos a adotar para a sua segurança.




O Município, ciente da importância deste género de iniciativas para o combate ao
isolamento e exclusão social, continuará a promover esta política social que visa dar
conforto e qualidade de vida a esta frágil e desprotegida faixa etária, propiciando-lhe,
assim, alegres momentos de entretenimento.