Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Andebol com muita emoção em Vouzela numa dupla jornada da Associação S. Miguel do Mato

No passado sábado, dia 16 de novembro, disputou-se uma dupla jornada de andebol no Pavilhão Municipal de Vouzela, com as duas equipas de infantis da Associação S. Miguel do Mato.

Começaram primeiro os infantis masculinos para disputar a 4ª jornada do campeonato regional da Associação de andebol de Viseu, contra a equipa do Académico de Viseu.

Tal como se previa, foi um jogo muito equilibrado. Na primeira parte, a equipa da casa começou muito ansiosa à procura de jogar muito bem e rápido o que fez com que se precipitasse bastante nos minutos iniciais permitindo à equipa de Viseu alguma superioridade no resultado.

A segunda parte teve contornos bem diferentes. A atitude e concentração dos atletas de S. Miguel do Mato foram maiores, assim como a eficácia nas oportunidades de golo criadas. Também importante foi o apoio que se fez sentir na bancada, principalmente das atletas femininas que foram incansáveis nas palavras e cânticos de incentivo aos seus colegas.

Este ambiente positivo foi determinante para a superioridade criada pelos atletas que se traduziu numa vitória por 16-14.


No final do encontro, os atletas e treinadores de ambas as equipas cumprimentaram-se e era evidente a alegria dos atletas de S. Miguel do Mato que não se contiveram nos festejos.
Mesatenistas de Vouzela participam no 
Torneio de Abertura da ATMD de Viseu,
Filipa Pereira triunfa em Infantis

No passado dia 16 de novembro, a ADDA (Associação D. Duarte de Almeida) participou com 14 atletas no Torneio de Abertura da Associação de Ténis de Mesa de Viseu.

A prova disputou-se em Lamego, sendo que, da parte da manhã, se disputaram as competições de seniores e de juniores. Neste último escalão, estiveram em prova cinco representantes da associação vouzelense, num total de 32 mesatenistas. Merecem destaque os 7.º , 8.º e 10.º lugares, alcançados, respetivamente, por Leonardo Pereira, Luís Lobo e Pedro Martinez.

Durante a tarde, realizaram-se as competições dos escalões de cadetes, infantis e iniciados, masculinos e femininos., tendo a ADDA estado representada em todos eles, excetuando o escalão de iniciados.

De realçar a vitória de Filipa Pereira, em infantis, que se destacou entre as 12 atletas presentes. Positiva foi, igualmente, a estreia, no mesmo escalão, de Carolina Oliveira, que obteve o 5.º posto da classificação.

Já nos restantes escalões, os resultados não foram tão significativos, embora, a atleta Raquel Rodrigues tenha conquistado o 4.º lugar, em cadetes, de entre um total de oito atletas.

Estão, pois, de parabéns, os mesatenistas da ADDA que representaram dignamente, quer em quantidade, quer em qualidade, as cores de Vouzela.

A participação da ADDA teve, como vem sendo hábito, o apoio da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas de Vouzela e das empresas Sequeira e Sequeira e Manuel Dias & Primo.

Os mesatenistas da ADDA que estiveram em competição em Lamego foram:

. Carolina Oliveira
. Filipa Pereira
. Raquel Rodrigues
. Joana Duarte
. Miguel Santos

Município promoveu baile de S. Martinho através do Projeto “FicActivo”

      O Município promoveu, através do Projeto “FicActivo”, um baile de S. Martinho, no
passado dia 17 de novembro, que se traduziu num saudável convívio entre os seus
participantes.
       Assim, de forma alegre e divertida, com as tradicionais castanhas assadas e a jeropiga,
festejou-se o dia de S. Martinho, no Cine-Teatro Dr. Morgado, onde a boa disposição
imperou.
       Mais uma vez este projeto desenvolveu uma atividade de convívio e partilha social indo
ao encontro dos seus objetivos primordiais que visam o bem-estar e o conforto desta
faixa etária.
    De salutar a forte adesão a esta iniciativa e o espírito jovem bem presente nos seus
participantes.


GIP de Vouzela promove formação para desempregados em Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

O Gabinete de Inserção Profissional de Vouzela, em colaboração com o Centro de Emprego de S. Pedro do Sul, vai promover, de 20 de novembro a 2 de dezembro, a formação “Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – Conceitos Básicos”.

Com duração de 25 horas, a formação destina-se a desempregados do concelho de Vouzela e tem como principais objetivos identificar os principais problemas ambientais; promover a aplicação de boas práticas para o ambiente; explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho e explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual, entre outros.

No curso irão participar cerca de 40 formandos, divididos em duas turmas.


A formação será dinamizada pelo Centro de Promoção Social /Formativ, de Carvalhais – S. Pedro do Sul. 
Vouzela recebe prova do Circuito Municipal das Escolas de Natação

 

A Piscina Municipal de Vouzela vai receber no dia 23 de novembro, a partir das 15h, a 2ª prova do Circuito Municipal das Escolas de Natação, competição atualmente liderada pela escola de Vouzela.


Na iniciativa irão estar presentes cerca de 200 nadadores em representação de 20 escolas de natação dos distritos de Viseu e Coimbra.


Criado pela Câmara Municipal de Mangualde, este projecto está vocacionado para a organização de circuitos de natação destinados às crianças e jovens praticantes nas respectivas escolas municipais da modalidade, visando o acesso à pré-competição, ocupação saudável dos tempos livres e implementação do espírito desportivo.
Concurso pecuário da Malhada do Salgueiro contou com a presença de 29 produtores

Realizou-se no dia 16 de novembro, na Mallhada do Salgueiro, freguesia de Fornelo do Monte, o concurso pecuário de S. Martinho, uma iniciativa promovida pelo Município de Vouzela e que contou com o apoio das Juntas de Freguesia de Fornelo do Monte e Ventosa e colaboração da Cooperativa Agrícola de Vouzela.

Nesta edição estiveram a concurso 40 bovinos e 35 pequenos ruminantes, totalizando 75 animais, e 29 produtores inscritos.

Comparativamente com o ano anterior, verificou-se uma diminuição de 5 produtores e de 5 animais. À semelhança de outras edições, a autarquia atribuiu ainda prémios de presença, nomeadamente 6 prémios a bovinos no valor de 25 euros e 4, de 10 euros, a pequenos ruminantes. 
 
Lembrando que esta é uma iniciativa que pretende incentivar a produção de gado, em especial as raças autóctones, João Caseiro, Médico Veterinário Municipal, evidenciou uma vez mais a qualidade dos animais a concurso e o esmero com que os produtores os apresentam.
  A realização desta iniciativa resultou de um investimento, por parte da Câmara Municipal de Vouzela, de 1.750 euros.


Biblioteca Municipal de Vouzela 
promove Leituras D’Outono

            A Biblioteca Municipal de Vouzela vai promover, nos dias 22 e 23 de novembro, a iniciativa Leituras D’Outono.

          Do programa fazem parte diversas atividades direcionadas para todos os tipos de público e que visam promover e estimular o gosto pela leitura.

                  No dia 22 de novembro, pelas 14h30, realiza-se a atividade Poetar, com o escritor José Luís Outono, e no dia 23 de novembro, data em que se assinala também o segundo aniversário da sala Faz de Conta, realiza-se, pelas 21h, a atividade Estórias do Pedro, com o ator Pedro Giestas, numa sessão para grandes e pequenos, bem como a atividade Música que Toca, com a participação dos alunos da Academia de Música da Associação Cultural e Recreativa de Vouzela.

                  Haverá ainda pinturas, bolo, chá e chocolate quente.

A entrada é gratuita.