Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014


Municípios de Oliveira de Frades, Tondela, Vouzela, Sever do Vouga e Albergaria- a-Velha assinam protocolo de parceria para implementação do Caminho de Santiago 
Os Municípios de Oliveira de Frades, Tondela, Vouzela, Sever do Vouga e Albergaria- a-Velha assinaram, no dia 8 de janeiro, o protocolo com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal para a implementação do traçado do Caminho Português de Santiago nas suas áreas geográficas. A cerimónia oficial decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município de Vouzela, sendo o Município de Oliveira de Frades representado pela Vereadora da Cultura, Elisa Ferraz de Oliveira. Na sua intervenção, a autarca reconheceu a importância deste projeto não só para a valorização do território e da cultura, mas também para as populações locais e visitantes. Os cinco Municípios, em parceria com o Turismo do Centro, irão elaborar o traçado oficial e realizar ações de promoção, conservação, limpeza e sinalização do mesmo. Esta iniciativa insere-se em ações de valorização do território e respetivos recursos, indo ao encontro da satisfação daqueles que recorrem ao Turismo Religioso e dando resposta ao crescente aumento de peregrinos.

 

Municípios de Vouzela, Tondela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha vão traçar Caminho de Santiago

 
 
Foi assinado ontem, dia 8 de janeiro, ao final da manhã, em Vouzela, um protocolo de colaboração entre as autarquias de Tondela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Vouzela e a Turismo Centro de Portugal com vista à implementação do Caminho Português de Santiago nestes territórios.
 
O traçado terá cerca de 100km e ligará ao caminho que já existe no litoral.
 
No âmbito do protocolo, os municípios ficam responsáveis pela conservação, limpeza e sinalização do traçado, bem como pela sua promoção, em parceria com a Turismo Centro de Portugal. O protocolo estipula ainda que no traçado devem constar informações relativas a farmácias, restaurantes, centros de saúde, pontos de água, igrejas e outros pontos de interesse existentes num raio de um quilómetro.
 
"Queremos investigar o contexto e todo o conteúdo técnico dos Caminhos de Santiago para que este trilho seja devidamente homologado ", sublinhou o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, durante a cerimónia. O autarca adiantou que os cinco municípios deverão durante este ano preparar a versão final do traçado e de todas as informações inerentes, para que depois possa ser promovido no contexto nacional e internacional.
 
Rui Ladeira referiu que os municípios pretendem candidatar este projecto a fundos comunitários. No entanto, “se não houver enquadramento comunitário, há vontade dos municípios de assumir as despesas, a sinalização e toda a informação promocional", garantiu.
 
“Este é um projeto que pretende humanizar o nosso território, promovendo-o e valorizando-o no contexto nacional e internacional, por isso consideramo-lo como um investimento estruturante da estratégia de valorização cultural e turística do nosso concelho e da nossa região”, frisou.
 
Opinião partilhada pelos autarcas presentes que enalteceram ainda a importância da intermunicipalidade deste projeto.   
 
 
 
Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal realçou que o caminho terá de ser promovido nos dois sentidos, não só junto dos peregrinos portugueses, mas também chamando os peregrinos espanhóis e os franceses.


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ESES contra Crato

Segundo a viriato tv apurou, no dia 16 de Janeiro, pelas 16h as ESES de  vão fazer uma mensagem de protesto contra Nuno Crato, sendo algumas mais calmas outras mais evidentes.
Estas manifestações são contra as comunicações de Nuno Crato contra as ese's e pedem a sua demissão, pois estão a sentir-se prejudicadas.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014


 

Festival de Imagem de Natureza
 em Vouzela a 25 e 26 de janeiro

 

 

À semelhança das três primeiras edições, no último fim de semana de janeiro, dias 25 e 26, Vouzela volta a ser palco para a realização do único festival de imagem de natureza do país.

 

O IV Cinclus Fest, promovido pelo Município de Vouzela, recebe pela quarta vez consecutiva os maiores nomes nacionais da imagem de natureza, numa iniciativa que conta uma vez mais com o apoio do Grupo Generg.

 

Já confirmadas estão as presenças dos fotógrafos Ruben Vicente, Ricardo Lourenço, Rui Bernardo, Pedro Narra e Gonçalo Pereira, este último diretor da Revista National Geographic Magazine. O fotógrafo internacional convidado é Markus Varevuo, da Finlândia, premiado em numerosos concursos de fotografia de natureza, com destaque no GDT Fotógrafo do Ano Europeu 2011.
 
O programa conta ainda com a exposição “Fragmentos de Vida” de João Petronilho e de David Guimarães, no Museu Municipal e da apresentação informal do livro “Momentos de Montanha” de Miguel Serra e João Gabriel Leitão, no átrio do cine-teatro João Ribeiro, em Vouzela.
 
A iniciativa decorre uma vez mais no cine-teatro e a entrada é gratuita.
 
facebook.com/cinclusfest
 
 
 
Portfolios
Markus Varevuo
Depois de vinte anos no mundo dos negócios, e os últimos doze como o chefe de um grupo de empresas familiar, Markus transformou seu hobby de observação de aves e fotografia ao longo da vida, em tempo integral na fotografia da vida selvagem profissional desde 2005. Premiado em numerosos concursos de fotografia de natureza, com destaque no GDT Fotógrafo do Ano Europeu em 2011.
Markus já publicou vários livros, entre eles os seus primeiros Aves bestseller internacional: Magic Moments em 2011 (Reino Unido, com edições em 6 idiomas), e em 2013 o Manual de Fotografia Bird (EUA e Alemanha), escrito em conjunto com colegas e amigos Jari Peltomäki e Bence Mate. Markus é um dos fundadores do site birdphoto.fi ; uma plataforma única que combina o trabalho de quatro concorrentes fotógrafos de natureza, oferecendo editores e pesquisadores de imagens, e qualquer pessoa que esteja interessada, uma extensa biblioteca de fotos de aves. O site possui cerca de 800 mil acessos à página principal de cada ano.
 Markus é membro Canon Explorer, e fez parte da equipe de fotógrafos  Wild Wonders of Europe.
 

 
Ricardo Lourenço
Ricardo Lourenço nasceu a 21 de Dezembro de 1982, na cidade de Portalegre, Portugal. Viveu toda a sua vida em contacto permanente com o meio natural e foi através dessa simbiose que foi construindo a sua perceção do mundo. Em 2007, pelo fascínio de querer conhecer "in loco" a vida selvagem que o rodeava e a crescente paixão pela fotografia, aliou estas duas áreas e começou por captar momentos usuais de vida selvagem. Fotografia após fotografia, começou a dar mais importância aos processos, metodologias e produtos resultantes do seu trabalho. O mundo das aves, principalmente, aguçou-lhe o apetite por imagens singulares de vida selvagem em Portugal. No final de 2011, iniciou um projecto intitulado "Alentejo Selvagem" com o qual pretendeu promover aquela que é maior riqueza de uma região -  a sua beleza natural. Com os seus trabalhos espera ajudar para o crescimento desta atividade no nosso país, e sensibilizar para a conservação de espécies e espaços ameaçados.
 
Ruben Vicente
Foi há cerca de uma década que a fotografia surgiu como paixão para o lisboeta Ruben Vicente. As viagens e o mundo natural foram o mote para a descoberta fotográfica. Fascinado pela diversidade de culturas, paisagens fantásticas e pela vida selvagem do planeta Terra, a sua busca levou-o a locais tão diversos como Islândia, Birmânia, Marrocos ou Japão. Se alguma das suas imagens o fizer parar por um momento e pensar na importância da protecção ambiental e preservação cultural, terá então atingido o seu objectivo.
 
Gonçalo Pereira
É jornalista, investigador e docente universitário. Encara o jornalismo como um processo para contar histórias com significativo colectivo. Não distingue reportagens sobre Ambiente, Ciência ou Património – tudo é jornalismo. Começou como repórter em 1994. Relatou política (de que não gostou) e desporto (que o apaixonou). Entrou para os quadros da edição portuguesa da National Geographic antes do lançamento, em 2000. Foi editor desde o primeiro número, em Abril de 2001, até Maio de 2006 e, desde então, dirige a revista. Mestre em comunicação social, com uma tese sobre as notícias de Ambiente, terminou em 2013 o doutoramento, estudando a representação dos novos riscos nas notícias. Lecciona na Universidade Católica Portuguesa, onde é também investigador de Estudos de Jornalismo. Tem um blogue (o Ecosfera Portuguesa) onde escreve quando os dias têm mais de 24 horas.
 
 

Rui Bernardo
Mergulhador recreativo desde 2008, tirou o curso de fotografia subaquática CMAS em 2009 e desde então tem fotografado em todos os locais onde tem mergulhado: Portugal de norte a sul e ilhas. Desde 2009 que participa em competições de fotografia subaquática, área em que se tem especializado, obtendo o título de Campeão Nacional em Fotografia Subaquática no ano de 2013 (FPAS) É em Sesimbra que passa o maior parte do seu tempo a mergulhar, onde procura mostrar a sua visão dos seres que habitam abaixo da cota zero.
 
 
Pedro Narra
Pedro Narra nasceu em 1974, em Setúbal, cidade emblemática pelos seus habitantes do rio Sado os golfinhos roazes. Nos seus tempos de estudante passa as temporadas de férias escolares no Alentejo na vila de Amareleja, onde aprende a conhecer e identificar as espécies da região. Em 1998 funda a empresa pioneira na observação de golfinhos do Sado, a Vertigem Azul. Desde então a fotografia de natureza e vida selvagem passa a ocupar parte integrante da sua vida profissional. Actualmente vive em Tróia, junto à Reserva Natural do Estuário do Sado, um espaço que considera o seu estúdio de fotografia natural e que constitui um dos mais belos e últimos refúgios da vida selvagem em todo o território nacional. 
 

 Município promoveu Encontro
 “Cantar as Janeiras” 

O Município de Oliveira de Frades em colaboração com a Paróquia promoveu, no passado dia 4 de janeiro, o Encontro “Cantar as Janeiras” com a participação de vários Grupos oriundos da região de Lafões (Associação Cultural e Recreativa dos Jovens de Vilarinho, Ação Católica Rural de Pinheiro, Banda Marcial Ribeiradiense, Grupo Coral de Arcozelo das Maias / Nova Geração, Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Nespereira, Grupo de Cantares da Misericórdia Nossa Sr. ª dos Milagres e Grupo de Cantares da Casa do Povo de Alcofra). 
 Este evento que decorreu no Cineteatro Dr. Morgado encerrou, assim, oficialmente a Quadra Natalícia, da qual fizeram parte várias iniciativas que pretenderam dinamizar o Concelho de Oliveira de Frades.

Cambra recebe Encontro Concelhio
de Cantares de Janeiras

 

Promovido pela Câmara Municipal de Vouzela, vai realizar-se no próximo sábado, dia 11 de janeiro, na união das freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, o XXII Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras.

 

A iniciativa tem como principais objetivos revitalizar a tradição das Janeiras e promover o encontro e o convívio dos vários grupos do concelho.

 

Esta será uma das maiores edições de sempre já que contará com a presença de quinze grupos. Irão participar o Grupo de Cantares da Associação de Paredes Velhas, o Grupo de Cantares da Assoc. Social. Cult. e Desportiva. de  S. Miguel do Mato, o Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas, o Grupo de Cantares da Freguesia de Campia, o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Fornelo do Monte, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, o Grupo de Cantares de Levides, o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico “As Capuchinhas de S. Silvestre”, o Grupo de Cantares da Sociedade Musical de Paços de Vilharigues, o Grupo de Trajes e Cantares de Loumão, o Grupo de Cantares de Janeiras de Ventosa, o Grupo de Cantares de Fataunços, o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Vilar, o Grupo de Cantares de Janeiras de Alcofra e o Grupo de Trajes e Cantares de Cambra.

 

O programa começa pelas 18h30, com a atuação individual de cada grupo pelas localidades da união de freguesias, seguindo-se o Encontro na Igreja Paroquial, em Cambra, pelas 19h.


A atividade conta com o apoio da União das freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas e da Paróquia de Cambra.

 

CAMINHO DE SANTIAGO

Pelo presente, venho relembrar que a assinatura do protocolo com as autarquias de Tondela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha para a implementação do Caminho de Santiago é amanhã, dia 8 de janeiro, pelas 11h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.