Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 30 de maio de 2014

60 comerciantes inauguraram debate público sobre o Centro Histórico de Viseu



60 comerciantes abriram no dia 7 de maio, o debate público da proposta de estratégia de revitalização do Centro Histórico de Viseu, que entrou em consulta pública no passado dia 24 de abril e decorrerá até ao próximo mês de Junho.

Na Associação Comercial do Distrito de Viseu, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, debateu com os comerciantes as principais ideias desta proposta e recebeu algumas dezenas de contributos para a dinamização do Centro Histórico, especialmente para a revitalização comercial, o repovoamento, a animação e a atratividade turística.

A reabilitação do edificado comercial e habitacional degradado, a valorização do património e da oferta turística no espaço urbano, a promoção de Viseu em mercados de proximidade como o Porto, a animação do Mercado 2 de Maio, o reforço da oferta de estacionamento na zona histórica, a conciliação entre usos habitacionais e animação noturna, e a segurança foram alguns dos muitos dos temas em debate.


A visão estratégica apresentada no documento refere que o Centro Histórico de Viseu “será um território cultural sustentável, atrativo, dinâmico e inclusivo, que valoriza o seu património histórico, arquitetónico, simbólico e social, combina harmoniosamente funções habitacionais, turísticas e económicas, é palco de eventos relevantes e é aberto à inovação e à criatividade artística, social e económica”.

Anunciados os vencedores do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu


São já conhecidos os vencedores do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, integrado no Festival de Música da Primavera de Viseu.
Xavier Jara, músico dos Estados Unidos da América, foi sagrado como o grande vencedor da iniciativa, conquistando um prémio no valor de 6 mil euros e a participação em dois concertos, um no Festival de Música da Primavera de Viseu do próximo ano e outro no 40º Festival de Guitarra KasparMertz (Bratislava).
O júri da iniciativa, composto por Danijel Cerovic (Montenegro), Goran Krivokapich (Montenegro), Judicaël Perroy (França), Margarita Escarpa (Espanha), Paula Sobral (Portugal), Pedro Rodrigues (Portugal) e José Carlos Sousa (Portugal), elegeu para segundo lugar o guitarrista Bogdan Mihailescu, da Roménia.
O terceiro lugar foi partilhado por Marko Topchii, da Ucrânia, e Jérémy Peret, de França.
O Concurso Internacional de Guitarra, organizado pela Câmara Municipal de Viseu e pela Proviseu – Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão, atribuiu ainda o prémio da escolha do público a Marko Topchii.

A competição está integrada no Festival de Música da Primavera de Viseu 2014, que encerra no próximo domingo, 11 de Maio.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sessão de esclarecimento sobre financiamento da atividade turística contou com a presença de 50 empresários da região

O Município de Vouzela e a Turismo Centro de Portugal promoveram, hoje, dia 30 de abril, no Auditório Municipal de Vouzela, uma sessão pública de esclarecimento sobre financiamento da atividade turística.

A sessão teve como principal objetivo divulgar os instrumentos de financiamento que ainda estão disponíveis no atual quadro comunitári, bem como aqueles que se prespetivam para o próximo, o CRER 2020.

A abrir a sessão, Rui Ladeira, Presidente da Câmara de Vouzela, enalteceu o trabalho da Turismo Centro de Portugal na área do apoio à atividade turística, realçando também o trabalho de parceria desenvolvido com a autarquia de Vouzela e que "volta a dar frutos", com a realização desta iniciativa.

Rui Ladeira considera o turismo e o desenvolvimento económico dois pilares essenciais da ação do  executivo que lidera, tendo dado a conhecer algumas das medidas em curso nestas áreas, nomeadamente a criação do gabinete de apoio ao empresário, o lançamento a curto prazo da incubadora de empresas, a inauguração do albergue de montanha, um equipamento que dará apoio à rota do Caminho de Santiago, mas também ao Centro de BTT que será inaugurado em julho e a intenção de criar dois núcleos museológicos ligados à atividade ferroviária e à imprensa. O autarca espera ainda criar brevemente um pacote de programas conjuntos com especialistas na área da biologia, fotografia, alojamento e restauração para dinamização dos percursos pedestres do concelho.

Felicitando o presidente da câmara de Vouzela pelo dinamismo que está a imprimir na área do Turismo, Pedro Machado, Presidente da Turismo do Centro adiantou que as previsões apontam para o crescimento do setor, com uma previsão de 744 milhões de pessoas em todo o mundo a consumir turismo até 2030. "Por isso vale a pena investir na atividade turística, até porque pela primeira vez o turismo tem um eixo específico no próximo quadro comunitário e a informação que temos disponível é que em outubro, novembro teremos avisos abertos para o financimento deste setor", frisou. 

As apresentações versaram sobre a iniciativa Jessica (mecanismo de reabilitação e regeneração urbana), Fundo Revitalizar Centro e os Custos de Contexto (facilitação dos negócios na hotelaria e restauração.

Assistiram à sessão cerca de 50 empresários da região.


Mais de 100 betetistas participaram no Enduro de Vouzela

O concelho de Vouzela recebeu, nos dias 26 e 27 de abril, a 1ª etapa do Trofeu Enduro BTT/ Vodafone 2014, numa organização do Vasconha BTT Vouzela e do Município de Vouzela.

108 Ateltas, vindos de várias zonas do país, percorreram alguns dos trilhos mais bonitos da região. As provas especiais cronometradas (PEC) passaram por Adsamo, Covelo, Covas, Vasconha, Sacorelhe, Ponte de Ribamá, Castelo e Vouzela.

A competição foi ganha por Claudio Loureiro (MC Felgueiras/ Nobrand), tendo também subido ao pódio Lino Miguel, atleta do Vasconha BTT Vouzela, que venceu na categoria promoção (não federados).


Para a organização o balanço foi muito positivo, não só pela grande adesão de atletas e de público, mas principalmente pelo feedback dado pelos participantes que, pela excelente experiência que tiveram no concelho, pretendem voltar.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Concurso Internacional de Guitarra traz 23 músicos de 16 nacionalidades a Viseu

        O Concurso Internacional de Guitarra, integrado no Festival de Música da Primavera de Viseu, começa esta quinta-feira, dia 1 de Maio, e traz a Viseu 23 guitarristas de 16 nacionalidades.
Para além de Portugal, estão inscritos concorrentes de Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Eslováquia, Roménia, Ucrânia, Estados Unidos da América, Japão, Chile, Coreia do Sul, Polónia, Israel e México.
        A competição tem as duas primeiras eliminatórias a 1 e 2 de Maio, no Museu Grão Vasco, e a final será no domingo, dia 3 de Maio, no Viriato Teatro Municipal, às 21h30.
O júri do Concurso Internacional de Guitarra é composto por Danijel Cerovic (Montenegro), Goran Krivokapich (Montenegro), Judicaël Perroy (França), Margarita Escarpa (Espanha), Paula Sobral (Portugal), Pedro Rodrigues (Portugal) e José Carlos Sousa (Portugal).
        O Festival de Música da Primavera, realizado anualmente em Viseu, incluirá em cada edição uma competição internacional. Este ano dedicado à guitarra. O concurso de 2015 será para piano.

A programação completa e informações sobre o festival, organizado pelo Conservatório Regional de Música, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu, poderão ser encontradas em http://primavera-viseu.pt
Viseu celebra amanhã 135 anos do Mercado 2 de Maio
Encenação histórica realiza-se às 21H30, a partir da Porta do Soar. Festa prolonga-se até às 2 da manhã, com espetáculos musicais, gastronomia e artesanato


A “Festa do 2 de Maio” realiza-se amanhã em Viseu para assinalar os 135 anos do Mercado 2 de Maio, precisamente na data que lhe dá o nome.

A partir das 21h30, a cidade reviverá o acontecimento que esteve na origem da designação atribuída a esta praça do coração da cidade: a chegada vitoriosa a Viseu, no ano de 1834, das tropas liberais lideradas pelo Duque da Terceira a Viseu, que haviam derrotado as forças miguelistas.

O percurso terá início na Porta do Soar, passará pelo Jardim das Mães e pelo Rossio, terminando junto à entrada do Mercado 2 de Maio, na rua Formosa.

Logo após a encenação histórica, o Mercado 2 de Maio será aberto para música, gastronomia regional e artesanato tradicional, destacando-se o espetáculo da banda “A Presença das Formigas”.

Com a “Festa do 2 de Maio”, o Município de Viseu marca o arranque de um programa de eventos regulares, para públicos diversos, no Mercado 2 de Maio, que se realiza até ao final de Julho.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, este programa de eventos “quer trazer de novo à vida este ex-libris da cidade. Queremos reconciliar o Mercado 2 de Maio com a cidade e a população e tirar partido do seu património, da sua memória e da sua localização no coração do centro histórico”.


A “Festa do 2 de Maio” conta com as colaborações da companhia Zunzum, do Regimento de Infantaria de Viseu, do Museu Militar do Exército, da GNR, da APPACDM de Viseu, de grupos etnográficos locais de Silgueiros e Pindelo e do Orfeão de Viseu.