Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Município de Viseu, Escola Profissional Mariana Seixas e Montepio Geral celebram amanhã acordo para instalação da escola no Centro Histórico de Viseu


O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Diretor Pedagógico da Escola Profissional Mariana Seixas, Gonçalo Ginestal e a Administração do Montepio Geral celebram amanhã, quarta-feira, pelas 17 horas, na Rua Direita, n.ºs 88 a 94, um acordo para a instalação daquela escola profissional no Centro Histórico de Viseu.

A Escola Profissional Mariana Seixas é uma instituição de ensino e formação de referência na cidade-região, com 350 alunos e 50 colaboradores.

Para Almeida Henriques, «a instalação da Escola Mariana Seixas no Centro Histórico é um marco na revitalização do coração da cidade».
Centro histórico de Viseu ganha “novo pulmão” com 350 estudantes da escola profissional Mariana Seixas

Almeida Henriques classificou o dia como “histórico” para o coração antigo da cidade


O Município de Viseu, a Escola Profissional Mariana Seixas e o Montepio Geral fecharam hoje um acordo para a instalação daquela escola profissional no Centro Histórico de Viseu.

Com este acordo, os 350 alunos e 50 colaboradores da escola passarão a estudar e trabalhar numa das ruas mais emblemáticas do casco antigo da cidade do comércio tradicional: a rua Direita. Atualmente a escola está estabelecida fora da cidade.

O Montepio Geral compromete-se a ceder para arrendamento à escola edifícios do seu património, e o Município a zelar pelas condições de estacionamento e acolhimento na zona histórica daquele centro de ensino.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, classificou o dia como “histórico para o coração da cidade” e como  “um marco no processo de revitalização”, com especial significado no comércio tradicional, no arrendamento e na oferta de novos serviços. O autarca entende que “a Escola Profissional Mariana Seixas é a nova âncora do centro histórico de Viseu e os seus 400 alunos e colaboradores são o novo pulmão da rua Direita”.

O processo de instalação da escola inicia-se de imediato, com a celebração do contrato de arrendamento e a realização de obras de adaptação, tendo em vista a entrada em funcionamento em janeiro de 2015.

O Município de Viseu alcança assim, sem encargos ou custos associados, um dos objetivos definidos na estratégia de revitalização do centro histórico: radicar instituições de ensino e serviços coletivos que reocupassem de forma permanente o coração antigo da cidade.

“A decadência da rua Direita tem neste acordo um forte travão – diria mais, uma inversão de marcha”, afirmou Almeida Henriques no ato público de assinatura, que juntou Fernando Santo, administrador do Montepio Geral, e Gonçalo Ginestal, diretor pedagógico da Escola Profissional, que destacou a importância desta mudança para o futuro do centro de ensino e o seu potencial de criatividade no centro histórico de Viseu. “Esta é uma nova etapa da Escola Profissional Mariana Seixas”, declarou.

Criada há 15 anos, a Escola Profissional Mariana Seixas é uma instituição de ensino privada que se tem distinguido na formação de jovens e adultos nos domínios do multimédia, da eletrónica e da computação e da informática. Recentemente venceu o prémio nacional do concurso nacional de ideias “INOVA”, com o projeto SmartGear, que desenvolveu um protótipo de um módulo inteligente para um casaco de bombeiros que poderá ajudar a salvar vidas.

Viseu recebe classificação de dois “Monumentos de Interesse Público”



A Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães, e a Capela da Senhora da Saúde em Repeses e São Salvador foram declaradas como “Monumentos de Interesse Púbico”, segundo despacho do Secretário de Estado da Cultura, publicado hoje em Diário da República.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, destacou que «este é um dia feliz para o património de Viseu. Estas classificações são um justo reconhecimento público da monumentalidade religiosa do concelho e das nossas freguesias. Estes imóveis são pequenas joias preciosas do património local, com valor regional e nacional. Esta monumentalidade e os seus testemunhos históricos não podem mais ser desvalorizados e ignorados. Saúdo por isso a decisão do Senhor Secretário de Estado da Cultura.»

No caso da igreja paroquial de Cavernães, a classificação destaca em especial o valor artístico e histórico das duas pinturas integradas no retábulo setecentista, representando São Vicente e Santo António, executadas cerca de 1550 pelo pintor vienense António Vaz. No caso da capela da Senhora da Saúde, a relevância da classificação fica a dever-se em particular ao conjunto de pinturas murais do século XVII, que revestem quase integralmente o interior.

Para Almeida Henriques estas classificações «são um trunfo importante para a proteção destes monumentos e para o desenvolvimento local das freguesias de Cavernães, Repeses e São SalvadorEste reconhecimento é um encorajamento para que o Município trabalhe pelo reconhecimento público nacional em relação a outros monumentos do concelho, em que há um claro défice. Esta é uma aposta de que não podemos abrir mão.»
Mais novos vestem a pele de Viriato, em Viseu
Mercado 2 de Maio vai receber jogos, ateliês e muitas aventuras inspirados no herói mítico de Viseu. Almeida Henriques classificou-o como “uma marca distintiva” da cidade

A Câmara Municipal de Viseu, no âmbito do programa de eventos para o Mercado 2 de Maio, promove no próximo sábado o “Mercado de Viriato”, um espaço especialmente criado a pensar nos mais novos, com objetivos didáticos e lúdicos sobre o herói mítico de Viseu e dos Lusitanos.
“Viriato, mito ou história, faz parte da identidade de Viseu e do imaginário português. É a marca mais distintiva e reconhecida da cidade. Este símbolo é um ativo de identidade e de marketing territorial que não podemos desperdiçar”, defendeu o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.
O “Mercado de Viriato” surge como evento de valorização de Viriato e da Cava, marcas incontornáveis da cidade, tirando partido da sua forte dimensão mitológica e do seu lado misterioso e enigmático.
No espaço estarão contempladas 5 áreas temáticas complementares: um ateliê de artes plásticas, onde as crianças poderão criar e decorar o seu escudo, punhal e viria (bracelete usada pelos lusitanos); um “campo de batalha” com ações organizadas, dando uso aos materiais desenvolvidos; uma área para pinturas faciais alusivas à época; um cantinho das histórias, no qual poderão aprender mais sobre o herói mítico de Viseu e, ainda, um jogo de tabuleiro à escala humana, com perguntas relativas ao tema.
Complementarmente, haverá um espaço de venda de produtos alimentares, que incluirá o bolo Viriato e produtos como queijos, enchidos, pão, broa, entre outros, e a venda de merchandising da marca que em Viseu tem explorado a personagem, o “Viriatus”.
A iniciativa, cuja reedição acontecerá ainda este ano, assume-se como um primeiro passo para lançar o tema junto dos mais novos e suscitar a curiosidade da comunidade pela mitologia e imaginário de Viseu.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, considerou que o concelho se deve preparar para criar um grande evento ou um parque temático sobre Viriato.

Conselho da Diáspora de Viseu é constituído na próxima segunda-feira

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, constitui na próxima segunda-feira, 23 de Junho, pelas 9h30, no salão nobre do Município, o Conselho da Diáspora de Viseu. A cerimónia de constituição contará com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Integram o fórum 15 empresários e investidores destacados em mercados estrangeiros. A iniciativa conta com a intervenção do Secretário de Estado das Comunidades e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e a parceria da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu.

“Este é um fórum de diplomacia económica da cidade-região, um agente de internacionalização de Viseu e de apoio às iniciativas municipais de atração de investimento”, explicou Almeida Henriques.

O programa do Conselho da Diáspora inclui uma conferência sobre oportunidades de investimento e financiamento na região, uma “mesa de negócios” e uma agenda de visitas a empresas de Viseu, nos dias 22 e 23, conforme programa em anexo.

Constituído por empresários e agentes económicos presentes na Suíça, França, Luxemburgo, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá e África do Sul, em setores como o agro-alimentar, a metalomecânica e o turismo, o Conselho da Diáspora de Viseu permitirá abrir um canal de contacto e relacionamento destes “embaixadores” com o potencial da cidade-região e identificar oportunidades de internacionalização de PME naqueles mercados.

Com esta medida, Almeida Henriques dará cumprimento a um compromisso da agenda económica e de internacionalização do Programa “Viseu Primeiro 2013/2017”.

Município de Viseu vai dar incentivos diretos ao investimento económico


A Câmara Municipal de Viseu irá lançar um sistema de incentivos locais ao investimento económico, tendo em vista a atração e fixação de empresas e atividades e a criação de emprego. A sua aplicação decorrerá ainda no mês de Julho.

O regulamento, que prevê a atribuição de apoios financeiros diretos, em função do investimento e dos postos de trabalho criados e equivalente à tributação municipal, foi hoje aprovado em reunião pública de Câmara.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, «este é um passo de gigante numa política local de dinamização económica e atração de investimento. É uma resposta pró-emprego, no Interior, à impossibilidade dos municípios isentarem as empresas que investem de impostos locais».

O regulamento define critérios e escalões em proporção dos investimentos aplicados, sendo os incentivos aplicados num período de três anos. O regime abrange todas as iniciativas empresariais privadas ou públicas que visem a sua instalação ou relocalização no concelho de Viseu, de caráter industrial, comercial e serviços de interesse municipal.

«É uma lógica nova nas políticas municipais. Assumimos a rutura com a tradição: os incentivos previstos rompem com o modelo generalizado de apoio indireto e casuístico ao investimento», explicou Almeida Henriques.

A Câmara Municipal de Viseu tem em curso a política local “Viseu Investe” desde há 8 meses, tendo já criado um gabinete de apoio ao investidor. Na próxima segunda-feira, Almeida Henriques constitui o Conselho da Diáspora de Viseu, com 15 empresários e investidores portugueses destacados em mercados estrangeiros.
Conselho da Diáspora de Viseu é constituído na próxima segunda-feira

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, constitui na próxima segunda-feira, 23 de Junho, o Conselho da Diáspora de Viseu, com 15 empresários e investidores destacados em mercados estrangeiros. A iniciativa conta com a intervenção do Secretário de Estado das Comunidades e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e a parceria da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu.

“Este é um fórum de diplomacia económica da cidade-região, um agente de internacionalização de Viseu e de apoio às iniciativas municipais de atração de investimento”, explicou Almeida Henriques.

Constituído por empresários e agentes económicos presentes na Suíça, França, Luxemburgo, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá e África do Sul, em setores como o agro-alimentar, a metalomecânica e o turismo, o Conselho da Diáspora de Viseu permitirá abrir um canal de contacto e relacionamento destes “embaixadores” com o potencial da cidade-região e identificar oportunidades de internacionalização de PME naqueles mercados.

A cerimónia de constituição terá lugar segunda-feira, pelas 9H30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, seguindo-se um programa de visitas e contactos.

Com esta medida, Almeida Henriques dará cumprimento a um compromisso da agenda económica e de internacionalização do Programa “Viseu Primeiro 2013/2017”.