Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Encerramento da época desportiva da Associação de S. Miguel do Mato

No passado domingo dia 29 de junho, decorreu a festa de encerramento da época desportiva da Associação S. Miguel do Mato. O evento decorreu nas instalações da Associação e no campo 1º de maio em Moçâmedes e contou com a presença de cerca de 90 pessoas.

Por volta das 10 h da manhã iniciaram-se as atividades desportivas. Os atletas presentes começaram por realizar uma Corrida de Estafetas, seguindo-se os jogos de Futebol e de Andebol. De seguida foram os Jogos Tradicionais, a “tração da corda” e as “andas”, que fizeram as delícias, quer dos atletas quer dos pais e amigos presentes. O Ténis de Mesa também foi uma atividade em evidência, pois estiveram sempre disponíveis duas mesas. Por lá passaram os atletas, crianças, das mais novas às mais crescidas e também muitos adultos que fizeram questão de mostrar aos mais novos as suas capacidades nesta modalidade.

Por volta das 11h15 iniciou-se a aula de Ginástica/Fitness dada pelo professor Ricardo Cardoso, professor residente do grupo de ginástica ao longo de todo o ano. Foi durante uma hora que um grupo bem composto, maioritariamente pelas alunas do grupo, exercitou o seu corpo, proporcionando também um bom espectáculo, com muita música e animação, a quem de fora assistiu. 

Às 12h30 iniciou-se a cerimónia de entrega de lembranças que começou com os agradecimentos.

O coordenador do Desporto da Associação S. Miguel do Mato, professor Jorge Marques acompanhado pela sua equipa técnica, Rui Cabral, Carlos Mendes (Kiko), Mauro Silva, João Cabral, Marcelo Braga e André Mendes, começou por agradecer às entidades de apoio designadamente à União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, à Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato, ao Agrupamento de Escolas de Vouzela representado pelo Subdiretor Professor António Girão de Almeida, à Associação de Andebol de Viseu representada pelo seu Presidente, o professor Joaquim Escada e à Câmara Municipal de Vouzela representada pelo Sr. Presidente da Câmara Eng.º Rui Ladeira e pela Sr.ª Vereadora Dr.ª Carla Maia. De seguida agradeceu aos patrocinadores, ao Paulo Pereira e sua empresa “Natursteinpflaster”, ao restaurante “Chave do Cruzeiro”, ao Café Cardoso, à Farmácia Teixeira de Vouzela, à Castanea Sativa, à LS Motorsport, à Somelgas e à Frutaria Avenida.

Foram feitos ainda alguns agradecimentos especiais, alguns deles a pessoas que já fazem parte de alguma entidade ou patrocinador, mas que pelo seu empenho e dedicação ao longo de toda a época desportiva mereceram esta distinção. Foram eles o Paulo Pereira conterrâneo de Moçâmedes que sempre se mostrou disponível para apoiar quer de forma monetária como na oferta de equipamentos, fatos de treino e gps ‘s. À Dona Josefina pela sua dedicação na confecção dos lanches, manutenção dos equipamentos e disponibilidade no auxílio de todos os eventos organizados pela secção de Desporto. Ao António Matos pela sua dedicação no apoio escolar (Matemática) aos atletas da Escola de andebol. Ao Luís Chaves pela sua disponibilidade no transporte dos atletas para os jogos sempre que lhe é solicitado. Ao Sr. Vítor pela disponibilidade e dedicação na organização de toda a logística e preparação das atividades. Ao Professor Diogo Carvalho pela sua disponibilidade em agilizar todos os meios que são solicitados para o desenvolvimento de todas as atividades desportivas. Ao Sr. Joaquim Fernandes, Presidente da Associação S. Miguel do Mato pela sua omnipresença e voluntarismo em todos os projectos desenvolvidos ao longo do ano. E por fim a todos os treinadores da equipa técnica pela dedicação e empenho que demonstraram quer junto dos atletas em todos os treinos e jogos quer na preparação e organização de todas as restantes atividades desenvolvidas.

Tomaram também a palavra o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela e o Presidente da Associação de Andebol de Viseu. Ambos deixaram palavras de elogio e incentivo ao projecto desportivo desta Associação assim como também destacaram a importância da colaboração do Agrupamento de Escolas de Vouzela quer no âmbito desportivo quer escolar. De seguida foram entregues os diplomas de assiduidade pelas mãos dos treinadores Rui Cabral e Carlos Mendes aos atletas mais assíduos aos treinos durante a época, que foram o Miguel Rodrigues (Bambis), a Inês Morais (Minis), a Patrícia Oliveira (infantis femininas) e o André Ferreira e Leandro Henrique Rodrigues, ambos dos infantis masculinos. Foi de destacar que estes atletas faltaram a menos de 3 treinos num total de 83.

Foram também entregues as medalhas, a cada um dos atletas pelas mãos de todos os treinadores, seguido do Sorteio anual de rifas. A Associação S. Miguel do mato agradece novamente ao Sr. Paulo Pereira, ao restaurante “Chave do Cruzeiro” e à Farmácia Teixeira de Vouzela e também à loja de desporto “Joga bonito” e às lojas de informática “Cabológica Vouzela e Chip 7 O. Frades” pela oferta dos prémios para este sorteio.

Terminada a cerimónia formal, seguiu-se um almoço convívio oferecido pela Associação S. Miguel do Mato e com a colaboração de todos os pais dos atletas presentes.



Secretário de Estado da Administração Local inaugura nova sede da Sociedade Musical Vouzelense

No âmbito da comemoração do 142º aniversário da Sociedade Musical Vouzelense, a banda inaugurou a sua nova sede, numa cerimónia que contou com o Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

Para Paulo Carvalho, presidente da direção da coletividade, trata-se de um sonho concretizado. “Escreve-se hoje a letras de ouro mais uma página na longa história da Sociedade Musical Vouzelense, com a inauguração da nova sede, uma obra que há muitos anos   
desejávamos”, adiantou.

“Inauguramos um edifício construído de raíz, dotado das condições que consideramos ideais para que a banda da Sociedade Musical Vouzelense possa realizar os seus ensaios e a sua escola de música possa funcionar condignamente”, realçou o diretor.

Também Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela, enalteceu a importância da obra para o bom desempenho da atividade da coletividade. “Este é um investimento que reflete, não mais uma obra, mas sobretudo uma visão e uma estratégia sólida (…) que proporciona as melhores condições de trabalho aos executantes, ao maestro e às crianças e jovens que frequentam a escola de música”, referiu o autarca.    

Destacando o papel fundamental da direção na construção da sede, Rui Ladeira também deixou uma palavra de apreço aos 57 músicos, dos 8 aos 76 anos, que integram a banda. “Os parabéns hoje são também para vocês, que dedicam muito do vosso tempo pessoal à banda, vocês que carregam 142 anos de história, vocês que elevam o nome desta instituição e do concelho de Vouzela”, concluiu.

António Leitão Amaro enalteceu também o valor da nova sede para a coletividade, mostrando-se satisfeito por participar da cerimónia. “Para os vouzelenses, a sua banda ter hoje uma casa nova faz parte da sua realização enquanto comunidade e enquanto pessoas. Para mim é uma enorme honra estar aqui e acompanhar o Presidente da Câmara num momento tão importante para a sua terra”.

A nova sede da banda de Vouzela terá um custo total de 335 mil euros e será financiada em 160 mil euros pelo Proder.

O edifício é composto por três pisos, com cave destinada a garagem, vestiários e arrumos, rés-do-chão com sala de ensaios, wc, bar e arrumos e 1º andar com três salas de aula, sala de direção, arquivo e wc.




APCER renova Sistema de Gestão de Qualidade do Parque de Campismo de Vouzela

O Parque de Campismo de Vouzela viu, recentemente, renovado o seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), depois de uma auditoria realizada pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, no dia 26 de junho.

Do relatório apresentado foi possível concluir que “a organização promoveu a melhoria contínua do seu sistema e das ações propostas pela APCER, bem como trabalhou de forma a que o mesmo fosse uma prática diária”.

Segundo a auditoria, os pontos fortes do Parque de Campismo são a motivação e empenho demonstrado pelos colaboradores auditados relativamente ao Sistema de Gestão da Qualidade, o domínio da atividade, a qualidade e arrumação do parque de campismo e equipamentos constituintes dos mesmos e o acompanhamento da gestão de topo.

A existência de não conformidades determina assim que o Sistema de Gestão da Qualidade do Parque de Campismo seja, uma vez mais, renovado.



Domingos Desportivos estão de regresso durante o mês de julho

O Município de Vouzela vai promover pelo segundo ano consecutivo, durante o mês de julho, a iniciativa Domingos Desportivos.

O projeto é intergeracional e tem como principais objetivos sensibilizar a população para os benefícios da prática de atividade física e desportiva, aumentar a prática desportiva junto da população e divulgar as atividades das associações desportivas do concelho.

As manhãs serão divididas em dois blocos de 45 minutos, durante os quais os participantes poderão participar em três modalidades distintas. Ao todo os participantes terão oportunidade de praticar zumba, basquet 3x3, ténis, ténis de mesa, bootcamp, rappel, gincana de bicicletas, futebol de rua, HIIT, ginástica, cycling, dancekids, andebol de rua, fitness, bokwa e karaté.

As atividades estão agendadas para as manhãs dos dias 6, 13, 20 e 27 de Julho, das 10h às 12h e decorrerão na Alameda D. Duarte de Almeida. A participação é gratuita.

O projeto “Domingos Desportivos” conta com o apoio da Associação Cultural e Recreativa de Cambra, da Associação Real Btt, da Associação D. Duarte de Almeida, da  Associação Social, Cultural e Desportiva de São Miguel do Mato, da Associação Os Vouzelenses, da Liga dos Amigos de Vilharigues, do Vasconha Btt Vouzela, da Associação Dr. Amorim Girão, dos Compartes de Malhadouro e Rebordinho, dos Bombeiros Voluntários de Vouzela e FFittech.


Nadadores de Vouzela conquistaram 10 medalhas no Campeonato Interdistrital de Coimbra

A Associação Cultural e Recreativa dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Vouzela (ACRTCMV) esteve presente no Campeonato Interdistrital de Infantis disputado no complexo das piscinas Olímpicas de Coimbra e que contou com a participação de 292 atletas das Associações de Natação de Coimbra, Aveiro e Leiria.

Vouzela marcou presença com os atletas Cláudia Madeira, Hugo Almeida e Leandro Rodrigues que conquistaram 10 medalhas nas 13 provas disputadas.

A atleta Cláudia Madeira foi Campeã Regional de 100 m costas e 100 m mariposa tendo ainda sido terceira nos 200 m costas.

Hugo Almeida foi Campeão Regional de 1500 m livres e vice-campeão em 100 e 200 m costas.

Leandro Rodrigues foi vice-campeão nos 400 m livres e 200m mariposa e ainda terceiro nos 200 m livre e 200 m estilos. Com a marca de 4.58,96 m aos 400 m livres obteve o tempo necessário para participar nos Campeonatos Nacionais de Infantis a realizar em julho, em Loulé, ficando assim apurados para o referido campeonatos todos os nadadores Infantis da ACRTCV, uma vez que a Cláudia e o Hugo já estavam apurados.



Muito público nas marchas populares do Animasénior

Mais de 1.000 pessoas assistiram na tarde de domingo, dia 29 de junho, ao desfile das marchas populares dos seniores do concelho.

Pela primeira vez, a atividade decorreu no Largo da Feira, local que serviu de palco à alegria e criatividade dos 350 marchantes seniores. No total, foram oito as marchas apresentadas e trazidas pelos seniores de Fataunços, Figueiredo das Donas, Queirã, S. Miguel do Mato, Ventosa, Cambra, Vouzela e Fornelo do Monte, que marcou presença pela primeira vez.

O desfile teve início pelas 17h30, na Avenida João de Melo, seguindo-se a apresentação das marchas no Largo da Feira.

Para além das coreografias e trajes, que despertam sempre a atenção do público e que de ano para ano vão sempre surpreendendo, a edição deste ano contou também com a eleição do “Par + Sénior”, atribuído a Altina Rebelo, de 90 anos, e José Pinto, de 91 anos, ambos da freguesia de Fataunços.

Todas as marchas tiveram a colaboração da Câmara Municipal de Vouzela, a nível de material e em termos técnicos e logísticos.

Esta foi mais uma organização da Câmara Municipal de Vouzela e que contou com a colaboração das Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, associações do concelho, Bombeiros Voluntários de Vouzela, Escola Profissional de Vouzela e Sequeira & Sequeira.


Município e CTT assinaram protocolo que firma a transferência,
Serviços de distribuição postal de Lafões vão instalar-se em Vouzela

O Município de Vouzela e os CTT – Correios de Portugal assinaram, no dia 26 de junho, o protocolo que firma a centralização, em Vouzela, dos serviços de distribuição postal de Lafões.

O novo centro vai funcionar na zona industrial de Monte Cavalo, nas antigas instalações da CTV, e vai concentrar cartas e encomendas dos concelhos de Vouzela, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul.

Segundo o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, o investimento irá concentrar 20 postos de trabalho na vila mais 10 indiretos na área de transportes e distribuição.

O autarca considera que a instalação destes serviços trará uma nova centralidade para Vouzela e mais dinamismo à economia local.


As obras de adaptação deverão estar concluídas em novembro, prevendo-se a instalação dos novos serviços nesse mês.