Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vouzela vai receber maior ação de reflorestação ibérica de 2014

O maior evento ibérico  de recuperação de ecossistemas florestais de 2014 terá lugar em Vouzela, no dia 18 de outubro.

A iniciativa, promovida pelo Município de Vouzela e pela Fundação Floresta Unida, pretende recuperar uma vasta área de floresta na mata da Penoita que foi consumida pelo incêndio que fustigou aquela zona, no verão de 2013, contribuindo assim para a regeneração de área ardida e combate à erosão e destruição dos solos.

A organização tem como objetivo a plantação de 20.000 árvores, garantir a proteção de mais 5.000, controlar plantas invasoras e muito mais, tudo num só dia.

À iniciativa irão juntar-se várias centenas de voluntários, empresas parceiras e personalidades.


As inscrições são obrigatórias e poderão ser efetuadas através do mail atividades.pt@florestaunida.com
“Dia do Viriato”
 regressa a Viseu 80 anos depois
A 31 de Agosto uma programação especial resgata a memória do herói mítico da Cidade, com iniciativas para todas as idades
A tradição do “Dia do Viriato” estará de regresso a Viseu e à Feira de São Mateus 85 anos depois da sua fundação e 80 anos após a última edição conhecida.
A Câmara Municipal de Viseu organiza no próximo domingo, 31 de Agosto, um conjunto de iniciativas lúdicas, educativas e turísticas alusivas ao herói mítico da cidade, pensado para famílias e todas as idades. Todas as atividades centram-se ou passam pelo recinto da Feira de São Mateus.
Também nesse dia dá-se início a um concurso de fotografia sobre Viriato, aberto a toda a comunidade. O regulamento será publicado nessa data e a apresentação de propostas decorre até ao final da Feira. A entrega de prémios terá lugar no Dia do Município, a 21 de Setembro.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “Viriato faz parte da identidade de Viseu e do imaginário português. Mito ou história, é a marca da cidade. É um ativo que queremos valorizar”, defendeu o Presidente.
A programação arranca às 10 horas de domingo com a proposta de um “peddy-paper” dedicado a redescobrir múltiplas marcas de Viriato na cidade, algumas das quais ao longo do tempo. Os participantes terão como ponto de encontro a Porta de São Mateus e receberão um guia com os enigmas a descobrir. Um carimbo marcará as descobertas.
Pelas 16 horas e até às 19 horas, terá lugar o “Mercado de Viriato”, reedição do evento realizado em junho no Mercado 2 de Maio. Este espaço de aventura para crianças dos 4 aos 12 anos estará localizado no espaço exterior do Museu da Eletricidade, no recinto da Feira. Integra um ateliê de artes plásticas para criação do escudo, do punhal e da “viria”; um “campo de batalha” com ações organizadas; uma área para pinturas faciais alusivas à época; um cantinho das histórias e, ainda, um jogo de tabuleiro à escala humana.
Para os mais adultos está prometida uma reapresentação do filme “Viseu”, encomendado e dirigido pelo Capitão Almeida Moreira. A sessão terá lugar às 16h30 e será seguida de uma conversa entre José Fernandes e Luís Fernandes, moderada por Rui Macário.
Pelas 17h30 será a vez do artista plástico José Almeida desenhar ao vivo a figura de Viriato consagrada na sua estátua, num grande formato. A performance tem local marcado no Viseu Lounge – Feira de São Mateus.
Pelas 18 horas, realiza-se uma edição especial da visita guiada “2000 anos de comércio em Viseu”, um périplo pelos lugares da história da cidade e da memória da Feira, com particular enfoque na figura de Viriato.

Tendo por objetivo maximizar a garantia de segurança da Feira de São Mateus aos seus visitantes e aos expositores, qualificar os dispositivos e procedimentos contra acidentes e incêndios no recinto do certame e pôr termo a qualquer sombra de dúvida sobre a sua eficácia, a Câmara Municipal de Viseu determinou que:

1.       No seguimento do acidente da passada quinta-feira, fosse efetuada com carácter de urgência uma vistoria técnica extraordinária por parte dos operadores de proteção civil, segurança e fornecimento de eletricidade ao recinto da Feira, que se veio a realizar sexta-feira, 22 de Agosto, e da qual aguarda o respetivo relatório;

2.       Fossem reforçados os meios de proteção civil e de primeira resposta a incêndios no recinto da Feira, através dos Bombeiros Municipais e da alocação permanente de soldados da corporação e de um carro urbano de combate a incêndio, com água e espuma, em complemento aos recursos e procedimentos já em vigor;

3.       Seja realizada uma auditoria externa de segurança à Feira de São Mateus tendo em vista o diagnóstico e qualificação futura dos dispositivos e procedimentos de prevenção, controlo e emergência em caso de acidentes, adotando as melhores práticas.

A Câmara Municipal de Viseu reitera o seu compromisso e empenhamento na proteção e qualificação deste grande certame da cidade e da região, renovando a garantia de que o recinto da Feira é um local controlado e seguro.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vouzela em festa durante seis dias

Vários milhares de pessoas passaram pela vila de Vouzela para assistir à 99ª edição das Festas do Castelo, numa organização da Câmara Municipal de Vouzela.

A iniciativa, que se realizou de 6 a 11 de Agosto, contou uma vez mais com um programa diversificado, com concertos de música, festival de folclore, Dj's, ciclismo, feira de artesanato, fogo de artifíco, entre outras atrações.

As festas começaram na manhã do dia 6 de agosto com a Feira Mensal e o Concurso Pecuário de gado bovino e caprino e à noite o já habitual concerto da Sociedade Musical Vouzelense, que juntou muito público na Alameda D. Duarte de Almeida.

No dia 7, atuaram os Darkwaters, uma banda que trouxe um registo diferente às Festas do Castelo.

No dia 8, o programa abriu com a inauguração da XV Feira de Artesanato, que contou este ano  com a participação de 43 artesãos, vindos sobretudo da região, mas também de Viseu, Leiria e Caminha. No certame estiveram expostas miniaturas em madeira, linhos e bordados, cestaria, bijuteria, mel e licores, entre outras peças de artesanato. À noite, a atuação de Miguel Gameiro e Pólo Norte fez aquecer as vozes do muito público presente no espetáculo que assinalou os 20 anos de um dos mais acarinhados grupos portugueses. Seguiu-se novo ponto alto da noite com Mastiksoul, o mais importante DJ e produtor musical da atualidade, que com a sua energia levou ao rubro as muitas centenas de pessoas que o viram atuar em Vouzela pela primeira vez. A noite terminou com mais uma Dj, desta vez André Flor, do NB Club de Viseu.

No dia 9, teve lugar o concurso de pintura ao ar livre "Vouzela e seus encantos", no qual participaram 15 pintores.  À tarde, animação de rua e insufláveis para os mais novos e à noite, pelas 22h, o concerto de Carminho. A alma e a voz da fadista encheram uma vez mais a Alameda D. Duarte de Almeida, local que recebeu novo Dj – Mister Groovy - para encerrar a noite de sábado.

No domingo, dia 10, o dia começou com um passeio de cicloturismo pelo concelho, promovido pelo Vasconha BTT Vouzela e no qual participaram cerca de 30 ciclistas, pelas 16h arruada pelo Grupo de Bombos de Cercosa e desfile de ranchos folclóricos com o Rancho Folclórico "As Capuchinhas de S. Silvestre" – Vasconha; o Rancho Folclórico de Vilar – S. Miguel do Mato; o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses – Viana do Castelo; o Grupo Folclórico "As Tricanas de Ovar" e o Grupo de Danzas Adolfo de Castro – Cádiz (Espanha).  Às 21h30 o Festival Internacional de Folclore e às 00h o tradicional espetáculo piromusical. A noite fechou com o DJ Rood.

As Festas do Castelo terminaram com baile popular, na segunda-feira, dia 11 de agosto, com a atuação do Duo Vox.

Fazendo um balanço muito positivo do certame, Carla Maia, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vouzela, destacou a qualidade do programa com as atuações de Miguel Gameiro e Pólo Norte, Mastiksoul e Carminho. Embora tenha havido um ligeiro decréscimo nas entradas, menos 138 do que no ano anterior, passaram pelas Festas do Castelo vários milhares de pessoas tendo, nos dias de entradas pagas, sido vendidos 7352 bilhetes.


Em 2015 vão assinalar-se os 100 anos das Festas do Castelo e, segundo Carla Maia, a autarquia está já a pensar no programa do centenário, deixando a promessa de 100 dias de comemorações.
Férias Desportivas 
ocuparam crianças e jovens do concelho 


O Município de Oliveira de Frades organizou com sucesso mais uma edição das Férias
Desportivas. Este programa que envolveu a participação de centenas de crianças e
jovens (entre os 6 e os 17 anos) do concelho contemplou diversas atividades desportivas
e culturais, tais como: futebol, andebol, basquetebol, voleibol, jogos tradicionais,
didáticos e aquáticos, uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
trabalhos manuais, entre outras.
Assim, durante o mês de julho, foi possível propiciar de forma saudável momentos de
diversão com idas às Piscinas do Gerós e à praia, caminhadas, visitas à Biblioteca e ao
Museu Municipal, aos Museus do Termalismo e do Quartzo, ao Parque Desportivo, ao
Espaço Internet, ao Cine-Teatro Dr. Morgado e à Escola Básica de Oliveira de Frades,
sendo que neste último espaço participaram num atelier de cozinha.
Com esta iniciativa, o Município pretendeu ocupar os tempos livres das crianças e
jovens de forma pedagógica, aliando a cultura ao desporto e ao lazer.
O Município de Oliveira de Frades agradece à Câmara Municipal de S. Pedro do Sul e à
Termalistur a cedência das Piscinas do Gerós, suprindo-se assim a falta das Piscinas
Municipais que se encontram em profunda requalificação e modernização.
Carlos Lopes 
é o padrinho 
da 1ª Meia-Maratona do Dão

O campeão olímpico Carlos Lopes é o padrinho da “1ª Meia-Maratona do Dão – A Corrida da Emoção”, respondendo positivamente ao repto lançado pelo Município de Viseu e pela Organização da prova.
O atleta viseense apoia, assim, a estreia desta iniciativa no concelho onde nasceu. Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal, “o nome de Carlos Lopes é um marco indelével do desporto nacional e a sua participação é um estímulo para a organização deste grande evento. A meia-maratona do Dão é também uma forma de homenagem ao atleta, 30 anos depois da medalha olímpica”.
A Meia-Maratona do Dão quer atrair 2000 participantes a Viseu no Dia do Município, a 21 de Setembro, estando integrada no programa da Festa das Vindimas do Dão em Viseu.
A competição é organizada pela Global Sport, com o patrocínio da Câmara Municipal e tendo o Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos” como principal parceiro local, numa extensa rede de parcerias.
Além da Meia-Maratona, que se realiza num percurso de 21 quilómetros pela cidade, incluindo o Centro Histórico de Viseu, a mata do Fontelo e a Cava de Viriato, serão realizadas uma Mini-Maratona (10 quilómetros) e uma Caminhada Solidária (5 quilómetros), cuja receita reverterá em parte para fins sociais.
As inscrições estão abertas na Internet em www.meiamaratonadao.pt
A Festa das Vindimas do Dão em Viseu é uma iniciativa do Município de Viseu com o apoio do Turismo do Centro, e tem como principais parceiros a CVR do Dão, a CIM Viseu Dão Lafões e a ADDLAP.