Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, preside amanhã, quarta-feira, 10 de Setembro, pelas 9H30, ao ato de entrega das chaves da nova Viatura de Comando Operacional dos Bombeiros Voluntários de Viseu.

A apresentação terá lugar no Quartel dos Bombeiros Voluntários.

Comparticipada pelo Município de Viseu em 15 mil euros, correspondentes a 50 por cento do seu valor de aquisição, a nova viatura reforça os meios de comando tático e operacional da Corporação.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, apresenta amanhã, quarta-feira, 10 de Setembro, pelas 9 horas, o novo Comandante da Polícia Municipal de Viseu, Diogo Tomé Soares Duarte.

A apresentação terá lugar no Multiusos de Viseu, nas instalações da Polícia Municipal.

Subcomissário da Polícia de Segurança Pública (PSP) desde 2006, Diogo Duarte tem 32 anos e estava até agora destacado no Comando Distrital da PSP de Viseu. Passará amanhã a comandar a Polícia Municipal de Viseu e os seus 15 efetivos.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, apresenta amanhã, quinta-feira, pelas 11H30, no edifício Pascoal, na rua do Comércio (rua Dr. Luís Ferreira), n. 94, o programa VISEU VIVA - Plano de Ação para a Revitalização do Centro Histórico de Viseu.

O plano de ação VISEU VIVA é o resultado da proposta de estratégia para a revitalização do Centro Histórico, apresentada pelo Município a 24 de abril, e do debate público promovido até 30 de junho.

Na mesma altura será apresentada a nova “Área de Reabilitação Urbana” de Viseu e os termos do Concurso de Ideias para a revitalização e cobertura do Mercado 2 de Maio.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Estação de Tratamento de Água de Oliveira de Frades 
em fase de conclusão 

Encontra-se em fase de conclusão a Estação de Tratamento de Água de Oliveira de  Frades localizada junto à Barragem das Caínhas. Esta obra, no valor de um milhão e  duzentos mil euros, comparticipada em 85% pelo POVT (Programa Operacional de  Valorização do Território) vem, assim, contribuir para uma melhoria significativa do  serviço de abastecimento de água ao domicílio. 

De realçar que, durante o mês de setembro, começar-se-ão a realizar os testes prévios da  entrada em funcionamento deste equipamento que servirá cerca de 90% da população  do concelho.

Desta forma, a autarquia irá conseguir fornecer aos seus munícipes uma água de  excelente qualidade, salvaguardando o bem-estar e a saúde pública no concelho. 
Município de Viseu adquire imóvel para instalar Águas de Viseu no Centro Histórico


A Câmara Municipal de Viseu deliberou hoje a aquisição de um imóvel situado no centro histórico de Viseu para aí instalar as Águas de Viseu (Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento). Atualmente, o prédio encontra-se devoluto e em estado de degradação avançada.

Depois de reabilitado e devidamente equipado, acolherá todo o backoffice e frontoffice dos Serviços Municipalizados, com cerca de 100 colaboradores e mais de 40 mil clientes.

A aquisição traduz um investimento de 325 mil euros. O imóvel data dos anos 20 do século passado e localiza-se no coração do centro histórico, na rua do Comércio (rua Dr. Luís Ferreira) e na Travessa de São Domingos. A Sociedade de Reabilitação Urbana Viseu Novo classificou-o como imóvel de “relevante valor arquitetónico e patrimonial”.

O edifício tem uma área bruta de 1400 metros quadrados e o investimento de reabilitação deverá ascender a 750 mil euros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta decisão cria no centro histórico uma nova âncora de desenvolvimento e um forte pulmão humano. Para além da reabilitação de um edificado histórico importante, este serviço vai devolver vida e atratividade ao coração da cidade e traduz um passo decisivo na modernização municipal.”

O prédio é composto por R/C comercial, 3 andares e uma cave. Tem uma posição central na Zona Histórica de Viseu, junto do Mercado 2 de Maio e com alçados voltados para três ruas: Travessa de S. Domingos, Rua Dr. Luís Ferreira e Rua D. Duarte. Possui boa exposição e visibilidade resultante das amplas áreas envidraçadas confinantes com a via pública.

Viseu, 28 de Agosto de 2014
FESTA DAS VINDIMAS DÁ A REDESCOBRIR O DÃO EM VISEU, ENTRE 18 E 21 DE SETEMBRO
Seis quintas abrirão as suas portas para experiências reais de vindimas. O palco será de Luísa Sobral


A iniciativa “Viseu & Vinho Dão Festa” promete dar a redescobrir a região do Dão e Viseu vinhateira, entre 18 e 21 de Setembro.

Durante o fim-de-semana, a “festa das vindimas” desafia visitantes, turistas e amantes dos vinhos (e não só) a uma experiência marcante em torno do Dão e da sua cidade e capital.

As quintas de Lemos, de Reis, Vinha Paz, da Turquide, Pedra Cancela e Vale das Escadinhas abrem as suas portas, algumas pela primeira vez, para as vindimas. Descobrir vinhedos, adegas e pomares, desafiar ao granjeio das uvas e à pisa tradicional, degustar néctares e sabores, e revelar histórias e segredos farão a experiência dos visitantes, sábado, 20 de Setembro, em períodos da manhã e da tarde.

A partir de quinta-feira e até domingo, cerca de 20 restaurantes de Viseu aderem à iniciativa com um menu especial do Dão, prometendo trazer à mesa pratos tradicionais harmonizados com vinhos da região. Nas ruas da cidade, serão organizadas durante estes dias provas de vinhos.

A animação está também assegurada. Sábado, 20 de Setembro, a partir das 22 horas, Luísa Sobral e a sua banda dão um concerto inesquecível no adro da Igreja da Misericórdia, no coração do centro histórico de Viseu. De seguida, nos Claustros do Museu Grão Vasco, até às 4 horas da manhã, será a vez da “Dão Party Irreverente”, com o DJ Miguel Rendeiro, entre outros DJ.

No domingo, 21, Dia do Município, a cidade e o centro histórico transformam-se na grande pista de 1ª Meia-Maratona do Dão, apadrinhada pelo campeão olímpico Carlos Lopes. Num percurso de 21 quilómetros que passará pelas portas medievais do Soar e dos Cavaleiros, pela mata do Fontelo e pela Cava de Viriato, a meia-maratona é acompanhada por uma mini-maratona e por uma caminhada solidária.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, a Festa das Vindimas do Dão “afirma e reforça o Dão e Viseu como o novo destino vinhateiro do país. Este é um convite para redescobrir a região como território de singular de paisagens, património e humanidade, de experiências e sabores”.

O Banco BIG é o Patrocinador Principal da realização e a EDP Distribuição é a Patrocinadora do Concerto das Vindimas. São parceiros do Município de Viseu na “1ª Festa das Vindimas do Dão” a Comissão Vitivinícola da Região do Dão, a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, o Museu Grão Vasco e a ADDLAP, garantindo o Turismo do Centro um apoio ao evento.

Gabinete de apoio ao agricultor de Viseu é inaugurado amanhã

O Município de Viseu, a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação de Criadores de Gado da Beira Alta inauguram amanhã, quinta-feira, 4 de Setembro, pelas 9H30, o Gabinete de Apoio ao Agricultor.
O serviço será instalado no Mercado Municipal e o ato de abertura será presidido por Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.
Com a criação deste gabinete é garantida à região uma porta aberta para o aconselhamento a agricultores e empresários do setor e de fomento do empreendedorismo rural na cidade-região.
Entre os serviços que prestará, o Gabinete de Apoio ao Agricultor de Viseu assegurará o apoio na procura de soluções de financiamento a empresas e empreendedores, nomeadamente no âmbito do futuro quadro de fundos comunitários.
O Gabinete servirá ainda de ponto de entrega de candidaturas ao Instituto de Financiamento à Agricultura e Pescas (IFAP) e ao Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), e promoverá a iniciativa “Portugal Sou Eu” no concelho e na região.
Para Almeida Henriques, “este serviço é um balcão de apoio especializado aos agricultores e terá uma missão papel importante no acesso de empreendedores aos instrumentos de financiamento para o desenvolvimento rural. A sua instalação no Mercado Municipal reforça a atratividade do espaço”.
A inauguração deste espaço marca o arranque da conferência “O futuro da agricultura no quadro 2014-2020”, no Orfeão de Viseu, que integra o programa da Feira de São Mateus, numa organização do Município, em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), a Associação de Criadores de Gado da Beira Alta, Escola Superior Agrária de Viseu, a Comissão Vitivinícola da Região do Dão e a Confederação dos Agricultores de Portugal.
Viseu, 3 de Setembro de 2014