Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, visita amanhã, terça-feira, a partir das 14H30, com o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, as obras de execução da ETAR Viseu Sul, na União de Freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá.

Posteriormente, pelas 15H45, inaugurará a ETAR da Ponte do Farreco, já em fase de testes operacionais, localizada na União das Freguesias de São Cipriano e Vil de Soito.

A partida em direção à ETAR Viseu Sul será efetuada às 14H25 junto à Câmara Municipal de Viseu. Será garantido transporte aos jornalistas que o solicitarem.

A ETAR Viseu Sul servirá 90 mil habitantes do concelho de Viseu, em 12 freguesias, assegurando um tratamento que permitirá a reutilização de águas para limpeza e rega de zoinas verdes e solos agrícolas. O investimento global da ETAR e dos seus emissários ascende a 31 milhões de euros, dos quais 27 milhões são assegurados pelo Fundo de Coesão.

A ETAR da Ponte do Farreco servirá 3200 habitantes de Viseu em zonas de fundo rural. A construção da ETAR representou um investimento de 750 mil euros, financiados a 70% pelo Fundo de Coesão.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades recebe exposição de pintura 


Encontra-se patente no átrio da Biblioteca Municipal uma exposição de pintura de  Laurinda Dias. A autora, natural de Lisboa, mas residente no concelho de Oliveira de  Frades, dedica-se a esta arte há, aproximadamente, três anos, frequentando o curso de pintura na Escola Ziziarte, em Viseu. 
Esta exposição é constituída por diversas telas pintadas a óleo e peças de louça pintadas  a ouro, utilizando técnicas de pintura diversificadas. 
Esta mostra que estará patente nos meses de novembro e dezembro, é merecedora da  sua visita, pela beleza estética e pelo valor dos trabalhos apresentados. 

Município e Agência Portuguesa do Ambiente assinam contrato de concessão da 
exploração de água da Barragem das Caínhas 



No passado dia 29 de outubro o Município, na pessoa do seu Presidente, Luís
Vasconcelos, assinou o contrato de concessão com a Agência Portuguesa do Ambiente
(APA) para a exploração da Barragem das Caínhas.
Desta forma é concessionado ao Município a exploração dos recursos hídricos para o
abastecimento público por um período de 40 anos.
Este protocolo representa o culminar de um processo de legalização e formalização da
captação de água cujas obras se iniciaram na década de 90.
De referir, ainda, que nos últimos anos se procedeu à limpeza de toda a albufeira e a um
melhoramento da mesma com vista à captação de água com mais e melhor qualidade
para abastecimento domiciliário no concelho de Oliveira de Frades.
Tem lugar amanhã, 5 de novembro, pelas 11H30, na Casa da Calçada, em Viseu, o ato público de assinatura dos contratos das obras de reabilitação de 7 edifíciosdo Centro Histórico de Viseu, financiados no âmbito do programa “Reabilitar para Arrendar”.

Os contratos que serão assinados para consignação de empreitadas representam um investimento superior a 1,5 milhões de euros na reabilitação de edificado no coração do centro histórico da cidade: na rua Direita, no largo de São Teotónio e na Calçada da Vigia. O Município de Viseu beneficiará de um financiamento do Banco Europeu de Investimento.

Com esta intervenção serão assegurados 15 fogos habitacionais no centro histórico de Viseu, para cerca de meia centena de pessoas, e seis novos espaços comerciais e de serviços culturais.
Showcooking de Diogo Rocha amanhã no Mercado Municipal de Vise

Almeida Henriques visita o Mercado e acompanha atividades
Amanhã de manhã, o Mercado Municipal de Viseu recebe o showcooking preparado pelo chef Diogo Rocha, da Mesa de Lemos, no âmbito da campanha “Festa do Míscaro e da Castanha”.
Pelas 10 horas, o chef fará as compras no Mercado acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, e pelo vereador João Paulo Gouveia, para depois dar início à confeção dos pratos.
showcooking será especialmente dedicado àqueles dois produtos, num cenário rústico preparado na galeria comercial. A Animustuna estará também pelo Mercado e proporcionará música e animação para os visitantes.
A Festa do Míscaro e da Castanha constitui uma das quatro campanhas-âncora do projeto de promoção do Mercado Municipal de Viseu.
Comerciantes do Centro Histórico de Viseu têm novo serviço de recolha de papel e cartão
Câmara Municipal assegura recolha porta-a-porta, todas as sextas-feiras. Serviço arranca amanhã
A Câmara Municipal de Viseu, em parceria com a Associação Comercial do Distrito de Viseu, dá início ao “Giro do Cartão”, um serviço gratuito de recolha porta-a-porta de papel e de cartão, dirigido aos comerciantes do centro histórico e da zona central da cidade.

Disponível a partir de amanhã, 7 de Novembro, o serviço define o horário para os comerciantes depositarem estes resíduos no exterior dos seus estabelecimentos, assegurando a sua recolha porta-a-porta. O horário ficou estabelecido para todas as sextas-feiras entre as 18 e 19 horas.

De acordo com o Vice-presidente da Câmara, Joaquim Seixas, “a iniciativa é amiga do ambiente, dos comerciantes e do centro histórico. Estamos a incrementar a qualidade de vida, do ambiente e das condições do comércio de Viseu”.

Numa primeira fase, a recolha será efetuada nos seguintes pontos: Rua Direita, Rua Dr. Luís Ferreira, Rua Formosa, Rua da Paz, R. Dr. Francisco Alexandre Lobo, Rua do Carmo, Rua dos Andrades, Largo Pintor Gata, Rua Chão de Mestre, Rua das Ameias, Rua Dom Duarte, Rua Augusta Cruz, Praça D. Duarte, Rua Grão Vasco, Rua Senhora da Piedade e Av. Capitão Silva Pereira.
Águas de Viseu conquistam novo selo de excelência da qualidade da água
Entidade Reguladora comunicou a decisão que reforça a confiança na qualidade da água pública para consumo em Viseu

As Águas de Viseu – Serviços Municipalizados receberão no próximo dia 19 de novembro o selo de “qualidade exemplar da água para consumo humano 2014”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

No espaço de um ano, este é o segundo selo de excelência da qualidade da água conquistado pelas Águas de Viseu. O galardão distingue os sistemas e entidades que garantem pelo menos 98,2% de água pública segura e, entre outros aspetos, cumprem todos os critérios determinados pela ERSAR.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques “este selo de excelência é uma conquista de todos os viseenses e das Águas de Viseu enquanto serviços municipalizados. É uma boa notícia porque reforça a confiança no consumo da nossa água pública e consolida a posição de Viseu como ‘melhor cidade para viver’”.

Na reunião de Câmara realizada esta quinta-feira, foi também aprovada a criação da Orquestra Juvenil de Viseu, tendo por base uma cooperação entre o Município e o Conservatório Regional de Música de Viseu.

Promovido sob o Alto Patrocínio do Presidente da Câmara Municipal, este projeto constitui uma das medidas do programa “VISEU EDUCA”, com objetivos de fomento da inclusão cultural e formação artística de talentos na área de música.

A iniciativa permitirá criar em Viseu uma orquestra clássica, com cordas, sopros e percussão, constituída por crianças e jovens do concelho, assim como por professores e profissionais que concorram para uma formação artística de excelência.

Anualmente, o Município investirá 40 mil euros no projeto, tendo em vista assegurar os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto e o funcionamento da Orquestra. O período das primeiras candidaturas decorre até 17 de novembro.

A Câmara Municipal de Viseu aprovou ainda esta quinta-feira a contratação de trabalho temporário para a rede municipal de museus e outros serviços culturais, turísticos e sociais, num investimento de 180 mil euros. A decisão permitirá manter os diversos museus municipais de portas abertas e com um serviço de acolhimento e visita qualificado, promovendo também os respetivos serviços e projetos educativos e a oferta turística do concelho.

Almeida Henriques informou ainda que o Município aprovou a contratação de serviços especializados para os próximos dois anos tendo em vista a manutenção do parque de árvores de Viseu. Os serviços consistirão na plantação, remoção ou abate de árvores em vários pontos do concelho, num investimento de 40 mil euros. “Viseu é uma cidade-jardim e essa vocação exige cuidado permanente e investimento”, sublinhou.