Espaço de notícias da região centro

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Baile de Carnaval é a primeira atividade do AnimaSénior em 2014


Pelo décimo ano consecutivo, o Município de Vouzela, no âmbito do projeto AnimaSénior, prepara-se para festejar uma vez mais o Carnaval com todos os seniores do concelho.

A festa, que promete ser de grande folia e animação, vai realizar-se no Pavilhão Multiusos Municipal, em Vouzela, na tarde do dia 23 de fevereiro, pelas 14h30, e do programa faz parte um baile com desfile de fantasias, estando prevista a atribuição de prémios para os melhores disfarces.
 Os interessados deverão fazer a sua inscrição, até ao dia 16 de fevereiro, nas juntas de freguesia, na Câmara Municipal ou pelo telefone 232 740 571.
A decorrer desde 2004, o projecto AnimaSénior tem vindo a registar anualmente um crescimento ao nível das inscrições dos seniores. Para este ano, a Câmara Municipal pretende continuar a apostar na qualidade das actividades deste que é um dos mais emblemáticos projetos da autarquia.

Município marcou presença na sessão comemorativa do 25º aniversário da ASSOL 


     O Município marcou presença na sessão comemorativa do 25º aniversário da ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões), no passado dia 13 de fevereiro, que juntou fundadores, técnicos, utentes, seus familiares e amigos, entre outras entidades locais e regionais. 
    Nesta sessão, a Vereadora da Ação Social, Elisa Ferraz de Oliveira, usou da palavra, reconhecendo o excelente trabalho desenvolvido pela ASSOL durante estes 25 anos na procura de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária. 
       Acrescentou, ainda, que o Município continuará disponível para apoiar esta causa meritória e de cariz social. Intervieram, também, o Presidente da Direção da ASSOL, Carlos Rodrigues; umas das sócias fundadoras, Leokadia Ferreira da Silva; a Sub-Delegada Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Centro, Sónia Brandão; o Diretor Regional da Segurança Social de Viseu, Telmo Antunes; Fidalgo Freitas, Médico Psiquiatra e colaborador da ASSOL e a mãe de dois utentes que enalteceram o papel relevante da ASSOL na sociedade. 
        De realçar o trabalho de integração/inclusão de pessoas portadoras de deficiência e doença mental dinamizado por esta associação na região de Lafões. 
        No final do evento, realizou-se um lanche-convívio, que encerrou, assim, o 25º aniversário da ASSOL, no Cine-teatro Dr. Morgado.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Casa de Lavoura e Oficina do Linho propõe “Correio de amor” para assinalar Dia de São Valentim


O museu etnográfico “Casa de Lavoura e Oficina do Linho” realiza, de 11 a 14 de fevereiro, o atelier “Correio de amor”. A iniciativa comemora o dia de São Valentim e é aberta a toda a comunidade.

Para participar nesta atividade do museu, localizado em Várzea de Calde, deverá efetuar a inscrição através do endereço de email museu.varzea@cmviseu.pt ou, por telefone, pelo número 232 911004.
Vouzela recebe 1º Encontro de Futebol Traquinas e Petizes


Com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela, vai realizar-se no dia 8 de Fevereiro, das 10h às 13h, no Parque Desportivo Municipal das Chãs, o 1º Encontro de Futebol – Traquinas e Petizes 2013/14.


A iniciativa é organizada pela Associação de Futebol de Viseu e conta com a participação dos clubes do distrito.
Município lançou concurso para a requalificação  das Piscinas Municipais de Oliveira de Frades 



O Município lançou, recentemente, o concurso para a requalificação das Piscinas Municipais de Oliveira de Frades. Esta intervenção visa a ampliação do edifício, dotando-o de mais valências no sentido de alargar o leque de utentes, tornando-o eficiente termicamente e contemplará, também, a cobertura da piscina exterior de forma a ser usada durante todo o ano. No projeto, da autoria do arquiteto Mário Frois do Amaral, serão introduzidas medidas de gestão e poupança energética, colocando painéis solares para a produção de água quente e um sistema de recuperação de energia por bombagem de calor. Esta obra, orçada no valor de cerca de um milhão e oitocentos mil euros, vem, assim, complementar a requalificação do Parque Desportivo Municipal, propiciando melhores condições de acessibilidade e conforto a todos aqueles que queiram usufruir desta infraestrutura.


Município de Vouzela vai promover 1º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais


O Município de Vouzela vai promover o 1º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais, uma iniciativa que se realizará nos dias 31 de maio e 1 de junho.

Trata-se de um evento “que pretende fazer jus a um dos principais atrativos gastronómicos da região que é a vitela de Lafões”, frisou Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, durante a conferência de imprensa de apresentação do festival que se realizou hoje, dia 31 de janeiro, de manhã.

Segundo o autarca, a gastronomia é um fator de atração importante que, no seguimento da política definida para o Turismo, importa explorar, como um meio de promoção dos recursos endógenos e produtos regionais.

Como principais objetivos do evento, Rui Ladeira destacou o incentivo à produção da vitela de Lafões; possibilitar o incremento da confeção da vitela de Lafões certificada nos restaurantes da região, reconhecendo-a como uma mais-valia para o setor da restauração; dar a conhecer aos visitantes o potencial da restauração local e regional; oferecer experiências gastronómicas únicas e diversificar o leque de matérias-primas utilizadas na preparação de pratos tradicionais; dar a conhecer os vários métodos de confeção dos pratos tradicionais e recriar as memórias e tradições ligadas à agropecuária.

Rui Ladeira explicou também que serão vários os atrativos deste certame, já que o programa conta com os espaços de restauração na Alameda para almoços, petiscos e jantares regionais; um ShowCooking com um chefe conceituado para confeção de pratos inovadores com base em receitas tradicionais de vitela e produtos regionais; um cortejo pelas ruas da vila de Vouzela, com carros de vacas e alfaias agrícolas de modo a recriar as memórias e tradições ligadas à agropecuária; programas de animação infantil e música tradicional; jogos e atividades desportivas e culturais. A autarquia prevê ainda

A organização da iniciativa é partilhada pela Escola Profissional de Vouzela (EPV), uma instituição de ensino que tem mais de vinte anos ligados à área da gastronomia, com vários cursos de restauração.

“Esta é uma iniciativa que, para além da promoção turística do concelho e dos produtos regionais, tem também objetivos pedagógicos para a escola, nomeadamente de divulgação dos cursos de restauração e de projeção dos alunos para o mercado de trabalho”, realçou o diretor.

O evento contará ainda com a realização de uma prova do Up and Down, campeonato de BTT do Inatel, que terá lugar no domingo, dia 1 de junho e que será organizada pela Associação Vasconha BTT Vouzela.

Segundo Paulo Novo, presidente da direção da associação, são esperadas várias centenas de atletas vindos de várias partes da região centro e norte do país, nomeadamente de Viseu, Guarda, Seia, Coimbra, Porto e Aveiro. “Esta será uma oportunidade única para as pessoas que vêm à prova puderem desfrutar também desta vertente gastronómica”, destacou.

O 1º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais conta com o apoio da Confraria dos Gastrónomos de Lafões, Cooperativa 3 Serras, Cooperativa Agrícola de Vouzela, Vasconha BTT Vouzela, ADDLAP e Turismo Centro de Portugal.

Alunos de Vouzela participam em projeto piloto sobre cinema de animação


O Município de Vouzela está a promover um projeto piloto sobre cinema com uma turma do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Vouzela.

Trata-se do projeto “Cinema de Animação na Escola” que pretende promover o primeiro contacto das crianças com o mundo do cinema de animação, dando-lhes oportunidade de aprender as várias etapas para animar objetos e bonecos e no final de criar um filme de animação.

Escolha do tema, técnicas de animação das imagens, criação do argumento e do Storyboard (escolha da técnica de animação), gravação de diálogos, captação dos fotogramas (animação), realização da banda sonora, sonorização, montagem e edição são as fases pelas quais os alunos terão de passar para chegar ao filme final.
 O cinema de animação provoca um fascínio e uma familiaridade sobre os jovens. Por iss o,a intenção da autarquia é de aproveitar esses estímulos, juntando-os ao seu potencial educacional, de forma a divulgar e incentivar o seu uso como estratégia didática na Escola.









4ª Edição do festival foi sucesso e garantiu casa cheia durante dois dias

Cinclus trouxe a Vouzela o que melhor se faz no país ao nível da imagem de natureza

Foram mais de 500 as pessoas que durante este fim de semana, dias 25 e 26 de janeiro, assistiram à 4ª edição do Cinclus – Festival de Imagem de Natureza, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vouzela e que contou com o apoio da Generg, Epson, National Geographic e Canon.

Com a sala sempre cheia, o cine-teatro foi pequeno para acolher todos aqueles que vieram assistir ao único festival de imagem de natureza que se realiza no país e que pela quarta vez consecutiva trouxe a Vouzela os melhores fotógrafos de natureza nacionais e unm dos melhores do mundo vindo da Finlândia.

Para Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, o balanço da iniciativa é muito positivo. “Para nós, autarquia e vouzeleneses, é um privilégio ter estes profissionais aqui presentes e que nos deram a conhecer o seu trabalho e sobretudo nos deixaram uma mensagem para a necessidade de conservarmos e valorizarmos o nosso património natural. Tivemos sempre sala cheia e pelas nossas estimativas deverão ter passado por aqui mais de 500 pessoas nos dois dias. É um facto muito positivo e que dá substância àquilo que é a nossa aposta na valorização e divulgação do património natural do concelho”.

Para o autarca, o sucesso da iniciativa refletiu-se também na dinamização do comércio local, com um incremento muito significativo, principalmente no alojamento e restauração da região.

O 4ª Festival de Imagem de Natureza de Vouzela contou com um programa diversificado, de onde se destaca a exposição “Fragmentos de Vida”, de João Petronilho e David Guimarães, no Museu Municipal, um workshop sobre fotografia de aves, a projeção de filme e slideshow e várias conferências com os fotógrafos Luís Quinta, Pedro Narra, Madalena Boto, Rui Bernardo, Maurício Soares, Ricardo Lourenço, Marco Correia, Alexandre Vaz, Ricardo Guerreiro, Ruben Vicente e Markus Varesvuo e com os jornalistas Carla Castelo, da SIC, e de Gonçalo Pereira, da revista National Geographic.

Ainda durante a semana foram dinamizadas várias conferências sobre a biodiversidade de Portugal e que englobaram a participação de cerca de 400 alunos das escolas do concelho.

Para o ano ficou já o compromisso de uma nova edição, com a mesma matriz, “porque este é um modelo que tem funcionado muito bem”, garantiu Rui Ladeira.
Também João Cosme, impulsionador e diretor do Cinclus, se mostrou satisfeito pelo sucesso da iniciativa. “Tivemos casa cheia durante dois dias e com excelentes apresentações. Para o ano vamos manter os mesmos moldes do festival, mas introduzindo algumas surpresas”, realçou o fotógrafo.











  



Município de Vouzela promove 
realização de mais um dia de feira 


Com o objetivo de dinamizar o comércio local e a vila de Vouzela, a Câmara Municipal vai introduzir mais um dia no calendário de realização da feira mensal de Vouzela.

Assim, para além do já habitual mercado na primeira quarta-feira de cada mês, realizar-se-á um segundo no terceiro sábado de cada mês.

A proposta foi discutida com a Associação de Feirantes das Beiras e com os feirantes que habitualmente frequentam aquele mercado, tendo sido subscrita por unanimidade esta nova periodicidade, bem como a sua realização ao sábado.

Com esta alteração, a autarquia pretende ainda que quem trabalha durante a semana possa ter mais uma oportunidade para fazer as suas compras nesta feira ao fim de semana.


Depois de aprovada em reunião de câmara de 17 de janeiro, a autarquia vai agora assegurar a operacionalidade desta medida para que a realização da feira esteja em condições de avançar já no próximo mês de março.