Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 5 de março de 2014

Fundos comunitários comparticipam a 
construção do Centro Escolar  
O Município de Oliveira de Frades obteve, recentemente, a aprovação da candidatura para a construção do Centro Escolar. 
Desta forma, o projeto será apoiado em 85 por cento por fundos comunitários, revelando, assim, o reconhecimento por parte das entidades estatais da importância desta infraestrutura para o desenvolvimento sustentável do concelho e da região. 
Esta obra, orçada no valor de dois milhões e meio de euros, teve início em janeiro de 2014 e tem a sua conclusão prevista para abril de 2015.  
Com a requalificação do edifício da sede do Agrupamento de Escolas através da Parque Escolar e com a conclusão desta infraestrutura destinada aos alunos do primeiro ciclo, o concelho terá, assim, condições de excelência para o ensino/aprendizagem. 
O Município continuará empenhado em proporcionar as melhores condições a todos os alunos sempre na perspetiva de que as crianças de hoje serão os homens de amanhã e que a educação é a base de qualquer sociedade evoluída. 


Conselho Municipal 

de Segurança tomou posse  

O Conselho Municipal de Segurança tomou posse perante a Assembleia Municipal, no passado dia 21 de fevereiro. Este Conselho é constituído pelos seguintes elementos: o Vereador responsável do Pelouro e Presidente desta entidade, Paulo Antunes; o Presidente da Assembleia Municipal, Abel Dias; dois Presidentes de Junta de Freguesia, Carlos Rosa e José Guilherme Pereira; o representante do Ministério Público da Comarca de Oliveira de Frades, Jorge Amorim de Sousa; o Comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana, Sargento Carlos Gomes; o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, Fernando Estevão Farreca; três representantes de organismos de assistência social com intervenção na área do Município, Elisa Oliveira, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira de Frades; Luísa Esteves do Centro Distrital da Segurança Social e Cristina Diogo da Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres de Oliveira de Frades; um representante da Associação Empresarial de Lafões, Armando Bento; três cidadãos de reconhecido mérito e idoneidade, Cabo José Augusto Silva, António Falcão e Fernando Nunes Farreca. Este conselho visa, principalmente, contribuir para o bem-estar e segurança na área do Município, através das suas funções de natureza consultiva, de articulação, informação e cooperação

Deputados do PSD

 visitam Vouzela e registam preocupações locais


Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Viseu, Pedro Alves e Ester Vargas, visitaram ontem, dia 18 de fevereiro, o concelho de Vouzela a fim de se inteirarem de alguns aspetos da realidade local.

Na agenda estavam as obras da regeneração urbana da vila de Vouzela, a instalação de mais seis camas na Unidade de Cuidados Continuados de Vouzela, as obras de beneficiação da Escola Secundária de Vouzela e as zonas industriais de Campia, Queirã e Vouzela.

“Tratou-se de uma visita em que demos a conhecer os projetos estruturantes que temos para Vouzela, e que consideramos prioritários, bem como as preocupações e os anseios da população”, disse Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela, aos jornalistas no final da visita.

“Começámos por visitar as obras de requalificação da vila que visam promover as acessibilidades, regenerar o comércio local e promover Vouzela na vertente turística, depois a Unidade de Cuidados Continuados que presta um serviço de saúde de altíssima qualidade e que se debate com o problema da falta de financiamento para mais seis camas, as quais garantiriam a sustentabilidade da instituição”, adiantou o autarca.

As obras de requalificação da Escola Secundária também estiveram em cima da mesa, com os deputados a visitarem as instalações daquele estabelecimento de ensino e a constatarem os problemas com infiltrações, piso degradado, canalizações obsoletas e acesso. “Não queremos investimentos desproporcionados da realidade do país, o que queremos é obras adequadas que permitam criar boas condições de ensino a quem leciona e a quem aprende”, sublinhou Rui Ladeira.

“Durante esta tarde demos também a conhecer a estratégia que estamos a seguir na área empresarial, em particular com as zonas industriais do concelho, nomeadamente a zona industrial de Queirã, com um investimento de cerca de 1 milhão de euros e que conta já com o interesse de três empresas para se instalarem neste pólo, mas também a necessidade de ampliar as zonas industrias de Vouzela e de Campia”, evidenciou o autarca.

Pedro Alves, deputado do PSD eleito pelo círculo de Viseu, aproveitou a oportunidade para explicar que esta visita de trabalho se insere num programa de contacto de proximidade com os autarcas do distrito, no sentido de perceber “quais os desafios e os constrangimentos que têm no exercício do novo mandato e procurar saber de outras realidades que não sejam da sua competência e onde nós possamos ajudar na resolução de alguns desses problemas”, adiantou.

Em Vouzela, “tomámos conhecimento de dois constrangimentos que nos parecem relevantes e que resultam de uma ausência de rigor do anterior governo. Na Unidade de Cuidados Continuados foram criadas expectativas ao custear as instalações, mas depois não acautelaram o custo com o seu funcionamento. Pedro Alves deixou a garantia do empenhamento dos deputados do PSD para alertar o governo para esta situação “criando condições para que este serviço continue a ser prestado com a qualidade que tem, que os utentes merecem e que não seja mais um custo para a instituição”, sublinhou.

Quanto às obras da Escola Secundária, o deputado considera serem fruto da irresponsabilidade de planeamento e intervenção da Parque Escolar, já que permitiu um sistema de ensino “a duas velocidades, ou seja, uma de qualidade superior que é aquela em que a Parque Escolar interveio e outra na qual se insere a Escola Secundária e que carece de uma intervenção profunda”, frisou.

“Iremos desenvolver todos os esforços junto do governo para que haja uma intervenção que satisfaça as necessidades desta escola. Os alunos e as famílias de Vouzela merecem ter à sua disposição uma escola com a qualidade de outras existentes no país”, concluiu Pedro Alves.



segunda-feira, 3 de março de 2014

Carnaval de Oliveira de Frades cumpriu tradição com alegria e animação 


 Apesar das condições meteorológicas adversas, o Município cumpriu, no passado dia 2 de março, a tradição com a realização do desfile de Carnaval, que percorreu as principais artérias da vila.  Neste desfile, na categoria de “Veículo ou Grupos de Peões”, o primeiro lugar foi atribuído à Associação Nova Geração de Arcozelo das Maias com o tema “Centésimo Aniversário da Linha Vale do Vouga”, o segundo lugar ao conjunto das associações da Freguesia de Ribeiradio com o tema “7 Pecados Mortais” e o terceiro lugar à ACRF (Associação Cultural e Recreativa de Ferreiros) com o tema “Amianto”.

Por sua vez, na categoria de “Grupos de Bombos” o prémio foi atribuído à ASCAT (Associação Social Cultural Amigos de Travanca).  No final do cortejo, os foliões puderam dançar ao som da Banda “FK” que atuou no Cine-Teatro Dr. Morgado. 

De realçar a boa disposição, a criatividade e a alegria que estiveram na base deste dia, onde a tradição carnavalesca preencheu as ruas de Oliveira de Frades e os sorrisos imperaram nos rostos dos espectadores. 





sábado, 1 de março de 2014


PAULO ALVES - FOTÓGRAFO SÃOPEDRENSE EM PARIS


Paulo Alves, natural de São Pedro do Sul. está atualmente a residir em Paris. Tem como paixão a fotografia. Sempre que pode vai dar gosto ao dedo e tirar mais umas fotos.  
Recentemente uma das fotos  foi escolhida pelos editores da national geographic, entrou para as melhores 12 fotos do dia em 3/2/2014  e podera ser publicada na revista da national geographic.
Deixamos aqui o link para que possa ver a foto, como mais algumas do trabalho deste fotógrafo.

http://yourshot.nationalgeographic.com/photos/2906619/