Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vouzela vai receber maior ação de reflorestação ibérica de 2014

O maior evento ibérico  de recuperação de ecossistemas florestais de 2014 terá lugar em Vouzela, no dia 18 de outubro.

A iniciativa, promovida pelo Município de Vouzela e pela Fundação Floresta Unida, pretende recuperar uma vasta área de floresta na mata da Penoita que foi consumida pelo incêndio que fustigou aquela zona, no verão de 2013, contribuindo assim para a regeneração de área ardida e combate à erosão e destruição dos solos.

A organização tem como objetivo a plantação de 20.000 árvores, garantir a proteção de mais 5.000, controlar plantas invasoras e muito mais, tudo num só dia.

À iniciativa irão juntar-se várias centenas de voluntários, empresas parceiras e personalidades.


As inscrições são obrigatórias e poderão ser efetuadas através do mail atividades.pt@florestaunida.com
“Dia do Viriato”
 regressa a Viseu 80 anos depois
A 31 de Agosto uma programação especial resgata a memória do herói mítico da Cidade, com iniciativas para todas as idades
A tradição do “Dia do Viriato” estará de regresso a Viseu e à Feira de São Mateus 85 anos depois da sua fundação e 80 anos após a última edição conhecida.
A Câmara Municipal de Viseu organiza no próximo domingo, 31 de Agosto, um conjunto de iniciativas lúdicas, educativas e turísticas alusivas ao herói mítico da cidade, pensado para famílias e todas as idades. Todas as atividades centram-se ou passam pelo recinto da Feira de São Mateus.
Também nesse dia dá-se início a um concurso de fotografia sobre Viriato, aberto a toda a comunidade. O regulamento será publicado nessa data e a apresentação de propostas decorre até ao final da Feira. A entrega de prémios terá lugar no Dia do Município, a 21 de Setembro.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “Viriato faz parte da identidade de Viseu e do imaginário português. Mito ou história, é a marca da cidade. É um ativo que queremos valorizar”, defendeu o Presidente.
A programação arranca às 10 horas de domingo com a proposta de um “peddy-paper” dedicado a redescobrir múltiplas marcas de Viriato na cidade, algumas das quais ao longo do tempo. Os participantes terão como ponto de encontro a Porta de São Mateus e receberão um guia com os enigmas a descobrir. Um carimbo marcará as descobertas.
Pelas 16 horas e até às 19 horas, terá lugar o “Mercado de Viriato”, reedição do evento realizado em junho no Mercado 2 de Maio. Este espaço de aventura para crianças dos 4 aos 12 anos estará localizado no espaço exterior do Museu da Eletricidade, no recinto da Feira. Integra um ateliê de artes plásticas para criação do escudo, do punhal e da “viria”; um “campo de batalha” com ações organizadas; uma área para pinturas faciais alusivas à época; um cantinho das histórias e, ainda, um jogo de tabuleiro à escala humana.
Para os mais adultos está prometida uma reapresentação do filme “Viseu”, encomendado e dirigido pelo Capitão Almeida Moreira. A sessão terá lugar às 16h30 e será seguida de uma conversa entre José Fernandes e Luís Fernandes, moderada por Rui Macário.
Pelas 17h30 será a vez do artista plástico José Almeida desenhar ao vivo a figura de Viriato consagrada na sua estátua, num grande formato. A performance tem local marcado no Viseu Lounge – Feira de São Mateus.
Pelas 18 horas, realiza-se uma edição especial da visita guiada “2000 anos de comércio em Viseu”, um périplo pelos lugares da história da cidade e da memória da Feira, com particular enfoque na figura de Viriato.

Tendo por objetivo maximizar a garantia de segurança da Feira de São Mateus aos seus visitantes e aos expositores, qualificar os dispositivos e procedimentos contra acidentes e incêndios no recinto do certame e pôr termo a qualquer sombra de dúvida sobre a sua eficácia, a Câmara Municipal de Viseu determinou que:

1.       No seguimento do acidente da passada quinta-feira, fosse efetuada com carácter de urgência uma vistoria técnica extraordinária por parte dos operadores de proteção civil, segurança e fornecimento de eletricidade ao recinto da Feira, que se veio a realizar sexta-feira, 22 de Agosto, e da qual aguarda o respetivo relatório;

2.       Fossem reforçados os meios de proteção civil e de primeira resposta a incêndios no recinto da Feira, através dos Bombeiros Municipais e da alocação permanente de soldados da corporação e de um carro urbano de combate a incêndio, com água e espuma, em complemento aos recursos e procedimentos já em vigor;

3.       Seja realizada uma auditoria externa de segurança à Feira de São Mateus tendo em vista o diagnóstico e qualificação futura dos dispositivos e procedimentos de prevenção, controlo e emergência em caso de acidentes, adotando as melhores práticas.

A Câmara Municipal de Viseu reitera o seu compromisso e empenhamento na proteção e qualificação deste grande certame da cidade e da região, renovando a garantia de que o recinto da Feira é um local controlado e seguro.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vouzela em festa durante seis dias

Vários milhares de pessoas passaram pela vila de Vouzela para assistir à 99ª edição das Festas do Castelo, numa organização da Câmara Municipal de Vouzela.

A iniciativa, que se realizou de 6 a 11 de Agosto, contou uma vez mais com um programa diversificado, com concertos de música, festival de folclore, Dj's, ciclismo, feira de artesanato, fogo de artifíco, entre outras atrações.

As festas começaram na manhã do dia 6 de agosto com a Feira Mensal e o Concurso Pecuário de gado bovino e caprino e à noite o já habitual concerto da Sociedade Musical Vouzelense, que juntou muito público na Alameda D. Duarte de Almeida.

No dia 7, atuaram os Darkwaters, uma banda que trouxe um registo diferente às Festas do Castelo.

No dia 8, o programa abriu com a inauguração da XV Feira de Artesanato, que contou este ano  com a participação de 43 artesãos, vindos sobretudo da região, mas também de Viseu, Leiria e Caminha. No certame estiveram expostas miniaturas em madeira, linhos e bordados, cestaria, bijuteria, mel e licores, entre outras peças de artesanato. À noite, a atuação de Miguel Gameiro e Pólo Norte fez aquecer as vozes do muito público presente no espetáculo que assinalou os 20 anos de um dos mais acarinhados grupos portugueses. Seguiu-se novo ponto alto da noite com Mastiksoul, o mais importante DJ e produtor musical da atualidade, que com a sua energia levou ao rubro as muitas centenas de pessoas que o viram atuar em Vouzela pela primeira vez. A noite terminou com mais uma Dj, desta vez André Flor, do NB Club de Viseu.

No dia 9, teve lugar o concurso de pintura ao ar livre "Vouzela e seus encantos", no qual participaram 15 pintores.  À tarde, animação de rua e insufláveis para os mais novos e à noite, pelas 22h, o concerto de Carminho. A alma e a voz da fadista encheram uma vez mais a Alameda D. Duarte de Almeida, local que recebeu novo Dj – Mister Groovy - para encerrar a noite de sábado.

No domingo, dia 10, o dia começou com um passeio de cicloturismo pelo concelho, promovido pelo Vasconha BTT Vouzela e no qual participaram cerca de 30 ciclistas, pelas 16h arruada pelo Grupo de Bombos de Cercosa e desfile de ranchos folclóricos com o Rancho Folclórico "As Capuchinhas de S. Silvestre" – Vasconha; o Rancho Folclórico de Vilar – S. Miguel do Mato; o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses – Viana do Castelo; o Grupo Folclórico "As Tricanas de Ovar" e o Grupo de Danzas Adolfo de Castro – Cádiz (Espanha).  Às 21h30 o Festival Internacional de Folclore e às 00h o tradicional espetáculo piromusical. A noite fechou com o DJ Rood.

As Festas do Castelo terminaram com baile popular, na segunda-feira, dia 11 de agosto, com a atuação do Duo Vox.

Fazendo um balanço muito positivo do certame, Carla Maia, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vouzela, destacou a qualidade do programa com as atuações de Miguel Gameiro e Pólo Norte, Mastiksoul e Carminho. Embora tenha havido um ligeiro decréscimo nas entradas, menos 138 do que no ano anterior, passaram pelas Festas do Castelo vários milhares de pessoas tendo, nos dias de entradas pagas, sido vendidos 7352 bilhetes.


Em 2015 vão assinalar-se os 100 anos das Festas do Castelo e, segundo Carla Maia, a autarquia está já a pensar no programa do centenário, deixando a promessa de 100 dias de comemorações.
Férias Desportivas 
ocuparam crianças e jovens do concelho 


O Município de Oliveira de Frades organizou com sucesso mais uma edição das Férias
Desportivas. Este programa que envolveu a participação de centenas de crianças e
jovens (entre os 6 e os 17 anos) do concelho contemplou diversas atividades desportivas
e culturais, tais como: futebol, andebol, basquetebol, voleibol, jogos tradicionais,
didáticos e aquáticos, uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
trabalhos manuais, entre outras.
Assim, durante o mês de julho, foi possível propiciar de forma saudável momentos de
diversão com idas às Piscinas do Gerós e à praia, caminhadas, visitas à Biblioteca e ao
Museu Municipal, aos Museus do Termalismo e do Quartzo, ao Parque Desportivo, ao
Espaço Internet, ao Cine-Teatro Dr. Morgado e à Escola Básica de Oliveira de Frades,
sendo que neste último espaço participaram num atelier de cozinha.
Com esta iniciativa, o Município pretendeu ocupar os tempos livres das crianças e
jovens de forma pedagógica, aliando a cultura ao desporto e ao lazer.
O Município de Oliveira de Frades agradece à Câmara Municipal de S. Pedro do Sul e à
Termalistur a cedência das Piscinas do Gerós, suprindo-se assim a falta das Piscinas
Municipais que se encontram em profunda requalificação e modernização.
Carlos Lopes 
é o padrinho 
da 1ª Meia-Maratona do Dão

O campeão olímpico Carlos Lopes é o padrinho da “1ª Meia-Maratona do Dão – A Corrida da Emoção”, respondendo positivamente ao repto lançado pelo Município de Viseu e pela Organização da prova.
O atleta viseense apoia, assim, a estreia desta iniciativa no concelho onde nasceu. Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal, “o nome de Carlos Lopes é um marco indelével do desporto nacional e a sua participação é um estímulo para a organização deste grande evento. A meia-maratona do Dão é também uma forma de homenagem ao atleta, 30 anos depois da medalha olímpica”.
A Meia-Maratona do Dão quer atrair 2000 participantes a Viseu no Dia do Município, a 21 de Setembro, estando integrada no programa da Festa das Vindimas do Dão em Viseu.
A competição é organizada pela Global Sport, com o patrocínio da Câmara Municipal e tendo o Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos” como principal parceiro local, numa extensa rede de parcerias.
Além da Meia-Maratona, que se realiza num percurso de 21 quilómetros pela cidade, incluindo o Centro Histórico de Viseu, a mata do Fontelo e a Cava de Viriato, serão realizadas uma Mini-Maratona (10 quilómetros) e uma Caminhada Solidária (5 quilómetros), cuja receita reverterá em parte para fins sociais.
As inscrições estão abertas na Internet em www.meiamaratonadao.pt
A Festa das Vindimas do Dão em Viseu é uma iniciativa do Município de Viseu com o apoio do Turismo do Centro, e tem como principais parceiros a CVR do Dão, a CIM Viseu Dão Lafões e a ADDLAP.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

1º Constálica Rallye Vouzela realiza-se a 4 e 5 de outubro

Foi apresentado na passada sexta-feira, dia 8 de agosto, o Constálica Rallye Vouzela, uma iniciativa que vai ter lugar na vila de Vouzela, nos dias 4 e 5 de outubro de 2014, e que contará para o Campeonato Nacional de Rali Sprint.

Durante a ação promocional, o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, explicou que o projeto resultou de uma conjugação de esforços entre vários parceiros e que certamente trará “grande repercussão a nível regional e até nacional e que seja mais uma imagem de marca do nosso concelho”. 

A prova vai fazer renascer a rampa da Srª do Castelo, que se realizará no dia 5 de outubro. Para o autarca, esta era em tempos uma prova “espetacular”, pela especificidade da sua orografia, pelas curvas acentuadas e pela envolvência do local, considera Rui Ladeira.

O autarca acredita ainda que graças à experiência e sensibilidade de todos, este vai ser um projeto muito forte no contexto nacional.

Também Paulo Campos, vice-presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting FPAK), destaca a espetacularidade do percurso. “Esta é uma zona com muitas tradições automobilísticas e com estradas maravilhosas para esta prática. Temos tudo para vir a fazer um excelente espetáculo”, sublinhou.

Paulo Magalhães, diretor da prova, explicou que o rallye será disputado em dois dias. “No dia 4 teremos a super especial que se disputará nas ruas da vila de Vouzela e no dia 5, domingo, a rampa da Srª do Castelo, que se realizará por três vezes. Esta será uma prova muito interessante, que vai trazer muita gente de fora à região, pela tradição que tem este percurso”, sublinhou o diretor. Para Paulo Magalhães, o objetivo para a prova é a participação de 50 pilotos.

O 1º Constálica Rallye Vouzela é uma organização do Município de Vouzela, empresa Constálica, FPAK, e Gondomar Automóvel Sport e conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal, Associação Empresarial de Lafões, Promolafões, Escola Profissional de Vouzela e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vouzela. 


Município de Vouzela promove XI Marcha Noturna

Numa organização da Câmara Municipal de Vouzela, vai realizar-se no próximo dia 23 de agosto a décima primeira edição da Marcha Noturna. A iniciativa, que desde a 1ª edição tem envolvido largas dezenas de pedestrianistas, terá início junto ao Posto de Turismo, pelas 18h.

O percurso a efetuar será o PR3 “Trilho da Serra do Caramulo”, com início em Fornelo do Monte em direção à aldeia de Caselho.

Durante o percurso serão efetuadas duas paragens, primeiro no Monte Ventoso, para observação do pôr-do-sol e reforço alimentar, e a segunda, no São Barnabé, com observação astronómica dinamizada pela FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro, seguida de novo reforço. A marcha deverá terminar entre as 00h e a 1h, na aldeia do Caselho.

As inscrições têm um custo de 10 euros (inclui transporte, refeição, seguro de acidentes pessoais e duas noites no parque de campismo) e podem ser efetuadas, até ao dia 21 de agosto, no Posto de Turismo de Vouzela, pelo 232 740 070 ou pelo e-mail: gab.turismo@cm-vouzela.pt.











Última assembleia do Orçamento Participativo é amanhã, na Feira de São Mateus
Tem lugar amanhã, quinta-feira, 14 de Agosto, pelas 18 horas, uma nova assembleia do 1º Orçamento Participativo de Viseu, dedicada ao tema da Feira de São Mateus.
Com lugar no campo da Feira (espaço “Viseu Lounge”), esta é a única assembleia participativa com moderação oficial do Município de Viseu, pela voz do Presidente, Almeida Henriques.
A sessão marca o encerramento do ciclo de onze assembleias nesta fase de apresentação de propostas, que termina a 24 de Agosto. 
O Orçamento Participativo de Viseu foi o primeiro no país a disponibilizar uma versão mobile da plataforma, desde final de julho, e soma já 52 propostas nas mais variadas áreas temáticas.
Neste primeiro Orçamento Participativo, a Câmara Municipal de Viseu disponibiliza um orçamento de 75 mil Euros e desafia a comunidade a apresentar propostas para o Centro Histórico da cidade, incluindo áreas susceptíveis de integrar a futura “Área de Reabilitação Urbana”, como a zona da Ribeira, o bairro municipal da cadeia e a Cava de Viriato.
A iniciativa de criação de um orçamento participativo no concelho constitui um compromisso do programa “Viseu Primeiro 2013/2017” e uma medida de modernização municipal e fomento da democracia local.
Primeira Meia-Maratona do Dão quer atrair 2000 participantes
As inscrições para o evento estão abertas

A primeira “Meia-Maratona do Dão – A Corrida da Emoção” realiza-se a 21 de Setembro, em Viseu, no Dia do Município. Integrada na programação da 1ª Festa das Vindimas do Dão em Viseu, o evento quer atrair 2000 participantes, em especial turistas amantes do running e de destinos vinhateiros. As inscrições estão abertas na Internet emwww.meiamaratonadao.pt
A apresentação e o lançamento da competição foram realizados esta quarta-feira, 13 de agosto, pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, pelo organizador e diretor-geral da Global Sport, Paulo Costa, e pelo presidente do Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos”, Olímpio Coelho, na presença de diversos parceiros locais, regionais e nacionais.

A direção técnica da 1ª Meia-Maratona do Dão será assegurada por João Campos, prestigiado técnico de atletismo português, com extenso palmarés olímpico, mundial, europeu e nacional, e diretor técnico das “Running Wonders”. O Grupo “Os Riberinhos” é parceiro local da organização, que renova assim neste evento a sua longa tradição de atletismo em Viseu.

Além da Meia-Maratona, que se realiza num percurso de 21 quilómetros pelo Centro Histórico de Viseu, as portas medievais do Soar e dos Cavaleiros, o Rossio, a avenida Europa, a rotunda Carlos Lopes (em homenagem ao campeão olímpico), a mata do Fontelo e a Cava de Viriato, serão realizadas uma Mini-Maratona (10 quilómetros) e uma Caminhada Solidária (5 quilómetros), cuja receita reverterá em parte para fins sociais.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, a Meia-Maratona do Dão será “um acontecimento marcante no Dia do Município, aberto à região e ao país” e “reforça a atratividade da primeira festa das vindimas do Dão”, que se realiza esse fim-de-semana. “É uma nova aposta na promoção de Viseu enquanto destino cultural, vinhateiro e turístico com potencial internacional”, afirmou.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu destacou “o envolvimento entusiástico e construtivo da comunidade e da cidade-região no conjunto das realizações que estão a ser preparadas. É um motor que faz andar o projeto.”

Para além dos demais eventos integrados na festa das vindimas, será organizado um programa de iniciativas paralelo à meia-maratona. Em particular, uma “Exposaúde” (com as instituições de saúde e ensino locais) e um workshop subordinado ao tema do “turismo ativo”.

O Solar do Vinho do Dão será o local de receção e secretariado da prova, onde se realizarão a entrega dos kits e dorsais dos atletas, assim como a feira de parceiros e patrocinadores.

São parceiros do Município de Viseu na “1ª Festa das Vindimas do Dão” a CVR do Dão, a CIM Viseu Dão Lafões e a ADDLAP, garantindo o Turismo do Centro um apoio financeiro ao festival.

O organizador da 1ª Meia-Maratona do Dão, Paulo Costa, anunciou por sua vez o estabelecimento de “uma rede de parcerias locais com mais de uma dezena de entidades”. Nesse conjunto estão o Regimento de Infantaria de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu, a Associação de Atletismo de Viseu, o Moto Clube de Viseu, o “Grupo Correr Viseu”, a Associação Comercial do Distrito de Viseu, e os ginásios da cidade.

O Município de Viseu patrocinará com 30 mil euros a 1ª Meia-Maratona do Dão, cuja organização é promovida pela Global Sport. O contrato de patrocínio garante ao Município os direitos sobre a marca do evento.



10 Números & Factos da 1ª Meia Maratona do Dão

•             Quando se realiza? A 21 de Setembro, Dia do Município.
•             Qual a extensão da Meia-Maratona? 21 km.
•             Que provas são promovidas? Uma Meia-Maratona, uma mini-maratona e uma caminhada solidária com objetivos sociais.
•             Quantos participantes se esperam? No total das provas, 2000 participantes.
•             Que prémios estão previstos? Estão previstos prémios financeiros para os 5 primeiros classificados (masculinos e femininos) da Meia Maratona e da Mini Maratona. No total, o valor de prémios financeiros e não financeiros ascende a 10 mil euros.
•             Quem organiza? A Global Sport, promotor especializado e com elevada experiência, com o patrocínio do Município e um conjunto de parcerias locais, regionais e nacionais.
•             Que percurso? O percurso privilegiará o centro histórico de Viseu e outros pontos de maior relevância turística de Viseu (como a Cava de Viriato e o parque do Fontelo), passando ainda pela rotunda Carlos Lopes. Critérios técnicos foram tidos em conta na definição dos percursos.
•             Onde é fazer a inscrição? Na Internet, em www.meiamaratonadao.pt, e nos balcões da agência de viagens Abreu em todo o país. Em Viseu, será possível realizá-la no quiosque turístico.
•             Quanto custa a inscrição na meia-maratona? O custo de inscrição para a meia maratona varia entre 10 e 20 €, para a mini entre os 8 e 15 € e para a caminhada entre os 5 e 10 €, em função da data de efetivação da inscrição: 1ª fase até 31 de agosto, 2ª fase até 14 de setembro; 3ª fase até ao dia da prova. Inclui kit de participação e t-shirt técnica, abastecimento de água ao longo do percurso, medalha de participação e certificado online para mini e meia- maratona. Haverá ainda na prova equipas médicas que, em conjunto com ambulâncias especializadas, prestarão apoio médico.
•             Que troféus? As medalhas e os troféus serão originais. O troféu principal será inspirado no escudo de Viriato.
Espaço do Cidadão de Vouzela abriu a 2 de agosto

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, inaugurou o Espaço do Cidadão de Vouzela, no passado dia 2 de agosto, numa sessão que contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

O novo espaço funciona como um balcão único que disponibiliza vários serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online.

Esta rede, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), resulta da evolução do conceito do Balcão Multisserviços (BMS).
“Depois do encerramento de serviços na área da saúde e da agricultura e na perda de outros na Comarca de Vouzela, a inauguração deste espaço vai permitir repor alguma justiça aos vouzelenses que tanto têm perdido nos últimos anos. Por isso, quando nos propuseram criar o primeiro Espaço do Cidadão da área da CIM Viseu Dão Lafões abraçámos logo o projeto”, referiu, durante a inauguração, Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela.
“Este é um espaço que consideramos muito importante pelo serviço de proximidade que fornece ao concelho de Vouzela e aos concelhos limítrofes”, adiantou o autarca.
Rui Ladeira lançou ainda ao Ministro do Desenvolvimento Regional o desafio de continuar a interceder pelos municípios de baixa densidade populacional, nomeadamente procurando aumentar as taxas de comparticipação no próximo quadro comunitário de apoio.
“Em Vouzela, precisamos de mais investimento, precisamos que aumentem as comparticipações para termos capacidade de realizar projetos que consideramos estruturantes para o nosso concelho, nomeadamente a ampliação da zona industrial de Campia, a 2ª fase das obras da regeneração urbana da vila de Vouzela, a incubadora de empresas e a valorização do património natural”, adiantou.
Satisfeito com a abertura do Espaço do Cidadão de Vouzela, nas palavras do ministro “o mais bonito” que inaugurou até à data, Miguel Poiares Maduro adiantou que o governo vai avançar com uma reforma profunda da organização dos serviços de atendimento, reforma essa que considera “geradora de proximidade e não de afastamento dos cidadãos”.
A intenção do governo é integrar os diferentes serviços públicos de atendimento em espaços comuns criando, pelo menos, uma Loja do Cidadão em cada município. “E Vouzela vai ser um dos primeiros municípios a ter uma Loja do Cidadão e a beneficiar dessa estratégia de reestruturação dos serviços públicos”, adiantou Miguel Poiares Maduro.
O Espaço do Cidadão de Vouzela, para além dos serviços já existentes no extinto Balcão Multiserviços, conta com mais 5 entidades, a saber: IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais), ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) responsável pelo projeto Porta 65 e o SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).

O Espaço do Cidadão de Vouzela está na Av João de Melo e funciona com horário alargado: de segunda a sexta das 8h30 às 13h e das 14h às 19h e aos sábados das 9h às 13h.
Ministro do Desenvolvimento Regional inaugurou Rota do Pastel de Vouzella

Cerca de 200 pessoas, entre entidades e convidados, assistiram no passado sábado, dia 2 de agosto, à inauguração da Rota do Pastel de Vouzella, presidida pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

A inauguração teve início pelas 17h, no Largo do convento, local que assinala também o ponto de partida desta rota que passa por mais 11 locais da vila onde se confecionaram e confecionam, na atualidade, os pasteis de Vouzela.

A rota foi conduzida pelo Conselheiro Morais de Carvalho e esposa, personagens interpretadas pelo ator Pedro Giestas e por Celeste Carvalho, proprietária da Casa Museu e promotora do projeto.

O percurso inaugural foi encurtado e passou pela casa da família João Cardoso Figueiredo (atual Residencial Ferreira), edifício do Notícias de Vouzela (antiga casa da Celestinha do Vigário) e casa de Teresinha Castanheira, terminando no espaço do Mercado Municipal onde decorreu a degustação do pastel e do folar de Vouzela.

Na inauguração, o Presidente da Câmara, Rui Ladeira, felicitou os promotores do projeto pela ideia, destacando o exemplo da rota como uma boa parceria entre a autarquia e investidores privados. 

Enaltecendo também a importância do projeto, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional referiu que, no seu entender, aproveitar o pastel de Vouzela – que é confecionado nesta vila do distrito de Viseu há quase 200 anos – para promover uma rota é um exemplo do que pode ser feito a nível local para criar riqueza, atratividade económica e emprego.

“Esta rota parece-me uma iniciativa particularmente louvável e o tipo de iniciativas que temos de apoiar em termos de competitividade assente no território. Porque inova a partir de um produto tradicional, como é o pastel de Vouzela, e ajuda a divulgar ainda mais esse produto, e ajuda a criar uma nova atividade e a fomentar o turismo”.



Passeio de cicloturismo integrado na Volta a Portugal passa por Vouzela

Vouzela vai receber, no dia 6 de agosto, um passeio de cicloturismo integrado na 76ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta Liberty Seguros.

A etapa terá 100km e o programa da volta em Vouzela contará com uma subida à Srª do Castelo, pelas 11h15, reforço no Parque de Campismo pelas 11h30, e  passagem na Alameda D. Duarte de Almeida, pelas 12h.


São esperados entre 500 a 600 participantes vindos de todo o país, sendo que esta é mais uma oportunidade de a autarquia promover o concelho, em especial a Srª do Castelo e o Parque de Campismo.  
Tem lugar esta quarta-feira, 13 de Agosto, pelas 15 horas, no espaço do Município na Feira de São Mateus, no Pavilhão Multiusos,a apresentação à comunicação social da 1ª Meia-Maratona do Dão – A Corrida da Emoção.

A 1ª Meia-Maratona do Dão é um dos eventos integrados na Festa das Vindimas “Viseu & Vinho Dão Festa”, que se realizará entre 18 e 21 de Setembro.  A prova terá lugar no Dia do Município, 21 de Setembro.

Participam desta apresentação o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Organizador da Prova e Diretor-Geral da Global Sport, Paulo Costa, e o Presidente do Grupo Desportivo Os Ribeirinhos, Olímpio Coelho, bem como diversos parceiros locais, regionais e nacionais.

Organizada pelo Município de Viseu, a Festa das Vindimas do Dão tem como parceiros principais a Comissão Vitivinícola da Região do Dão, a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões e a ADDLAP, e o apoio do Turismo do Centro.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, realiza amanhã, 12 de Agosto, no Dia Internacional da Juventude, pelas 10H30, uma visita de acompanhamento ao projeto de intercâmbio internacional de jovens “HEY - Health Behaviors using Sport for European Youth” em Viseu, no parque do Fontelo.

Este programa decorre, no concelho, entre os dias 11 e 18 de Agosto de 2014, sob a responsabilidade da Associação Cultural Adamastor, envolvendo jovens portugueses, franceses, suecos, polacos e romenos.

A iniciativa visa fomentar nos jovens um estilo de vida saudável e a prática da tolerância, do respeito e a participação cívica.  Durante esta semana os jovens internacionais em Viseu terão a oportunidade de conhecer o concelho e as suas valências de desporto e cultura.

Da parte da tarde deste dia, o “Viseu Lounge” na Feira de São Mateus oferece um exemplar de merchandising aos jovens com idade entre os 15 e os 18 anos que completarem com sucesso o quizz da Feira.
Abre no dia 8 de agosto, pelas 21H30, a edição 622 da Feira de São Mateus. O momento de inauguração terá lugar na “porta de São Mateus” com a chegada da Orquestra Infusão às várias portas da Feira, depois de uma arruada que parte de diversos pontos do Centro Histórico.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, realizará a abertura com a ligação da iluminação da Feira e dará as boas-vindas aos primeiros milhares de visitantes. Às 23 horas, realiza-se o espetáculo piromusical com um tributo a Augusto Hilário.
A edição 2014 da Feira de São Mateus, que se estende até 14 de setembro, marca o início de um projeto de revitalização do certame, apresentando diversas novidades. “Os primeiros fundamentos da nova Feira são lançados este ano”, prometeu Almeida Henriques.
Uma nova imagem envolvente, uma iluminação original e alterações nas artérias do campo darão um ambiente mais atrativo e qualificado ao certame.
280 feirantes e expositores distribuem-se pelos 14 mil metros quadrados de área ocupada, num total de 50 mil. Com diversas zonas de animação e dois palcos (o “Palco Viriato” e o “Palco Orfeão”), a Feira promete 70 espetáculos e mais de 120 eventos, oferece 30 restaurantes e tascas e apresenta algumas dezenas de divertimentos.
Xutos e Pontapés, Ana Moura, Tony Carreira, Blind Zero, Paulo Gonzo, João Pedro Pais, Linda Martini, entre outros, atuarão no Palco Viriato da Feira de São Mateus deste ano.
A programação de 2014 recupera ainda algumas tradições deste evento histórico como o fogo-de-artifício, o cinema na feira e o “Dia de Viriato” que promete, 85 anos depois da última edição, peddypapers sobre o herói mítico de Viseu, visitas e um “mercado” de Viriato”, entre outras surpresas.
No capítulo das inovações, o Dão será pela primeira vez “vinho oficial”, com um espaço de promoção durante um mês, e a cidade ganha o “Viseu Lounge” para “ativar a sua marca” e apresentar o empreendedorismo regional, com destaque para a tecnologia “TOMI”. Visitas guiadas do centro histórico à Cava de Viriato e à Feira de São Mateus estão também programadas para 10 dias.
Pela primeira vez, os acessos no certame serão registados e controlados mecanicamente, por um sistema de torniquetes eletrónicos, reforçando a gestão das visitas e a segurança do recinto. Um inquérito aos visitantes será também realizado no âmbito de um estudo relativo ao impacto socioeconómico do certame.
Dos 38 dias de feira, 17 dias terão entrada paga (a 2,5, 5 ou 7 euros), três dos quais para fins de solidariedade. Pela primeira vez serão disponibilizadas ao público bilhetes para famílias e famílias numerosas (com descontos entre os 25 e os 30 por cento) e um passe geral (para toda a feira).
Para a abertura estão convidados os presidentes de câmara municipal de Viseu Dão Lafões, assim como os presidentes de câmara da Plataforma da A25, do Porto e de Coimbra. Para Almeida Henriques, “a Feira de São Mateus é um grande evento popular da cidade-região e um cartaz que se quer ligar às Beiras, ao Porto, ao país”.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “2014 é um novo ponto de partida para a Feira, mas não um ponto de chegada. Temos a ambição de, nos próximos anos, revitalizar a autenticidade e atratividade da feira e criar as memórias das novas gerações. Reconciliá-la com o seu passado e projetá-la no futuro. Este ano damos passos promissores.”
Município de Vouzela cria Banco Municipal de Livros Escolares


A Câmara Municipal de Vouzela,  com a colaboração e envolvimento do Agrupamento de Escolas de Vouzela e do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, vai criar um Banco Municipal de Livros Escolares (BMLE) para os alunos do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclo) e do ensino secundário.

O BMLE tem como principal missão incentivar toda a Comunidade Escolar ao respeito pelo livro, numa perspetiva de promoção de valores de partilha e solidariedade, bem como de comportamentos de reutilização e reciclagem.

Este projeto pretende criar uma estrutura de apoio que torne possível a reutilização de livros escolares, disponibilizando-os de forma gratuita a quem deles necessite, servindo assim objetivos sociais, ambientais e económicos.

Segundo o regulamento, é dada prioridade a alunos doadores de livros e alunos com carência económica comprovada, que será avaliada pelo Gabinete de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Vouzela.

O projeto entra em vigor já neste ano letivo, sendo que os alunos, pais e encarregados de educação que estiverem interessados na atribuição de livros escolares para o próximo ano letivo devem inscrever-se no BMLE, no Gabinete de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Vouzela até ao dia 31 de agosto. O mesmo prazo vale também para quem estiver interessado em doar manuais.






O consórcio formado pela Glorybox e a EON- Industrias Criativas ficou em 1º lugar no Concurso Público para aquisição de Serviços – Musealização – conceção e montagem do Museu Municipal de Sever do Vouga (MMSV).
Com base numa estratégia polinucleada, onde a ação humana no território ao longo dos tempos é história central deste espaço, este Museu Municipal fará uma abordagem à arqueologia em Terras de Sever, ao património industrial e mineiro, à etnografia e práticas culturais, território e ambiente entre tantas outras.
Suportado numa coleção museológica única, e com recurso a novas tecnologias imersivas, complementadas com conteúdos de elevada qualidade produzidos por uma equipa multidisciplinar, este Museu será um equipamento voltado para o futuro, altamente pedagógico, comunicativo e envolvente.
É na magia das histórias que iremos contar, que este espaço criará a sua identidade, comunicando saber, envolvendo gerações e gerando sustentabilidade e futuro.
Lideres no mercado da gestão integrada do património cultural, estas empresas com sede em Viseu encontram-se neste momento a desenvolver vários projetos museológicos, arqueológicos e de divulgação/fruição turística em Portugal e no estrangeiro.
Para mais informações sobre este ou outros projetos:
Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional desloca-se a Vouzela a 2 de agosto

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, vai deslocar-se a Vouzela, no dia 2 de agosto, durante a tarde, para presidir a um conjunto de inaugurações no concelho.

O programa da visita tem início pelas 16h, com a inauguração da Rota do Pastel de Vouzella, no Largo do Convento. O projeto é promovido pela Casa Museu e pretende dar a conhecer a história daquele que é o ex-libris da doçaria de Vouzela.

Pelas 17h decorrerá a inauguração do Espaço do Cidadão, na Av João de Melo, um serviço complementar à rede de Lojas do Cidadão e através do qual os munícipes  poderão aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central.

Segue-se pelas 18h a inauguração do albergue de montanha do Couto, na freguesia de Alcofra, uma estrutura de apoio ao Centro de BTT e aos peregrinos do Caminho de Santiago que está a ser implementado no concelho.

A deslocação do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional termina com uma visita a uma unidade fabril na zona industrial de Monte Cavalo, em Vouzela, pelas 19h.


Rota do Pastel de Vouzella
Projeto de iniciativa privada.

Percurso pedonal que pretende dar a conhecer a história daquele que é o mais emblemático doce do concelho de Vouzela.

A rota, já registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, é efetuada pelas casas onde se confecionou e se confecionam os Pastéis de Vouzela, aliando-lhe o património arquitetónico.

Percurso circular, com extensão de um quilómetro e meio, e um nível de dificuldade baixo. Pode realizar-se em período diurno ou noturno.

Contempla a passagem por 12 locais da vila de Vouzela.

Albergue de Montanha do Couto
A obra teve como objetivo adaptar o imóvel existente (uma antiga escola primária) a albergue de peregrinos do caminho de Santiago e da grande rota de BTT, ambos os projetos estão a ser implantados no concelho e serão lançados a curo prazo.

O edifício é constituído por cozinha, sala, uma área para dormidas e balneário. No exterior existe uma zona de recolha de bicicletas com ponto de lavagem.

Valor da obra: 54.737 euros, mais Iva

A obra contou com financiamento do Proder, a 60%.





Vouzela vai ter Espaço do Cidadão

A partir de 2 de agosto, Vouzela vai passar a contar com o Espaço do Cidadão, um local complementar à rede de Lojas do Cidadão e no qual os munícipes poderão aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central.

O Espaço do Cidadão funciona como um balcão único que disponibiliza vários serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online.
Esta rede, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), resulta da evolução do conceito do Balcão Multisserviços (BMS).
O BMS de Vouzela disponibilizava 72 serviços de 11 entidades, sendo que com o novo Espaço do Cidadão passará a estar disponível o acesso a mais 5 entidades, a saber: IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais), ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) responsável pelo projeto Porta 65 e o SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).
Este será o primeiro Espaço do Cidadão na área da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e dos primeiros a ser criado no país. Atualmente estão em funcionamento 25, sendo que o governo pretende instalar mil espaços como este até 2015.









Vouzela recebe V Festival de Doçaria a 26 e 27 de Julho

Vouzela vai receber, nos dias 27 e 28 de julho, a sexta edição do Festival de Doçaria “Doce Vouzela”, promovido pela Câmara Municipal.

Durante dois dias, a vila de Vouzela receberá o melhor da doçaria regional, num certame que conta já com a inscrição de 18 produtores de doces da região.

A abertura do festival será no sábado, dia 26, pelas 17h, altura em que se realizará a tradicional prova de doçaria regional e o lançamento de mais um vinho de Lafões, desta feita o vinho “S. Frei Gil”.

Pelas 18h terá lugar, no Auditório Municipal 25 de abril, a apresentação do projeto Geocaching “Vouzela Geotour”. Trata-se do primeiro percurso deste género a implementar no concelho e consiste numa caça ao tesouro dos tempos modernos, jogado ao ar livre com recetores de GPS. O objetivo do jogo é dirigir-se a vários locais, através de coordenadas de GPS, e aí encontrar a geocache (tesouro).

Às 18h30, irá decorrer o workshop “Oficina do doce para miúdos e graúdos”, dinamizado pela Escola Profissional de Vouzela e à noite, pelas 21h30, um concerto com os “Fura Fura”, um projeto de música folk nascido na Figueira da Foz e constituído por 9 músicos.

O dia 27 abre com uma concentração de carros clássicos, pelas 9h, e com uma feira de colecionadores e velharias e que se realizará durante o dia; entre as 10h e as 12h decorrerá a última edição deste ano dos Domingos Desportivos.

O certame abre portas pelas 15h e pelas 16h é a vez de uma arruada pelos “Girafoles”, às 18h  tem novamente lugar no recinto do festival o workshop “Oficina do doce para miúdos e graúdos” e pelas 21h30 o espetáculo, com o grupo “Ús sai de Gatas”, marca o encerramento da sexta edição do festival de doçaria.

Durante os dois dias haverá ainda insufláveis, animação infantil e viagens gratuitas de comboio turístico.