Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Parentalidade positiva foi tema de seminário promovido pela CPCJ de Vouzela

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Vouzela promoveu, durante o dia 26 de novembro, o seminário “Ser Família! Desafios da parentalidade positiva”, que se realizou no cineteatro João Ribeiro.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Telmo Antunes e da Presidente da CPCJ de Vouzela, Carla Maia.

Aludindo ao trabalho desenvolvido pela autarquia nos últimos anos, no campo da infância e da juventude e no apoio às famílias, nomeadamente com programas de ocupação de tempos livres, bolsas de estudo para o ensino superior e apoios na ação social escolar, entre outros, Rui Ladeira considera que “as instituições e a comunidade têm cada vez mais consciência da indispensabilidade da promoção e proteção dos direitos da criança e do jovem, por forma a garantir o seu bem-estar e desenvolvimento integral. Este facto remete-nos para a necessidade de uma verdadeira articulação e colaboração de todos os agentes da comunidade: autarquia, escolas, saúde, segurança social”, defendeu.

Enaltecendo o papel das CPCJ na promoção e proteção dos direitos das crianças, Telmo Antunes particularizou o desempenho da CPCJ de Vouzela “esta comissão sempre foi notícia por boas razões fruto do trabalho abnegado das pessoas que que dela fizeram parte”.

“Estamos a viver uma crise económica e social e muitas das vezes as crianças são aquelas que vivem mais os problemas e são também aquelas que menos voz têm. Cabe às CPCJ assumir um papel interventivo de proteção sempre em articulação com as famílias”, sublinhou o responsável.

Ao seminário assistiram cerca de cem profissionais ligados à área da intervenção com crianças e jovens em risco ou perigo e suas famílias, técnicos das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e profissionais nas áreas da saúde, serviço social, educação, sociologia, psicologia, segurança, direito, bem como os diretores das escolas do concelho de Vouzela.


Investimento de 400 mil euros será comparticipado em 60%,
Município de Vouzela e CCDRC assinaram contrato programa para financiamento das obras de remodelação do Parque de Campismo de Vouzela

O Município de Vouzela e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) assinaram ontem, dia 26 de novembro, o contrato programa para financiamento das obras de remodelação do Parque de Campismo de Vouzela.

O investimento elegível é de 411.731,59 euros e a comparticipação de 60%, a que corresponde o montante de 247.038,95 euros.

Segundo o Presidente da Câmara, Rui Ladeira, os trabalhos a desenvolver prendem-se com a necessidade de realizar obras de adaptação para pessoas com mobilidade reduzida, de requalificação da área envolvente do parque e de remodelação das redes de abastecimento de águas, esgotos, águas pluviais, e de abastecimento de energia, tornando-o mais atrativo aos seus utilizadores e potenciando o desenvolvimento socioeconómico da região.


Oliveira de Frades em exposição no IPDJ e no McDonald´s em Viseu 


Numa organização do Instituto Português do Desporto e Juventude – Viseu
 em parceria com o restaurante McDonald´s e o Município de Oliveira de Frades, encontram-se
patentes nestes espaços duas exposições dedicadas ao concelho de Oliveira de Frades
sob o tema “Um olhar sobre as Origens”.
As inaugurações que decorreram no passado dia 24 de novembro contaram com a
presença da Vereadora da Cultura, Elisa Ferraz de Oliveira, que enalteceu esta
iniciativa, agradecendo a divulgação do concelho através destas mostras.
A exposição patente no IPDJ dá a conhecer um pouco do artesanato local e do
associativismo concelhio, enquanto a mostra do McDonald´s, composta por duas
dezenas de fotografias a preto e branco, divulga alguns dos monumentos e recantos do
concelho.
Estas exposições poderão ser visitadas no IPDJ até ao dia 10 de dezembro e no
restaurante McDonald´s até ao dia 14 de dezembro.

Museu Municipal recebeu mais um momento cultural com 

“Carlos Peninha & Tocar o Chão” 


O Município promoveu, no passado dia 22 de novembro, um concerto com “Carlos
Peninha & Tocar o Chão ”, no Museu Municipal, em Oliveira de Frades.
Carlos Peninha tem vindo a trabalhar nos últimos anos na criação de músicas originais
sobre poesia de autores de língua portuguesa, nomeadamente nos projetos
"Soltar a Língua" e "Cantos da Língua", que resultaram em CDs do Trigo Limpo Teatro
Acert. Estes projetos têm uma forte ligação a Moçambique, fruto de vários encontros e
intercâmbios culturais nos últimos anos, onde Carlos Peninha descobriu escritores como
Leite de Vasconcelos e Mia Couto.
Desta forma, foi vivido mais um momento musical que animou, assim, o público
presente.
Iniciativa realiza-se nos dias 29 e 30 de novembro,
Vouzela associa-se a campanha nacional de recolha de alimentos do Banco Alimentar

O Banco Alimentar Contra a Fome vai promover no próximo fim-de-semana, dias 29 e 30 de novembro, uma campanha nacional de recolha de alimentos.

Em Vouzela, a iniciativa irá realizar-se nos supermercados Mini-Preço e Meu Super, estando envolvidos na sua dinamização o Banco Local de Voluntariado de Vouzela, o Grupo de Escuteiros de Campia, o Grupo de Catequese do 9º ano e o Grupo de Jovens de Vouzela.

Depois de recolhidos, os bens alimentares serão posteriormente encaminhados para Viseu, sendo o produto da campanha distribuído localmente pelas Instituições de Solidariedade Social do concelho às famílias economicamente desfavorecidas.

Solicita-se que as doações privilegiem produtos não perecíveis, como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas e óleo.

O Banco Local de Voluntariado de Vouzela apela à solidariedade de todos os Vouzelenses para que contribuam generosamente para minorar as carências alimentares com que cada vez mais se debate a população.






Ato decorrerá no dia 26 de novembro,
Município de Vouzela e CCDRC assinam contrato programa das obras de remodelação do Parque de Campismo de Vouzela

O Município de Vouzela e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) vão assinar amanhã, dia 26 de novembro, pelas 11h30, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, o contrato programa das obras de remodelação do Parque de Campismo de Vouzela.

O investimento elegível é de 411.731,59 euros e a comparticipação de 60% a que corresponde o montante de 247.038,95 euros.


Os trabalhos a desenvolver prendem-se com a necessidade de realizar obras de adaptação para pessoas com mobilidade reduzida, de requalificação da área envolvente do parque e de remodelação das redes de abastecimento de águas, esgotos, águas pluviais, e de abastecimento de energia, tornando-o mais atrativo aos seus utilizadores e potenciando o desenvolvimento socioeconómico da região.
Iniciativa realiza-se a 13 de dezembro,
420 Alunos participaram na Feira Quinhentista de Vouzela

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral de Lafões, realizou-se no passado sábado, dia 15 de novembro, uma feira quinhentista, integrada na feira mensal de Vouzela, promovida pelo Município de Vouzela, Agrupamento de Escolas de Vouzela, do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia e da Escola Profissional de Vouzela.

Estiveram envolvidos cerca de 420 alunos do 1º ciclo, 2º ciclo e ensino secundário dos agrupamentos de escolas do concelho e escola profissional.

Embora a chuva que se fez sentir durante a manhã tenha ameaçado a iniciativa, o programa cumpriu-se na íntegra, tendo começado com o desfile de personagens representando a época da Escola Básica de Vouzela até à Igreja Matriz, seguiu-se a recriação do casamento de D. Manuel I com Dª Leonor e mais tarde a abertura oficial da feira feita pelo Presidente da Câmara, Rui Ladeira.

Para além das tasquinhas com produtos da época, o recinto da feira contou ainda com música, danças, artesanato ao vivo, declamações, malabarismo, entre outras atrações que fizeram parte da atividade.

Para a organização, o balanço foi muito positivo, não só pela recriação histórica  que permitiu aos alunos conhecerem os usos e costumes da época em causa, mas também pela dinamização da própria vila e em especial da feira de Vouzela.

A iniciativa contou ainda com o apoio da Quinta do Paço de Lourosa da Comenda, Vougasumos e Sequeira & Sequeira.




I Seminário Internacional Vouzela Ativo III apresenta resultados do projeto que envolveu as crianças do concelho

Vai realizar-se no dia 13 de dezembro, pelas 9h, no Auditório Municipal 25 de Abril, em Vouzela, o I Seminário Internacional Vouzela Ativo III subordinado ao tema “A magia do 1º Ciclo”

A iniciativa tem como objetivos apresentar os resultados do projeto “Vouzela Ativo”, promover um espaço de reflexão sobre o crescimento, desenvolvimento coordenativo, desenvolvimento cognitivo e a saúde das crianças vouzelenses, bem como descrever e caracterizar a amplitude de implementação deste estudo longitudinal (2012/2013 – 2015/2016).

O seminário destina-se aos professores dos ensinos básicos e secundário, professores/ técnicos das Atividades de Enriquecimento Curricular, educadores de infância, técnicos das autarquias, técnicos de saúde, alunos do ensino superior, dirigentes desportivos e treinadores, pais e encarregados de Educação e comunidade em geral.

Os interessados em participar deverão fazer a sua inscrição até ao dia 10 de dezembro através do mail gab.desporto@cm-vouzela.pt. Para mais informações poderão contactar o Gabinete de Desporto pelo 232 740 749 ou pelo telemóvel 969 841 321.

PROGRAMA:
08h30 - Abertura do Secretariado
09h00 - Receção
09h15 - Abertura
- Rui Ladeira (Presidente do Município)
- Raquel Ferreira (Diretora Ag. Escolas de Vouzela)
- Fernando Tavares (Coordenador da UCSP Vouzela)

Painel I

09h30 - Abel Figueiredo (Professor Doutor da ESE/IPViseu)
Motricidade e Ludicidade: Desafios no 1º Ciclo
10h00 - Cláudia Forjaz (Professora Associada da USP, S. Paulo, Brasil)
Exercício físico e saúde. Mesmo em Crianças?

10h30 - Go Tani  (Professor Catedrático da USP, S. Paulo, Brasil):
O Fascínio do ensinar e do aprender.

Moderador: José Maria Martins (Diretor CFAE Castro Daire/Lafões)

11h00 - Pausa para café

Painel II

11h15 - José Maia (Professor Catedrático da FADEUP)
A ideia do “Vouzela ATIVO”

11h30 - Raquel Chaves (Professora Doutorada na FADEUP)
Vouzela no mapa internacional da ciência.

11h45 - Ana Reyes (Professora Doutoranda na FADEUP)
Vouzela ATIVO: fase III em crianças do 1º ciclo.

12h00 - Carla Figueiredo (Enfermeira Especializada em Saúde
Comunitária da UCSP Vouzela)
Crianças com sobrepeso e obesidade. Como está a sua saúde?

12h15 - Marisa Ferreira (Psicóloga/AEV)
Resultados preliminares da avaliação cognitiva em crianças

12h30 - Sofia Martinho (Técnica Superior de Educação da CMV)
Diogo Carvalho (Técnico Superior de Desporto da CMV)
Município em ação no 1º ciclo. O que fizemos e o que fazemos.

Moderador: Paulo Cálão (Professor no AEV)



Natal Ecológico realiza-se de 24 de novembro a 5 de dezembro,
Município de Vouzela junta crianças e idosos na celebração do Natal

Com o aproximar da época natalícia, regressa também a atividade Natal Ecológico promovida pelo programa AnimaSénior da Câmara Municipal de Vouzela e que se realizará de 24 de novembro a 5 de dezembro, nos jardins-de-infância do concelho.

Numa iniciativa que se pretende intergeracional, os seniores em conjunto com os alunos do ensino pré-escolar irão dar largas à imaginação trabalhando com materiais recicláveis na oficina criativa “Natal à vista”, que terá como objetivo a pintura e decoração de uma árvore de Natal com paletes.

Durante a tarde haverá também canções de Natal e a dramatização da história “Babushka” de Sandra Ann Horn.

O Município de Vouzela convida todos os seniores a participarem nesta atividade intergeracional e a aparecerem no jardim-de-infância mais próximo da sua área de residência na respetiva data de realização da iniciativa.

A atividade terá início a partir das 14h00 nas datas e horários abaixo designados.


Agrupamento Vouzela

Agrupamento Campia


Jardim de Infância
Data
Jardim de Infância
Data

Paços de Vilharigues
27 de novembro
Viladra
24 de novembro

Ventosa
27 de novembro
Rebordinho
25 de novembro

Fornelo do Monte
2 de Dezembro
Campia
25 de novembro

S. Miguel do Mato
3 de Dezembro
Cambra
26 de novembro

Fataunços
3 de Dezembro



Queirã
4 de Dezembro



Vouzela
5 de Dezembro



JI Misericórdia de Vouzela
5 de dezembro





Seminário realiza-se a 26 de novembro no cineteatro João Ribeiro,
Desafios da parentalidade positiva irão ser debatidos em seminário promovido pela CPCJ de Vouzela

“Ser Família! Desafios da parentalidade positiva” é o nome do seminário que se realizará no próximo dia 26 de novembro, a partir das 9h30, no cineteatro João Ribeiro, em Vouzela.

Promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Vouzela (CPCJ), a iniciativa tem como principais objetivos promover a articulação interinstitucional e a concertação de conhecimentos e práticas no domínio da parentalidade positiva, bem como envolver a comunidade e consciencializá-la para a prevenção dos maus tratos nas crianças e jovens, promovendo o fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva.

O evento é aberto à comunidade em geral, mas é dirigido, em particular, a profissionais cujas funções contemplem a intervenção com crianças e jovens em risco ou perigo e suas famílias, tais como técnicos das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e profissionais nas áreas da saúde, serviço social, educação, sociologia, psicologia, segurança, direito, bem como profissionais que trabalhem no âmbito da investigação. 

A sessão de abertura será feita pelo Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, e pelo Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Telmo Antunes.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, devendo ser efetuadas até ao dia 25 de novembro no Gabinete de Educação e Ação Social ou pelo mail cpcj@cm-vouzela.pt


PROGRAMA:

09h00 - Abertura do secretariado
09h30 - Sessão de abertura
Presidente do Município de Vouzela – Eng. Rui Ladeira
Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu – Dr. Telmo Antunes
Presidente da CPCJ de Vouzela – Dra. Carla Maia
09h45 - Apontamento Cultural
Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia
10h00 - “Educação… onde me leva a família”
Profª Doutora Maria Martins – docente do Agrupamento de Escolas Viseu-Sul e investigadora no  Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) – Universidade do Minho
10h45 - “Mediação: uma ferramenta útil para a parentalidade positiva”
Dra. Carla Mucha – Sociedade Portuguesa de Mediação Familiar
11h30 - Coffee-Break
11h45 - “Intervir promovendo, prevenir protegendo: superior interesse da criança”
Dra. Fátima Colaço – Ordem de Advogados – Conselho Distrital de Coimbra
12h15 - Debate
12h30 - Almoço livre
14h30 - “Promover a parentalidade positiva por via da ligação à criança: conteúdos,
processos e implicações para a intervenção”
Dra. Ana Melo – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, como investigadora de pós-doutoramento e bolseira da FCT
15h15 - “Educar para a felicidade”
Dra. Cristina Fonseca – Presidente da Direção da Associação Quero-te Muito
16h00 - Debate
16h30 - Apontamento Cultural
Grupo de Ginástica de Vouzela


Município de Vouzela promove 1ª Rota da Vitela de Lafões

De 21 de novembro a 7 de dezembro, o Município de Vouzela vai promover a 1ª Rota da Vitela de Lafões, em parceria com a Turismo Centro de Portugal, Confraria dos Gastrónomos de Lafões, Associação Empresarial de Lafões e Cooperativa Agrícola de Vouzela.

Durante 17 dias, oito restaurantes vão dedicar as suas ementas a este produto que é uma das imagens de marca do concelho.

Casa Arêde e Quinta D'Avó em Alcofra, Casa dos Pereiras em Cambra, O Sacristão e Tarântula em Campia, Eira da Bica em Paços de Vilharigues e Margarida e Quinta da Cavada em Vouzela são os restaurantes aderentes. Nestes será confecionada vitela de Lafões certificada, chancela que garante a qualidade deste produto de excelência.

A proposta é gastronómica, mas o convite aos visitantes é também para que desfrutem de toda a zona envolvente, quer na vertente do património, percursos pedestres e paisagem.

Durante a 1ª Rota da Vitela de Lafões decorrerá um concurso que sorteará no 1º prémio uma noite na Quinta do Paço (TR), em Figueiredo das Donas; no 2º prémio uma visita guiada à Rota do Pastel de Vouzella, promovida pela Casa Museu (TR) e no 3º prémio um cabaz de produtos locais.


Município assina protocolo com o Ministério da Administração Interna para a
requalificação do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana em Oliveira
de Frades

O Município assinou, no passado dia 6 de novembro, o protocolo com o Ministério da
Administração Interna que visa a requalificação do Posto Territorial da Guarda
Nacional Republicana em Oliveira de Frades.
Desta forma, pretende-se melhorar as condições para que esta força de segurança exerça
em pleno a sua missão, permitindo aos munícipes um melhor atendimento.
Os custos de execução do protocolo assinado entre o Ministério da Administração
Interna e o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, homologado pelo
Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, cifram-se em 479.900 euros,
exclusivamente suportados pela Secretaria Geral da Administração Interna.
No final da reabilitação e adaptação do imóvel, o Município cedê-lo-á em regime de
comodato à GNR por um período de 30 anos.
A Autarquia congratula-se com mais esta obra de requalificação que beneficiará todos
os munícipes e possibilitará instalar de forma condigna a Guarda Nacional Republicana
em Oliveira de Frades.
O Município de Oliveira de Frades e a União das Freguesias de Oliveira de Frades,
Souto de Lafões e Sejães promovem, no próximo dia 30 de novembro (domingo), a
Feira da Castanha com a colaboração do Centro Social e Paroquial de Souto de Lafões,
da Confraria Gastronómica do Frango do Campo e com o apoio da ADDLAP –
Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva.
Esta Feira terá um programa diversificado que incluirá uma caminhada; a mostra e
venda de castanha, doçaria com castanha, produtos locais e artesanato; jogos
tradicionais; um concurso de abóboras e diversas atuações musicais que animarão o
evento.
De realçar, também, a Mostra Gastronómica “Outono à Mesa”, na qual irão participar
diversos restaurantes com menus alusivos à castanha.
As inscrições para esta Feira poderão ser realizadas na Junta de Freguesia, no Museu
Municipal ou através dos contactos 961 786 064 / prog_cultural@cm-ofrades.com.
Para mais informações consulte o programa, disponível em www.cm-ofrades.com.
Circulação de veículos pesados será limitada na ponte sobre o rio Dão, em Viseu


Os serviços da Câmara Municipal de Viseu irão colocar amanhã, 25 de novembro, sinalética de proibição de circulação a veículos pesados de mercadorias com peso superior a 20 toneladas na ponte sobre o Rio Dão, nas Termas de Alcafache. A sinalização será colocada em diferentes pontos da envolvente.

Este condicionamento visa evitar um desgaste acelerado da infraestrutura e permite salvaguardar a segurança de bens e pessoas, estando integrado no projeto de requalificação das margens do rio Dão.

Serão sinalizados os seguintes locais:  São João de Lourosa – Largo São João com a M593 (distância 5 Km); São João de Lourosa – cruzamento da Rua da Igreja com a M593 (distância 5 Km); São João de Lourosa – cruzamento da rua principal com a rua Bairro S. José (distância 4 Km); São João de Lourosa – cruzamento da M594 com a CM 1387 (distância 600 m); Zona Industrial – cruzamento da Variante Zona Industrial com a rua Campo de Futebol, (distância 3,7Km); Zona Industrial – cruzamento da rua dos Namorados com a rotunda da Variante Zona Industrial (distância 3,8Km).
“VINHOS DE INVERNO” DÃO SALÃO DE CHARME VINHATEIRO EM VISEU
Iniciativa decorre entre 5 e 7 de dezembro. Solar do Vinho do Dão abre as portas a um mix de eventos para diferentes públicos

Depois do sucesso da Festa das Vindimas, a iniciativa “Viseu & Vinho Dão Festa” regressa com o salão “Vinhos de Inverno”, um programa de eventos vinhateiros indoor, entre 5 e 7 de dezembro, no Solar do Vinho do Dão.

«Viseu quer ser uma cidade vinhateira 365 dias por ano. Com esta iniciativa, propomos que comunidade e visitantes redescubram o charme e a qualidade dos vinhos do Dão no Inverno, com todo o conforto», explicou Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu.
Promovido pelo Município de Viseu, em colaboração com a CVR do Dão e o apoio do Turismo do Centro, o certame oferece durante três dias ummix de eventos e experiências: 18 horas de provas vínicas e degustação de produtos gourmet, espaço de venda de vinhos, sabores do Dão à mesa (Taberna da Milinha), workshops para enófilos e iniciados, animação musical, duas wine parties, cinema e conversas à volta do vinho.

Participarão do certame cerca de 50 operadores económicos ligados aos vinhos do Dão e ao setor agroalimentar de Viseu, nomeadamente de produção de queijos, enchidos, compotas, pão e biscoitos de forno.

Durante este fim-de-semana a lareira do Solar do Vinho do Dão voltará a acender-se para acolher os visitantes e iluminar conversas à volta do vinho. Justamente, para Almeida Henriques, «a iniciativa quer estimular os públicos da cidade e da região a criarem hábitos de frequência deste palácio histórico de Viseu, onde passará a funcionar o em 2015 o welcome centre da Rota do Dão».

Também no Solar Dão será realizada uma entronização da Confraria dos Enófilos do Dão. Sábado, pelas 15H30, serão feitos confrades dezenas de personalidades e amigos do Dão.

No cartaz cultural dos “Vinhos de Inverno”, destaca-se realização de duas festas Dão Party, nas noites de sexta e sábado, na Capela de Santa Marta, no Solar, e uma matiné de cinema temática, domingo, com a projeção de “Mondovino”. A Dão Party do dia do arranque assumirá também um caráter temático, inspirada na “colheita de 80” do Dão e da música pop.

A formação de especialistas nos vinhos do Dão em apenas 60 minutos é outra das propostas do Salão. O enófilo e editor da revista Wine Luís Costa conduz workshops nos dias de sábado e domingo, e tirará a prova dos 9 à harmonização dos brancos do Dão com os queijos da região.

Os “Vinhos de Inverno” terão também um espaço infantil entre as 17 e as 20H. Aí as crianças poderão personalizar adereços vínicos para os pais e realizar quizzes temáticos sobre o mundo rural, com acesso a prémios, e outras atividades.

Na apresentação à imprensa, realizada na Quinta de Lemos, participaram, para além do presidente da Câmara Municipal de Viseu, o vereador João Paulo Gouveia e o presidente da CVR do Dão, Arlindo Cunha.

A programação dos “Vinhos de Inverno” começa a ser publicada a partir de hoje no website da iniciativa, em www.vindimasviseu.pt

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, «a agenda vinhateira de Viseu é uma aposta onde todos ganham. Todas as regiões vitícolas precisam de uma cidade – e a cidade ganha com a sua identidade vinhateira. O Dão e Viseu podem ser o novo destino vinhateiro do país na próxima década.»

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, participa amanhã, quarta-feira, pelas 15 horas, na conferência “Regeneração Urbana: um novo impulso?”, que se realiza na Associação Comercial do Distrito de Viseu.

No evento será apresentado o projeto liderado pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) sobre políticas futuras de regeneração urbana em Portugal e debatido o papel social, cultural e económico deste desígnio na cidade-região de Viseu.

Intervirão também nesta conferência o vice-presidente da CIP, Carlos Cardoso, o Presidente do CERV (Conselho  Empresarial da Região de Viseu), João Cotta, e o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Fernando Sebastião.

A especialista em políticas urbanas Ana Pinho será a oradora convidada para o fecho do programa, com uma comunicação subordinada ao tema da cultura e da ciência de reabilitação urbana, fazendo referência ao caso do projeto “Viseu Estaleiro-Escola”.
Votação no 1º Orçamento Participativo de Viseu arranca amanhã

Para além da votação online, Município organiza assembleias de voto permanente e móveis


A votação nos 51 projetos finalistas do 1º Orçamento Participativo de Viseu arranca à meia-noite e um minuto (00H01) desta terça-feira, 25 de novembro, e estende-se até 31 de Dezembro.

O período de votação decorrerá em permanência através da plataforma web www.viseuparticipa.pt, sendo o voto efetuado através do registo de um e-mail válido ou da conta de Facebook.

Para além do voto on-line, o Município de Viseu organiza assembleias de voto presenciais, permanentes e móveis.

Assim, estarão em funcionamento também a partir de amanhã três assembleias de voto no Atendimento da Câmara Municipal, no Centro Municipal da Juventude (escadas de Santo Agostinho) e no Núcleo de Imagem e Comunicação do Município (antiga Papelaria Dias, na rua Direita), nos dias e horários de funcionamento destes espaços.

Paralelamente, serão promovidas assembleias de voto móveis em diversos dias e locais, a divulgar gradualmente. Amanhã, no arranque desta fase decisiva, a assembleia de voto móvel estará instalada na Escola Superior de Educação de Viseu entre as 9H30 e as 11H00.

O voto é secreto e o anonimato respeitado, quer a votação tenha lugar eletrónica ou presencialmente.

No caso da plataforma web, está contemplada a inserção de um código de segurança para contabilização dos votos, como forma de certificar cada um e combater o uso de robôs informáticos. Presencialmente, cada cidadão terá apenas de indicar o nome e número de cartão de cidadão para assegurar que o voto não é duplicado, mas o boletim não tem qualquer associação à identidade em causa.

Na plataforma www.viseuparticipa.pt poderão ser consultados os guias para voto online e presencial, assim como a lista e descrição de todos os projetos. Brochuras informativas serão a partir de hoje disponibilizadas na cidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, desafia “todos os viseenses e amigos de Viseu a escolherem o(s) seu(s) projeto(s) de eleição. A vontade de cada munícipe e amigo de Viseu terão agora voz. O sucesso desta iniciativa participativa depende de todos.”

"Faz avançar Viseu" é o mote da campanha já presente nas ruas.

“Indo Eu BTT” este fim-de-semana conta com quase 300 participantes

A prova “Indo Eu BTT” realiza-se em Viseu amanhã, sábado, e domingo e combina uma prova de 6 horas de resistência em circuito fechado com uma prova meia-maratona. A iniciativa tem registados 280 participantes, configurando um dos grandes eventos de bicicleta da região.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta iniciativa reforça a promoção do uso da bicicleta em Viseu e, especialmente, no contexto da cidade. Para além da componente desportiva, há uma dimensão de sensibilização pública muito importante”.

Devido às baixas temperaturas e precipitação registadas nos últimos dias, o secretariado, a zona de concentração das equipas e a partida e chegada das etapas terão lugar no Pavilhão Multiusos de Viseu.
Esta edição tem como embaixadores do evento Ana Tomás e Tiago Ferreira, dois viseenses que integram a seleção nacional de ciclismo/BTT.
O evento é promovido pelo Município de Viseu, em colaboração com a Agência de Viseu da Fundação INATEL, Viseu 2001 ADSC, Ser e Parecer Sports Clube, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu e Associação Académica de Viseu – Abraveses.
Os percursos a realizar em cada uma das etapa estão disponíveis em www.indoeubttviseu.com