Espaço de notícias da região centro

domingo, 3 de julho de 2016

Viseu quer viver o Centro Histórico sem carros


Shuttle gratuito e oferta estacionamento low-cost serão criados durante o Verão para desincentivar automóveis no coração da cidade

O Município de Viseu põe na rua, entre 1 de Julho e 30 de Setembro,  uma campanha para desincentivar o uso do automóvel no Centro Histórico. A medida foi ontem anunciada pelo Presidente da Câmara, Almeida Henriques.
Melhorar a qualidade ambiental e de vida no coração antigo da cidade e a experiência da visita é o objetivo do Município.
No contexto da campanha, irá funcionar um serviço de “shuttle” gratuito, elétrico, de forma contínua entre 1 de Julho e 30 de setembro, das 19 horas às 2 horas da manhã, ligando os principais parques de estacionamento da cidade, o Rossio e o Centro Histórico.
A cidade de Viseu dispõe, na envolvente do Centro Histórico, de 900 lugares de estacionamento organizado em parques, assim como de mais de 1500 lugares de estacionamento gratuito na cidade, cuja utilização deve ser valorizada.
Para além deste serviço, e de forma complementar, será também disponibilizada uma oferta de estacionamento low-cost. No Parque de Santa Cristina, bem junto do Centro, será possível aparcar o automóvel, entre 1 de Julho e 30 de Setembro, das 20 horas às 4 horas da manhã, pelo preço de um euro por cada 4 horas.
“Há todas as razões para viver o Centro Histórico sem carros”, acredita o Presidente da Câmara. “Juntamos o útil ao agradável: oferece-se melhor ambiente e toda a comodidade”, sublinha. “No conjunto, estas iniciativas desincentivam fortemente o uso do automóvel no coração antigo da cidade, devolvendo-o mais inteiramente à população e aos visitantes, com maior segurança pedonal e mais qualidade de vida. Qualidade de vida que é a marca maior de Viseu”, sublinha Almeida Henriques.
“As praças históricas ficarão mais desafogadas, com menos ruído automóvel e permitirão um usufruto na sua plenitude”, acrescenta o autarca.
Durante a campanha, será intensificada a fiscalização ao estacionamento automóvel ilegal e abusivo no Centro Histórico.
Com esta iniciativa, o Município ensaia o futuro modelo de mobilidade no centro histórico – modelo que privilegia praças sem carros, trânsito automóvel reduzido, estacionamento disciplinado e mobilidade suave.

Apresentação My Pet Care + "O que é o que seu cão diz de si?"

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e o CEO da ALS Controlvet, João Cotta, apresentaram no dia 27 de junho, pelas 12 horas, no Parque do Fontelo (parque de merendas) as iniciativas “My Pet Care” e “O que é o seu cão diz de si?”

“My Pet Care” é um evento de sensibilização para os cuidados de animais de companhia, no segmento “pet”, que terá lugar a 3 de Julho, e pela primeira vez em Viseu. Diversas atividades formativas e lúdicas gratuitas proporcionarão aos visitantes o contacto com serviços, dispositivos e cuidados de saúde, alimentação, treino, proteção ou sociabilização destinados a estes animais. Organizado pela ALS Controlvet com o apoio do Município de Viseu, reunirá pelo menos 30 agentes e empresas do setor “pet” e espera receber 2000 visitantes, acompanhados dos seus cães e outros animais de companhia.

Já a iniciativa “O que é o seu cão diz de si?” constitui uma ação de sensibilização e informação municipal destinada a formar comportamentos responsáveis e cívicos relacionados com os cuidados com os animais de companhia e a higiene em espaço urbano. A campanha será apresentada nesta sessão.

Marchas Populares atraíram milhares de pessoas a Oliveira de Frades






No passado dia 18 de junho decorreu com sucesso a VII edição das Marchas Populares de Oliveira de Frades que atraíram milhares de pessoas à vila.



 Assim, desfilaram pela Avenida Dr. António José de Almeida, oito marchas (Banda de Música de Oliveira de Frades; Misericórdia N.ª Sra. dos Milagres; Grupo FicActivo; Agrupamento de Escuteiros de S. Pelágio, com a Secção dos Lobitos e a Secção dos Exploradores; Associação Académica de Santa Cruz; Associação Cultural e Recreativa de Oliveira de Frades; Banda União Musical Juventude e Amizade da Sobreira e a Associação Cultural e Recreativa dos Jovens de Vilarinho. 


As Marchas tiveram  a participação especial de alguns dos elementos do Rancho da ACRENE) que, alegremente, demonstraram a sua criatividade e o seu talento, recebendo fortes aplausos do público. Esta festa contou, também, com a habitual sardinhada promovida pelo Grupo de Jovens Novos Horizontes e pelo Agrupamento de Escuteiros de S. Pelágio que dinamizou, ainda, mais este evento. No final do desfile, a festa continuou com o Grupo Musical “Projeto 33” que animou a noite.


 O Município congratula-se com este género de iniciativas que promovem a atividade cultural e recreativa no concelho, no qual imperou o espírito de convívio e de partilha. 

Artesãos locais deram vida ao Mercado Popular



O Município de Oliveira de Frades em parceria com o CLDS 3G, promoveram, no passado dia 18 de junho, no Jardim Dr. Francisco Sá Carneiro, um mercado popular com cerca de trinta artesãos que expuseram o que de melhor fazem, divulgando os seus produtos e os seus trabalhos artesanais.

O mercado abriu com um momento de criatividade musical, promovido por dois elementos da Escola de Música da Banda de Oliveira de Frades, e ao longo de todo o dia o ambiente dos Santos Populares foi garantido com a música gravada alusiva ao tema.

O bom tempo que se fez sentir ajudou a atrair o público que, ao longo de todo o dia, esteve presente, particularmente na zona contígua ao mercado com a transmissão dos jogos do Euro 2016, na “Euro Fun Zone”.