Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 27 de junho de 2017

Festas Populares de Viseu arrancaram para mostrar autenticidade e talentos


As tradições populares e culturais da cidade de Viriato sairam à rua entre os dias 16 e 24 de junho, em “Ano Oficial para Visitar Viseu”. As “Festas Populares” de Viseu incluem no seu cartaz a Festa das Freguesias, as Marchas dos Santos Populares e as seculares Cavalhadas de Teivas e de Vildemoinhos. A aposta é “reforçada”, nas palavras do Presidente da Câmara, Almeida Henriques.
O arranque das festas foi no dia 16 de junho, no Parque Aquilino Ribeiro, com a Festa das Freguesias, uma verdadeira mostra da identidade local do concelho. Durante três dias as 25 freguesias de Viseu fizeram-se representar no coração da cidade, num espaço dedicado à promoção da sua identidade, etnografia, gastronomia e património.
Um desfile etnográfico desceu do Adro da Sé à entrada do Parque da Cidade. Participam cerca de 800 pessoas, entre 36 grupos de folclore, música tradicional, bombos e bandas filarmónicas do concelho. 
De regresso à Festa das Freguesias está também o concurso “Sabores & Aromas Tradicionais de Viseu”, que se realiza no sábado, dia 17, pelas 16H30. Nesta edição, a mostra de sabores será posta à prova pelo Chef Hélio Loureiro, que integra o júri para a eleição das melhores iguarias.
Para o Presidente da Câmara, “a Festa das Freguesias é um cartão-de-vista da riqueza e da diversidade local e um emblema do associativismo”.
A noite de sábado foi  definida pela cor e animação das Marchas Populares, a partir das 21H30. Nove grupos marchantes concorrem e desfilam pela Avenida 25 de Abril, rumo ao Rossio, mostrando diante do público os seus trajes, coreografias e canções. O “Ano Oficial para Visitar Viseu” é o tema central desta edição, que conta com a participação de cerca de 900 pessoas, entre marchas seniores, juvenis e infantis. 
“Estamos a alcançar um padrão de qualidade e inovação muito elevado nestas realizações. Há uma comunidade criativa e muito empenhada na sua preparação”, nota Almeida Henriques.
A APPACDM de Viseu estreia-se no desfile das Marchas, cuja abertura estará a cargo da Associação Cultural Império da Ilha, uma das duas marchas convidadas, vinda da Madeira. Depois de desfilar pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, na noite do dia 12, a Associação Folclórica, Cultural e Recreativa Verde Gaio de Lordosa encerra as Marchas Populares de Viseu, também como marcha convidada.
Seguiram-se as já seculares Cavalhadas. Domingo, dia 18 de junho, pelas 15 horas foi a vez da povoação de Teivas, que trouxe ao centro da cidade o cortejo de carros alegóricos, acompanhados por grupos de bombos e fanfarras, e a tradicional “Dança da Morgadinha”. “Sentir Viseu” é o mote do desfile.
As Cavalhadas de Vildemoinhos encerraram o cartaz das Festas Populares de Viseu, a 24 de junho, dia de São João. O desfile teve início pelas 9 horas. Este ano, a comissão organizadora promoveu ainda o “Concurso das Varandas Enfeitadas de São João”, convidando toda a comunidade a colocar mãos à obra na decoração a rigor das suas varandas, portas e janelas.
O Presidente da Câmara destaca “o cartaz cultural feito de autenticidade”. “As festas populares de Viseu são uma representação viva das tradições locais, mas também uma realização dos talentos locais em diversas expressões. Neste ‘Ano Oficial para Visitar Viseu’ desafio viseenses, visitantes e turistas a viver a nossa identidade”, afirma.
Ao todo, o investimento municipal nas Festas Populares de Viseu ascende a 135 mil euros, entre apoios diretos às associações e custos de produção e logística.

Município realizou Caminhada das Poldras em Souto de Lafões

O Município com o apoio da União de Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães realizou, no passado dia 24 de junho, a caminhada das Poldras, em Souto de Lafões.


 Esta caminhada deu a conhecer um trilho com uma invulgar beleza natural, passando por uma paisagem magnífica, entre outros locais de interesse turístico e cultural.


 Participaram nesta iniciativa dezenas de pessoas que puderam, assim, desfrutar desta iniciativa que terminou com um almoço, marcado pelo convívio.

Museu Municipal recebe exposição dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades

Encontra-se patente no Museu Municipal uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7º, 8º e 9º ano do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades.

Estes projetos (pinturas, maquetes, colagens e desenhos) foram realizados no decorrer do ano letivo, no âmbito da disciplina de Expressão Visual e Tecnológica, sob a orientação da professora Ana Paula.

Pela valia destes trabalhos, esta exposição merece, certamente, a sua visita, estando neste espaço cultural durante os meses de junho e julho.

“2017, Ano Oficial para Visitar Viseu” conquista 5 distinções

“2017, Ano Oficial para Visitar Viseu” conquista 5 distinções 
nos Prémios Lusófonos da Criatividade

Campanha de marketing territorial vence “Ouro” na categoria de “Relações Públicas”, por “Mídia Expontânea em Campanha de Publicidade”


O nome “Viseu” soou cinco vezes ontem à noite no Cinema São Jorge, em Lisboa, tantas quanto o número de distinções conquistadas nos Prémios Lusófonos da Criatividade.

A campanha de marketing territorial “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu” arrecadou cinco prémios, entre eles um lugar no topo, “Ouro”, e quatro “Bronze”.

Foi na categoria de “Relações Públicas - Mídia Expontânea em Campanhas de Publicidade” que a campanha conquistou o “Ouro”. Os prémios “Bronze” foram alcançados nas categorias de “Relações Públicas - Eficácia em Campanhas”, “Ativação  de Marca – Eficácia”, “Branded Content em TV” e “Melhor Uso de Media em TV”.

Para o Presidente da Camara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “estes prémios são a confirmação cabal da eficácia da estratégia de desenvolvimento e promoção da marca Viseu, com um forte envolvimento da comunidade local e um reduzido investimento orçamental”.

O Município de Viseu fez-se representar na cerimónia por Jorge Sobrado, gestor da marca Viseu e adjunto do Presidente da Câmara. 

Os Prémios Lusófonos de Criatividade são o único festival a nível mundial dedicado exclusivamente a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa. 

“2017, Ano Oficial para Visitar Viseu” é uma iniciativa da responsabilidade do Município de Viseu e da Viseu Marca, que visa dar “um empurrão positivo” no reconhecimento e na reputação de Viseu, apostando para isso num conjunto de medidas de envolvimento comunitário, de renovação eupgrade da agenda de eventos e de promoção nacional e ibérica.

A campanha contou com a participação voluntária de dezenas de viseenses, nas fases interna e externa, assim como dos “Embaixadores de Viseu”. A OPAL Publicidade foi a agência responsável pela sua conceção criativa e gráfica.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Município de Vouzela inicia processo de substituição de luminárias convencionais por LED



Arrancou, ontem, dia 8 de junho, na localidade de Covas, em Fornelo do Monte, o processo de substituição por tecnologia LED das 6764 luminárias existentes no concelho.

O momento foi assinalado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, do vereador Pedro Ribeiro, do representante da Ferrovial, João Durana e da representante da Electro-Minho, Sofia Coutinho.


Trata-se do arranque de um projeto que acabará em definitivo com os "apagões noturnos", acrescentando ainda vantagens ao nível da redução de custos na fatura da luz e da modernização e melhoria na qualidade da iluminação pública.

Esta substituição permitirá igualmente ganhos ambientais, na medida em que se vai verificar uma redução de emissão de gases com efeito de estufa, que se estima em 382 toneladas de CO2 por ano.

Atualmente, o custo atual com a iluminação pública das 6764 luminárias é de cerca de 290 mil euros/ano. Com a tecnologia LED vai passar a ser de 85 mil euros, resultando, portanto, numa diferença de 205 mil euros. Deste valor, o município, por via da proposta apresentada pela Ferrovial, conseguirá uma percentagem de poupança de 35%, a que correspondem 72 mil euros ao ano, ou seja, terá um decréscimo mensal na fatura da eletricidade pública na ordem dos 6 mil euros/mês. No final do contrato, que será de 12 anos, a poupança total poderá ascender a cerca de 860 mil euros, mas se os preços da inflação e do custo de energia variarem na ordem dos 3% a poupança poderá disparar para mais de 1 milhão e 200 mil euros.

Prevê-se que, até ao início do mês de agosto, o processo de substituição esteja finalizado.


Cinclus é Acontecimento Cultural do Ano



O Cinclus – Festival de Imagem de Natureza foi considerado pelo Grupo de Intervenção e Criatividade Artrítica de Viseu (GICAV) o Acontecimento Cultural do Ano.


O prémio foi entregue no passado sábado, dia 3 de junho, na Gala Anima'Arte, que se realizou na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

Para a Câmara Municipal de Vouzela trata-se de um galardão que premeia a excelência de um evento que na área da fotografia de natureza é já uma referência nacional.


Receberam o prémio o Vice-Presidente da autarquia de Vouzela, Carlos Lobo e o fotógrafo João Cosme, parceiro do festival. 

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Município de Oliveira de Frades promoveu Passeio Sénior


      

   No passado dia 17 de junho realizou-se mais um Passeio Sénior, promovido pelo Município de Oliveira de Frades, onde participaram centenas de pessoas. 

  Este evento proporcionou uma visita ao Santuário de Fátima, que incluiu uma missa na Igreja da Santíssima Trindade, seguindo-se um almoço convívio animado pela Tocata do Rancho Folclórico de Nespereira. 



       Do programa fez parte, também, uma refrescante visita à praia de Mira, onde puderam usufruir dos benefícios que este local proporciona. 

      O Presidente da Câmara, Luís Vasconcelos, agradece a colaboração de todos os que participaram neste evento (seniores, funcionários, Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades e a Tocata do Rancho Folclórico de Nespereira) que para além de contribuir para a socialização, presta um importante papel na defesa desta faixa etária, combatendo, assim, a solidão a que tantas vezes está sujeita. 

Campanha de Recolha de produtos de auxílio para os cuidados médicos, para Pedrogão Grande








Vimos  pelo presente enviar informação, que está a decorrer a Campanha de Recolha de produtos de auxílio para os cuidados médicos, para Pedrogão Grande,  realizada pela Saúde em Português  em Coimbra, Viseu e Guarda.




SAÚDE EM PORTUGUÊS


Av. Elísio de Moura nº 417, 1º. E  3030-183 Coimbra
Tel.: 239 702 723 | Fax: 239 705186

Centro de Acolhimento e Protecção
​ a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos​
Telm.: 961 674 745 (24h) 

Linha Solidária - Ajude Saúde em Português a Ajudar
760 45 46 47 (0,60€ +iva)

domingo, 18 de junho de 2017

Novo Parque de Santiago abre Domingo

Novo Parque de Santiago abre Domingo com 8 hectares e nova frente ribeirinha
Viseu conquista uma “grande zona de lazer familiar” que passa a unir as duas margens do rio Pavia

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, inaugura este domingo, 18 de Junho, pelas 10H30, o novo Parque Urbano de Santiago, concluídas que estão as obras de requalificação, alargamento e equipamento do espaço, iniciadas em Fevereiro passado.
O ponto de encontro da visita é o “monte Viseu”.
A nova “grande zona de lazer familiar” da cidade conquista as duas frentes ribeirinhas do rio Pavia, agora unidas por uma ponte pedonal. O espaço cresce para mais do dobro da sua área original, tendo uma dimensão total de oito hectares. Mais arborização e novas arquiteturas, mais equipamentos e mobiliário convertem este lugar num novo atrativo ambiental e social de Viseu.
“A vocação deste lugar enquanto parque ambiental, de lazer familiar e de prática física ao ar livre está finalmente concretizada”, sublinha o Presidente da Câmara, Almeida Henriques. “Está a renascer um pulmão verde em Viseu convidativo, bem equipado e seguro”, conclui. “A natureza, no seu tempo, fará crescer a mancha verde que plantámos”.
A relação da cidade com o seu rio histórico, o Pavia, é também renovada e reforçada com o alargamento do parque às duas margens. A recuperação da galeria ripícola da nova frente ribeirinha da zona é uma das principais novidades ambientais. 
Em termos paisagísticos, o Parque Urbano de Santigo irá passar a contar com o “Monte Viseu”, com funções de miradouro e recreio no lugar. Será uma das novidades resultantes da intervenção. No que respeita ao equipamento lúdico e desportivo, destaca-se a instalação de um parque de slide e de campos de basquetebol, assim como a disponibilização de áreas e pavimentos de fitness. Já no plano das arquiteturas o espaço passa a contar com um relógio de sol dedicado ao herói da cidade, Viriato, entre outras estruturas.
A empreitada e  a instalação de equipamentos, arquiteturas e mobiliário urbano representam um investimento municipal de 452 mil euros.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Piscina Municipal de Vouzela encerrada ao público durante as férias letivas do verão



A Piscina Municipal de Vouzela vai estar encerrada ao público a partir de 25 de junho e durante os meses de julho, agosto e a primeira quinzena de setembro.

A época 2017/2018 tem início, nos horários habituais, a 18 de setembro, altura em que irão arrancar as aulas da Escola de Natação e de Hidroginástica e em que irão ficar disponíveis as valências de natação livre, sauna e banho a vapor.

De 4 a 17 de setembro, entre as 10h e as 20h, de segunda a sexta-feira, a receção estará aberta para inscrições relativas à nova época.



Município de Viseu recebe visto prévio do Tribunal de Contas para a requalificação da Escola Grão Vasco


Obra avança nas férias escolares. Adjudicação representa investimento de 1,2 milhões de euros

O Município de Viseu recebeu do Tribunal de Contas o “visto prévio” para a celebração do contrato da obra de requalificação da Escola Básica 2,3 Grão Vasco, com um valor de 1,2 milhões de euros.

“Estão finalmente reunidas todas as condições para que avance esta obra há muito desejada”, sublinha o Presidente da Câmara, Almeida Henriques. “A empreitada estará no terreno durante as férias escolares”, assinala o responsável.

O investimento beneficia uma comunidade de mais de 1200 alunos e largas dezenas de professores e profissionais. O financiamento tem a comparticipação dos fundos comunitários do Portugal 2020, assegurando o Município de Viseu a contrapartida pública nacional.

“A revitalização desta escola histórica da cidade alcança um ponto sem retorno”, defende Almeida Henriques. “Esta é uma obra com uma elevada importância social e educativa, aguardada há várias gerações de alunos. Em boa hora não nos embaraçámos com o problema e chegámos a um acordo com o Estado Central. Estamos a cumprir uma necessidade popular e um desígnio autárquico”, reconhece.

O projeto de requalificação da escola é transversal a todo o equipamento, envolvendo espaços exteriores e interiores. Para além das condições de funcionamento, segurança e conforto, a obra visa conferir à escola um elevado padrão de eficiência energética e acessibilidade para alunos com mobilidade reduzida.

A intervenção será faseada de modo a minimizar o seu impacto no funcionamento escolar.

A Escola Básica Grão Vasco, com ensinos nos 2.º e 3.º ciclos, foi inaugurada data de 1969, embora a sua atual designação date apenas de 1995. A requalificação do estabelecimento constitui um dos principais investimentos na modernização da rede escolar do concelho no atual ciclo autárquico.

terça-feira, 13 de junho de 2017

XVI Feira da Laranja decorreu com sucesso

 Numa organização da Associação Cultural e Solidariedade da Freguesia de Sejães, da União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães e da Câmara Municipal decorreu com sucesso a XVI Feira da Laranja.


 Este evento, que decorreu de 2 a 4 de junho, na Nova Praia Fluvial de Sejães, contou com uma diversificada programação cultural, nomeadamente com as atuações da Banda de Música de Oliveira de Frades, da Orquestra Sirilanka, do Grupo de Bombos de Souto de Lafões, do Grupo Kapittal, da Banda H&N e dos Ranchos Folclóricos de S. João da Serra e da ACRENE (Nespereira).

 Para além disso, decorreu, também, uma caminhada e algumas atividades desportivas na água com rafts (barcos) e, ainda, um InterCultura onde atuaram o Grupo de Cantares, cavaquinhos e Violas de Pinheiro de Lafões e o Grupo “Os Vouguinhas”.

 Esta programação foi, ainda, enriquecida pela mostra de produtos tradicionais da região, através de diversos expositores que, assim, divulgaram o nosso património cultural e económico.

1446 crianças já visitaram a “ETAR Viseu Sul”


Pelo segundo ano, o serviço educativo municipal da Águas de Viseu recebe as crianças do 4º ano do ensino básico

Desde 2016, 1446 crianças do 1º ciclo do Ensino Básico realizaram já a visita pedagógica à ETAR Viseu Sul, o maior e mais avançado equipamento ambiental da região, no âmbito do serviço educativo da Águas de Viseu.

A iniciativa destinou-se aos alunos do 4º ano, procurando complementar o plano curricular em vigor no domínio da água e ambiente.

O sucesso da iniciativa em 2016 levou o Município de Viseu a renovar a experiência em 2017, tendo levado à ETAR mais 676 alunos de 47 escolas básicas do concelho.

Ao todo, estima-se que até ao final do ano letivo o número de visitantes se situe perto dos 1570 alunos.

Tendo em vista a sensibilização dos mais novos para a importância da preservação ambiental e da racionalidade no consumo da água, as crianças têm a possibilidade de conhecer, no terreno, o ciclo de produção e processamento da água e das águas residuais na nova Estação de Tratamento de Águas Residuais Viseu Sul.

Um livro pedagógico da Águas de Viseu apoia a realização da visita e a abordagem da temática, complementado com a exibição de um filme sobre o percurso da água, desde a albufeira de Fagilde até à torneira de casa dos viseenses. 

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Piscina Municipal de Vouzela promove XVII Festival da Escola de Natação

A Piscina Municipal de Vouzela vai promover a 17ª edição do Festival da Escola de Natação, ano dia 23 de junho, a partir das 19h.



A iniciativa marca o encerramento da época desportiva 2016/ 2017 e inclui  provas de natação, master de hidroginástica e entrega de medalhas, contando com a presença de cerca de 100 alunos, com idades a partir dos 4 anos.

 Este ano o tema da festa de encerramento é o Festival Eurovisão da Canção.

PROGRAMA
19h00 – Abertura
19h15 – Provas de Natação
19h45 – Master de Hidroginástica
20h00 - Entrega de medalhas.

domingo, 11 de junho de 2017

Alegria e diversão assinalam o Dia Mundial da Criança em Oliveira de Frades

O Município assinalou o do Dia Mundial da Criança, no passado dia 2 de junho, que contou com a participação de centenas de crianças, onde os sorrisos e as brincadeiras foram uma constante ao longo do dia. 

Esta iniciativa, destinada aos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho, contou com a realização de diversas atividades, desde os insufláveis, às pinturas faciais, à modelagem de balões, aos jogos de andebol, entre outras. 

Esta comemoração permitiu, ainda, promover junto das crianças atividades de sensibilização pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), pelo CLDS 3G, pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, através de uma equipa cinotécnica da GNR e dos GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro). 

De realçar um momento muito especial com a “Avô Cantigas” e os seus grandes êxitos que animaram as crianças, tendo sido vivido com muita diversão e alegria, onde o público infantil cantou e dançou em conjunto com o cantor. 

O Presidente da Câmara, Luís Vasconcelos, na sua intervenção, agradeceu o empenho e a colaboração de todos os que permitiram a realização deste evento, comprovando o seu sucesso, através do olhar de felicidade no rosto das crianças. 

“Andebol4Kids” mobilizou dezenas de crianças da região de Lafões

No dia 27 de maio decorreu mais um “Andebol4Kids” no Centro Escolar em S. Pedro do Sul onde participaram os três concelhos da Região de Lafões (Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul) com duas equipas de cada concelho. 

Para além das atividades desportivas que incluíram diversos jogos de andebol, decorreu, também, um momento de animação com insufláveis ao longo do dia. 

Esta iniciativa envolveu a participação da Associação de Andebol de Viseu, dos Agrupamentos de Escolas, das Câmaras Municipais e dos Clubes de Andebol da Região num dia dedicado à modalidade. É de referir que uma equipa de Oliveira de Frades foi apurada para o Encontro Distrital que se irá realizar, no próximo dia 3 de junho, em Nelas. 

O Município enaltece o trabalho e a dedicação destes jovens atletas que demonstraram a importância do desporto na sua formação individual.

Projeto “PneuScan” do nosso Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades

Projeto “PneuScan” do nosso Agrupamento de Escolas ficou em segundo lugar na Final Intermunicipal de Ideias de Negócio  

No passado dia 26 de maio, realizou-se na Aula Magna do Instituto Politécnico em Viseu a Final Intermunicipal de Ideias de Negócio, promovida pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, na qual ficou em segundo lugar o Projeto “PneuScan”. 

Este projeto foi apresentado pelos alunos Eduardo Ferreira, Vítor Pereira e Paulo Dias, do 10º ano, do Curso Técnico Mecatrónica Automóvel, do nosso Agrupamento de Escolas. Nesta sessão marcou presença o Vereador Paulo Antunes que se congratulou com esta iniciativa que se traduz numa oportunidade para os jovens empreendedores poderem colocar à prova a sua capacidade para criar, planear e defender uma ideia de negócio. 

De realçar que nesta final estiveram representados os vencedores dos catorze Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. 

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE EM VISEU

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, realizou no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a consignação e lançamento da primeira pedra de três empreitadas de extensão de redes de água e saneamento das freguesias de Santos Êvos e São Pedro de France.

A cerimónia na Freguesia de Santos Êvos teve lugar pelas 14H45, no Largo de Nossa Senhora de Fátima. A obra permitirá fazer chegar o abastecimento da água pública a Dornelas.

Já pelas 15H30, na rua principal de Casaldeiro, na Freguesia de São Pedro de France, o Presidente da Câmara participou no lançamento da primeira pedra na empreitada de abastecimento de água a Casaldeiro, Carvalhal, Casainho e Covelo. Na mesma freguesia, uma segunda obra passará a dar acesso ao saneamento básico entre Lamaçais e Bassim, que será então apresentada. 

As três obras já adjudicadas levarão os acessos de água e saneamento a um total de 211 habitantes, numa extensão de cerca de 10 quilómetros. Estes 3 investimentos, na ordem dos 548 mil euros, contam com financiamento comunitário do Portugal 2020, no âmbito das candidaturas apresentadas pela Águas de Viseu.