Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural acompanhou ação de estabilização de emergência pós-incêndio em S. João da Serra

No dia 29 de novembro, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, visitou a Unidade Baldio do Covelinho (S. João da Serra), onde teve lugar uma ação de estabilização de emergência pós-incêndio, coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em parceria com o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, a Força Especial de Bombeiros (FEB), os Sapadores Florestais da Verde Lafões e o Município. 

Esta visita foi acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Paulo Ferreira, que considerou esta ação de máxima importância, referindo a necessidade de ser aplicada em outras áreas ardidas do Concelho com vista à minimização das perdas de solo e proteção dos recursos hídricos. 

Por sua vez, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural garantiu a celeridade na aprovação das candidaturas de apoio a medidas de estabilização de emergência para dar resposta ao problema da erosão dos solos das áreas afetadas pelos incêndios de outubro. 

Estimou, ainda, que sejam apresentadas, até ao dia 30 de novembro, 20 mil candidaturas para apoio aos pequenos agricultores que tiveram prejuízos até 5 mil euros, prevendo o pagamento até ao final deste ano. 

Para além do Ministro da Agricultura, fizeram parte da comitiva o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves e a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins. 

Estiveram, ainda, presentes o Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Rogério Rodrigues; o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho; o Comandante e o Segundo Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil, Miguel David e Rui Nogueira, respetivamente; o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus; o Representante da Junta de Freguesia de S. João da Serra, Armando Ferreira, entre outras personalidades.

Alunos do 4º ano visitaram o Concelho

No dia 27 de novembro, os alunos do 4º ano visitaram o Concelho, onde puderam conhecer alguns locais de interesse cultural, turístico e histórico. 


A visita deu a conhecer a Anta de Antelas, a Igreja de Reigoso, a Pedra dos Cantinhos, a Estrada Romana de Postaneiros, a Igreja e o Moinho de Água em Souto de Lafões e a Vessada do Salgueiro (Ladário). 

O Município reconhece a importância desta experiência enriquecedora que permitiu aos alunos desfrutarem do Concelho, contribuindo, assim, para a divulgação do nosso património. 

Piscina Municipal - abertura de novos horários


O Município informa que a partir do mês de dezembro vão abrir novos horários na Piscina Municipal de Oliveira de Frades para a hidroginástica (4ª feira às 15h30) e para a natação - adultos (3ª e 5ª feira às 10h45). Para mais informações, contacte o número de telefone: 232 099 832.

Viseu abre as portas à programação de Natal esta sexta-feira



Abertura do “Mercado de Natal”, pelas 15 horas, marca o arranque do “Viseu Natal”. Até 7 de janeiro, mais de 50 espaços do concelho serão palcos da programação


É já esta sexta-feira, feriado e primeiro dia de dezembro, que a cidade-jardim dá as boas-vindas “oficiais” à temporada de Natal.

O Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, fará as honras de abertura das comemorações natalícias em Viseu, pelas 15 horas, no Mercado 2 de Maio, um dos palcos privilegiados do “Viseu Natal”.

Será este o momento em que as portas da praça histórica da cidade voltam a abrir-se para presentear todos os viseenses, visitantes e turistas com um verdadeiro “Mercado de Natal”. Até 7 de janeiro, o espaço oferece o melhor dos produtos e sabores da época, dos gifts alternativos e do artesanato tradicional, proporcionados por 36 operadores económicos presentes.

No piso superior, a “Casinha dos Sonhos” volta a “acenar” aos petizes e a toda a família com um leque de atividades irresistíveis, que prometem momentos musicais, de teatro, criativos e outros de animação garantida.

Sendo a música uma “estrela” indispensável em toda a programação, é também ela presença obrigatória neste momento de abertura. O grupo “Dixie Gringos Jazz Band” fará a estreia numa animação de rua, seguindo-se a atuação do Coro do Colégio da Imaculada Conceição “Musicorum”.

Uma semana após a ligação da iluminação, é tempo de subir novamente a bordo do comboio de Natal para uma visita aos “Caminhos de Luz” e admirar as mais de 543 mil luzes e 340 peças decorativas que abrilhantam a cidade.

A noite de sexta-feira reserva ainda lugar ao primeiro espetáculo musical no palco do Mercado 2 de Maio, pelas 21H30, com Paulo Lima e o seu “Piano ao cair da noite”.

Na sua primeira edição, o “Viseu Natal” propõe 38 dias de programação, em mais de 50 espaços e locais do concelho. Entre os dias 1 de dezembro e 7 de janeiro, a iniciativa conta mais de 100 espetáculos de música e teatro, 25 animações de rua, 14 exposições, mercados, galas e concertos de natal, para além das mais de 300 atividades reservadas para os mais pequenos.

A Associação Mutualista Montepio renova o seu estatuto como Patrocinador Oficial do “Viseu Natal”.

Toda a programação pode ser consultada em www.cm-viseu.pt e www.visitviseu.pt.

Segunda Edição da Feira do Pão e do Vinho decorreu com êxito

Numa organização do Município e da Junta de Freguesia de S. João da Serra, com o apoio do CLDS 3G Oliveira de Frades, decorreu com êxito, no dia 26 de novembro, a segunda Edição da Feira do Pão e do Vinho, em S. João da Serra, onde marcaram presença o Presidente da Câmara, Paulo Ferreira, o Vice-Presidente, Carlos Pereira e a Vereadora, Clara Vieira. 

Este evento teve um programa diversificado que contou com o mercado tradicional com artesãos, produtores e empresas locais, um espaço de restauração e tasquinhas, as atuações da União Musical Juventude e Amizade da Sobreira, dos Ranchos Folclóricos de S. João da Serra e da Casa do Povo de Manhouce. 

De salientar a dedicação e o empenho da população que confecionou diversas iguarias tradicionais, designadamente o pão e as bolas que foram cozidos nos fornos particulares, bem como o vinho trazido pelos produtores locais, que foram degustados e apreciados por centenas de pessoas, que ao longo do dia, visitaram o certame. 

O Município congratula-se com esta iniciativa que permitiu, assim, reviver costumes e tradições, onde foi possível juntar diversas faixas etárias, sempre num espírito de partilha, união e convívio. 

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Concerto Solidário realiza-se no próximo sábado

No próximo dia 2 de dezembro (sábado), irá decorrer um Concerto Solidário no Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, pelas 21h30, organizado por um Grupo de Oliveirenses com o apoio do Município.

 Este concerto tem como objetivo angariar fundos para apoiar as vítimas dos incêndios de 15 de outubro e conta com a participação gratuita dos artistas: Tiago Maroto, Mike da Gaita, José Barbosa, Ricardo Jorge, Cristina Ardisson, Joãozinho e Luís Manuel. 

Este evento tem um custo de 5 euros e o serviço de bar será da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades. De referir que a verba angariada neste concerto será depositada na Conta Solidária do Município. 

Exposição didática “Gigantes da Idade do Gelo”




Tem lugar  dia 28 de novembro, pelas 15H30, a apresentação da exposição “Gigantes da Idade do Gelo”, no Multiusos de Viseu.

A exposição, promovida pela VISEU MARCA, numa parceria com o Município no âmbito da programação do “Viseu Natal”, estará patente de 8 de dezembro a 7 de janeiro.

Concebida pela Between Planets e produzida pela VISEU MARCA, a exposição “Gigantes da Idade do Gelo” promete a quem a visita uma viagem no tempo até à era mais fria da Terra. Pela primeira vez na Região Centro do país, depois de já ter estado em Lisboa e Porto, a exposição estará patente na cidade de Viriato, marcando a quadra natalícia.

Esta será também a primeira exposição didática do género na região de Viseu, especialmente pensada para os públicos familiares, juvenis e escolares.

Mamutes, tigres dente de sabre, lobos e outros animais pré-históricos, representados em tamanho real, serão a atração principal da exposição.

Os bilhetes estarão à venda em www.viseumarca.pt e nas bilheteiras no local.

Evento “Cantar as Janeiras”




O Município promove, no dia 6 de janeiro, o Evento “Cantar as Janeiras” na Igreja Paroquial de Pinheiro, às 20h30.

Para as inscrições que se realizam até ao próximo dia 1 de dezembro, contacte os números de telemóvel: 938 360 056 / 914 951 428 ou através do email: turismo.cmofrades@outlook.pt 

Piscina Municipal - Pistas livres à hora de almoço

    O Município informa que a partir da próxima semana vão abrir pistas livres na Piscina Municipal de Oliveira de Frades, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h15. 

Para mais informações, contacte o número de telefone: 232 099 832. 

Evento Solidário reverteu a favor das vítimas dos incêndios de Oliveira de Frades

No passado dia 19 de novembro, o Grupo Litoral Norte promoveu mais um evento solidário na Associação Cultural e Recreativa de Vilarinho de Cima - Gandra (Paredes) que reverteu a favor das vítimas dos incêndios de Oliveira de Frades. 

Neste evento esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira que enalteceu esta iniciativa de solidariedade num momento tão difícil para o Concelho. 

Estiveram, ainda, presentes o Presidente e o Secretário da Junta de Freguesia de Pinheiro, Carlos Rosa e Luís Rodrigues, respetivamente; o Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente de Lafões, Nuno Pinhão e Filipe Antunes que foi o elo de ligação com o Grupo Litoral Norte. 

Esta iniciativa contou com a participação de diversas atuações musicais, tendo registado uma forte adesão do público.

sábado, 25 de novembro de 2017

Feira da Castanha promoveu cultura e tradição

A quarta edição da Feira da Castanha, organizada pelo Município de Oliveira de Frades e pela União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães com a colaboração da Comissão de Festas de S. João Baptista, permitiu promover a cultura e reviver tradições, no passado dia 19 de novembro, no Parque Infantil Moinho da Ponte, em Souto de Lafões. 




Do programa fez parte um Mercado de Outono (castanha, doçaria, produtos locais e artesanato), jogos tradicionais, uma caminhada sob o título “Vamos Proteger a Floresta” e uma aula de zumba (ambas com donativo solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades que rendeu a quantia de 341,77 €), as atuações do Grupo de Cantares, Cavaquinho e Viola de Pinheiro de Lafões e do Rancho Folclórico da ACRENE (Nespereira), a arruada com o Grupo de Bombos de Souto de Lafões e o tradicional magusto. 

Marcando presença no evento, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, congratulou-se com a realização desta Feira que promove as tradições e os produtos locais. 

Evidenciou, ainda, o local da realização desta Feira como um espaço de união das freguesias e de todo o concelho. Por sua vez, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães agradeceu a todos os que se associaram a esta Feira, manifestando a vontade de dar continuidade a este género de eventos. 

Também o Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, Armando Bento, usou da palavra, agradecendo o gesto solidário a favor da Associação que representa. 


No âmbito deste evento, realizou-se, ainda, a terceira Mostra Gastronómica designada “Outono à mesa” com a participação de diversos restaurantes do Concelho que apresentaram nos seus menus pratos confecionados com castanhas e outros produtos da época. 

“Associação Médicos do Mundo” deixa a sua marca em Oliveira de Frades

Na sequência dos incêndios ocorridos nos dias 15 e 16 de outubro, encontra-se no nosso Concelho uma equipa da “Associação Médicos do Mundo” (Organização NãoGovernamental de ajuda humanitária e de cooperação para o desenvolvimento). 


Esta Associação tem desenvolvido um trabalho de logística, limpeza de escombros, reabilitação de anexos, distribuição de bens e contactado com a população afetada por este flagelo, procurando dar apoio emocional e facilitar a transição para a normalidade. 


O Município agradece a generosidade e a solidariedade dos voluntários provenientes de vários pontos do país, bem como dos parceiros locais, nomeadamente da área da restauração que tão gentilmente têm fornecido a alimentação: Restaurante “O Mirante”, Restaurante Pizzabar “La Pérola”, Restaurante “O Solar” e a Loja “Mais Sabor” da Campoaves. 

No próximo fim-de-semana a ação solidária envolverá mais de cem voluntários e nesse sentido o Município apela aos voluntários locais que se queiram associar a esta causa para ajudar na preparação das refeições de sábado e domingo (25 e 26 de novembro). 

Associação Musical Cultural Recreativa e Social Pedra do Ar de Destriz e Reigoso apresentada oficialmente ao público




A Associação Musical Cultural Recreativa e Social Pedra do Ar de Destriz e Reigoso foi apresentada oficialmente ao público, no passado dia 19 de novembro, na Escola do Carregal, em Destriz.

Assim, durante a tarde, decorreram diversas atividades, nomeadamente uma aula de zumba e um concerto promovido pela Escola de Música do Carregal, nas quais marcaram presença o Presidente da Câmara, Paulo Ferreira e a Vereadora, Clara Vieira. 



O Edil valorizou o trabalho desenvolvido por esta associação, congratulando-se por dinamizarem o espaço que estava sem utilização, desejando os maiores sucessos. 


Referiu, ainda, esta associação como um grande exemplo de trabalho em comunidade e associativismo. 

Este evento, marcado pela forte adesão da população, terminou com um lanche convívio. 

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Magusto Solidário reverteu a favor das vítimas dos incêndios de Oliveira de Frades


No passado dia 12 de novembro, o Grupo Litoral Norte promoveu um Magusto Solidário no Parque da Cidade da Póvoa de Varzim que reverteu a favor das vítimas dos incêndios de Oliveira de Frades. 


Neste evento marcou presença o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira que agradeceu a solidariedade demonstrada neste momento de grandes dificuldades que o Concelho atravessa. 

O Magusto Solidário contou com a participação de diversas atuações musicais que animaram o evento, tendo registado uma forte adesão do público. 

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

II Edição da Feira do Pão e do Vinho


O Município de Oliveira de Frades e a Junta de Freguesia de S. João da Serra promovem, no próximo dia 26 de novembro, a segunda edição da Feira do Pão e do Vinho, no Largo da Feira em S. João da Serra.


Este evento terá um programa diversificado que incluirá um mercado tradicional com artesãos, produtores e empresas locais, degustações gastronómicas e diversas atuações musicais.


 Para mais informações contacte a Junta de Freguesia (934 290 826), o número de telemóvel: 914 951 428 ou através do email: turismo.cm-ofrades@outlook.pt 

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Inauguração da Exposição Coletiva Multimédia “VOUGASCAPES - Arte e Paisagem em Oliveira de Frades” no Museu Municipal

O Município e a Binaural/Nodar inauguram no próximo dia 15 de novembro, a Exposição “Vougascapes - Arte e Paisagem em Oliveira de Frades”, pelas 18h00, no Museu Municipal. 

Esta inauguração contará com a presença do Presidente de Câmara, Paulo Ferreira e da Vereadora, Clara Vieira. 


   VOUGASCAPES – Arte e Paisagem em Oliveira de Frades é uma exposição contemporânea multidisciplinar com obras de dez artistas oriundos de sete países, os quais foram acolhidos pela Binaural/Nodar com apoio do Município de Oliveira de Frades em vários períodos ao longo de 2016, tendo a albufeira do rio Vouga na aldeia de Casal de Sejães sido o local selecionado para o trabalho de campo, por serem aí evidentes os impactos resultantes da entrada em funcionamento da barragem de Ribeiradio. 

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco” é apresentado amanhã
Evento terá lugar entre 1 a 3 de dezembro, com o salão “Vinhos de Inverno”



Município de Viseu e Viseu Marca apresentam esta quarta-feira, 15 de novembro, pelas 10 horas, no Solar do Vinho do Dão, a terceira edição do Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco”, integrado no evento enoturístico “Vinhos de Inverno”.

A literatura volta a ser posta à prova em Viseu entre os dias 1 e 3 de Dezembro, com os vinhos do Dão e o património da cidade. O salão “Vinhos de Inverno” trará à cidade de Viriato um salão de néctares do Dão, que volta a ter por companhia conversas literárias, contactos com três dezenas de escritores, espetáculos musicais e performances, no solar quinhentista de Dom Miguel da Silva.

Este ano, o mote para os encontros da literatura com os néctares são os duelos, o confronto de pontos de vista, preferências e culturas.

Na agenda do evento está reservada uma surpresa especial com dois grandes nomes do humor para o momento inaugural do evento.

Marcam presença nesta apresentação o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, os vereadores da Cultura e Turismo e do Desenvolvimento Rural, Jorge Sobrado e João Paulo Gouveia, e Paulo Ferreira, programador da agência de escritores Booktailors.

Espetáculo solidário reverteu a favor das vítimas do incêndio

No passado dia 4 de novembro, dois jovens artistas do Concelho, Érica Dias e Rui Tavares, apresentaram “Memórias de um Futuro Próximo”, no Cineteatro Dr. Morgado, na sequência do prémio “Jovens Expressões de Lafões”. 

Este prémio foi atribuído no âmbito do projeto Lafões Terra de Cultura, promovido pela Binaural Nodar em parceria com os Municípios de Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul. 

De salientar que a receita deste espetáculo, no valor de 397,88 €, reverteu na sua totalidade para as vítimas do recente incêndio, através do seu depósito na conta solidária aberta pelo Município. Embora estando subjacente a gratuidade deste evento, cada espetador contribuiu com o valor que entendeu para esta ação solidária. 

O Presidente da Câmara, Paulo Ferreira e a Vereadora, Clara Vieira usaram da palavra, reconhecendo a criatividade e o talento destes dois jovens artistas, agradecendo a solidariedade demonstrada. 

domingo, 19 de novembro de 2017

CONTA SOLIDÁRIA

Como é do conhecimento público, a Câmara Municipal de Vouzela abriu uma conta solidária para apoiar as vítimas dos incêndios que assolaram o concelho nos dias 15 e 16 de outubro.

O compromisso que assumimos com todos aqueles que generosamente, por esta via, fizeram e continuam a fazer chegar o seu contributo é o de sermos transparentes na forma como aplicamos este dinheiro.

Por conseguinte, a partir de hoje e com uma cadência semanal, reportaremos o valor angariado e o seu destino, caso se tenha observado, nesse prazo, a aplicação de algum montante.

Os donativos serão aplicados mediante decisão conjunta da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, analisando caso a caso e de acordo com as urgências sinalizadas. 

E neste momento as urgências são muitas, nomeadamente com o nosso setor agropecuário que sofreu prejuízos muito avultados, superiores a 15 milhões de euros, em equipamentos, infraestruturas, produções agrícolas e animais.

Esta conta irá dar resposta àquilo que não será objeto de apoio por parte de mecanismos públicos ou outros.

Em nome da população de Vouzela, a Câmara Municipal agradece a solidariedade de todos!
__________________________________________
Montante angariado até 7 de novembro: 32.783,13€

Mercado Municipal de Viseu oferece “O melhor do Outono, na origem”


Nova campanha de outono decorre até 11 de novembro e “seduz” viseenses para a autenticidade dos produtos. Música, showcookings e magusto integram o programa

Arranca esta quinta-feira, 9 de novembro, a campanha de Outono no Mercado Municipal de Viseu. A iniciativa visa valorizar o espaço comercial e os produtos autênticos e tradicionais que os seus lojistas têm para oferecer.

Por estes dias, a Escola Profissional Mariana Seixas, com os seus alunos e professores, associa-se a esta realização com um conjunto de atividades alusivas ao tema.

A campanha, que toma por mote “O melhor do Outono, na origem”, privilegia os produtos endógenos e da época, como as castanhas, os cogumelos, as abóboras e os frutos secos, mas também uma seleção de frutas, legumes, carne e peixe, flores ou têxteis, associando cada um dos produtos a um lojista específico. Na rua, os mupis convidam já a comunidade a uma visita ao Mercado.

Na próxima quinta-feira, pelas 11 horas, haverá um show cooking com míscaros e cogumelos, dinamizado pelos alunos e professores do curso de Restauração e Bar. Na sexta-feira, dia 10 e véspera de São Martinho, será a castanha a protagonista do momento gastronómico, também pelas 11 horas, desta vez com a turma do curso de Cozinha e Pastelaria. Segue-se, pelas 11H30, um magusto aberto a todos os visitantes e lojistas, onde não faltarão as castanhas e ainda alguns doces. A atividade prolongar-se-á pela manhã.

Já no sábado, dia 11, pelas 10 horas, as compras matinais serão acompanhadas de música tradicional, com as vozes do “Cantorias” - Grupo de Cantares da Associação de Vila Chã de Sá, a animar o Mercado Municipal.

A memória de uma ida ao mercado será preservada através de um registo fotográfico aos visitantes, que decorrerá ao longo dos 3 dias da iniciativa, durante o período da manhã.
O celebrar da nova estação traz também à galeria superior do Mercado cerca de dez novos expositores, com uma oferta complementar e diversificada de produtos. Licores, variedades de mel, frutos secos caramelizados, doces, compotas, geleias são algumas das sugestões para rechear a mesa de outono e de São Martinho.

Durante estes três dias, será oferecida uma hora de estacionamento gratuita no Mercado, mediante a apresentação de um talão de compra igual ou superior a 5 euros.

A campanha “O melhor do Outono, na origem” integra as iniciativas municipais de dinamização e valorização do Mercado Municipal de Viseu.

AUTARQUIA DE VOUZELA ESTÁ A APOIAR 135 FAMÍLIAS E 198 PRODUTORES


A onda de solidariedade que se tem feito refletir através de donativos, quer de particulares, de empresas ou de instituições, continua a ter impacto direto nas famílias afetadas pelos incêndios do dia 15 de outubro.

Alertando para o facto de os números continuarem a ser provisórios, a Câmara Municipal de Vouzela está neste momento a apoiar 135 famílias, nomeadamente a nível de roupa e bens alimentares e a fazer chegar ajuda alimentar a 198 produtores de gado, com 558 entregas realizadas desde os fatídicos incêndios. A nível alimentar estão, atualmente, a ser apoiados no concelho 506 bovinos, 1.112 pequenos ruminantes e 108 suínos. 


O Município de Vouzela continua a apelar à população para que comunique alguma situação, quer de famílias desprotegidas quer de animais, que, por ventura, possa não estar identificada pelas entidades oficiais.

Para o efeito, deverá fazê-lo para o 232 740 740 ou, no caso dos animais, diretamente junto do veterinário municipal pelo 966 171 159 ou do Gabinete de Desenvolvimento Rural pelo 967 951 489.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

IV Edição da Feira da Castanha

O Município de Oliveira de Frades e a União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães promovem, no próximo dia 19 de novembro (domingo), a quarta edição da Feira da Castanha com a colaboração da Comissão de Festas de S. João Baptista.

Esta Feira terá um programa diversificado que incluirá a mostra e venda de castanha, doçaria, produtos locais e artesanato; jogos tradicionais; uma caminhada e uma aula de zumba (ambas com donativo solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades); um magusto e diversas atuações musicais que animarão o evento.

Para mais informações contacte a Junta de Freguesia (232 761 606), o número de telemóvel: 914 951 428 ou através do email: turismo.cm-ofrades@outlook.pt

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Câmara Municipal de Vouzela assegura melhoria das condições do Centro de Saúde para promoção das consultas de saúde oral

Câmara Municipal de Vouzela assegura melhoria das condições do Centro de Saúde para 

O Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, e o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, José Manuel Tereso, assinaram, hoje, dia 31 de outubro, um protocolo de colaboração que visa melhorar as condições físicas da Unidade de Saúde de Vouzela para  a realização das consultas de saúde oral.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e contou com a presença do Diretor do Centro Distrital de Viseu do Instituto da Segurança Social, do Diretor Executivo do ACES Dão Lafões, do Diretor do Centro de Saúde de Vouzela, dos representantes das Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros entre outras entidades. 

De acordo com o protocolo, caberá à autarquia assegurar a aquisição de equipamento técnico, bem como as obras de adaptação para o Gabinete de Saúde Oral, cujo valor total ascenderá a cerca de 10 mil euros, acrescidos de iva.


Com este investimento, o Centro de Saúde de Vouzela ficará totalmente habilitado para prestar cuidados de saúde oral personalizados, preventivos e curativos, ministrados por profissionais especializados, de acordo com o preconizado pelo Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO).

Empresa de Vouzela vence o concurso nacional de turismo “Tourism Up”



O projeto da empresa Nómadas Turismo e Aventura, sedada em Vouzela, foi o vencedor do Tourism Up, um programa de aceleração de âmbito nacional de apoio a projetos de empreendedorismo nas áreas do turismo, promovido pelo instituto Territórios Criativos e Turismo de Portugal.

A apresentação final decorreu em Góis, no passado sábado, dia 28 de outubro, e a concurso estiveram 10 projetos de valorização de produtos endógenos.

Eco Sky Park é o nome do projeto vencedor da Nómadas, depois de se ver obrigada a deixar cair o projeto inicialmente apresentado, Vouzela Capital Aventura, devido ao facto de quase todo o território do concelho ter sido consumido pelas chamas dos incêndios de 15 e 16 de outubro. Esta situação obrigou a empresa a reformular a sua proposta, desenvolvendo o Eco Sky Park que aproveita o cenário que “restou da floresta do Monte da Senhora do Castelo para criar um parque aventura em que todas as atividades são desenvolvidas no ar”, explica Octávio Teixeira, da Nómadas.

Segundo o responsável, o  equipamento tem três vertentes. Uma é um percurso de slides, com 800 metros de comprimento “em que a pessoa viaja a deslizar de árvore em árvore”. A segunda é um conjunto de passadiços suspensos em árvores, que permitem que qualquer pessoa, sem qualquer equipamento, inclusive crianças, possa viajar de árvore em árvore com toda a segurança. A terceira vertente é um percurso de pontes suspensas, este já com alguma exigência desportiva, mas vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida, esclareceu Octávio Teixeira.

O valor do prémio recebido foi de 1.500 euros, “uma compensação apenas pela ideia, já que o orçamento total para a sua implementação é de cerca de 250 mil euros”. Face ao interesse manifestado pelas entidades que elegeram este projeto vencedor do Tourism Up, o responsável pela Nómadas espera que possa vir a ser comparticipado pelo Turismo de Portugal, através do programa Valorizar, permitindo torná-lo, assim, “numa realidade a curto prazo”.


“Este é um projeto inovador, com características distintivas no país, e creio que em articulação direta com o Parque de Campismo, com a Ecopista e com as Termas de S. Pedro do Sul vai, com toda a certeza, ser um sucesso garantido”, conclui o responsável. 

Água em Viseu terá reforço de camiões-cisterna da Águas de Portugal


Município de Viseu implementa também novas medidas de aproveitamento de água


O concelho de Viseu terá um novo reforço de abastecimento de água por camiões-cisterna, como resposta à seca persistente que tem afetado a região e o país.

A medida foi anunciada esta tarde pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e será implementada pela Águas de Portugal.  Serão assim acrescentados aos 27 camiões-cisterna já contratados pelo Município de Viseu desde o início do mês, já a partir desta semana, um conjunto de mais 15 a 20 camiões.

O objetivo é o de continuar a garantir às populações a disponibilidade de água de qualidade no sistema público de abastecimento, ainda que num contexto de estrita racionalidade do seu uso.

Por seu lado, o Município está também a levar a cabo novas medidas de reforço das captações ou de aproveitamento de água para abastecimento à população, anunciou o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

Entre as medidas definidas está o início da exploração de um poço de água localizado junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Fagilde, que se estima possa vir a gerar entre três e quatro mil metros cúbicos de água por dia. As necessidades atuais do concelho situam-se na casa dos 15 a 17 mil metros cúbicos diários, dos quais cerca de 5000 são fornecidos atualmente por camiões cisterna.

Por outro lado, a Águas de Viseu irá introduzir uma nova bomba na ETA de Fagilde, que permitirá reinjetar no sistema água utilizada nos tratamentos, aproveitando cerca de 400 metros cúbicos por dia.

Simultaneamente, e tendo em vista maximizar a disponibilidade da barragem, a Águas de Viseu irá reduzir a extração de água até 5000 metros cúbicos por dia.

Grupo de Voluntários faz trabalho meritório em Oliveira de Frades

O Município reconhece o empenho e a dedicação do Grupo de Voluntários, vindos de norte a sul do país, que se encontram a trabalhar em Oliveira de Frades em diversas habitações, realizando obras de melhoramento (limpezas, pinturas, etc), demonstrando a sua solidariedade.



 O objetivo é tornar estas casas com condições mínimas de habitabilidade para receberem os desalojados, na sequência do incêndio ocorrido no passado dia 15 de outubro.

Para estes Voluntários, trata-se de uma missão humanitária em que a oportunidade de servir os outros é uma forma de vida.

O Município agradece, assim, o trabalho meritório de todos os Voluntários nas mais diversas áreas que em muito tem ajudado a minimizar o sofrimento e a dor das pessoas afetadas por este flagelo.

1 Mão por 1 Pata cria Feirinha Solidária

No próximo Domingo dia 19 de Novembro realiza-se a  I Feirinha Solidária realizada pela associação 1 Mão por 1 Pata. 


Este evento tem o  intuito de angariar fundos para o pagamento das despesas médico-veterinárias. 

O horário é das14h - 19h  e o local é na Sede da Associação Espíritos Inquietos situada na antiga Junta de Freguesia de Várzea, ao lado da antiga Escola Primária.


Passe por lá e visite e encontre peças únicas e cheias de carácter! Vão ter também uma selecção de doces e salgados caseiros e deliciosos! 





Município de Viseu investe 300 mil euros para reforçar e melhorar paragens de autocarro



Investimento está integrado no projeto MUV – Mobilidade Urbana de Viseu. Dos 53 locais de paragem previstos, 25 são novas


A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira o avanço da obra de construção ou melhoramento de 53 locais de paragem de autocarro nas zonas urbana e periurbana do concelho.

O investimento – realizado no âmbito do projeto de mobilidade MUV (Mobilidade Urbana de Viseu) – ascende a 300 mil euros e contempla a construção de 25 novas paragens. A obra deverá estar concluída no mês de Fevereiro de 2018.

Melhorar a inserção e a eficiência urbana destes espaços, incrementar a segurança e a acessibilidade dos passageiros e combater o estacionamento ilegal na zona de entrada e saída dos autocarros são os objetivos da intervenção.

Ao todo, o sistema MUV irá integrar cerca de 750 paragens nas diversas linhas urbanas e concelhias. Paralelamente ao investimento que agora será executado, o Município irá ainda promover a construção de novos abrigos, assim como a renovação da imagem e sinalética informativas no contexto da nova realidade para os transportes públicos.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “damos hoje mais um passo dos vários previstos, no sentido de implementar o novo sistema de mobilidade do concelho de Viseu. Valorizar a utilização dos transportes públicos – a sua eficiência, segurança e conforto –, em detrimento da utilização do carro particular, é um objetivo de qualidade de vida e sustentabilidade que queremos e precisamos de alcançar”.

Na reunião hoje realizada, a Câmara Municipal deliberou ainda a abertura do concurso para a requalificação do edifício do Solar dos Peixotos, sede da Assembleia Municipal e futura sede da Freguesia de Viseu (no piso superior). O investimento ascende a meio milhão de euros.

O projeto de intervenção contempla a reabilitação geral do edifício, a manutenção de valores patrimoniais do edificado (como granitos e gradeamentos exteriores), a reorganização dos espaços e a qualificação do salão nobre da Assembleia Municipal, a recuperação de caixilharias exteriores, paredes e tetos, a execução de sistema de aquecimento para todo o edifício, assim como a colocação de elevador para pessoas com mobilidade reduzida e a adaptação de outros espaços com este fim.

Também hoje a Câmara deliberou aprovar o avanço da 3ª fase de substituição de luminárias públicas de tecnologia convencional para LED. O investimento, na ordem dos 250 mil euros, será realizado no prazo de 3 meses. Prevê-se a substituição de 714 pontos de iluminação pública em quase uma centena de arruamentos no interior da circunvalação.

“Não abrimos mão de continuar a incrementar a eficiência energética no concelho”, declarou Almeida Henriques. “Com este investimento continuado estamos a concretizar quatro objetivos: melhoramos o desempenho da iluminação pública, baixamos significativamente a fatura energética do Município, promovemos uma gestão inteligente e remota da manutenção do sistema e contribuímos ativamente para a redução das emissões de CO2”.

Município de Viseu lança concurso para atribuição de 20 bolsas de estudo


Bolsas anuais destinam-se a alunos do Ensino Superior de famílias carenciadas e numerosas do concelho. Candidaturas decorrem até 15 de novembro

O Município de Viseu tem aberto até 15 de Novembro a fase de candidaturas para a atribuição de 20 bolsas de estudo aos alunos do Ensino Superior de famílias numerosas e carenciadas do concelho.

O montante anual da bolsa de estudo é de 900 euros. Podem candidatar-se a este concurso alunos que ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior no território nacional, com vista à obtenção da licenciatura. A residência do agregado familiar no concelho de Viseu há pelo menos três anos é também requisito para o candidato, para além do aproveitamento escolar.

Os interessados devem apresentar a sua candidatura mediante a apresentação de formulário próprio e respetivos documentos. Toda a informação está disponível no portal do Município, em www.cm-viseu.pt.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “este é um compromisso que o Município renova pelo terceiro ano letivo consecutivo, com impacto direto e real na formação académica dos nossos jovens. É uma das muitas medidas das quais já não abrimos mão no apoio às famílias carenciadas e numerosas de Viseu. É um estímulo e voto de confiança nos nossos jovens, que serão os mais beneficiados”.  

Doze destas bolsas são reservadas aos alunos provenientes de famílias numerosas, com 3 ou mais elementos, com privilégio para os casos com menor rendimento financeiro. As restantes oito visam estudantes de agregados familiares em situação de carência financeira.

Nos últimos dois anos letivos – 2015/2016 e 2016/2017 –, o Município de Viseu atribuiu já perto de 32 mil euros em bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior. Para além destas, a autarquia promove ainda o apoio a alunos do ensino artístico, nomeadamente da música e da dança, no Conservatório Regional de Música e na escola “Lugar Presente”. Brevemente, serão também lançadas candidaturas para atribuição de bolsas de estudo em ambas as áreas.

Espetáculo "Memórias de um Futuro Próximo"


Foi no dia  4 de Novembro às 21h30, no Cine-Teatro Dr. Morgado, Município de Oliveira de Frades que estreará o espetáculo "Memórias de um Futuro Próximo" de Erica Dias e Rui Tavares, produzido pela Binaural Nodar em parceria com o Município de Oliveira de Frades e criação vencedora do Prémio "Jovens Expressões de Lafões”.

Chamamos à atenção que a lotação da sala é limitada a 200 pessoas e que haverá um bilhete gratuito, com a sugestão de cada pessoa poder contribuir monetariamente num montante à sua escolha, cujos valores reverterão diretamente para a conta solidária aberta pelo Município de Oliveira de Frades para apoiar as vitimas dos incêndios de Outubro.

Apelamos a que não existam donativos em bens alimentares ou roupa, tendo em conta o facto de essas necessidades estarem já supridas nas populações afetadas pelos incêndios.
Caso a lotação esgote, informamos todos os que não conseguirem entrar, que existirão outras duas sessões do espetáculo, uma no dia 11/11 no Cine-Teatro Jaime Gralheiro de São Pedro do Sul e outra no dia 25/11 no Cine-Teatro João Ribeiro em Vouzela, sempre às 21h30.

Sinopse do espetáculo:
Numa ode à vida rural e aos valores primitivos de semear e cuidar para ver nascer e crescer, surge um espetáculo original da autoria de Rui Tavares e Érica Dias. Uma peça de música e dança que pretende criar um paralelismo com toda uma filosofia de vida, perante um mundo cada vez menos humano em que nutrir para colher, o que quer que seja, se encontra fora de moda.

Um mundo em que tudo está à distância de um clique, inclusive nós mesmos, prevê-se, para muito breve, um inversão nesta viagem, uma necessidade humana de ser humano, de tocar, de sujar as mãos, de sentir e viver em primeira mão todas as etapas e experiências da vida.

Como tal, veremos um retrocesso ao êxodo rural que praticamente desertificou grande parte do nosso país. Numa consciência geral de que a qualidade de vida se encontra nos valores da terra e no poder da independência produtiva, a população tenderá a voltar a casa. Perante uma terra abandonada e à beira da esterilidade o desespero irá surgir mas será apenas antecedência do suor, da luta e do trabalho reconstrutivo de um povo que nunca baixa os braços.

A peça pretende criar associações à Terra a vários níveis. Os instrumentos pouco ou nada convencionais vivem em harmonia com os mais tradicionais. Os movimentos criados serão reflexo da essência humana em paços que voarão do rude e primitivo ao suave e etéreo demonstrando a volatilidade do sentimento humano. E como pano de fundo veremos locais emblemáticos da região de Lafões.

O Prémio Jovens Expressões de Lafões foi instituído no âmbito do contrato de apoio tripartido da Direção Geral das Artes com a Binaural/Nodar e os três municípios de Lafões para apoiar regularmente projetos artísticos inovadores de jovens artistas residentes em qualquer um dos concelhos de Lafões em áreas artísticas diversificadas, como o teatro, a dança, a música e/ou a sua articulação com as artes visuais (fotografia, vídeo, escultura etc.) e com temáticas associadas às várias realidades territoriais que compõem a região de Lafões.

O júri considerou a criação “Memórias de um Futuro Próximo” de Rui Tavares e Érica Dias (ambos residentes em Oliveira de Frades) a mais sólida das seis candidaturas recebidas, adequando-se na perfeição aos propósitos do prémio Jovens Expressões de Lafões pois revelou uma enorme maturidade conceptual e uma articulação bem conseguida entre áreas artísticas (no caso entre a música experimental e a dança contemporânea).

Ficha Técnica:
Titulo: Memórias de um Futuro Próximo
Uma produção da Binaural/Nodar
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: M/3
Interpretação: Rui Tavares, Érica Dias e bailarinas da Creactive Dance Company / Acrof Oliveira de Frades
Dramaturgia: Rui Tavares e Érica Dias
Coreografia: Érica Dias
Música e composição: Rui Tavares
Guarda roupa: Érica Dias
Cenários: Rui Tavares e Érica Dias
Produção executiva: Diana Silva
Desenho gráfico e fotografias: Liliana Silva

Biografias dos autores:
Rui Tavares (Oliveira de Frades, 1978) baterista e percussionista. Formado pela Escola Profissional de Música de Espinho, foi durante quase uma década músico da Orquestra do Norte, ao mesmo tempo que desenvolvia os seus próprios projetos musicais e colaborava com uma multiplicidade de músicos. É baterista dos grupos Basorexia Army, The Greyhound James’ Band e Gin Sónico Quartet e professor de bateria e percussão em vários locais da região de Viseu, ao mesmo tempo que colabora ocasionalmente com bandas filarmónicas locais (como as de Ribeiradio e de Paços de Vilharigues).
Érica Dias, nascida em 1984 e vivendo em Oliveira de Frades, deu os primeiros passos na dança aos 3 anos de idade e nunca mais deixou esse mundo. Fez formação em Clássico, Contemporâneo, Jazz e Hip-Hop em Escolas como: Escola de Artes da ACROF, Academia de Bailado Clássico de Aveiro, Momentum Dance Studio entre outras. A dar aulas desde os seus tenros 18 anos tem vindo a tocar a vida de centenas de jovens, nas escolas onde foi aluna e em muitas mais, pretende transmitir a cada um dos seus alunos, mais do que técnica, amor pela arte da Dança.
Informações adicionais:
Responsável de Comunicação e Imprensa da Binaural/Nodar:
Liliana Silva: email: liliana.silva@binauralmedia.org e telefone: 232 723 160.

A Binaural – Associação Cultural de Nodar é uma entidade financiada pelo Governo de Portugal, através de contrato tripartido com a Direção-Geral das Artes e os municípios de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.