Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Exposições podem ser visitadas até 27 de dezembro,

Biblioteca municipal de Vouzela assinala centenário de Álvaro Cunhal


A Biblioteca Municipal de Vouzela está a assinalar o centenário de Álvaro Cunhal com um conjunto de iniciativas alusivas à vida e obra do histórico líder do PCP.

De 4 de novembro a 27 de dezembro, vai estar patente no edifício da Biblioteca a exposição “Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projeta na Atualidade e no Futuro" constituída por 15 painéis acompanhada de um vídeo com cerca de 15 minutos de duração.

“Obra plástica de Álvaro Cunhal” é outra das exposições presentes. Constituída por 25 desenhos, feitos a lápis sobre papel, cujo tema é o povo, a exposição aborda questões ligadas ao trabalho, à luta, ao sofrimento, mas também à alegria e às festas. Os trabalhos foram executados entre 1951 e 1959 numa cela da penitenciária de Lisboa, onde Álvaro Cunhal passou 8 anos em total isolamento, e no Forte de Peniche, de onde se evadiu em janeiro de 1960.


No espaço da Biblioteca está também uma fotobiografia de Álvaro Cunhal que procura dar expressão a momentos significativos da sua vida, pensamento e luta: a infância e a adolescência, o período da juventude com o início da sua militância revolucionária.

Quem visitar a Biblioteca terá ainda a oportunidade de conhecer a obra literária e teórica de Alvaro Cunhal/ Manuel Tiago, estando disponíveis os títulos: “Até amanhã camaradas”, “A casa de Eulália”, “A estrela de seis pontas”, “Rumo à vitória” e “Cinco dias, cinco noites”.



Sem comentários: