Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 29 de abril de 2014

O ator Fernando Figueiredo de Fataunços, concelho de Vozela, (ver foto do lado) participa no filme "Disturbio 2" do realizador Sandro Teixeira. Deixamos aqui a sinopse do filme:
Uma noite dramática junta três vidas que irão mudar para sempre. Bianca uma adolescente aparentemente normal vive um drama familiar, João procura saídas para resolver os seus problemas e mudar de vida, mas da pior forma, Carlos é esquizofrénico, toxicodependente e muito influenciável. As três vidas vão se cruzar mas ao mesmo tempo separar-se, numa história que pretende revelar alguns distúrbios de típicos de jovens problemáticos. Se és jovem, procura saber se esta é a tua essência?

Em breve Iremos realizar uma entrevista ao realizador Sandro Teixeira que estará disponivel na nossa tv:    http://viriatotv.webs.com

De salientar que a 18 de Maio vai estrear o "DISTUBIO 3" onde o mesmo ator vai entrar. 






quinta-feira, 24 de abril de 2014

ASSINATURA DE PROTOCOLO

Terá lugar este domingo, 27 de Abril, pelas 15 horas, nos Paços do Concelho, o ato público de assinatura do protocolo de cooperação entre o Município de Viseu e o Ministério da Administração Interna – Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos, tendo em vista a cedência ao Município de espaços do antigo edifício do Governo Civil.


Participam deste ato o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Almeida Henriques quer viseenses com "voz ativa" 

no Centro Histórico


Estratégia para a revitalização do Centro Histórico de Viseu foi hoje apresentadaO Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, desafiou hoje os viseenses a terem uma “voz ativa” no futuro do Centro Histórico da cidade.
Almeida Henriques fez esse apelo na apresentação à imprensa da proposta de estratégia para a revitalização do Centro Histórico (em anexo), que foi hoje colocada a consulta e debate públicos.
“Reabilitar com Paixão, Recuperar o Coração” é o título da estratégia, disponível no sítio web do Município, em www.cm-viseu.pt. Na página é possível deixar um comentário ao documento que será entregue à equipa responsável pela coordenação da estratégia.
“O Centro Histórico é uma paixão. Não uma paixão apenas do presidente da Câmara, mas uma paixão dos viseenses. Este é o coração antigo da cidade, mas é também o lugar onde os viseenses têm o seu coração”, afirmou Almeida Henriques.
Prometendo dedicar os próximos dois meses ao debate público da estratégia, o autarca sublinhou que “as pessoas estarão no centro desta estratégia e no centro do processo. As pessoas terão de ser a alma do projeto de revitalização do Centro Histórico”. A primeira reunião participativa está já agendada para 7 de Maio e reunirá os comerciantes do Centro Histórico e a Associação de Comerciantes do Distrito de Viseu. Seguir-se-ão reuniões com residentes, o Conselho Estratégico de Viseu e o Conselho Municipal da Juventude, entre outras. No encontro com jornalistas, o Presidente da Câmara de Viseu afirmou não desejar “nem uma reabilitação de fachada nem um debate de fachada. Também não desejo uma democracia episódica, de quatro em quatro anos”. Reabilitar, repovoar e revitalizar o Centro Histórico de Viseu é o triplo objetivo da estratégia apresentada, para uma década, que é também o horizonte da aplicação de um novo quadro comunitário de apoio.
Dos 628 edifícios do Centro Histórico, 152 estão em mau estado de conservação, sendo a maior percentagem do edificado anterior a 1945. No período de 2006 a 2013 foram genericamente reabilitados 45 edifícios envolvendo a promoção privada. No período de 2001 a 2013 foram reabilitados, por ação da “Viseu Novo SRU”, 11 edifícios que envolveram um investimento global de cerca de 4,8 milhões de euros.
Segundo Almeida Henriques, “é no Centro Histórico que se encontram muitos dos recursos e oportunidades para o desenvolvimento de Viseu. O potencial de desenvolvimento urbano, económico, social e turístico do Centro Histórico precisa ainda de ser concretizado. E este é um desafio coletivo”.

A “visão estratégica” apresentada no documento refere que o Centro Histórico de Viseu “será um território cultural sustentável, atrativo, dinâmico e inclusivo, que valoriza o seu património histórico, arquitetónico, simbólico e social, combina harmoniosamente funções habitacionais, turísticas e económicas, é palco de eventos relevantes e é aberto à inovação e à criatividade artística, social e económica”.

 Há rock no Mercado Municipal de Viseu


No último sábado da campanha de Páscoa no Mercado Municipal, 26 de abril, há lugar para um concerto de rock na galeria comercial. A banda Rock 4You atua a partir das 10 horas para os visitantes e vendedores do mercado.

O concerto encerra o mês da campanha "Páscoa tradicional é no Mercado Municipal", que contou com um programa de animação com mais de 15 atividades. Aulas de ginástica e da atividade sénior, rastreios de saúde, atividades infantis alusivas à Páscoa, ações de sensibilização, visitas guiadas e concertos foram algumas das iniciativas que deram uma nova vida ao Mercado Municipal de Viseu durante as últimas semanas.


A próxima campanha terá lugar em junho e será dedicada aos santos populares
Da parte da manhã, a iniciativa será apresentada em reunião descentralizada e pública de Câmara Municipal, que se realiza a partir das 09H30, no Multiusos de Vila Chã de Sá, na União de Freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá.

A iniciativa está integrada no programa “Viseu Sénior” e realiza, semanalmente, entre fevereiro e dezembro de 2014, 157 aulas, orientadas por 12 técnicos especializados, num total de mais de 5700 horas de prática desportiva assistida.

Os 46 parceiros locais do Município representam um acréscimo de 20 por cento de participantes face à iniciativa de 2013, num total de 1731 inscritos e de 78 grupos de atividade. 30 por cento dos inscritos é isento de qualquer pagamento.

Os números globais serão apresentados esta tarde, na sessão de assinatura de protocolos, depois do acompanhamento da aula de um grupo local, organizado pela Associação Amigos de Fragosela.

À data, o programa completa a nona semana de atividade, tendo a sua conclusão prevista a 13 de Dezembro.


Para Almeida Henriques, “esta iniciativa e a sua organização descentralizada são um orgulho para a comunidade e uma prova de eficiência coletiva. São também a demonstração de ‘carne e osso’ do padrão elevado de qualidade de vida em Viseu!”

Almeida Henriques lança amanhã em consulta pública proposta de estratégia de revitalização do Centro Histórico de Viseu


O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, realiza amanhã,  quinta-feira, pelas 15H30, no edifício da futura incubadora de empresas do Centro Histórico (antigo edifício dos Bombeiros Voluntários), na rua do Comércio, a apresentação pública da proposta de estratégia de revitalização do Centro Histórico de Viseu, que entra nessa data em processo de consulta e debate públicos.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, celebra esta quarta-feira, 22 de Abril, pelas 18 horas, na Junta de Freguesia de Fragosela, 46 protocolos de cooperação com entidades parceiras, de 22 freguesias, da iniciativa “Atividade Sénior”.


Nas palavras de Almeida Henriques, “é este grande músculo coletivo que garante a maior edição de sempre do programa de atividade física e desportiva para os seniores em Viseu”.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, assinalou no dia 23 de abril esta manhã, pelas 09H30, na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, em Viseu, o Dia Mundial do Livro, numa iniciativa com 75 crianças do 1º ciclo do Ensino Básico.

Almeida Henriques lerá às crianças, alunos das Escolas Básicas de São Salvador e Póvoa de Abraveses, o conto de Mia Couto “O Gato e o Escuro”, publicado em Portugal pela Editorial Caminho.

Entre outros motivos, Mia Couto constitui um autor da predileção de Almeida Henriques “pela forte evocação de memórias, de imagens e sons da infância passada em Moçambique e pelas virtudes de criação de literária na fala livre e viva do povo”. Almeida Henriques celebra hoje protocolos de cooperação com 46 parceiros para o programa “Atividade Sénior”

domingo, 20 de abril de 2014

Município promove 

Programa de Atividades de Tempos Livres (ATL)  


À semelhança dos anos anteriores, o Município de Oliveira de Frades está a promover Atividades de Tempos Livres (ATL), durante a interrupção letiva das férias da Páscoa, onde participam várias crianças de todo o concelho.  Durante este período, os participantes desfrutam de diversas atividades, tais como: visitas ao Museu Municipal, ao Parque Desportivo e ao Parque Infantil, participação no atelier de cozinha, realização de caminhadas, de jogos tradicionais e de um encontro de gerações com os utentes do Lar da Misericórdia Nossa Sr.ª dos Milagres, visitas pedagógicas à Anta de Arca e à Fábrica das Águas do Caramulo, etc. Com esta iniciativa visa-se, assim, suprir as necessidades das famílias, que por motivos profissionais, necessitam deste apoio, promovendo agradáveis momentos de convívio e entretenimento entre as crianças

Biblioteca Municipal 

de Oliveira de Frades recebe Exposição de Pintura 

 
Está patente na Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades a Exposição de Pintura (óleo e pastel) da autoria de Cláudia Soeiro. Esta exposição designada “Improviso” dá, assim, a conhecer um conjunto de trabalhos desta jovem artista, durante os meses de abril e maio

Exposição de serigrafia no

 Museu Municipal de Oliveira de Frades  


Encontra-se no Museu Municipal até ao dia 27 de abril uma exposição de serigrafia de Juliana Ferreira. Esta jovem artista nasceu em 1985 na Régua e é doutoranda de arte e investigação na “Facultad de Bellas Arts de San Carlos da Universidad Politecnica de Valencia”. A exposição denominada “Mil Caras” é um projeto de estruturação do retrato de autores que no seu tempo foram a vanguarda dos movimentos em que mais tarde se inseriram. Na criação e desconstrução da imagem, surgem registos diferentes que com elementos comuns das suas obras, refletem as “Mil Caras” destes autores (Pablo Picasso, Salvador Dali, Frida Kahlo…), dos quais por vezes não se reconhecem os rostos. Pela valia deste projeto, esta exposição merecerá, certamente, a sua visita. 
Desperdício Alimentar é o tema da XI Assembleia Municipal da Juventude

O Município de Vouzela vai promover, no próximo dia 28 de abril, pelas 10h30, no Auditório Municipal, a XI Assembleia Municipal da Juventude, subordinada ao tema “Desperdício Alimentar”

À semelhança de edições anteriores, cerca de 30 jovens dos vários níveis de ensino das escolas do concelho irão refletir e expor as suas opiniões relativamente ao tema em debate.


A iniciativa, organizada pelo Município de Vouzela e que conta com o apoio do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, do Agrupamento de Escolas de Vouzela e da Escola Profissional, será transmitida em direto pela VFM.
Espólio do Museu de Vouzela em exposição permanente

A Sala de Exposição Permanente do Museu Municipal de Vouzela tem patente uma mostra com as mais importantes peças do espólio deste Museu.

Por entre vidros, objetos cerâmicos e metálicos e esculturas surgem memórias do passado renascidas deste conjunto de peças de inegável valor, sobretudo sentimental.

Pessoas sem rosto, mas de boa vontade, ou entidades reconhecidas contribuíram para a criação deste espaço museográfico, o primeiro da região de Lafões, com expressivas doações que, desde as origens do Museu, fazem parte do seu acervo, engrandecendo o património cultural local.
Flávia Lopes do Vasconha BTT Vouzela em 2º lugar na Maratona do Centro

Tiago Ferreira e Tânia Neves venceram, no passado dia 23 de março, a Maratona do Centro, a primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas (XCM), que foi disputada na Batalha.

O Vasconha BTT Vouzela esteve presente com 6 atletas, destacando-se o 2º lugar na geral e elites femininas da atleta Flávia Lopes. Os restantes atletas, João Marques, Luís Cunha, Marco Anileiro, Paulo Neves e Tiago Ribeiro, tiveram uma participação muito positiva, alcançando no final um honroso 24º lugar por equipas.

A segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de XCM Sport Zone é a Maratona de Mortágua, agendada para o dia 13 de abril. 

O Vasconha BTT Vouzela agradece a todos os que têm apoiado e acreditado no projeto, nomeadamente ao César Pinho da PernaLonga, Joel da Viselbi, Santa Cruz Bicycles, Cofides, Sosel – Corretor de Seguros, Rodosport, Município de Vouzela, Castânea Sativa, Cliria, e União das freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas
Nadadores de Vouzela participam no Torneio Zonal Norte

O Torneio Zonal de Natação, da Zona Norte, para infantis, realizou-se em Cantanhede no passado fim de semana, de 28 a 30 de março, reunindo 340 nadadores de 45 clubes, representando todo o espaço geográfico a norte de Coimbra.

A ACRTCMV esteve presente com os seus três nadadores infantis, todos apurados para a prova, tendo-se distinguido a Cláudia Madeira, com um 4º lugar nos 100 m mariposa com 1.16,96 m, a apenas 0, 59 s da medalha, além de um 7º lugar nos 200 m estilos com 2.50,44 m  e um 8º lugar nos 100 m costas com 1.18,26 m, todas melhores marcas pessoais.

De realçar que a marca dos 100 m mariposa constitui mínimos para estar presente no Campeonato Nacional de Infantis, em julho.

Hugo Almeida melhorou a sua marca nos 100 m costas (11º) com 1.08,97, a escassos 10 centésimos do mínimo para o Campeonato Nacional e aos 400 m livres (17º) para 4.43,18 m sendo ainda 13º nos 1500 m e livres 24º aos 200 m livres.

Leandro Rodrigues fez a sua estreia em provas nacionais melhorando a sua marca aos 200 m livres (20º) para 2.24,38 e sendo 11º aos 100 m bruços com 3.10,71 m.


O Presidente da Direção, Delfim Ferreira, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Vouzela, dos Encarregados de Educação e das empresas Caixa de Crédito Agrícola Mútua de Lafões, Trapézio de Ideias, Castanea Sativa, Lda, SOSEL Corretora de Seguros, Sequeira & Sequeira, Queijos Paiva e VouzelPastéis, lda.
Presidente da Câmara de Vouzela recebeu alunos bolseiros

O Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, recebeu no passado sábado, dia 12 de abril, durante a manhã, no Salão Nobre, os alunos do ensino superior que recebem uma bolsa de estudo da autarquia. Também presente na sessão esteve a vereadora da Ação Social, Carla Maia e o vereador da Educação, Carlos Lobo.

Com a iniciativa, o autarca pretendeu conhecer e felicitar pessoalmente os 12 jovens bolseiros pelos bons resultados alcançados, bem como solicitar-lhes um maior envolvimento na promoção e valorização do concelho e também uma maior participação na vida cívica da freguesia a que pertencem.


As bolsas de estudo representam um encargo anual para a autarquia de 12.750 euros. 
Sara Sousa Campeã nacional 50m Mariposa

Sara Sousa sagrou-se Campeã Nacional nos 50 metros Mariposa nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Juniores, que se realizaram de 4 a 6 de abril, no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra.

A nadadora da ACRTCM VOUZELA atingiu a sua vigésima medalha em Campeonatos Nacionais, alcançando o seu 13º Titulo Nacional.


A vouzelense obteve ainda dois segundos lugares e um terceiro lugar nestes campeonatos. 

Vouzela recebe XI Encontro Concelhio de Cantares às Almas Santas


A Igreja da Misericórdia, em Vouzela, vai receber, no dia 13 de abril, a décima primeira edição do Encontro Concelhio de Cantares às Almas Santas, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Escola Profissional de Vouzela.

O programa começa pelas 19h30, com o reviver da tradição do Amentar as Almas nas várias localidades/ ruas da vila, seguindo-se, às 20h30, na Igreja da Misericórdia, o encontro concelhio.

Esta edição contará com a atuação do Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas; do Grupo de Cantares da Associação Social Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato; do Grupo de Cantares às Almas Santas de Alcofra; do Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira; do Grupo de Cantares às Almas Santas de Albitelhe; do Grupo de Trajes e Cantares de Cambra; do Grupo de Trajes e Cantares de Loumão; do Grupo de Cantares da Associação “Os Amigos de Levides”; do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico “ As Capuchinhas de S. Silvestre”; do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Fornelo do Monte e do Grupo de Cantares da Sociedade Musical de Paços de Vilharigues.

A iniciativa conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela.


Atividade solidária 
“Motor de Sonhos” 
realiza-se em Vouzela

“Motor de Sonhos” é o nome da atividade solidária de apoio à ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões que se realizará no próximo dia 24 de abril, pelas 14h30, na Alameda D. Duarte de Almeida.

A atividade é organizada pela Promolafões, em parceria com o Município de Vouzela, Associação Empresarial de Lafões (AEL) e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Durante a tarde, haverá carros de corrida, karts, desfile motard, desportos radicais, demonstração freestyle com Rodrigo Correia, trial, stunt riding com Paulo Matias, karaté, entre outras iniciativas abertas à população.

A organização espera reunir todas as pessoas apoiadas pela ASSOL (cerca de 400), familiares das mesmas, instituições, empresários, profissionais da área de recursos humanos e comunidade em geral, com o intuito de proporcionar um dia "D" de diferente a quem muitas vezes supera dias "D" de descaso, dificuldades e desrespeito, mas que, no entanto, vence a cada dia o “D” de deficiência.




quinta-feira, 17 de abril de 2014

"Tons da Primavera" 
marca o arranque 
do "Viseu & Vinho Dão Festa "

     A iniciativa "Tons da Primavera" terá início esta sexta-feira, 11 de abril, e marca o arranque do programa de eventos "Viseu e Vinho Dão Festa", organizado pelo Município de Viseu em 2014, em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) e a Comissão Vitivinícola do Dão, para promover os vinhos do Dão e o concelho como destino vinhateiro.
             O evento "Tons da Primavera" traz ao centro histórico, na rua Formosa, um programa de provas e degustações de mais de 20 produtores de vinhos do Dão, que funcionará na instalação "Entre Aduelas" do arquiteto Álvaro Pereira. Será acompanhado de animação de rua, nos dias de sexta-feira, sábado e domingo, entre as 16H e as 20H30.
             Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, «os vinhos fazem parte do coração da cidade. Viseu e o Dão estarão de braço dado numa estratégia de promoção nova, que liga os vinhos ao turismo, à cultura e à mesa da Beira Alta.» 

                 "Tons da Primavera" é o primeiro dos eventos da iniciativa “Viseu & Vinho Dão Festa” que o Município de Viseu promove em 2014. Em setembro, é organizada, pela primeira vez, a “Festa das Vindimas” e, em dezembro, a iniciativa “Vinhos de Inverno”.
Via Sacra marca início da Semana Santa 

São esperadas cerca de 5 mil pessoas para assistir ao evento

A encenação da “Via Sacra” marca o início da Semana Santa em Viseu, este domingo, 13 de abril, pelas 21 horas.
O percurso da representação tem início na escadaria da Igreja dos Terceiros e percorre, em cortejo, algumas ruas do Centro Histórico, tendo como palcos o Jardim das Mães, o Mercado 2 de Maio, a Praça D. Duarte e o Adro da Sé.
A Via Sacra resulta de uma parceria do Município de Viseu com a Paróquia do Campo, através do Grupo de Teatro Ondas do Campo, e envolve mais de meia centena de atores. Da autoria do Padre João Bezerra, esta encenação de inspiração bíblica deverá atrair cerca de 5 mil pessoas que acompanham o cortejo.
O trânsito estará condicionado nas zonas que constituem o percurso da iniciativa.
Vouzela recebe 1ª etapa do Trofeu Enduro BTT/ Vodafone 2014

O Vasconha BTT Vouzela, em parceria com o Município de Vouzela, vai promover nos próximos dias 26 e 27 de abril, a 1ª Etapa do TROFÉU ENDURO BTT / VODAFONE 2014.

O Troféu Enduro BTT Vodafone (TE) é constituído por competições de Enduro em BTT, que ocorrem em circuitos marcados por um número variável de Provas Especiais Cronometradas (PEC). A pista vai incluir uma mistura de caminhos e trilhos estreitos e largos, lentos e rápidos, sobre uma mistura de superfícies off-road.

Este será o primeiro “ENDURO DE VOUZELA – Powered by SANTA CRUZ”, pelo que a ênfase do percurso vai estar na diversão do piloto, num traçado que pretende realçar não só as qualidades técnicas e físicas do BTT/All-Mountain, mas também a beleza natural e paisagística dos nossos trilhos e da nossa região.

A organização disponibilizará a todos os atletas um ponto de abastecimento e hidratação durante a prova, bem como uma refeição no final. Disponibilizará ainda banhos e lavagem de bicicletas para os atletas, quer no dia da prova, quer no sábado, dia dos reconhecimentos.

A PERNALONGA Bikes &Companhia e a VISELBI – Loja de Bicicletas estarão presentes nos dois dias com stand de exposição a promover os seus produtos e a contemplar os participantes com assistência técnica e mecânica.

Complementando a prova, a organização levará a efeito algumas atividades direcionadas para as famílias e acompanhantes dos atletas.

A zona de meta, secretariado e exposição será na Alameda D. Duarte de Almeida (em frente à Câmara Municipal), no centro da vila de Vouzela.

Para mais informações, os interessados poderão contactar a organização através do mail
vasconhabtt@gmail.com ou do telemóvel 964 485 583.


Inscrições atletas federados [20€]: 
www.uvp-fpc.pt


Inscrições atletas não federados [30€]: 
www.endurovouzela.blogspot.ptNIB: 0045 3190 40243062402 14. A inscrição só é válida quando enviado o comprovativo de pagamento, via mail (vasconhabtt@gmail.com).


Data limite para efetuar a inscrição: até as 24h do dia 23 de abril.


Regulamento Troféu Enduro BTT Vodafone 2014: 
www.uvp-fpc.pt
Associação de S. Miguel do Mato participa no 3º Termas Andebol Cup

Numa organização APAE SUL, irá decorrer, nos próximos dias 11, 12 e 13 de abril, a 3.ª edição TERMAS ANDEBOL CUP.

Serão esperados no torneio centenas de atletas de vários pontos do país, estando o concelho de Vouzela representado pela ASSOCIAÇÃO SOCIAL CULTURAL E DESPORTIVA DE S. MIGUEL DO MATO.

Os jogos irão decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo de Vouzela, entre as 9h e as 19h dos dias 11 e 12 de abril e as 9h e as 12h do dia 13 de abril.


A iniciativa conta ainda com o apoio dos municípios de Vouzela e  São Pedro do Sul. 
D’Orfeu apresenta “Reportório Osório” no cine-teatro de Vouzela

O cine-teatro João Ribeiro vai recebeu, no dia 12 de abril, pelas 21h30, o espetáculo “Reportório Osório”, a mais recente criação da d’Orfeu – Associação Cultural de Águeda.

O espetáculo insere-se na programação do ABRILIVRO, da Biblioteca Municipal de Vouzela, e é co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

“Reportório Osório” é uma coleção de canções, aliando a escrita sagaz de Luís Fernandes à magistral música de Luís Cardoso. Um desfiar de hist...órias pessoais no masculino, quase sempre íntimas, do dilema ao dilúvio em poucas estrofes. O quotidiano das relações afectivas transformado em canções irónicas (para não lhes chamar heróicas), em que a teatralidade da interpretação só reforça o perfil de cada personagem. O resto são... canções, as mais belas canções de umor.

Câmara Municipal de Viseu “poupa” 21 milhões para honrar compromissos e investir na coesão local
Reabilitação dos pavilhões desportivos “Cidade de Viseu” e da Escola Secundária Viriato avança em 2014, garantiu Almeida Henriques


O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, garantiu hoje em reunião de Câmara Municipal a aprovação de um reforço orçamental para 2014 na ordem dos 10 milhões de euros.

Este reforço resulta do saldo apurado na execução orçamental de 2013, na ordem dos 21 milhões de euros.

Almeida Henriques destacou que metade deste valor será canalizado para o cumprimento de compromissos financeiros do Município e a restante parte para algumas das apostas do Programa “Viseu Primeiro 2013/2017”, “com particular impacto no investimento, desenvolvimento económico e coesão local”.

Entre essas apostas, contam-se a transferência de meios para o desenvolvimento local através das freguesias (que ascende a 3 milhões de euros), a regeneração urbana (com mais 500 mil euros), a revitalização do Centro Histórico (com mais 200 mil euros para arranque da intervenção na Casa da Calçada), a reabilitação de pontos críticos na rede viária e na execução do PDM (com cerca de 1,5 milhões de euros) e a regeneração de equipamentos desportivos municipais (com cerca de 520 mil euros), como o futuro Pavilhão “Cidade de Viseu” (INATEL) e o pavilhão desportivo da Escola Secundária Viriato.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “este reforço orçamental é uma boa notícia para os viseenses. Certifica a saúde financeira do Município, mas sobretudo permite honrar compromissos contratuais, responder à urgência de situações críticas e dar mais fôlego à execução da nossa estratégia de desenvolvimento.”

No cômputo deste reforço orçamental, foi também considerado o aumento da dotação do Orçamento Participativo para 2014 (de 50 para 75 mil euros), que será lançado ainda no primeiro semestre, e uma disponibilidade de 100 mil euros para investimento na qualificação do Aeródromo Municipal. “São sinais importantes: um para a comunidade, outro para os investidores”, sublinhou Almeida Henriques.

A Câmara Municipal de Viseu aprovou também nesta sessão o apoio a 9 famílias carenciadas do concelho, através da elaboração de projetos de reabilitação de habitações e da atribuição de subsídios para obras no valor de 22 mil euros.

O Presidente da Câmara Municipal anunciou também a aprovação da Câmara do acordo negociado com a organização da Volta a Portugal em Bicicleta, que prevê um patrocínio do Município na ordem dos 325 mil euros (acrescido de IVA) ao evento e a sua passagem no concelho de Viseu nas edições de 2014 e 2015.

Almeida Henriques salientou que “este é um evento de grande impacto nacional e de grande cobertura mediática que ajuda a promover Viseu como destino turístico e de investimento. Este é um investimento racional, positivo e com grande retorno.”
Vouzela e Murtosa são os primeiros municípios a aderir às Parcerias pela Biodiversidade

Os Municípios de Vouzela e da Murtosa são as duas primeiras autarquias do país a aderir às Parcerias pela Biodiversidade, uma rede de municípios portugueses com áreas classificadas nos seus territórios, que irão colaborar com a Quercus para exigir que os referidos concelhos possam ser descriminados positivamente com mais receitas e mais investimento público dirigido à sua valorização económica e ambiental.

O protocolo entre as autarquias e a Quercus vai ser assinado no próximo dia 22 de abril, data em que se assinala o Dia Mundial da Terra, pelas 9h30, em Vouzela e pelas 11h45 na Murtosa.

O trabalho em parceria visa, especificamente:
·         exigir o aumento dos valores transferidos para os Municípios com áreas classificadas, por via de uma melhor ponderação dos coeficientes de alocação previstos na Lei das Finanças Locais e provenientes de outros impostos;
·         incrementar a alocação de fundos nacionais e comunitários para se efectuarem investimentos privados que possibilitem a criação de empregos ligados à preservação e valorização da biodiversidade;
·         promover localmente o empreendedorismo ligado ao ambiente, para que se estimule a valorização sustentável das áreas classificadas;
·         propor modelos alternativos de fiscalidade que discriminem positivamente os investimentos e as atividades económicas, cuja área de intervenção se situe em áreas classificadas;
·         implementar estratégias locais de conservação da biodiversidade e de adaptação às alterações climáticas, que envolvam ativamente as comunidades locais, as quais poderão passar pela criação de áreas protegidas locais e estabelecer projectos/candidaturas conjuntos a fundos comunitários, sempre que tal for útil para o interesse colectivo e demonstrar a justiça das reivindicações atrás referidas.

Na sessão estarão presentes 
Vouzela assinala 40 anos do 25 de abril

O concelho de Vouzela vai assinalar os 40 anos do 25 de abril com um conjunto de iniciativas destinadas à população em geral e que decorrerão nos dias 25, 26 e 28 de abril.

O programa tem início no dia 25, pelas 9h, com a realização da Assembleia Municipal que inclui uma sessão solene evocativa dos 40 anos do 25 de Abril e à mesma hora realiza-se a segunda edição da estafeta 25 de abril.

À tarde, pelas 15h30, tem lugar, na Alameda D. Duarte de Almeida. o concerto da Sociedade Musical Vouzelense e às 20h, no cine-teatro, a tertúlia “25 de abril – 40 anos de memórias”. A noite termina com um espetáculo do grupo “Vozes da Terra” pelas 22h, também no cine-teatro João Ribeiro.

No sábado, dia 26 de abril, pelas 21h30, o cine-teatro vai receber uma peça alusiva ao 25 de abril protagonizada pelos alunos da Universidade Sénior de S. Pedro do Sul e encenada por Jaime Gralheiro.

As comemorações terminam no dia 28 de abril, pelas 10h, com a XI Assembleia Municipal da Juventude, este ano alusiva ao tema desperdício alimentar e que contará uma vez mais com a presença dos alunos dos vários níveis de escolaridade do concelho.


As comemorações dos 40 anos do 25 de Abril são organizadas pela Câmara Municipal de Vouzela e contam com o apoio da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, Juntas de freguesia, Sociedade Musical Vouzelense, ADDA, Grupo Vozes da Terra, ACR Cambra e Sequeira & Sequeira. 
Numa organização da Associação D. Duarte de Almeida,
III Torneio de Ténis de Mesa no Pavilhão Gimnodesportivo de Vouzela

A Associação D. Duarte de Almeida (ADDA) vai promover no dia 15 de abril, a partir da 9h30, no Pavilhão Gimnodesportivo de Vouzela, o III Torneio de Páscoa na modalidade de ténis de mesa.

A atividade destina-se a atletas femininos e masculinos dos seguintes escalões: -10 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 a 18 anos.

Os interessados poderão efetuar a sua inscrição até ao dia 4 de abril através dos contactos: 968 192 837, 966 474 717 ou addalmeida@gmail.com


O torneio conta com o apoio do Município de Vouzela, Agrupamento de Escolas de Vouzela e Sequeira & Sequeira.  

Pastel de Vouzela vence
 concurso nacional de doçaria conventual

O pastel de Vouzela venceu, na categoria massas folhadas ou fritas, a terceira edição do Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa, organizado pelo CNEMA – Centro Nacional de Exposições e pela Qualifica e que se realizou no dia 18 de março, em Santarém.

Segundo a organização, este certame pretende ser uma forma de motivar os doceiros para continuarem a respeitar as receitas e o uso dos ingredientes tradicionais, que permitem manter a qualidade, a genuinidade e a diferença dos doces conventuais portugueses e de divulgar a genuína doçaria conventual portuguesa. 

A concurso estiveram nove categorias (Ovos Moles de Aveiro, doces à base de gemas de ovos; doces à base de ovos e amêndoa; doces à base de amêndoa; pão de ló, arrufadas e similares; doces à base de massas folhadas ou fritas; doces à base de clara de ovo; doces de fruta e rebuçados ou outros produtos de confeitaria), tendo sido avaliadas 27 amostras oriundas das mais diversas zonas do país.

O pastel de Vouzela foi apresentado a concurso, nesta edição, pelo produtor Joaquim Jesus Rodrigues, de Vouzela, uma participação que surgiu de um sorteio com os restantes produtores de pastéis de Vouzela e que determina a rotatividade dos mesmos.

Uma vitória que deu também mais substância ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Vouzela com a Associação dos Pasteleiros dos Pasteis de Vouzela, nomeadamente na criação de logótipo do pastel de Vouzela e no apoio ao registo da marca feito junto do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, um registo que impede que outras pessoas utilizem o nome e o símbolo registado em pastéis que não cumpram as regras constantes do caderno de Especificações do Pastel de Vouzela, e por conseguinte uma forma de impedir falsificações do produto.



Viseu Estaleiro-Escola


Tem lugar no dia 16 de abril, quarta-feira, pelas 15 horas, nos Paços do Concelho, o ato público de assinatura do protocolo de cooperação institucional entre o Município de Viseu, a Universidade Católica Portuguesa, o GECORPA – Grémio do Património e a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), tendo em vista a criação do “Viseu Estaleiro-Escola.

O contrato será celebrado entre o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, a Vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Maria Gil, o Presidente do GECORPA, Vítor Coias, e o Presidente da AIRV, João Cotta.

O “Viseu Estaleiro-escola” traz a Portugal um conceito de formação profissional alternativa e de laboratório aplicado, voltado para a reabilitação de património em contexto real, sendo destinado a jovens interessados num percurso profissionalizante, desempregados e quadros de empresas na área da construção. Deverá estar no terreno já no próximo ano. Nos projetos que serão desenvolvidos, intervirão também estudantes do ensino superior nos domínios da arquitetura e da reabilitação.

O projeto, pioneiro no país, ambiciona criar uma nova oferta de formação de competências nos domínios da reabilitação do património edificado, contribuindo ao mesmo tempo para o reforço da dinâmica de regeneração do centro histórico de Viseu. A atividade deste centro de formação privilegiará ainda a intervenção em edifícios habitacionais para fins sociais, em zonas rurais do concelho.

A coordenação científica e técnica do “Viseu Estaleiro-Escola” será assegurada pela Universidade Católica Portuguesa e pelo GECORPA. O projeto será candidatado a financiamento comunitário do novo QREN, que vigorará entre 2014 e 2020.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Autarquia de Vouzela atribui 12 bolsas de estudo a alunos do ensino superior

O Município de Vouzela atribuiu recentemente 12 bolsas de estudo, entre os 75 e os 200 euros mensais, a alunos do ensino superior.

Relativas ao ano letivo 2013/ 14, as bolsas foram concedidas mediante critérios de notas obtidas e rendimentos familiares e serão atribuídas durante dez meses. No total, representa para a autarquia um investimento anual de 12.750 euros.

Este incentivo tem como objetivo possibilitar uma efetiva igualdade de oportunidades no sucesso escolar dos alunos do concelho e de assegurar a continuidade dos estudos a alunos com dificuldades financeiras.


O executivo da Câmara Municipal de Vouzela considera estes subsídios fundamentais, na medida em que proporcionam apoio àqueles que, não obstante a situação financeira da família, pretendem concluir a sua formação profissional. 
Autarquia de Vouzela atribui 12 bolsas de estudo a alunos do ensino superior

O Município de Vouzela atribuiu recentemente 12 bolsas de estudo, entre os 75 e os 200 euros mensais, a alunos do ensino superior.

Relativas ao ano letivo 2013/ 14, as bolsas foram concedidas mediante critérios de notas obtidas e rendimentos familiares e serão atribuídas durante dez meses. No total, representa para a autarquia um investimento anual de 12.750 euros.

Este incentivo tem como objetivo possibilitar uma efetiva igualdade de oportunidades no sucesso escolar dos alunos do concelho e de assegurar a continuidade dos estudos a alunos com dificuldades financeiras.


O executivo da Câmara Municipal de Vouzela considera estes subsídios fundamentais, na medida em que proporcionam apoio àqueles que, não obstante a situação financeira da família, pretendem concluir a sua formação profissional. 
CPCJ de Vouzela promove formação sobre risco e perigo

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Vouzela (CPCJ), em parceria com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, vai promover no dia 1 de abril, das 10h às 17h, uma sessão de formação subordinada ao tema “O Risco e o Perigo – O papel da CPCJ na intervenção na e com a comunidade”.

A iniciativa, que terá lugar no Auditório do Centro de Saúde de Vouzela, destina-se aos técnicos e comissões alargadas das CPCJ de Vouzela, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul, à Equipa Local de Intervenção de Vouzela, organismo sedeado no Centro de Saúde de Vouzela, e aos diretores dos agrupamentos de escolas de Vouzela e Escola Profissional.

A formação tem como objetivo dotar todos os elementos das comissões de um referencial de conceitos como: o modelo existente de proteção das crianças e jovens em risco, o papel das entidades de primeira linha, o papel da comissão, o modelo de intervenção e o conceito de risco e perigo