Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Câmara Municipal avança com cooperação com a Associação de Criadores de gado da Beira Alta (ACGBA) e a CAP


O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, garantiu hoje, quinta-feira, a criação de um gabinete de apoio ao agricultor em Viseu. O serviço deverá estar em funcionamento por altura da época das colheitas, no início do Outono.

A iniciativa foi aprovada na reunião de Câmara e passará por uma cooperação com a Associação de Criadores de Gado da Beira Alta (ACGBA) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que serão responsáveis pela criação e o funcionamento deste serviço especializado de apoio ao pequeno agricultor. O Município assegurará a cedência de um espaço no Mercado 21 de Agosto para a instalação do Gabinete.

Almeida Henriques explicou que “a lavoura é um pulmão da economia local e o mundo rural um traço da identidade do território. Este novo serviço visa dar-lhe mais fôlego, apoiando os pequenos agricultores, novos pequenos investidores e o regresso à terra”. O Presidente da Câmara Municipal destacou ainda que “com esta cooperação dá-se cumprimento a outro dos compromissos do programa Viseu Primeiro”.

A Câmara Municipal de Viseu aprovou ainda, na reunião desta quinta-feira, um protocolo de cooperação com a Polícia de Segurança Pública (PSP) tendo em vista a remoção, parqueamento e cobrança de taxas de automóveis abandonados na via pública ou estacionados em violação do código da estrada ou de disposições municipais.

A Câmara Municipal de Viseu aprovou também nesta sessão o apoio a 16 famílias carenciadas do concelho, para despesas de recuperação de habitações e encargos de saúde, no valor de 9 mil euros, no âmbito do Programa “Viseu Solidário”.


Museus de Viseu assinalam Dia Internacional com mais de 30 iniciativas

Comemora-se neste fim-de-semana o Dia Internacional dos Museus e Viseu associa-se a este evento com mais de 30 iniciativas. Visitas guiadas, ateliês e oficinas pedagógicas, percursos, concertos e animações de rua marcarão o próximo sábado e domingo na cidade e no concelho.

A entrada será gratuita a todo o público no Museu Grão Vasco, Museu da Misericórdia, no Tesouro da Sé e nos Museus Municipais.

No sábado, 17 de maio, realiza-se a “Noite dos Museus”, onde todos os espaços aderentes prolongarão o seu horário até à meia-noite, à exceção do Museu de Várzea de Calde e do Museu do Quartzo, abertos até às 19h. Os vinhos do Dão acompanharão a experiência de visita à noite.

Para além das visitas guiadas e das exposições, a programação da “Noite dos Museus” contará com um concerto do Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão, no Largo da Igreja da Misericórdia, pelas 17h, e um roteiro histórico-cultural do Barroco, com partida na Igreja da Misericórdia, pelas 17h15.

Da parte da manhã, haverá ainda oportunidade para um ateliê de desenho infantil (dirigido por Ana Barbero), no Museu da Misericórdia, e para um ateliê artístico para adultos (dirigido pelo artista plástico Yuraldi Puentes), no mesmo espaço. As atividades estão sujeitas a inscrição prévia.

Numa noite repleta de atividades, a agenda contará ainda, pelas 21 horas, com a inauguração da Casa da Ribeira, alvo de instalação museológica e expositiva nos últimos meses.

No domingo, 18 de maio, os museus estarão abertos até às 19h00 e prometem também várias oficinas e visitas guiadas, numa agenda que se centra na temática “Museus: coleções criam conexões”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a promoção do acesso das pessoas à oferta cultural do concelho, na cidade e nas freguesias, a formação de novos públicos e o fomento da descoberta artística entre gerações constituem compromissos da política cultural em Viseu. E pela primeira vez esta iniciativa faz-se num contexto de verdadeira parceria entre todos os museus do concelho”.

Almeida Henriques apresenta “Mercado dos Lavradores” em Viseu

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e o vereador do desenvolvimento rural, João Paulo Gouveia, apresentaram esta manhã a iniciativa “Mercado dos Lavradores”, que arranca com a primeira edição já este sábado, 24 de Maio, no Mercado 2 de Maio, antigo mercado da cidade.

Almeida Henriques definiu o evento como “um bom ensaio” e “uma montra para os produtos agroalimentares que constituem a identidade e o potencial da região”. “É também mais um compromisso eleitoral que se cumpre”, sublinhou.
O “Mercado dos Lavradores” leva ao coração da cidade uma seleção do que de melhor Viseu, concelho e região, tem para oferecer em produtos alimentares, vinhos e artesanato.
Com esta iniciativa, o Município quer cumprir um duplo objetivo: revalorizar o Mercado 2 de Maio, restituindo-o à população e aos visitantes com novos usos e experiências, e trazer à cidade ativos rurais e agroalimentares produzidos por pequenos operadores, com autenticidade e qualidade reconhecidas.
Com início às 14 horas, o evento prolonga-se até às 21 horas e terá um momento dedicado a um show cooking pelo chef Diogo Rocha, da Mesa de Lemos (Quinta de Lemos). O chef fará as compras dos ingredientes na manhã de sábado no Mercado Municipal, a partir das 10 horas.


Vendedores de legumes, frutas, flores, queijos, pão, com música à mistura, e ainda o projeto “Portugal sou eu” marcam presença nesta iniciativa que voltará ao Mercado 2 de Maio no dia 28 de Junho. Nesse dia, o “Mercado dos Lavradores” será especificamente dedicado a produtos DOP, DOC e de Agricultura Biológica da região, ou com algum tipo de certificação ou de reconhecida tipicidade.

Câmara Municipal de Viseu com 1000 resoluções em menos de 7 meses

O Executivo Municipal de Viseu ultrapassou esta semana a milésima deliberação, em menos de 7 meses de mandato.
A barreira foi ultrapassada com uma deliberação relacionada com a construção da ETAR de Viseu Sul, o maior investimento ambiental atualmente realizado por um Município em Portugal.
Parte importante destas deliberações resulta de apoios sociais atribuídos a alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, transportes escolares, subsídios de solidariedade a famílias carenciadas, num total que ascende a 2 milhões de Euros. Outra fatia importante das resoluções diz respeito às medidas de descentralização e financiamento das freguesias.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a solidariedade e a qualidade de vida para todos são hoje marcas de Viseu”.

Segundo o autarca, o elevado número de resoluções da Câmara traduz também “um compromisso de modernização dos serviços municipais e de simplificação da vida dos munícipes e das empresas”.
Viseu celebra amanhã o primeiro contrato de financiamento JESSICA e recebe seminário

Viseu acolhe amanhã, quinta-feira, a partir das 15 horas, no Hotel Grão Vasco, o seminário “Programa JESSICA: Reabilitação e regeneração urbana. A experiência BPI”.
O evento é promovido pelo BPI, um dos bancos que opera o Fundo JESSICA na Região Centro, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu. Almeida Henriques, presidente da Câmara, participa da sessão de abertura, com Maria Celeste Hagatong, administradora do banco.
No seminário, serão apresentadas as oportunidades de financiamento proporcionados pelo JESSICA, através do BPI, sendo também assinado o primeiro contrato de financiamento de uma operação localizada em Viseu: a da reabilitação e modernização da Casa de Saúde de São Mateus.

O evento servirá ainda para fazer um ponto de situação do programa JESSICA, um instrumento de engenharia financeira promovido pela Comissão Europeia e pelo Banco Europeu e Investimento, que disponibiliza um mix de fundos para estimular e apoiar investimentos com retorno económico nos domínios da reabilitação e regeneração urbana. Em Portugal, o fundo JESSICA é também participado pelo QREN e pelo Estado Português.

Viseu incluída em novo plano de ligações aéreas nacionais


Almeida Henriques destaca conquista para a coesão territorial e para a competitividade da cidade-região. Requalificação já executada e certificação colocarão Aeródromo Municipal em posição vantajosa.

Viseu poderá estar ligada por serviço de voo regular para Lisboa (Tires), entre segunda e sexta-feira, já no início de 2015. O concelho e o Aeródromo Municipal estão incluídos no novo plano de ligações aéreas nacionais, com objetivos de coesão territorrial, que o Governo entregará à Comissão Europeia, tendo por base um estudo do Instituto Nacional de Aviação Civil e que dará lugar a um concurso público internacional.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, garantiu que “este é o fruto do trabalho que temos feito. Investimos na requalificação do aeródromo e nas relações de cooperação com o Governo, em muitas horas de trabalho e contactos durante vários meses. Esta é uma causa que vale a pena. A cidade-região de Viseu pode tirar partido da sua localização privilegiada, do seu potencial económico e como destino.”

A garantia dada pelo Governo ao Presidente da Câmara é de que o concurso público internacional deverá estar concluído ainda em 2014, num contrato válido para 3 anos. O custo de uma viagem de ida e volta para Lisboa deverá ficar situado nos 80 euros. Da rota fazem parte Bragança, Vila Real, Viseu, Lisboa (Tires) e Portimão.

Para Almeida Henriques, “Teremos de tirar partido desta janela de oportunidade. Manifestei ao Governo o empenho do Município em apresentar o Aeródromo em condições vantajosas. Com a certificação que está em curso, cumpriremos todos os requisitos e queremos tornar Viseu atrativo para esta operação económica. Esta será uma grande conquista! Viseu dará um salto muito positivo na sua conetividade. É a cidade-região que pode ganhar em mobilidade social e competitividade económica. A nossa atratividade turística beneficiará também. ”


A inclusão de Viseu nesta rota, a partir do aeródromo municipal, surge na sequência de outras posições já garantidas para a infraestrutura em 2014, como a futura radicação dos serviços de investigação do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), organismo do Ministério da Economia.

60 comerciantes inauguraram debate público sobre o Centro Histórico de Viseu



60 comerciantes abriram no dia 7 de maio, o debate público da proposta de estratégia de revitalização do Centro Histórico de Viseu, que entrou em consulta pública no passado dia 24 de abril e decorrerá até ao próximo mês de Junho.

Na Associação Comercial do Distrito de Viseu, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, debateu com os comerciantes as principais ideias desta proposta e recebeu algumas dezenas de contributos para a dinamização do Centro Histórico, especialmente para a revitalização comercial, o repovoamento, a animação e a atratividade turística.

A reabilitação do edificado comercial e habitacional degradado, a valorização do património e da oferta turística no espaço urbano, a promoção de Viseu em mercados de proximidade como o Porto, a animação do Mercado 2 de Maio, o reforço da oferta de estacionamento na zona histórica, a conciliação entre usos habitacionais e animação noturna, e a segurança foram alguns dos muitos dos temas em debate.


A visão estratégica apresentada no documento refere que o Centro Histórico de Viseu “será um território cultural sustentável, atrativo, dinâmico e inclusivo, que valoriza o seu património histórico, arquitetónico, simbólico e social, combina harmoniosamente funções habitacionais, turísticas e económicas, é palco de eventos relevantes e é aberto à inovação e à criatividade artística, social e económica”.

Anunciados os vencedores do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu


São já conhecidos os vencedores do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, integrado no Festival de Música da Primavera de Viseu.
Xavier Jara, músico dos Estados Unidos da América, foi sagrado como o grande vencedor da iniciativa, conquistando um prémio no valor de 6 mil euros e a participação em dois concertos, um no Festival de Música da Primavera de Viseu do próximo ano e outro no 40º Festival de Guitarra KasparMertz (Bratislava).
O júri da iniciativa, composto por Danijel Cerovic (Montenegro), Goran Krivokapich (Montenegro), Judicaël Perroy (França), Margarita Escarpa (Espanha), Paula Sobral (Portugal), Pedro Rodrigues (Portugal) e José Carlos Sousa (Portugal), elegeu para segundo lugar o guitarrista Bogdan Mihailescu, da Roménia.
O terceiro lugar foi partilhado por Marko Topchii, da Ucrânia, e Jérémy Peret, de França.
O Concurso Internacional de Guitarra, organizado pela Câmara Municipal de Viseu e pela Proviseu – Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão, atribuiu ainda o prémio da escolha do público a Marko Topchii.

A competição está integrada no Festival de Música da Primavera de Viseu 2014, que encerra no próximo domingo, 11 de Maio.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sessão de esclarecimento sobre financiamento da atividade turística contou com a presença de 50 empresários da região

O Município de Vouzela e a Turismo Centro de Portugal promoveram, hoje, dia 30 de abril, no Auditório Municipal de Vouzela, uma sessão pública de esclarecimento sobre financiamento da atividade turística.

A sessão teve como principal objetivo divulgar os instrumentos de financiamento que ainda estão disponíveis no atual quadro comunitári, bem como aqueles que se prespetivam para o próximo, o CRER 2020.

A abrir a sessão, Rui Ladeira, Presidente da Câmara de Vouzela, enalteceu o trabalho da Turismo Centro de Portugal na área do apoio à atividade turística, realçando também o trabalho de parceria desenvolvido com a autarquia de Vouzela e que "volta a dar frutos", com a realização desta iniciativa.

Rui Ladeira considera o turismo e o desenvolvimento económico dois pilares essenciais da ação do  executivo que lidera, tendo dado a conhecer algumas das medidas em curso nestas áreas, nomeadamente a criação do gabinete de apoio ao empresário, o lançamento a curto prazo da incubadora de empresas, a inauguração do albergue de montanha, um equipamento que dará apoio à rota do Caminho de Santiago, mas também ao Centro de BTT que será inaugurado em julho e a intenção de criar dois núcleos museológicos ligados à atividade ferroviária e à imprensa. O autarca espera ainda criar brevemente um pacote de programas conjuntos com especialistas na área da biologia, fotografia, alojamento e restauração para dinamização dos percursos pedestres do concelho.

Felicitando o presidente da câmara de Vouzela pelo dinamismo que está a imprimir na área do Turismo, Pedro Machado, Presidente da Turismo do Centro adiantou que as previsões apontam para o crescimento do setor, com uma previsão de 744 milhões de pessoas em todo o mundo a consumir turismo até 2030. "Por isso vale a pena investir na atividade turística, até porque pela primeira vez o turismo tem um eixo específico no próximo quadro comunitário e a informação que temos disponível é que em outubro, novembro teremos avisos abertos para o financimento deste setor", frisou. 

As apresentações versaram sobre a iniciativa Jessica (mecanismo de reabilitação e regeneração urbana), Fundo Revitalizar Centro e os Custos de Contexto (facilitação dos negócios na hotelaria e restauração.

Assistiram à sessão cerca de 50 empresários da região.


Mais de 100 betetistas participaram no Enduro de Vouzela

O concelho de Vouzela recebeu, nos dias 26 e 27 de abril, a 1ª etapa do Trofeu Enduro BTT/ Vodafone 2014, numa organização do Vasconha BTT Vouzela e do Município de Vouzela.

108 Ateltas, vindos de várias zonas do país, percorreram alguns dos trilhos mais bonitos da região. As provas especiais cronometradas (PEC) passaram por Adsamo, Covelo, Covas, Vasconha, Sacorelhe, Ponte de Ribamá, Castelo e Vouzela.

A competição foi ganha por Claudio Loureiro (MC Felgueiras/ Nobrand), tendo também subido ao pódio Lino Miguel, atleta do Vasconha BTT Vouzela, que venceu na categoria promoção (não federados).


Para a organização o balanço foi muito positivo, não só pela grande adesão de atletas e de público, mas principalmente pelo feedback dado pelos participantes que, pela excelente experiência que tiveram no concelho, pretendem voltar.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Concurso Internacional de Guitarra traz 23 músicos de 16 nacionalidades a Viseu

        O Concurso Internacional de Guitarra, integrado no Festival de Música da Primavera de Viseu, começa esta quinta-feira, dia 1 de Maio, e traz a Viseu 23 guitarristas de 16 nacionalidades.
Para além de Portugal, estão inscritos concorrentes de Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Eslováquia, Roménia, Ucrânia, Estados Unidos da América, Japão, Chile, Coreia do Sul, Polónia, Israel e México.
        A competição tem as duas primeiras eliminatórias a 1 e 2 de Maio, no Museu Grão Vasco, e a final será no domingo, dia 3 de Maio, no Viriato Teatro Municipal, às 21h30.
O júri do Concurso Internacional de Guitarra é composto por Danijel Cerovic (Montenegro), Goran Krivokapich (Montenegro), Judicaël Perroy (França), Margarita Escarpa (Espanha), Paula Sobral (Portugal), Pedro Rodrigues (Portugal) e José Carlos Sousa (Portugal).
        O Festival de Música da Primavera, realizado anualmente em Viseu, incluirá em cada edição uma competição internacional. Este ano dedicado à guitarra. O concurso de 2015 será para piano.

A programação completa e informações sobre o festival, organizado pelo Conservatório Regional de Música, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu, poderão ser encontradas em http://primavera-viseu.pt
Viseu celebra amanhã 135 anos do Mercado 2 de Maio
Encenação histórica realiza-se às 21H30, a partir da Porta do Soar. Festa prolonga-se até às 2 da manhã, com espetáculos musicais, gastronomia e artesanato


A “Festa do 2 de Maio” realiza-se amanhã em Viseu para assinalar os 135 anos do Mercado 2 de Maio, precisamente na data que lhe dá o nome.

A partir das 21h30, a cidade reviverá o acontecimento que esteve na origem da designação atribuída a esta praça do coração da cidade: a chegada vitoriosa a Viseu, no ano de 1834, das tropas liberais lideradas pelo Duque da Terceira a Viseu, que haviam derrotado as forças miguelistas.

O percurso terá início na Porta do Soar, passará pelo Jardim das Mães e pelo Rossio, terminando junto à entrada do Mercado 2 de Maio, na rua Formosa.

Logo após a encenação histórica, o Mercado 2 de Maio será aberto para música, gastronomia regional e artesanato tradicional, destacando-se o espetáculo da banda “A Presença das Formigas”.

Com a “Festa do 2 de Maio”, o Município de Viseu marca o arranque de um programa de eventos regulares, para públicos diversos, no Mercado 2 de Maio, que se realiza até ao final de Julho.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, este programa de eventos “quer trazer de novo à vida este ex-libris da cidade. Queremos reconciliar o Mercado 2 de Maio com a cidade e a população e tirar partido do seu património, da sua memória e da sua localização no coração do centro histórico”.


A “Festa do 2 de Maio” conta com as colaborações da companhia Zunzum, do Regimento de Infantaria de Viseu, do Museu Militar do Exército, da GNR, da APPACDM de Viseu, de grupos etnográficos locais de Silgueiros e Pindelo e do Orfeão de Viseu.