Município de Viseu põe 400 mil euros a concurso para apoiar a cultura
Iniciativa pioneira visa financiar projetos e eventos culturais em 2015. Almeida Henriques refere que “concurso abre um novo paradigma no apoio à cultura”
A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje o lançamento do 1º concurso municipal de apoio à cultura e à criatividade. Em 2015, o Município de Viseu destinará 400 mil euros para apoiar projetos e eventos culturais em Viseu, financiando até ao limite de 90 por cento do investimento global.
Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “este concurso abre um novo paradigma no apoio à cultura em Viseu e é uma inovação no país. Damos maior enfoque estratégico à política cultural municipal e tornamos a atribuição dos apoios mais acessível e transparente. Estimulamos ainda a lógica do cofinanciamento e das parcerias.”
“O desígnio de fazer de Viseu um polo regional e nacional relevante de cultura e de criatividade obriga-nos a ter uma política mais consistente e mais esclarecida na promoção cultural e no estímulo às criações”, justificou o autarca.
Na apresentação do programa “Viseu Terceiro”, Almeida Henriques destacou ainda a dimensão do investimento: “estes 400 mil euros destinam-se a projetos e realizações culturais autónomos em 2015, que acrescem à produção própria do Município. É um pulmão para fazer respirar a criatividade em áreas que consideramos estratégicas.”
A Câmara Municipal distribuirá o orçamento global por pelo menos duas linhas de apoio, garantindo a equidade do acesso entre “grandes projetos” e “projetos emergentes” ou entre “instituições consolidadas” e “novos atores”. O montante financeiro máximo a conceder por candidatura é de 125 mil euros.
Serão prioridades na atribuição de apoios municipais projetos ligados ao património material e imaterial; à dança, som e teatro de rua; de inclusão social e formação de novos públicos; de criação para importantes eventos municipais como a “Feira de São Mateus”, assim como grandes eventos ou festivais com potencial de impacto nacional ou internacional e atração relevante de visitantes.
O concurso deverá ser aberto nos próximos dias, decorrendo num período de 10 dias úteis, sendo as suas normas divulgadas no dia de hoje, no website do Município.
Também a adesão do Município de Viseu ao projeto de constituição da Rede Portuguesa das Autarquias Participativas foi anunciada nesta reunião de Câmara.
Almeida Henriques comunicou que “o Município de Viseu será membro fundador da Rede lançada pela Associação IN LOCO, no âmbito do projeto ‘Portugal Participa’, com a Fundação Calouste Gulbenkian”, que contará com cerca de 30 municípios.
“Temos um compromisso no desenvolvimento de uma cultura local de participação democrática. Por isso manifestámos a disposição em ajudar a lançar esta rede informal que visa promover a disseminação e a qualidade de mecanismos de democracia participativa local”, explicou o Presidente da Câmara.
Esta rede constitui uma estrutura informal e funcionará sob o formato de um consórcio, tal como a Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes, presidida atualmente por Viseu. Não representa também quaisquer custos, uma vez que a rede será animada no âmbito de um projeto financiado pela União Europeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário