Espaço de notícias da região centro

domingo, 11 de outubro de 2015

Unidade de Cuidados Continuados de Vouzela vai ter
internamentos de média duração

            A Administração Regional de Saúde do Centro, o Instituto da Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Vouzela vão assinar na próxima segunda-feira, dia 28, uma adenda ao contrato-programa da Unidade de Cuidados Continuados de Vouzela.
            A cerimónia de assinatura irá decorrer nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela, pelas 14h00, e contará com a participação do Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, José Manuel Tereso, do Diretor do Centro Distrital de Viseu do Instituto da Segurança Social, Telmo Antunes, e do  Provedor da Misericórdia, Eugénio Lobo.
            A adenda que vai ser assinada permite que a instituição, que até aqui só tinha contratualizadas camas para internamentos de Longa Duração e Manutenção, possa agora ter também camas para internamentos de Média Duração e Reabilitação. Assim, das 31 camas que a unidade possui, 11 serão destinadas a internamentos de média duração.
            Com a assinatura deste novo acordo, a Misericórdia de Vouzela vê finalmente solucionado um problema que se arrastava há vários anos e que estava a causar graves transtornos e constrangimentos à instituição e aos seus utentes.
            A criação de lugares de média duração era uma reivindicação que a Misericórdia de Vouzela vinha fazendo praticamente desde a entrada em funcionamento da Unidade de Cuidados Continuados. Isto porque a instituição estava impedida de dar resposta aos muitos utentes que necessitavam de internamentos de média duração e que não tinham alternativa se não recorrer a unidades mais distantes.
            O Município de Vouzela empenhou-se inteiramente nesta causa, envidando esforços para que fosse atendida a justa reivindicação da Misericórdia. Foram inúmeros os contactos e reuniões com responsáveis regionais e nacionais, incluindo deslocações a Lisboa e a Coimbra, para que a Tutela reconhecesse finalmente as razões que assistiam à instituição e lhe permitisse melhorar a sua capacidade de resposta.

            O Município não pode deixar de congratular-se com a assinatura desta adenda ao contrato-programa, que vai permitir à Santa Casa da Misericórdia servir melhor os doentes do concelho e da região.

Sem comentários: