Município de Viseu assinala também Dia Internacional das Florestas com assinatura do acordo de cooperação para o 1º inventário arbóreo da Cidade-Jardim
O Município de Viseu irá assinalar as celebrações do Dia Internacional das Florestas (21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março) com um conjunto de iniciativas de defesa e educação ambiental.
Segunda-feira, 21 de Março, pelas 12 horas, nos Paços do Concelho, é assinado o acordo de cooperação para a elaboração do 1º Inventário do Património Arbóreo da Cidade de Viseu.
O projeto, aprovado em fevereiro passado, será desenvolvido em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a QUERCUS e a Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu (ADIV), representando um investimento municipal de 70 mil euros.
Deste modo, a “cidade-jardim da Beira” verá as suas diversas espécies catalogadas e reconhecidas, permitindo, entre outras vantagens, o conhecimento e valorização dos exemplares autóctones e a estruturação de um “manual de boas práticas” para a correta plantação, manutenção e salvaguarda do património arbóreo.
A partir das 14H30 também de segunda-feira, é lançado o 1º serviço educativo da Águas de Viseu, numa primeira visita escolar à ETAR Viseu Sul, em Faíl, com um grupo de 70 crianças.
Será na infraestrutura de tratamento de águas residuais mais evoluída do país que a Águas de Viseu irá apresentar os primeiros recursos de educação e sensibilização ambiental para crianças em idade escolar dos 6 aos 12 anos, entre um filme e um livro lúdico-pedagógicos.
De 4 a 15 de abril, a ETAR Viseu Sul receberá, no âmbito do Serviço Educativo das Águas de Viseu, um total de 900 crianças do 4º ano do 1º ciclo das escolas do concelho, às quais será proporcionada uma experiência real e complementar ao estudo do ciclo da água que integra o seu programa curricular anual.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, marcará presença e acompanhará a visita do grupo de alunos.
Segundo o autarca, “o Município de Viseu elege as crianças como primeiras embaixadoras da qualidade de vida. A educação ambiental da comunidade escolar é uma prioridade para a sustentabilidade do projeto da Águas de Viseu e para o futuro racional no uso e consumo da água.”
Na visita à ETAR, as crianças terão oportunidade de conhecer in loco, e num primeiro momento, o funcionamento do equipamento, nomeadamente o processo de tratamento das águas residuais.
Os alunos serão também convidados a assistir à visualização do filme “A Fábrica da Água de Viseu”, um recurso multimédia lúdico-pedagógico que explica o ciclo de tratamento da água para consumo.
Haverá ainda lugar a um período de questões para que o grupo possa esclarecer as dúvidas e enriquecer a sua experiência.
Sem comentários:
Enviar um comentário