Espaço de notícias da região centro

sábado, 28 de maio de 2016

Águas de Viseu ganha 3500 novos clientes e soma já 45 mil

Águas de Viseu ganha 3500 novos clientes e soma já 45 mil
Campanha de regularização de ligações ilegais justificou 3300 novos clientes. Almeida Henriques assegura que “há hoje mais sustentabilidade para garantir melhor água e serviço a baixo preço”
A Águas de Viseu ultrapassou este mês de Abril o número de 45 mil clientes. “Um número recorde e histórico”, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.
No atual mandato autárquico, a Águas de Viseu ganhou 3500 novos clientes, dos quais 3300 no âmbito da campanha de combate e regularização de ligações ilegais de água e saneamento, realizada a partir de fevereiro de 2014.
Para Almeida Henriques, “este salto garante um duplo objetivo: resolve uma grave ameaça ambiental e de saúde pública e aumenta a sustentabilidade da Águas de Viseu, introduzindo mais justiça social e garantindo melhor água e melhor serviço para todos a baixo preço”.
O Presidente da Câmara destacou que “o expectável aumento da receita será integralmente usado para reinvestir na qualidade e na cobertura das redes de água e saneamento e nas políticas de preço social para famílias carenciadas e numerosas.”
Ao todo, no âmbito da campanha de combate a ligações ilegais, passaram a integrar os sistemas públicos de saneamento e abastecimento de água em Viseu 3300 habitações, pondo termo a ligações não controladas a poços de água, à utilização de milhares de fossas sépticas e a várias ligações clandestinas às redes públicas.
Globalmente, o número de clientes da Águas de Viseu cresce quase 10%, contribuindo para uma justiça social e ambiental mais universal na relação utilizador-pagador, mas também para melhores condições económicas num investimento continuado no tratamento dos recursos hídricos e de águas residuais. “Financiar vários projetos de melhoria da rede é também uma prioridade atual”, destacou Almeida Henriques.
Para além do impacto ambiental positivo, o crescimento do número de clientes contribui para a defesa da política de preço acessível da água. Viseu tem uma das faturas de água mais baratas do país, ocupando no ranking nacional o lugar da segunda capital de distrito com preço mais baixo.

Município de Oliveira de Frades congratula-se com mais uma Taça conquistada pelo GDOF



No dia 26 de maio a equipa do escalão de iniciados do Grupo Desportivo de Oliveira de Frades venceu o jogo da final da Taça da Associação de Futebol de Viseu disputado com a equipa “Viseu 2001” por um resultado de 5-0, na Campo Conde de Anadia, em Mangualde. O Município congratula-se com este título que dignifica a modalidade e o trabalho desenvolvido pelos escalões de formação do Grupo Desportivo de Oliveira de Frades que promove o desporto e o espírito de equipa nos nossos jovens.

"VISEU NATURAFEST"

O Município de Viseu associa-se à apresentação da iniciativa “VISEU NATURAFEST

O evento, promovido pelas “Termas Sulfurosas de Alcafache S.A.”, é constituído por uma programação cultural de música, teatro, dança, pintura, fotografia, entre outros, no espaço envolvente das Termas, no chamado Lugar do Banho, e terá lugar nos dias 4 e 5 de Junho. Emmy Curl é um dos nomes confirmados do cartaz.

A iniciativa, pioneira naquele espaço, visa reforçar a atração de públicos naquele espaço natural e termal e promover uma experiência de estilo de vida saudável.

Para além da programação cultural, nestes dias, no Parque do Lugar do Banho, funcionarão uma feira de produtos naturais e regionais e de alimentação vegetariana, jogos tradicionais, street soccer, uma parede de escalada e pintura coletiva. Os visitantes poderão ainda beneficiar de promoções nas Termas.

O Município de Viseu comparticipa o investimento na realização do evento, ao abrigo do programa de apoio a projetos culturais e criativos “VISEU TERCEIRO”, com um financiamento de seis mil euros.
Grupo de Cantares “Vozes D’Aldeia” apresentou o seu primeiro CD “Milho Rei”

O Cineteatro Dr. Morgado foi palco para o Grupo de Cantares da Associação Académica de Santa Cruz Vozes D’Aldeia apresentar o seu primeiro CD intitulado “Milho Rei”, na noite de 13 de maio. Desta forma, foi dado a conhecer este projeto que faz a compilação de várias canções, recolhidas junto das populações locais, o que resultou no extenso e admirável trabalho, cujos arranjos musicais são de autoria do músico Paulo Pereira. O Vereador do Município, Paulo Antunes, reconheceu a importância deste projeto, referindo que à semelhança do grande momento que era encontrar um milho rei numa desfolhada, o “Milho Rei” marca um dos momentos altos desta Associação com a edição e lançamento deste CD. De salientar, também, que durante esse fim de semana, o grupo iniciou a divulgação do CD em Oliveira de Frades, seguindo-se Vouzela e S. Pedro do Sul.

Quinta da Cruz, em Viseu, recebe “Festival das Artes”

Quinta da Cruz, em Viseu, recebe “Festival das Artes” 

Iniciativa assinala a Semana Internacional de Educação Artística da UNESCO. 

A Quinta da Cruz, em Viseu, recebeu  “Festival das Artes”, um programa diversificado e multidisciplinar voltado para o reconhecimento das artes e a criação artística na comunidade.



O Município de Viseu e a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual organizam a iniciativa com o objetivo de criar oportunidades de envolver ativamente a comunidade nas produções criativas e culturais, tirando partido da articulação entre várias organizações educativas, artísticas e culturais.

A iniciativa assinalou em Viseu a Semana Internacional de Educação Artística da UNESCO, que se celebrou este ano entre 22 e 29 de Maio.

O programa inclui oficinas artísticas, exposições, espetáculos, cinema de animação e artes performativas.

O “Festival das Artes” contou com a colaboração de diversas associações culturais, escolas, artistas, professores e alunos. São instituições parceiras o Cineclube de Viseu, a Zunzum, a Companhia DeMente, entre outras.

770 crianças participaram no 1º ciclo do Serviço Educativo da Águas de Viseu

770 crianças participaram no 1º ciclo do Serviço Educativo da Águas de Viseu
Alunos de 37 escolas básicas do concelho visitaram a ETAR Viseu Sul. Município renova aposta na iniciativa e retoma as visitas escolares já no próximo ano letivo
Nos últimos dois meses, 770 crianças viajaram até à ETAR Viseu Sul para uma aprendizagem in loco do ciclo da água, do seu uso sustentável e do tratamento nesta infraestrutura.
A primeira fase do Serviço Educativo teve como público-alvo os alunos do 4ºano, tendo registado a participação de 37 escolas básicas do concelho de Viseu, ao longo de quinze dias.
No decorrer das visitas escolares, meninos e meninas tiveram a oportunidade de experienciar e testar os primeiros recursos didáticos desenvolvidos, nomeadamente um filme e um livro lúdico-pedagógicos, mas também usufruir de visitas guiadas às diversas zonas e equipamentos da infraestrutura. Os jovens alunos participaram ativamente no debate, colocando questões e pondo à prova os conhecimentos teóricos adquiridos em contexto de sala de aula.
O interesse manifestado pelos alunos durante as visitas motivou também a elaboração de diversos trabalhos, nomeadamente composições e desenhos, alusivos à experiência na ETAR Viseu Sul.
O projeto da Águas de Viseu cumpre assim um dos seus objetivos prioritários junto da comunidade escolar na sensibilização e educação para o uso racional e sustentável deste recurso.
O sucesso comprovado da iniciativa motiva a aposta na renovação do serviço educativo por parte do Município, que dará continuidade às visitas escolares à ETAR Viseu Sul já no próximo ano letivo.
“O 1º ciclo do serviço educativo da Águas de Viseu revelou-se um sucesso”, conclui o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques. “Os resultados expressivos e positivos do serviço educativo estimulam-nos a continuar esta aposta”, salienta. “O Município continuará a eleger os alunos do concelho como embaixadores da mudança e da qualidade de vida da cidade-jardim”, conclui o autarca.
O 1º serviço educativo da Águas de Viseu foi lançado a 21 de março, com uma primeira visita inaugural à ETAR Viseu Sul, na freguesia de Fail e Vila Chã de Sá, onde foram apresentados os recursos pedagógicos com vista à educação e sensibilização ambiental das crianças, especialmente no uso racional da água.

CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO AUTOMÓVEL

CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO AUTOMÓVEL

A realização do Grande Prémio do Dão motivará condicionamentos à circulação automóvel a partir das 14 horas que se prolongam até cerca das 18 horas, nos locais de passagem dos ciclistas. O percurso terá início na Praça da República (Rossio), seguindo-se a Avenida 25 de Abril, Avenida Infante D. Henrique, Rotunda da Igreja  Nova, Rotunda dos Bombeiros Municipais, Rua 21 de Agosto, Avenida António José de Almeida, Avenida da Europa (sentido ascendente), Túnel de Viriato, Avenida Cidade de Salamanca, Avenida Nova da Esculca, Rua de São Pedro, Praça Grão Vasco, Avenida Cidade de Salamanca, Túnel de Viriato e Avenida António José de Almeida, regressando ao Rossio, a meta final.

Já o 26º Grande Prémio de Ciclismo JN condicionará a circulação apenas na Avenida da Europa. Dia 1 de junho, a realização do prólogo motivará o condicionamento de ambas as vias ascendente e descendente, com concentração prevista a partir das 17 horas. No dia 2 de junho, a partida da 1ª etapa motivará também o condicionamento da circulação automóvel, estando prevista a concentração na avenida a partir das 11H30.

Estrelas do Ciclismo pedalam em Viseu este fim-de-semana e no “Dia da Criança”

Estrelas do Ciclismo pedalam em Viseu este fim-de-semana e no “Dia da Criança”

Etapa contrarrelógio do 2º Grande Prémio do Dão disputa-se este domingo, em Viseu. Cidade-jardim recebe ainda o prólogo e partida do Grande Prémio de Ciclismo JN a 1 e 2 de junho


As bicicletas de elite invadem a cidade de Viseu nos dias 29 de maio, 1 e 2 de junho. A cidade-jardim acolhe duas grandes provas de ciclismo que integram o calendário nacional e recebe as estrelas do ciclismo nacional e internacional em disputa pela vitória.

Domingo, 29 de maio, a cidade dá as boas-vindas à terceira e última etapa do 2º Grande Prémio do Dão. A competição nacional de ciclismo, que percorre a região vinhateira do Dão, regressa a Viseu para um contrarrelógio individual de 10 quilómetros. A prova, que percorre também os concelhos vizinhos de Mangualde, Penalva do Castelo e Nelas, terá início pelas 15 horas, tendo como ponto de partida e chegada a Praça da República (Rossio). 

Os três primeiros classificados da “Volta a Portugal 2015” e os três melhores ciclistas do ranking nacional da época atual integram o pelotão que iniciará amanhã, 28 de maio, a competição em Mangualde, pelas 12H30.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o regresso do ‘Grande Prémio do Dão’ em Ciclismo testemunha uma vontade coletiva de criar não apenas um evento desportivo de dimensão, como também de afirmar com persistência a região de Viseu e do Dão, enquanto destino turístico, vinhateiro, paisagístico, cultural e desportivo”.

Ainda no rescaldo de um fim de semana de ciclismo, Viseu volta a receber os melhores na próxima quarta-feira, 1 de junho. Na sua 26º edição, o Grande Prémio de Ciclismo do Jornal de Notícias regressa às suas origens e faz-se à estrada durante cinco dias. Viseu é uma das oito cidades portuguesas por onde passarão as equipas de elite do ciclismo nacional e internacional.

A competição arranca a 1 de junho, pelas 18 horas, na Avenida da Europa, com um prólogo de 4,5 quilómetros. O tiro de partida será dado no dia seguinte, 2 de junho, às 12H25, na mesma avenida, altura em que o pelotão se faz à estrada para a primeira e mais longa das etapas (187,5 quilómetros) até Valongo. A competição desportiva percorre ainda as cidades da Maia, Ovar, Braga, Viana do Castelo e Matosinhos, consagrando a vitória no Porto.

“O regresso em força do Grande Prémio de Ciclismo JN coloca em destaque o melhor do ciclismo e das cidades do Norte e Centro de Portugal”. “Viseu prova a sua identidade e competência enquanto cidade estratégica e destino turístico privilegiado”, conclui Almeida Henriques. 

III Festival Gastronómico da Vitela de Lafões adiado para 3 a 5 de junho

III Festival Gastronómico da Vitela de Lafões adiado para 3 a 5 de junho

Devido às previsões meteorológicas que apontam para tempo de chuva durante o próximo fim de semana, o Município de Vouzela e a Escola Profissional de Vouzela decidiram adiar a realização III Festival Gastronómico da Vitela de Lafões para o fim de semana seguinte, de 3 a 5 de junho. O programa dos três dias mantém-se, como previsto.

sábado, 21 de maio de 2016

Festival Gastronómico da Vitela de Lafões regressa a Vouzela de 27 a 29 de maio

Festival Gastronómico da Vitela de Lafões regressa a Vouzela de 27 a 29 de maio 

O Município de Vouzela e a Escola Profissional de Vouzela vão promover no fim de semana de 27 a 29 de maio a terceira edição do Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais. A abertura está marcada para as 19h00 do dia 27, com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Ao longo de três dias, à sombra das árvores da Alameda D. Duarte de Almeida, em Vouzela, vão estar presentes sete restaurantes com espaços que servem almoços, petiscos e jantares à base de Vitela de Lafões (IGP) e de outros produtos regionais.

O recinto vai ainda oferecer expositores de artesanato, animação de rua, insufláveis para as  crianças e uma "Quintinha dos Animais", com diversas espécies domésticas.

A grande novidade deste ano são os passeios em comboio turístico e BTT aos locais do concelho onde cresce a Vitela de Lafões, com passagens por Ventosa, Adsamo e Paços de Vilharigues. A inscrição gratuita permite contactar com os animais no pasto e desfrutar a beleza das paisagens naturais do concelho.  

Destaque também para o cortejo de carros de vacas e alfaias agrícolas que vai percorrer as ruas de Vouzela na tarde do dia 28, recriando as memórias de uma agropecuária profundamente enraizada no concelho.

No dia 29 comemora-se o Dia Nacional da Gastronomia e o Dia Nacional do Folclore Português, com a participação do Rancho Folclórico "As Capuchinhas de S. Silvestre", O Grupo "Recordações de Campia", o Rancho Folclórico de Vilar e a Infantuna Cidade de Viseu.

O Festival da Vitela de Lafões tem como principal objetivo incentivar a produção e promover a confeção de Vitela de Lafões com certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) nos restaurantes da região, garantindo a qualidade do produto.

O evento visa também favorecer uma majoração dos rendimentos dos criadores de vitela de Lafões, divulgar o potencial da restauração local e regional, dar a conhecer vários métodos de confeção dos pratos tradicionais e ainda recriar as memórias e as tradições ligadas à agropecuária.
O Festival Gastronómico da Vitela de Lafões conta com o apoio da Confraria dos Gastrónomos de Lafões, Cooperativa 3 Serras, Cooperativa Agrícola de Vouzela, Turismo do Centro de Portugal, Associação Empresarial de Lafões, CLDS3G Vouzela e Associação VOUZELAR.


PROGRAMA

27 de maio - sexta-feira                                                                                                        
19h00   Abertura Oficial                                                         
            com a presença do Secretario de Estado das Autarquias Locais Dr. Carlos Manuel Soares Miguel            
            Arruada pela Sociedade Musical Vouzelense                                                     
            Confraria dos Gastrónomos de Lafões                                                  
            Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vouzela                                               
20h00   Animação de Rua "Os Rurais"                                                 
22h00   Atuação "Os Quatro e Meia"                                                   
                                                                                  
28 de maio - sábado                                                              
Passeio ao Mundo Rural – conheça onde cresce o nossa Vitela de Lafões!                                                     
09h00   Passeio de BTT                                                
10h00   Passeio de comboio turístico                                                    
            Vouzela - Ventosa – Adsamo - Vouzela                                                              
12h00   Abertura do Certame                                                  
15h30   Cortejo de carros de vacas e alfaias agrícolas                                               
16h45   Degustação de Produtos Endógenos - CLDS 3G Vouzela                                                          
18h00   Concerto "Sociedade Musical de Moçâmedes"                                                
22h00   Atuação "Ludgero Rosas"                                                       
                                                                                  
29 de maio - domingo                                                            
DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA                                                         
DIA NACIONAL DO FOLCLORE PORTUGUÊS                                                        
Passeio ao Mundo Rural – conheça onde cresce o nossa Vitela de Lafões!                                                     
10h00   Passeio de comboio turístico                                                    
            Vouzela – Vilharigues (Torre) – Paços - Vouzela                                                 
12h00   Abertura do Certame                                                  
15h00   Arruada e atuação dos ranchos                                                          
            Rancho Folclórico “As Capuchinhas de S. Silvestre”                                                     
            Rancho “Grupo Recordações de Campia”                                                         
            Rancho Folclórico de Vilar                                                       
17h15   Animação pela Tuna "Infantuna Cidade de Viseu"                                                      
18h00   Show Cooking - "Saberes e Sabores da Maria" - CLDS 3G Vouzela                                                       
21h30   Atuação "Infantuna Cidade de Viseu"                                                 
                                                                                                                                 
            Quintinha dos Animais                                                 
            Feira de Artesanato                                                     
            Produtos Regionais                                                      
            Comboio Turístico                                                        
            Animação de Rua e Infantil                                                      
            Insufláveis                                                      
                                                                                  
            Durante o fim de semana os restaurantes confeciona

111 edifícios do Centro Histórico de Viseu estão em processo de reabilitação

111 edifícios do Centro Histórico de Viseu estão em processo de reabilitação
“Um número mágico”, classificou Almeida Henriques. 61 imóveis têm obras em curso ou concluídas. Esmagadora maioria é de iniciativa privada

Em 30 meses, entre outubro de 2013 e março de 2016, foram já ou estão a ser reabilitados 61 edifícios no Centro Histórico de Viseu. No curto prazo, receberão obras de regeneração mais 50.
Os números foram avançados hoje pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, numa visita  a algumas das novas 18 habitações do Centro Histórico, especialmente destinadas a jovens famílias, com rendas de preço condicionado.
“111 edifícios estão no caminho da reabilitação e a maior parte deles está já reabilitada. É um número mágico”, concluiu Almeida Henriques. “Esta é a prova de que a nossa mensagem passou e que o plano municipal ‘Viseu Viva’ alcança já resultados muito positivos.”.
Os números são justificados pelas obras de reabilitação de fachadas de imóveis particulares, para as quais o Município criou incentivos financeiros, mas também pelo elevado número de projetos de reabilitação aprovados ou em análise.
Ao todo, neste período, foram aprovados 70 pedidos de incentivo financeiro para a regeneração de fachadas, 43 dos quais foram já executados. Somam-se a estes pedidos 18 obras de reabilitação integral já realizadas ou em execução e 23 projetos de reabilitação em fase de estudo ou lançamento.
“Esta dinâmica fará com que a paisagem da zona histórica regresse à sua época de ouro”, sublinhou Almeida Henriques.
Para o Presidente da Câmara, “o casco histórico de Viseu reconquistou atratividade e o interesse dos proprietários e de investidores. A visão e os estímulos são públicos, da autarquia, mas as obras privadas na sua esmagadora maioria”.
No ciclo de operações de regeneração urbana que se irá iniciar, incluem-se ainda os projetos de reabilitação da futura sede da Águas de Viseu, na rua do Comércio, a Casa das Bocas, na Rua João Mendes, e o antigo Orfeão, na Rua Direita. Avançará também o projeto de ampliação do Viriato Teatro Municipal, com a recuperação das antigas instalações da APROGEL.
Na visita realizada aos imóveis do centro histórico com novas habitações destinadas ao arrendamento de jovens famílias, o Presidente da Câmara destacou “a forte dinâmica de procura”. “Acredito que parte das 18 habitações estará pronta a habitar até 31 de Maio”, data em que se conclui o concurso para a sua atribuição.
As 18 habitações deverão permitir alojar 50 novos moradores no coração antigo da cidade e abrir seis novos espaços comerciais e de serviços. A medida privilegiada famílias jovens, em início de vida, com tipologias de habitação T1 a T4 e preços de arrendamento que variam, maioritariamente, entre os 150 e os 300 euros. As 18 habitações resultam de operações de reabilitação urbana em imóveis antigos, alguns deles em ruínas, no âmbito do programa “Reabilitar para Arrendar”, e estão localizadas na Rua Direita – números 275, 285-287, 91-97 -, Largo de São Teotónio (Escadinhas da Sé) e Calçada da Vigia.
Entre os requisitos de candidatura, destaque para a média da idade do agregado familiar que deverá ser inferior a 35 anos, sendo que nenhum dos elementos do agregado poderá ter uma idade superior a 40 anos. Também os rendimentos do agregado familiar serão ponderados no acesso às habitações, estando os seus limites definidos em regulamento.
As operações de reabilitação dos 7 imóveis abrangidos pelo programa representam um investimento global de 1,5 milhões de euros, financiado por fundos do Banco Europeu de Investimento ao abrigo do programa “Reabilitar para Arrendar”.

Plano “Viseu Seguro” investe meio milhão de euros na segurança de peões em escolas e Circunvalação

Plano “Viseu Seguro” investe meio milhão de euros na segurança de peões em escolas e Circunvalação

Câmara declara combate à sinistralidade nos atravessamentos de passadeiras. Reunião realizou-se pela primeira vez numa Escola


A Câmara Municipal de Viseu aprovou no dia 19 de Maio, um plano “amigo dos peões” e de combate à sinistralidade no atravessamento em passadeiras.
O “Viseu Seguro” vai investir, nos próximos 18 meses, meio milhão de euros em medidas de reforço da segurança de peões nas escolas da área urbana e nas rotundas da Circunvalação, o principal eixo rodoviário da cidade.
“Iniciamos hoje um combate sistemático a atropelamentos na cidade e na sua envolvente”, sublinhou o Presidente da Câmara, Almeida Henriques. “Não fechamos os olhos aos pontos críticos de sinistralidade na cidade. ‘A Melhor Cidade para Viver’ será ainda mais segura e melhor.” 
Simbolicamente, a decisão foi tomada na Escola Secundária Alves Martins, um dos locais alvo da intervenção. Foi também a primeira vez que a Câmara reuniu numa escola. “Esta opção tem uma profunda carga simbólica”, afirmou Almeida Henriques.
O plano “Viseu Seguro” elege as escolas e a Circunvalação da cidade como prioridades, identificando pontos críticos com base nos indicadores de sinistralidade grave registados pela Polícia de Segurança Pública. 13 escolas, 11 rotundas e 69 passadeiras constituem os números-chave da operação.
No eixo de intervenção das escolas, serão abrangidas 12 escolas da cidade e uma da freguesia de Ranhados (ver mapa em anexo), e 29 passadeiras.
Neste âmbito, serão implementados 61 sinais luminosos verticais em 27 passadeiras, 90 marcadores luminosos horizontais (no asfalto) em 18 passadeiras, novos postes de iluminação pública em LED ativados por sensor na presença de peões, assim como outras medidas “amigas” dos pões, como o rebaixamento dos acessos aos passeios e às passadeiras e a colocação pavimento tátil para invisuais.
Na intervenção prevista para a Circunvalação, o “Viseu Seguro” visa reforçar a segurança dos peões nos atravessamentos das passadeiras junto às rotundas, através de melhoria da sinalização das passadeiras e da iluminação, assim como de dispositivos de controlo e desincentivo da velocidade dos automóveis.
Neste contexto, serão abrangidas 11 rotundas e 40 passadeiras. Aqui, o projeto prevê a implementação de 140 sinais luminosos verticais e de 296 marcadores luminosos junto de todas passadeiras, assim como a sua repintura, e a aplicação de 22 postes de iluminação LED ativados por sensor nas passadeiras com menor visibilidade.
Uma das novidades e apostas do plano consiste na instalação de sinalização e sensorização para o controlo e atenuação da velocidade automóvel.
Aqui, o “Viseu Seguro” prevê aplicar 4 radares com semáforos tricolores para deteção de velocidade e acionamento de sinal vermelho e 4 painéis informativos luminosos da velocidade de circulação, nos troços da Avenida Eng. Nobre da Costa e da Avenida Cidade S. Filipe. Por outro lado, serão aplicados 12 sinais luminosos intermitentes, com LED solar, de proibição de excesso da velocidade máxima de 50 Km/h em diversos troços, assim como 4 sinais com velocidade máxima de 40 Km/h nas entradas do Túnel de Viriato.
O “Viseu Seguro” inclui ainda medidas de eficiência energética para a sinalização luminosa que vier a ser instalada. Todos os sinais e marcadores luminosos serão alimentados a energia solar.

Projeto "Laços da comunidade"

Projeto presta já apoio regular a 25 famílias sinalizadas em situação crítica das freguesias de Orgens e de Repeses e São Salvador


Tem lugar esta segunda-feira, 23 de Maio, pelas 15H30, na Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador, o primeiro balanço da implementação do projeto “Laços de Comunidade”, o primeiro vencedor do 2º Orçamento Participativo de Viseu, relativo ao ano 2015.
Três meses depois da assinatura do protocolo de execução, o projeto, promovido pela Associação Grão Vasco com o apoio das freguesias abrangidas, irá abrir dois Gabinetes de Apoio Social em Orgens e Repeses e São Salvador, concretizando um dos objetivos propostos.
O momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.
A direção da Associação Grão Vasco e a equipa técnica do projeto farão um ponto de situação dos diversos trabalhos realizados, com destaque para o acompanhamento social de famílias consideradas em situação crítica, mas também para o cruzamento de dados relativos aos apoios sociais locais e nacionais, públicos e privados, atribuídos e disponíveis.
Atualmente, do universo das 109 famílias sinalizadas em situação crítica, 25 recebem já um acompanhamento individual e direto por parte da equipa técnica. O apoio especializado dirige-se à resolução de conflitos familiares, gestão do orçamento familiar, empregabilidade, habitação e alimentação, entre outras.
Para além destas ações, o projeto “Laços de Comunidade” promove ainda diversas campanhas de angariação de bens alimentares e materiais, encontros intergeracionais e iniciativas de educação e formação parental ligadas, por exemplo, ao tema do “bullying”. Amanhã, sábado, 21 de maio, promove também uma campanha de doação de sangue, na Escola João de Barros.
“Laços de Comunidade” foi o primeiro dos sete projetos vencedores do 2º Orçamento Participativo de Viseu. O projeto social, que arrecadou a vitória com 1874 votos, é dinamizado pela Associação Grão Vasco (Agrupamento de Escolas Grão Vasco de Viseu), em parceria com as freguesias de Orgens e Repeses e São Salvador.
Constituído por uma equipa multidisciplinar, o projeto visa apoiar famílias em situações críticas, carentes de acompanhamento, promovendo a inclusão social e a integração e sucesso educativo dos seus educandos, numa lógica de trabalho em rede que envolva a escola, a comunidade e todas as outras instituições sociais.

domingo, 8 de maio de 2016

Concerto do Grupo Uníssono CF Porto apresentou CD “Intendência” no Cineteatro Dr. Morgado em Oliveira de Frades




      No dia 16 de abril, 
   o Grupo Uníssono 
CF Porto 
apresentou o CD “Intendência” 
  no Cineteatro Dr. Morgado em Oliveira de Frades.




Este grupo é um projeto que se desenvolveu a partir do Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese do Porto, sendo constituído por jovens que, através do seu testemunho autêntico de vida, com abertura, diálogo e música, criaram nessa noite, um verdadeiro ambiente propício à reflexão e à partilha, junto do público. 

O Município congratula-se com a realização deste género de eventos, que reúne as mais diversas faixas etárias, proporcionando um agradável serão no Dia Mundial da Voz.

“Intercultura 2016” arranca com sucesso



No passado dia 17 de abril decorreu com sucesso o primeiro “Intercultura 2016”, em Arcozelo das Maias, que registou uma forte adesão da população. 
Este projeto visa fomentar o associativismo, revigorar os grupos já existentes, estimular a preservação das tradições e a essência de cada população, sempre em torno do desenvolvimento dos laços de colaboração e de cooperação entre as várias populações. 
Desta forma, foi vivida uma tarde de festa e de diversão no Pavilhão Multiusos, onde participaram dois dos grupos aderentes do projeto, o Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Alcofra e o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Nespereira. De realçar que o “Intercultura 2016” surge devido aos imp

1ª Rota do Petisco de Vouzela de 16 de abril a 15 de maio

1ª Rota do Petisco de Vouzela de 16 de abril a 15 de maio


O Município de Vouzela e a Escola Profissional de Vouzela vão promover, de 16 de abril a 15 de maio, a primeira edição da rota do petisco.

Durante quatro semanas, 18 restaurantes e snack bares do concelho vão proporcionar aos visitantes a oportunidade de saborearem alguns dos melhores petiscos da região.

Enchidos, rojões, moelas, petinga frita e assada, dobrada, pica pau e cogumelos salteados são algumas das iguarias propostas. Por apenas 3€ será possível saborear um petisco, uma bebida e pão. Se pedir o passaporte da rota, a cada dez petiscos receberá uma lembrança, oferta do município. O passaporte está disponível no Posto de Turismo de Vouzela ou nos estabelecimentos aderentes. 


A 1ª Rota do Petisco de Vouzela tem como principais objetivos divulgar o concelho de Vouzela e dinamizar a restauração e a gastronomia tradicional.