Espaço de notícias da região centro

sábado, 25 de junho de 2016

Viseu entrega pela primeira vez, a “Chave de Honra da Cidade”


Primeiro-Ministro da Costa do Marfim, Daniel Kablan Duncan, desloca-se amanhã a Viseu, em visita oficial

O Município de Viseu entregou no dia 23 de junho, pela primeira vez na sua história, a “Chave de Honra da Cidade”.
A insígnia, atribuída pela Câmara Municipal por proposta do seu Presidente, Almeida Henriques, distinguirá o Primeiro-Ministro da Costa do Marfim, Daniel Kablan Duncan, que amanhã se desloca em visita oficial a Viseu.
A concessão da Chave da Cidade foi realizada em ato público, nos Paços do Concelho, pelas 14H30.
“Este gesto traduz o reconhecimento do Município pela relação de amizade e boa cooperação institucional com a Costa do Marfim”, explica o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, que em 2014 se deslocou ao país para encontros diplomáticos com o Governo costa-marfinense e o governador de Abidjan, cidade geminada com Viseu.
“A entrega da Chave da Cidade gesto sela a nossa vontade no desenvolvimento dos laços diplomáticos, culturais e económicos de Viseu e Abidjan, e da Cidade-Região com a Costa do Marfim”, acrescentou.

Exposição de Fotografias ‘Outro Prisma’


Inauguração 24 de Junho | 15h30
De 24 JUN'16 a 10 JUL’16 | Museu Municipal e Mercado Municipal de Vouzela | Viseu
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, em parceria com o Museu Nacional de Soares dos Reis e o Centro Português de Fotografia, inaugura no dia 24 de Junho a exposição ‘Outro Prisma – Arquitectura Reflectida’, que reúne uma selecção de fotografias apresentadas no âmbito da 2.ª edição do Concurso.
Na inauguração estarão presentes os Presidentes da Câmara Municipal de Vouzela, o Engº Rui Ladeira, a Presidente do Conselho Directivo da Região Norte da Ordem dos Arquitectos, arquitecta Cláudia Costa Santos e o Presidente do Núcleo de Arquitectos da Região de Viseu, arquitecto Álvaro José Amaral Pereira. O Presidente do NARV abrirá a conferência com uma breve apresentação da obra de Raul Lino em Vouzela.
Será depois feita uma visita guiada ao Mercado e Museu Municipais.
O concurso ‘Outro Prisma’ foi lançado pela OASRN em 2014 no Instagram. A fase de candidaturas à 2ª edição decorreu entre 2 de Maio e 31 de Julho de 2015.
Organização: Município de Vouzela; NARV - Núcleo de Arquitectos da Região de Viseu; Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (OASRN)

Patrocinadores: BBG Aluminium Systems; Ageas Seguros

Águas de Viseu arrancou com operação de limpeza do leito e margens do rio Pavia


Investimento ascende a 100 mil euros e abrange as freguesias de Viseu e Repeses e São Salvador, numa intervenção de 40 dias

Arranca no dia 20 de junho, a operação ambiental de limpeza e manutenção do rio Pavia, em Viseu. A intervenção está a cargo da Águas de Viseu e representa um investimento municipal que ascende os 100 mil euros.
Os trabalhos incidem no troço do curso de água que integra a freguesia de Viseu e a União de Freguesias de Repeses e São Salvador, prevendo-se a sua duração até ao final do mês de julho. 
A operação de limpeza implica o corte e remoção da vegetação infestante, nomeadamente arbustos de médio porte, ao longo das margens do rio, num raio de 2 metros de largura, assim como de lixo e entulho acumulados.
As mesmas medidas serão executadas ao nível do leito, local onde a manutenção da vegetação será alargada à remoção de ervas e outras plantas infestantes, por forma a assegurar o livre curso de água. Será ainda contemplado o correto desassoreamento do leito do rio, evitando a sua obstrução.
À semelhança de anos anteriores, o Município de Viseu toma como prioridade a limpeza do principal curso de água que atravessa a cidade, garantindo a qualidade da água e a manutenção da sua biodiversidade, mas também a salubridade e conservação da sua envolvente para usufruto de munícipes e visitantes.
Estas medidas são fundamentais para prevenir e evitar odores desagradáveis quando se registam temperaturas mais elevadas, assim como a ocorrência de cheias nos locais que circundam o rio Pavia.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a defesa ambiental da ‘Melhor Cidade para Viver’ é uma prioridade de que não abrimos mão. É um investimento relevante, que exige trabalho contínuo. Com esta operação de limpeza do rio Pavia, melhoramos a qualidade do leito do rio, o ambiente da envolvente e toda a imagem urbana da cidade”.
A intervenção abrange o troço do curso de água entre o viaduto da Circular Norte (junto à empresa Betão Liz) e a ponte da Avenida Dr. António José de Almeida; a Rua Principal, em Santiago, e o Poço do Nicolau (junto ao Parque Urbano de Santiago); e o açude junto ao Bairro da Balsa e o Bairro de Santo António, em Tondelinha.
Os resultados da limpeza serão reencaminhados para um centro de receção de resíduos.

Viseu reforça Orçamento Municipal em 5 milhões de euros a pensar na Economia


VISEU INVESTE, Urbanismo, Desporto e Cultura reforçam capacidade orçamental

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje, na sua reunião de Câmara, uma proposta de revisão do Orçamento Municipal e das Grandes Opções do Plano para 2016, que prevê um reforço de 5 milhões de euros de investimento. A deliberação foi tomada por unanimidade.
Este montante, que representa 17% do saldo de gerência do ano anterior e que contempla o primeiro encaixe de receitas do “Portugal 2020”, permitirá reforçar a capacidade orçamental do Município especialmente nas áreas económicas.
3,4 milhões de euros (69% do reforço orçamenta previsto) incidirão sobre funções económicas, nomeadamente para medidas do programa VISEU INVESTE relacionadas com investimentos em espaços de inovação, incubação e acolhimento empresarial, para o “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano” e para a mobilidade urbana.
“A revisão orçamental aprovada reforça o pulmão de investimento económico do Município”, considera o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.
Outras rúbricas com reforço relevante são os do urbanismo e ordenamento do território (com quase 800 mil euros) e da cultura e desporto (com mais de 700 mil euros).
Dos 5 milhões de euros de reforço orçamental, apenas 200 mil euros serão destinados a despesas correntes (4%).
Já o investimento em infraestruturas de saúde (edifício da futura unidade de saúde) e em Ação Social (Viseu Solidário), o aumento inscrito na revisão ascende a 100 mil euros.
Nesta reunião de Câmara, foi ainda aprovada uma alteração ao quadro de recursos humanos do Município para 2016, que contemplará a criação de 17 postos de trabalho em carreiras de Técnico Superior e de dois novos postos na Fiscalização.
“Esta é uma resposta oportuna à renovação de recursos humanos qualificados no Município e à qualificação da capacidade técnica para os desafios atuais e futuros do concelho nas vertentes económicas, sociais, ambientais, energéticas e tecnológicas”, esclareceu Almeida Henriques.
O Presidente da Câmara esclareceu que a decisão de abertura de lugares é financeiramente sustentável e baseada numa avaliação criteriosa de recrutamento de novos colaboradores.
Na reunião realizada, a Câmara aprovou ainda a subscrição do Município de Viseu da Declaração “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”, que fará integrar Viseu numa rede de cidades com boas práticas ligadas à segurança e proteção da diversão noturna.

III Festival Gastronómico da Vitela de Lafões com mais de 2 mil refeições servidas

III Festival Gastronómico da Vitela de Lafões com mais de 2 mil refeições servidas

Foram servidas mais de 2 mil refeições durante a terceira edição do Festival Gastronómico da Vitela de Lafões, uma iniciativa promovida pelo Município e pela Escola Profissional de Vouzela no passado fim de semana, de 3 a 5 de junho. Já o total do número de visitantes é estimado em cerca de 4 mil.

Ao longo de três dias, num espaço preparado e decorado a preceito na Alameda D. Duarte de Almeida, foi possível saborear a genuína Vitela de Lafões IGP, confecionada das mais variadas maneiras pelos seis restaurantes aderentes.

O Festival tem como principal objetivo promover a confeção de Vitela de Lafões com certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), garantindo a qualidade do produto e aumentando o rendimento dos criadores das raças de bovinos autóctones.

O certame foi inaugurado ao final da tarde do dia 3 de junho, num cerimónia que contou com o eurodeputado Fernando Ruas como convidado especial.

Para além da vertente gastronómica, os visitantes do Festival puderam também desfrutar de passeios gratuitos em comboio turístico até às pastagens onde é criada a Vitela de Lafões, assim como conhecer e adquirir uma grande variedade de produtos endógenos na mostra que decorreu em simultâneo.

Um dos momentos altos do fim de semana foi de novo o cortejo de carros de vacas e alfaias agrícolas, que percorreu as ruas da vila no sábado, dia 4, uma verdadeira celebração das raízes da atividade agropecuária no concelho.

Para as crianças houve animação garantida durante todo o fim de semana, com insufláveis e uma "Quintinha dos Animais", onde puderam ver de perto alguns dos animais domésticos que povoam os campos do concelho.


O Festival Gastronómico da Vitela de Lafões regressa em 2017, mantendo as iniciativas paralelas já consolidadas, como o cortejo de carros de vacas e a mostra de artesanato e produtos endógenos, mas também novidades introduzidas este ano, como os passeios em comboio turístico, a "Quintinha dos Animais".