O Município de Viseu apresenta-se até domingo como a Capital Europeia do Folclore em 2018, no festival EUROPEADE, que decorre em Namur, na Bélgica. O evento constitui o maior festival europeu de folclore, dança e música popular, juntando anualmente mais de 5000 pessoas durante uma semana para espetáculos, apresentações e trocas de experiências.
Nesta embaixada, que visa promover a organização do festival na cidade de Viriato dentro de 2 anos, é apresentada a imagem EUROPEADE 2018, que elege a Capucha tradicional da região de Viseu como seu principal símbolo, combinando com um lenço verde representativo dos trajes típicos do folclore da região. Em fundo, a imagem destaca a silhueta da Sé de Viseu. (Logomarca em anexo.)
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a organização deste festival em Viseu é uma oportunidade de ouro para a promoção internacional da cidade-região e da sua cultura em 25 regiões europeias, assim como para a qualificação e rejuvenescimento do nosso folclore. Será um grande acontecimento.”
Uma das opções mais relevantes na programação proposta pelo Município de Viseu para 2018 aponta para a realização de várias apresentações de grupos locais e regionais de folclore e cultura tradicional portuguesa. A dimensão histórica e patrimonial da cidade, as acessibilidades a Viseu, a capacidade hoteleira instalada e a experiência na organização de grandes eventos foram os principais argumentos para a aprovação, por unanimidade, da candidatura.
O site e facebook oficiais da organização estão já lançados e disponíveis em www.europeadeviseu.pt e www.facebook.com/ europeadeviseu
O primeiro festival da “Europeade” realizou-se em 1964, em Antuérpia. Em 2016, a organização está entregue à cidade belga de Namur. O principal objetivo do festival é a salvaguarda e a promoção da identidade e do património cultural imaterial europeu, numa lógica intergeracional.
Sem comentários:
Enviar um comentário