Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Viseu: aprovação do Orçamento Municipal

A Câmara Municipal de Viseu reuniu no dia 27 de Outubro, nos Paços do Concelho, tendo na agenda a aprovação da proposta de Orçamento Municipal para 2017.

A proposta de orçamento municipal que foi apreciada traduz uma perspetiva de crescimento do investimento e de forte incremento dos projetos financiados pelo PORTUGAL 2020, com especial expressão na reabilitação urbana, na promoção da economia local, na mobilidade e na requalificação da rede escolar.

As finanças municipais darão ainda continuidade à política local de fiscalidade amiga das famílias e de promoção da qualidade de vida, com destaque para as funções sociais, educativas e culturais.

Nos últimos três anos, o desempenho financeiro do Município de Viseu salda-se num aumento efetivo das poupanças em 10 milhões de euros, num acumulado total de 30 milhões de euros de ativos financeiros. Cumulativamente, o Município de Viseu assegurou uma redução do seu endividamento em 3 milhões de euros. A contenção praticada nas despesas correntes permitiu ainda alocar 23% das receitas a investimentos.

l. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Alunos do 1º Ciclo frequentam a piscina municipal



         Para além do Pré-escolar, o Município de Vouzela promove também a vinda dos alunos do 1º ciclo do concelho à piscina municipal.

 De três em três semanas, os 270 alunos que frequentam este nível de ensino têm aulas de natação dinamizadas pelos professores da autarquia.
180 Alunos do pré-escolar participam no programa educativo “As Crianças Marcam a Diferença”

Promovido pelo Município de Vouzela, arrancou, em outubro, o programa educativo “As Crianças Marcam a Diferença!”.

Destinado a todas as crianças que se encontrem a frequentar a Educação Pré-Escolar do concelho,  o programa, que se realiza pelo décimo quinto ano consecutivo, visa o desenvolvimento de várias atividades lúdicas e desportivas e abrange este ano letivo 180 alunos dos oito jardins de infância do concelho da rede pública e do jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela. 

Fazem parte deste programa os projetos “Nadar é Giro!”, que se desenvolve na Piscina Municipal e que pretende promover a adaptação ao meio aquático e a aprendizagem de natação; o projeto “Saltar é Giro!” com a realização de atividades de expressão e educação físico-motora e que se realiza nos próprios jardins-de-infância e o projeto “Ler a Brincar”, que visa a realização de atividades lúdicas relativas à leitura e à escrita e que tem lugar no espaço Faz de Conta ou na sala de atividades da Piscina Municipal.


As atividades acontecem uma vez por semana e são dinamizadas pelos setores de Educação, de Desporto e pela Biblioteca Municipal da autarquia.

Desfolhada Tradicional marcou o InterCultura2016 em Manhouce








No passado dia 15 de outubro foi a vez de Manhouce receber o InterCultura2016 que foi marcado pela Desfolhada e pelas modas e tradições características da região. 

    Num espaço preparado para o efeito, localizado no Largo da Feira, a alegria e o convívio permaneceram ao som das vozes e danças tradicionais, das atuações do “Rancho Folclórico da Casa do Povo de Manhouce” e do “Grupo 100 Nome” de S. João da Serra, da desfolhada e de um jantar destinado a todos os participantes. 

             Esta foi mais uma das iniciativas de partilha e encontros culturais, no âmbito do projeto InterCultura2016, que continua a unir populações e a promover o convívio intergeracional. 

sábado, 22 de outubro de 2016

Primeira feira da proteção civil de Vouzela realiza-se de 25 a 27 de novembro



“Vouzela Protege” é o nome da primeira feira da proteção civil a realizar no concelho, numa iniciativa promovida  pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vouzela (AHBVV) e Câmara Municipal.

O certame irá realizar-se nos dias 25, 26 e 27 de novembro e terá como principal objetivo dar a conhecer a missão, os meios e os recursos das entidades envolvidas  na área da proteção civil, possibilitando também o contacto direto e a interação com a população.

“Este é o primeiro evento do género no concelho e esperamos que tenha uma dimensão nacional. Trata-se de uma iniciativa que pretende promover a interação entre os diversos agentes das proteção civil, divulgando o trabalho que é feito e os meios existentes”, explicou Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, durante a conferência de imprensa realizada ontem, dia 17 de outubro.

“Socorrer, proteger o património e as pessoas é para nós uma prioridade e enquanto município temos feito um investimento elevado, nomeadamente na recuperação da rede viária danificada devido às fortes intempéries que o concelho sofreu no último ano e na proteção da floresta, para onde canalizamos 10% do nosso orçamento municipal”,  adiantou o autarca. 

Sublinhando igualmente a importância do evento, Carlos Lobo, Presidente da Direção da AHBVV, disse que a atividade resulta de uma proposta do comando à qual a direção se associou para ajudar a concretizar. “Durante três dias, é nossa intenção ter aqui um evento de grande significado para o concelho de Vouzela, mas também para toda a região e país”, sublinhou o diretor.

Para além da mostra de produtos e entidades, o programa engloba ainda simulacros com bombeiros da região e um seminário subordinado ao tema “O passado, o presente e o futuro da Proteção Civil”, anunciou Joaquim Tavares, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, que espera uma participação na feira de cerca de 30 expositores.

A feira irá ter lugar no Pavilhão Multiusos Municipal de Vouzela e contará com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, Jorge Gomes, na inauguração.



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

1º TRAIL/CAMINHADA À SERRA DO S. MACÁRIO,

O GTT-SPS (Grupo Todo Terreno de São Pedro do Sul), vai organizar, o  1º TRAIL/CAMINHADA À SERRA DO S. MACÁRIO, no dia 13 de Novembro de 2016.

A prova irá percorrer uma parte do Concelho de São Pedro do Sul, tendo o TRAIL início previsto pelas 09h00 junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de São Pedro do Sul e a CAMINHADA início previsto pelas 10h00 junto ao Largo Princial de Sul, estando o final está previsto para as 13h00, em Macieira de Sul, no recinto onde se estará a realizar a XVIII Festa da Castanha e do Mel.

Embora este evento seja o primeiro, queremos que possa a vir a ser o primeiro de muitos e que seja uma possibilidade de divulgação da nossa região.

Juntamente com esta actividade, e estando o GTT.SPS ciente do flagelo dos incêndios que este ano assolou a nossa magnífica região, queremos associar ao evento um cariz solidário. 

Assim, do valor de cada inscrição, 1€ reverterá para o Agrupamento dos Bombeiros Voluntários de São Pedro do Sul e 1€ reverterá para reflorestação da Serra do S. Macário.

Por cada inscrição, a Câmara Municipal de São Pedro do Sul, oferece uma árvore, para cada participante plantar no final do TRAIL/CAMINHADA.

Sendo o GTT.SPS uma pequena associação, e ser este o segundo evento desta natureza, esperamos contar com a vossa compreensão, e ultrapassar algumas das falhas que possam ter ocorrido anteriormente.

Nesse sentido, gostaríamos de contar com a sua participação!

Mais informações:

-No nosso FaceBook: 

-No nosso site: 

-Inscrições: 

Reabilitação da Casa das Bocas em Viseu vai avançar

Investimento ascende a 1,8 milhões de euros. Novo concurso de apoio a projetos culturais independentes foi também aprovado com meio milhão de euros

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, anunciou esta quinta-feira a aprovação do projeto de reabilitação do edifício histórico “Casa das Bocas”, em Viseu, e a apresentação da candidatura a financiamento comunitário do Portugal 2020.

O projeto de reabilitação prevê a instalação de uma Unidade de Saúde Familiar, que beneficiará um universo de 18 mil utentes. O investimento do projeto deverá ascender a 1,8 milhões de euros.

Segundo o Presidente da Câmara, “a obra de reabilitação permitirá devolver à cidade um património de elevado valor e revitalizar socialmente uma zona crítica do centro antigo”. A recuperação permitirá “salvar elementos patrimoniais e arquitetónicos únicos que se encontram em ruína e dar nova vida à rua das Bocas, com um novo serviço-âncora”.

Na reunião hoje realizada, a Câmara Municipal aprovou ainda o lançamento do concurso municipal de apoio a projetos culturais e criativos “Viseu Terceiro” para o ano 2017.

Com um orçamento de meio milhão de euros, o programa municipal visa, pelo terceiro ano consecutivo, estimular a produção de projetos independentes em áreas-chave da programação e criatividade culturais do concelho, estimulando ainda a formação artística de talentos e de novos públicos.

Segundo Almeida Henriques, “o Viseu Terceiro é hoje um modelo de financiamento transparente, regular e com sentido estratégico no desenvolvimento criativo e cultural local, e favorece um planeamento consistente da agenda de eventos com potencial turístico”.

Nas normas de acesso que foram aprovadas são fixados objetivos, prioridades e critérios de apoio.

Uma das novidades introduzidas diz respeito à possibilidade de serem pré-aprovados neste concurso projetos plurianuais, ainda que seja condicionada a aprovação da sua programação anual específica. Outra evolução respeita à autonomização das linhas de financiamento para projetos consolidados e projetos novos ou emergentes. Os primeiros contam com um orçamento de 300 mil euros; os segundos com uma verba de apoios de 200 mil euros.

Projeto “VISEU ARENA” dá amanhã o seu primeiro passo

Projeto “VISEU ARENA” dá amanhã o seu primeiro passo
Reconversão e upgrade do Multiusos de Viseu estará concluída em 2018

Tem lugar amanhã, quinta-feira, 20 de outubro, pelas 12 horas, no Multiusos de Viseu, a assinatura pública do acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto “VISEU ARENA”.

O protocolo será celebrado entre a Câmara Municipal de Viseu, a VISEU MARCA e o ARENA ATLÂNTICO – Gestão de Recintos Multiusos, S.A.

O projeto “VISEU ARENA” visa a reconversão, o upgrade técnico e restyling global do “Pavilhão Multiusos de Viseu” num equipamento capacitado enquanto sala de grandes espetáculos, eventos públicos e realizações corporate.

Com meta para arrancar em 2018, o “novo” espaço permitirá a Viseu ter uma influência regional relevante no contexto da realização de grandes eventos e espetáculos, contribuindo para a promoção de Viseu enquanto polo cultural relevante na Região Centro e enquanto destino turístico.

Marcam presença neste ato público o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, o Presidente da VISEU MARCA, João Cotta, e o Administrador do ARENA ATLÂNTICO, Jorge Silva.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

A Câmara de Viseu anunciou hoje que as candidaturas ao concurso municipal de apoio a projetos culturais e criativos para 2017, que tem um orçamento de meio milhão de euros, estão abertas até 15 de novembro.

Com o concurso Viseu Terceiro, que vai na terceira edição, o município quer "estimular a produção de projetos independentes em áreas-chave da programação e criatividade culturais do concelho" e "a formação artística de talentos e de novos públicos".
"O Viseu Terceiro é hoje um modelo de financiamento transparente, regular e com sentido estratégico no desenvolvimento criativo e cultural local e favorece um planeamento consistente da agenda de eventos com potencial turístico", sublinha o presidente da Câmara, Almeida Henriques.
O executivo tinha aprovado no início do mês o lançamento deste concurso, com o mesmo orçamento do ano passado e algumas normas novas.
O concurso mantém o orçamento de 300 mil euros para projetos consolidados e de 200 mil euros para projetos novos ou emergentes.
Uma das novidades deste ano é o facto de as normas de acesso "preverem a possibilidade de serem pré-aprovados projetos plurianuais, ainda que seja condicionada a aprovação da sua programação anual específica".
As normas de acesso estipulam também que as entidades beneficiárias que violem as obrigações do concurso "ficam impedidas de apresentar a sua candidatura aos concursos do mesmo ano, bem como nos dois anos civis seguintes".
O apoio financeiro máximo a atribuir por candidatura mantém-se nos 125 mil euros.
No entanto, "somando apoios não financeiros do município, como apoio na logística, isenção ou redução de taxas municipais, etc., o apoio ao projeto pode ascender até 137.500 euros", refere a autarquia.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Cristina Rodrigues apresenta em Viseu projeto artístico “O Sudário”


Criação é composta por peças de linho produzidas na Casa da Lavoura e Oficina do Linho de Várzea de Calde.

A arquiteta e artista plástica Cristina Rodrigues apresentou no dia 13 de Outubro no museu municipal da Casa da Lavoura e Oficina do Linho de Várzea de Calde, o seu projeto de criação artística “O Sudário”, desenvolvido em parceria com o Município de Viseu.
Participaram desta apresentação o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e a Vereadora da Cultura, Odete Paiva.

Inspirada no Sudário de Turim, peça de linho apresentada como o tecido que cobriu o corpo de Jesus Cristo após a sua morte, a nova obra de arte de Cristina Rodrigues é composta por duas peças de linho produzidas em Várzea de Calde.

A obra de arte "O Sudário" terá a sua antestreia em Viseu, na Quinta da Cruz, dia 28 de Outubro, e será posteriormente apresentada em Dezembro, na Bienal de Arte de Colombo, no Sri Lanka, no que constitui uma estreia de Portugal.

Para o Presidente da Câmara, “este projeto reveste-se de um especial significado na valorização de um produto artesanal e histórico de excelência de Viseu, que é o linho.”

Nas palavras de Cristina Rodrigues, “já há algum tempo desejava trabalhar com Viseu por se tratar do mais importante núcleo nacional de produção e transformação artesanal de linho”.

A participação de Cristina Rodrigues na Bienal de Arte de Colombo reveste-se de especial prestígio com a presença de outros grandes nomes como Madelon Vriesendorp ou os vencedores do Turner Prize de 2016, Assemble Studio.

Município assinalou o Feriado Municipal com distintas homenagens




O Município assinalou o Feriado Municipal, no dia 7 de outubro, com uma sessão solene, homenageando diversas personalidades e entidades do concelho, tendo o início da cerimónia contado com a atuação da Banda União Musical Juventude e Amizade da Sobreira. 

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Vasconcelos, usou da palavra enaltecendo as obras, medidas e ações promovidas durante os últimos mandatos e as que se perspetivam num futuro próximo. Realçou o papel dos autarcas, desde as primeiras eleições pós 25 de Abril, até aos dias de hoje, referindo as dificuldades inerentes a cada momento na história da autarquia. 

Acrescentou, ainda, o papel relevante de todos os homenageados que contribuíram para o desenvolvimento social e económico do concelho. Por sua vez, o Presidente da Assembleia Municipal, Abel Dias, enalteceu os homenageados e o seu contributo para a comunidade local, fazendo uma breve descrição de cada um. Realçou os valores da gratidão e da memória, considerando-os vitais para o crescimento e evolução do concelho. 

Nesta cerimónia foram homenageados Alfredo Gonçalves Coelho; Monsenhor José Fernandes Vieira; a melhor aluna do 12.º ano do ano letivo 2015/2016 residente no concelho, Ana Rita de Almeida Martinho; o GDOF (Grupo Desportivo de Oliveira de Frades); a Empresa Savibel e, a título póstumo, o Padre João Ramos Pereira; Celestino Ferreira Martins; José Lopes Ferreira; Joaquim Rodrigues Cruzeiro; Alexandre Magno Correia de Lemos; Alferes Paulo da Cunha Bandeira Coelho, tendo sido entregues simbólicas lembranças alusivas a estas distintas personalidades e entidades pelos Presidentes da Câmara e Assembleia Municipal e, ainda, pelos Presidentes e membros das Juntas de Freguesia. Com esta cerimónia, o Município pretendeu comemorar o Feriado Municipal, demonstrando, publicamente, o seu reconhecimento a todos os que contribuíram para o progresso do concelho. No final desta sessão solene, decorreu um lanche-convívio na Praça do Cineteatro Dr. Morgado, que contou com a animação do Rancho Folclórico da ACRENE (Nespereira). 

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

“Reabilitar para Arrendar” entrega amanhã habitações no Centro Histórico de Viseu e apresenta nova linha de financiamento


Visita às habitações terá lugar a partir das 16h, com o Presidente da Câmara e o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente


Tem lugar amanhã, sexta-feira, 14 de outubro, a partir das 16 horas (ver programa abaixo) a entrega simbólica das chaves de novas habitações de arrendamento no Centro Histórico de Viseu, na rua Direita e na travessa das Escadinhas da Sé, reabilitadas pelo Município no âmbito do programa “Reabilitar para Arrendar”.

Participam nste ato, realizado no âmbito de uma visita às obras já concluídas nas habitações e a alguns dos espaços comerciais, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Das 18 novas habitações disponibilizadas no Centro Histórico, em regime de arrendamento e a preços condicionados, 14 estão já atribuídas a jovens famílias, grande parte das quais já instaladas. Parte das famílias receberão nesta visita as chaves dos apartamentos. Nesta operação de reabilitação, o Município investiu 1,5 milhões de euros, contando com o financiamento a título de empréstimo do “Reabilitar para Arrendar”. As demais quatro habitações encontram-se em fase de atribuição, por concurso.

Após a visita, terá lugar uma sessão de apresentação e esclarecimento da nova linha de financiamento do programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”, pelas 18 horas, na Associação Comercial do Distrito de Viseu, sendo celebrado um acordo de cooperação entre o Município de Viseu e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana no âmbito da promoção deste programa.

O “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” disponibiliza uma nova linha de financiamento de 50 milhões de euros para investimentos públicos ou privados de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, com vocação habitacional para arrendamento, que configura uma oportunidade de estímulo importante à regeneração do edificado e ao repovoamento do Centro Histórico de Viseu.

AGENDA

16H      Encontro nos Paços do Concelho e deslocação a pé aos locais de visita;

16H15 Visita a obras do “Reabilitar para Arrendar” (habitações e espaços comerciais na rua Direita e na Travessa das Escadinhas e Largo S. Teotónio;
Entrega de chaves a arrendatários de apartamentos reabilitados;

18H Sessão “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” e Assinatura de Protocolo de Cooperação Institucional

Viseu tem 30 bolsas de estudo para estudantes do Ensino Superior de famílias numerosas e carenciadas e alunos do ensino artístico



Candidaturas decorrem em Outubro e Novembro


O Município de Viseu tem já lançados os concursos para atribuição de 20 bolsas a estudantes do Ensino Superior de famílias numerosas e carenciadas e 10 bolsas de estudo a alunos de ensino artístico da escola de dança “Lugar Presente”. O Município investe mais de 20 mil euros na iniciativa.

Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, esta “é uma iniciativa de inclusão social e de estímulo à formação avançada e artística nas famílias com mais filhos ou carenciadas”.

“Esta é uma medida que soma a outras de uma política integrada amiga das famílias, onde estão a aplicação da mais baixa taxa de IMI do país e do IMI familiar, a oferta do Kit Escolar no 1º ciclo do Ensino Básico, o tarifário especial de água para famílias numerosas ou as isenções e descontos de serviços municipais”, explica.

No caso do concurso para alunos a frequentar a “Lugar Presente”, as candidaturas para as bolsas do ano letivo de 2016/2017 poderão ser apresentadas de 17 a 28 de outubro. A informação consta do site do Município, em www.cm-viseu.pt

Mantendo a aposta no ensino artístico e particularmente na área da dança, o Município renova os apoios aos alunos que frequentam a escola, tendo em consideração a situação socioecnómica do agregado familiar, o potencial artístico do candidato e ainda o comprovativo de naturalidade e/ou residência no concelho de Viseu.

Para estas bolsas, as candidaturas deverão ser entregues presencialmente no Centro Municipal Jovem, localizado nas Escadinhas de Santo Agostinho (Av. Alberto Sampaio), no período definido, de segunda a sexta-feira, das 9H30 às 12H30 e das 14H00 às 18H00.

No que diz respeito às vinte novas bolsas de estudo para apoio a estudantes do Ensino Superior de famílias numerosas e carenciadas residentes no concelho, as candidaturas decorrem de 1 a 15 de Novembro de 2016. Toda a informação está também disponível no site do Município.

A atribuição destas bolsas implica que o agregado familiar resida pelo menos há três anos no concelho de Viseu e que os estudantes em causa ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior no território nacional, para obtenção do grau académico de licenciado. O valor de cada bolsa é de 900 Euros anuais.

Oito das 20 bolsas são destinadas a estudantes de famílias em situação de carência financeira, não contemplando a dimensão do agregado familiar. As restantes 12 serão atribuídas a alunos provenientes de famílias numerosas (com 3 ou mais filhos), sendo privilegiados os casos de menores rendimentos.

Estes concursos não esgotam os apoios do Município em bolsas de estudo. A 30 de setembro encerrou o período de candidaturas a dez bolsas para alunos do Conservatório Regional de Música de Viseu.

sábado, 8 de outubro de 2016

Município de Vouzela continua a apoiar alunos desfavorecidos
Candidaturas a bolsas de estudo do ensino superior decorrem entre 1  de outubro a 15 de novembro

Pelo 16.º ano consecutivo, o Município de Vouzela vai atribuir 12 bolsas de estudo a alunos que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino superior público ou privado e que residam no concelho de Vouzela.

Com esta medida, a autarquia pretende estimular e motivar os jovens na sua formação pessoal e académica e apoiar financeiramente todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos.

As bolsas de estudo visam contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas.

O período de candidaturas decorre entre o próximo dia 1 de outubro e o dia 15 de novembro, devendo as mesmas ser entregues no Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal.


Esta é uma medida que se insere nas políticas educativas e sociais do Município destinadas a promover a igualdade de oportunidades e a coesão social.

25 mil “vindimaram” em Viseu


Festa das Vindimas do Dão em Viseu conquistou “lugar indelével” no cartaz nacional


25 mil pessoas participaram da Festa das Vindimas de Viseu, na última semana, nos diversos eventos realizados, no vaivém enocultural entre o Centro Histórico e as quintas do Dão que se associaram à iniciativa.

Na terceira edição, também a Meia-Maratona do Dão alcançou um número recorde de participantes: 8400 correram ou caminharam na Cidade de Viseu.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a elevada adesão alcançada é a melhor confirmação do estatuto e do potencial de Viseu como cidade vinhateira do Dão”.

“A Festa das Vindimas de Viseu conquistou um lugar indelével no cartaz nacional de eventos enoturísticos”, sublinha Almeida Henriques, que destaca ainda “o excelente comportamento da procura turística da cidade”, atendendo a que a generalidade das unidades hoteleiras da cidade registaram taxas de ocupação superiores ao habitual.

Ainda em jeito de balanço, a entidade organizadora, a VISEU MARCA, sublinha o importante contributo conferido pela Festa das Vindimas à promoção e notoriedade das marcas e quintas produtoras de vinho da região. “A Festa das Vindimas é uma mola promocional da economia vitivinícola, turística e cultural de Viseu”, afirma a Organização.

No ver da VISEU MARCA, “para além da elevada adesão de participantes e visitantes, deve destacar-se ainda a elevada exposição pública do destino Viseu”.

Este domingo, os 33 instagramers convidados do “Instameet Viseu” já tinham publicado 250 imagens da cidade e das vindimas, com mais de 70 mil interações.

Por outro lado, a VISEU MARCA destaca ainda “o carácter inovador e simultaneamente autêntico da programação do evento, feita dos empreendedores, talentos e nomes de Viseu, cidade e região”. “Esta marca de identidade constitui a singularidade do festival”. Integraram a programação do evento 30 artistas, enólogos e chefs da região.

A Festa das Vindimas de Viseu regressará em 2017, avança o Município de Viseu e a VISEU MARCA.

Festa das Vindimas de Viseu regresou esta semana com novas propostas e cartaz reforçado
Novas quintas para conhecer, concertos no coração da cidade e um palco especial para os néctares e sabores da região


A terceira edição da Festa das Vindimas de Viseu arrancou a 21 de setembro, e prolongou-se até dia 25 de Setembro. Um programa que propõe um vaivém enocultural entre o Centro Histórico da cidade vinhateira de Viseu e as 15 quintas do Dão que se associam à iniciativa.

A abertura oficial foi no Dia do Município, pelas 18 horas, no Mercado 2 de Maio. Aí, abriram-se as portas do “Mercado de Vinhos e Sabores” que, às 19H30, recebendo um showcooking com o chef Diogo Rocha (Mesa de Lemos) e o enólogo Hugo Chaves (Quinta de Lemos). Carolina Deslandes estreando-se em Viseu neste dia, em concerto na Fonte das 3 Bicas, com início às 21H30.

A Festa das Vindimas de Viseu voltou a reforçar o número de quintas que abrem as portas para um programa especialmente a pensar nos visitantes. Este ano são duas as quintas que, pela primeira vez, irão abrir portas para uma experiência real de vindima aos visitantes e turistas. Conhecer a vinha, colher os cachos de uvas já maduros, provar os néctares comentados por quem trabalha os seus segredos e terminar numa merenda típica em plena quinta é a proposta para a manhã de sábado, dia 24.

O cartaz cultural da Festa das Vindimas teve várias propostas das quais se destacam os “regressos a casa” de Darko e Samuel Úria que regressaram a Viseu para concertos olhos-nos-olhos com os viseenses, visitantes e amigos de Viseu. Foi nas noites de 22 e 23 de setembro, respetivamente. Mas não é tudo. Todos os dias um “Mercado de Vinhos & Sabores” nasceu na Praça do 2 de Maio, um espaço premium de prova e descoberta dos néctares e sabores do Dão, com provas dos vinhos, tasquinhas com vários produtos regionais, workshops vínicos (com a participação de diversos enólogos e viticultores), showcookings (proporcionados por chefs da região) e um cartaz cultural para todos os públicos.

A aposta na fotografia e as redes sociais como promoção do destino Viseu foi uma das grandes novidades da Festa das Vindimas em 2016. Com o evento “Instameet Viseu”, cerca de 30 igers de todo o país – fotógrafos do Instagram – estarão na cidade-jardim para durante o fim-de-semana redescobrirem e capturarem o melhor da cidade vinhateira e das paisagens do Dão. A palavra de ordem é “partilhar”.

A Festa da Vindimas de Viseu é uma iniciativa do Município de Viseu e da Viseu Marca, com os patrocínios do BIG – Banco de Investimento Global, GALP e LITOCAR, e a parceria da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e do Museu Nacional Grão Vasco.