Festa das Vindimas de Viseu regresou esta semana com novas propostas e cartaz reforçado
Novas quintas para conhecer, concertos no coração da cidade e um palco especial para os néctares e sabores da região
A terceira edição da Festa das Vindimas de Viseu arrancou a 21 de setembro, e prolongou-se até dia 25 de Setembro. Um programa que propõe um vaivém enocultural entre o Centro Histórico da cidade vinhateira de Viseu e as 15 quintas do Dão que se associam à iniciativa.
A abertura oficial foi no Dia do Município, pelas 18 horas, no Mercado 2 de Maio. Aí, abriram-se as portas do “Mercado de Vinhos e Sabores” que, às 19H30, recebendo um showcooking com o chef Diogo Rocha (Mesa de Lemos) e o enólogo Hugo Chaves (Quinta de Lemos). Carolina Deslandes estreando-se em Viseu neste dia, em concerto na Fonte das 3 Bicas, com início às 21H30.
A Festa das Vindimas de Viseu voltou a reforçar o número de quintas que abrem as portas para um programa especialmente a pensar nos visitantes. Este ano são duas as quintas que, pela primeira vez, irão abrir portas para uma experiência real de vindima aos visitantes e turistas. Conhecer a vinha, colher os cachos de uvas já maduros, provar os néctares comentados por quem trabalha os seus segredos e terminar numa merenda típica em plena quinta é a proposta para a manhã de sábado, dia 24.
O cartaz cultural da Festa das Vindimas teve várias propostas das quais se destacam os “regressos a casa” de Darko e Samuel Úria que regressaram a Viseu para concertos olhos-nos-olhos com os viseenses, visitantes e amigos de Viseu. Foi nas noites de 22 e 23 de setembro, respetivamente. Mas não é tudo. Todos os dias um “Mercado de Vinhos & Sabores” nasceu na Praça do 2 de Maio, um espaço premium de prova e descoberta dos néctares e sabores do Dão, com provas dos vinhos, tasquinhas com vários produtos regionais, workshops vínicos (com a participação de diversos enólogos e viticultores), showcookings (proporcionados por chefs da região) e um cartaz cultural para todos os públicos.
A aposta na fotografia e as redes sociais como promoção do destino Viseu foi uma das grandes novidades da Festa das Vindimas em 2016. Com o evento “Instameet Viseu”, cerca de 30 igers de todo o país – fotógrafos do Instagram – estarão na cidade-jardim para durante o fim-de-semana redescobrirem e capturarem o melhor da cidade vinhateira e das paisagens do Dão. A palavra de ordem é “partilhar”.
A Festa da Vindimas de Viseu é uma iniciativa do Município de Viseu e da Viseu Marca, com os patrocínios do BIG – Banco de Investimento Global, GALP e LITOCAR, e a parceria da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e do Museu Nacional Grão Vasco.
Sem comentários:
Enviar um comentário