Principais “forças vivas” do concelho debatem iniciativa de marketing territorial para 2017
Diversas iniciativas de apresentação de “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu” marcam o dia 4 de Janeiro.
Da parte da manhã, o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, apresentou aos dirigentes e quadros do Município a iniciativa, os seus objetivos e ações.
Da parte da tarde, reuniu o Conselho Estratégico do Município, que junta as principais forças vivas do concelho, para debater e “dar fôlego” à iniciativa. A reunião contou ainda com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado.
Pelas 17 horas, a reunião foi aberta aos órgãos de comunicação social, sendo nessa altura apresentada a síntese do “plano de ação” da campanha e as conclusões da reunião. O encontro teve lugar no edifício do antigo Governo Civil de Viseu.
Foi nesta primeira fase, às instituições locais e regionais e aos próprios viseenses que se destina o lançamento e a comunicação desta iniciativa de marketing territorial, que visa dar “um empurrão positivo” no reconhecimento e na reputação de Viseu, enquanto destino turístico nacional e ibérico.
A iniciativa teve duas vertentes principais – uma interna e outra externa – e um enfoque dominante na participação da própria comunidade local. “Fazer de cada viseense um melhor anfitrião e um embaixador é o principal objetivo”, explica o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.
No documento de apresentação da iniciativa que foi conhecido, da responsabilidade do Município e da Viseu Marca, “mais do que uma nova agenda de eventos, a iniciativa visa despertar e promover uma atitude coletiva de hospitalidade.”
Da campanha fez parte um conjunto de medidas de envolvimento comunitário, de renovação e upgrade da agenda de eventos e de promoção nacional e ibérica, segmentada por diversas cidades-alvo.
A comunicação interna quer reforçar e “ativar” o sentido de pertença, o orgulho local, a identidade cultural e a motivação de participação. Talentos locais serão envolvidos em ações especiais de programação e merchandising.
A comunicação externa terá como objetivo aumentar o reconhecimento de Viseu enquanto destino e atrair visitantes, turistas e interesses, apostando em três eixos: cidade de Viriato (património, mitos e lendas), cidade-jardim (de qualidade de vida e cultura) e cidade vinhateira (enogastronómica).
A afirmação de uma alternativa e de um complemento de destino fora do eixo litoral e dos grandes centros urbanos é outro dos objetivos assumidos.
A cooperação institucional local e regional, nomeadamente com os membros do Conselho Estratégico de Viseu e as Entidades Regionais de Turismo, é considerado pelo Presidente da Câmara como “um importante recurso no desenvolvimento da iniciativa”.
A campanha de comunicação que será desenvolvida no âmbito do projeto elege como símbolo e mote o “V” de Viseu, de Viriato, de Vinho, de Visita, de Vasco (Grão Vasco) e de Vamos. Pelo efeito da aliteração (“V”), a iniciativa quer vincar ainda mais o destino “Viseu”.
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