A receita é uma homenagem à identidade
gastronómica de Viseu e nasce do patrocínio da Nutriva ao certame, com
assinatura do chef Diogo Rocha
No ano de “Viseu
2019, Destino Nacional de Gastronomia”, a Feira de São Mateus terá pela
primeira vez uma sobremesa oficial. O nome é “São Mateus” e é produzido pela Nutriva, nova
patrocinadora oficial da Feira, tendo a assinatura do chef e embaixador de
Viseu, Diogo Rocha.
A apresentação
decorreu no passado domingo, na Pousada de Viseu, no âmbito do evento “Viseu
Doce”, dedicado à doçaria regional. A receita foi confecionada ao vivo e
destaca ingredientes típicos da região de Viseu, como as tílias do Rossio, as
maçãs Bravo de Esmolfe e as avelãs de Viseu. Muitos dos visitantes fizeram fila
para a saborear, em primeira mão.
O prato, inspirado na
gastronomia tipicamente beirã, é confecionado a partir de uma base tradicional
de leite-creme, com o aroma especial das tílias de Viseu. Posteriormente, é
acrescentado um puré de maçã da região e a mesma fruta caramelizada. A
sobremesa é servida com uma mousse de canela, no topo, e polvilhada com o
crocante de avelãs da região.
Em 2019, a sobremesa
estará presente nas ementas de todos os operadores de restauração da Feira de
São Mateus (restaurantes, snack-bares e tasquinhas). A doçaria tradicional de
Viseu terá um lugar privilegiado nesta edição do certame.
Para o Gestor da
Feira de São Mateus, Jorge Sobrado, “esta iniciativa inédita na Guardiã das
Feiras Populares é um tributo à gastronomia e à agricultura de Viseu. Sendo uma
inovação, reforça também a ligação do certame com a identidade da região”.
Já o chef Diogo Rocha
acredita que “a ‘São Mateus’ poderá tornar-se num produto de referência e uma
tradição do evento, tal como o são as farturas e as enguias, por exemplo”.
A “São Mateus” terá a
garantia de qualidade da Nutriva, marca especializada em pastelaria e
sobremesas que irá assegurar a produção. “Esta é uma iniciativa que alia os
métodos de produção criteriosos da Nutriva, e uma seleção cuidada de
ingredientes regionais, a uma feira popular de renome em Viseu e no país”,
declara a marca.
É a primeira vez que
a Nutriva patrocina a Feira de São Mateus e a parceria surge no âmbito de um
patrocínio a três, com o selo “Primus Lucas”, incluindo as marcas Ribeiro Santo
(vinho do Dão), Lugrade (bacalhau) e Nutriva (pastelaria).
Em 2019, a Feira de
São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar
em Viseu. Todas as informações e programação estão disponíveis em
www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).
A Feira é uma
iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da Viseu Marca. O
Santander, Super Bock, Altice, Sumol, Delta, Galp, Turismo do Centro,
Fidelidade, Litocar, Nutriva, Lugrade e Ribeiro Santo são patrocinadores
oficiais do evento em 2019. O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners
Nacionais deste ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário