Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Companhia de Teatro Coelima, viajará desde Guimarães, para apresentar a peça “Melhor só, que 3”no dia 28 no Festival Palcos em Vouzela


No próximo sábado, dia 28, pelas 21h30, subirá ao palco do Cineteatro João Ribeiro, em Vouzela, a última das quatro peças de teatro da terceira edição do Festival Palcos, organizado pela ATEF – Associação de Teatro Experimental de Fataunços, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela, da Junta de Freguesia de Fataunços, do Bar dos Bombeiros de Vouzela e da Quinta da Balsavinha

Para a sessão de encerramento foi convidada a companhia de Teatro Coelima, que viajará desde Guimarães, para apresentar a peça “Melhor só, que 3”, uma comédia produzida pela “Sol no Miral”.

A sinopse da peça que subirá a palco é a seguinte:

É agora que acontece, na pós-pandemia onde vivemos uma nova realidade, com mudanças de hábitos que muito rapidamente foram implementados e não tão facilmente adquiridos. Depois de confinamentos, restrições, distanciamento, cancelamentos e adiamentos, as duas irmãs Caneiras resistem em coabitar a mesma casa. A viverem presentemente com as novas tecnologias, as relações pessoais tornam-se um desafio para uma família já de si com relacionamento muito duvidoso. E se estamos num novo mundo tecnológico, eis que, através do mesmo, chega o mais recente inquilino. Se com dois já é de si complexo, o que dizer com três!...



Recordamos que continua o escrutínio para a atribuição de quatro prémios: Melhor ator; melhor atriz, melhor encenação e melhor espetáculo, que é uma das novidades desta terceira edição consecutiva.

Outra novidade desta edição e para agilizar a compra de bilhetes, é o pagamento do bilhete por MBWay, através do telemóvel 910618358, e a reserva de bilhetes através do email: atef.reservabilhetes@gmail.com

Apesar de nesta edição haver mais custos a suportar, o preço de bilheteira mantém-se nos 4 euros, com 25% de desconto para sócios da ATEF.


terça-feira, 24 de setembro de 2024

Cirurgia Torácica do IPO de Coimbra com nova técnica

 


O IPO de Coimbra conta, desde o início de setembro, com um novo equipamento de videomediastinoscopia, tendo já realizado as primeiras cirurgias com recurso ao novo dispositivo.

O mesmo permite, a partir de agora, uma técnica aprimorada de exploração do mediastino (região mediana do tórax) que vem reforçar, sobretudo, a capacidade de estadiamento de tumores do pulmão e o diagnóstico de lesões mediastínicas.

Apesar desta técnica já ter sido realizada anteriormente na Instituição, com aparelho clássico de visualização direta, a evolução para um procedimento com aquisição de imagens de vídeo representa um acrescento muito relevante no que respeita à eficácia diagnóstica, à área de exploração mediastínica e à segurança para o doente.

A videomediastinoscopia revela-se por isso mesmo um complemento fundamental às técnicas de diagnóstico endoscópico e guiados por técnicas de imagem como a TAC, de que o IPO de Coimbra já dispunha e das quais é referência.

O IPO de Coimbra e a sua Unidade de Cirurgia Torácica têm vindo a fazer um claro investimento na modernização dos procedimentos cirúrgicos, no sentido de diminuir o grau de invasividade dos mesmos, assim como na melhoria dos resultados clínicos, na segurança dos doentes e no aumento do volume assistencial à comunidade.

 

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Escola Municipal de Dança de Sátão com inscrições abertas

 


O ensino da dança, nas modalidades de Hip Hop e Ballet, tem conquistado cada 
vez mais adeptos em Sátão e na região. O Ballet é um estilo de dança influente a nível mundial possuindo uma técnica específica e um vocabulário próprio, considerados por muitos a base de alguns dos restantes estilos de dança. Já vem sendo ensinado há mais de vinte anos no Município de Sátão.

O Hip-Hop é uma forma de cultura popular nas áreas de música, dança e arte, que desenvolve a coordenação e criatividade, aliados aos inúmeros movimentos, que tem ganho cada vez mais adeptos no mundo. Começou a ser lecionado há quatro anos em Sátão.

A Autarquia apresenta mais uma oferta cultural, dando continuidade às aulas de dança, com o professor Yaroslav Babchuk. As aulas nas modalidades de Hip Hop e Ballet, serão ministradas no Cineteatro Municipal, a partir dos 4 anos de idade. 

Os horários são os seguintes: às terças-feiras, das 17h15 às 18h20 – Ballet; o Hip-Hop decorrerá às quintas-feiras: das 17h15 às 18h05 (dos 4 aos 6 anos de idade), das 18h15 às 19h25 (dos 7 aos 10/11 anos de idade) e das 19h30 às 20h45 (a partir dos 12 anos de idade).

As inscrições são obrigatórias e decorrem no Gabinete de Atendimento ao Munícipe. O início das aulas será no dia 01 de outubro de 2024, cuja mensalidade é de 15,00€ (quinze euros).

Para mais informações, os/as interessados/as devem contactar o Município de Sátão através do número 232 980 000 (chamada para a rede fixa nacional).

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Campanha de recolha de bens para os bombeiros

 Campanha de recolha de bens para os bombeiros

 

 

A Viseu Marca promove uma campanha de recolha de bens, destinada às corporações de bombeiros de todo o distrito de Viseu, e apela à participação de todos aqueles que poderão dar o seu contributo.

 

Os bens de que os bombeiros mais necessitam são: águas; barritas; sumos individuais; pomada para queimaduras; soro fisiológico e compressas. 

 

entrega pode ser feita nas instalações da Viseu Marca, na seguinte morada: Espaço Multiusos, Rua Padre Costa, 3510-063 Viseu.

 

O presidente da Viseu Marca, Pedro Alves, sublinha a importância do envolvimento da população nesta campanha, uma vez que todas as ajudas são necessárias e bem-vindas, perante a situação de calamidade que o país vive e, em particular, o nosso distrito de Viseu. Os bombeiros, na linha da frente, arriscando as suas vidas em prol da segurança de pessoas e bens, merecem e necessitam de todo o nosso apoio e esta é uma forma de podermos ajudar, fornecendo bens de que as corporações de bombeiros tanto e urgentemente precisam. Quero, desde já, manifestar o meu profundo agradecimento a todos os que, de alguma forma, poderão dar o seu contributo”.

 

Pedro Alves acrescenta que “a Viseu Marca manifesta a sua total solidariedade a quem, por estes dias, enfrenta momentos particularmente difíceis, por todo o país, e deixa uma palavra de agradecimento e de apoio a todos os bombeiros que, no terreno, estão a lutar contra este flagelo.

 

Viseu, 18 de setembro de 2024.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

PEÇA DE TEATRO "A OUTRA? QUAL OUTRA?" NO FESTIVAL PALCOS NO DIA 21 DE SETEMBRO EM VOUZELA

 




GRUPO CÉNICO DE BAIRROS, vai trazer a Vouzela o espetáculo de teatro "A outra? Qual outra?" inserido no Festival Palcos. É no próximo sábado  dia 21 pelas 21.30 h no cineteatro João Ribeiro. 

Esta companhia de teatro foi fundada em Novembro de 1977 na então freguesia de Bairros agora unificada à freguesia de Sobrado do Concelho de Castelo de Paiva.

A companhia tem como objetivo principal criar e dinamizar a cultura teatral, pautando-se por um trabalho sério e uma exigência qualitativa que lhe permitiu produzir e apresentar peças de vários autores consagrados da cultura Mundial, Portuguesa e até da cultura Paivense em particular, que colmataram em centenas de apresentações por diversos e variados locais da região, pelo Grupo Cénico de Bairros já passaram mais de duzentos elementos que com a sua dedicação paixão e amadorismo enalteceram o nome de Bairros e Castelo de Paiva.

Recentemente criada a Academia de Teatro do Grupo Cénico de Bairros forma e orienta os mais novos para a arte teatral, de forma completamente gratuita a Academia recebe todos os jovens que queiram envergar na cultura e na arte de fazer teatro.


Sinopse de "A outra? Qual outra?"

O azar bate à porta de um homem que, sem o prever, se vê apanhado por um enredo matrimonial. No meio da confusão, todas as soluções apresentadas parecem boas, mas rapidamente se revelam desastrosas. Será ele realmente honesto ou aproveitou-se da situação para revelar o seu lado mulherengo?


segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Exposição de fotografia “O Rosto da Natureza” de Aníbal Seraphim viaja até Monção

  A Galeria de Arte do Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe a partir de 14 de setembro a Exposição de Fotografia “O Rosto da Natureza”, do autor Aníbal Seraphim, levando até ao Minho várias imagens captadas em Lafões.

A inauguração está agendada foi no sábado, dia 14 de setembro, e estará patente até 8 de novembro. Depois da imagem que dá nome à exposição já ter passado por Rio Maior, Coimbra, Oliveira de Frades, Vouzela, Porto e Avintes, entre 2020 e 2023, em 2024 a fotografia que foi captada na região de Lafões chega a

Monção num formato diferente de todas as exposições anteriores e acompanhada de imagens inéditas, com fotos de maiores dimensões e agregando fotografias da mesma temática de várias das 14 exposições individuais que o autor já realizou, nomeadamente “Enigma do Rosto”, “Cheira bem, cheira a Lafões” e “Lafões é um jardim”.

A imagem de “O Rosto da Natureza” é o ponto de partida e a fonte de inspiração central da exposição, prosseguindo com o que a natureza pode proporcionar visual e sensorialmente, com as várias texturas e imagens curiosas, em que o autor desafia o visitante a imaginar o que um simples detalhe de uma árvore ou de uma pedra poderá induzir a mente a ver mais além, interpelando enigmaticamente a que mesma imagem tenha interpretações diferentes de pessoa para pessoa.    

A mostra fotográfica retrata 10 anos de imagens ao mundo enigmático da natureza com imagens captadas com a famosa máquina Pentax cor-de-rosa, nas Serras da Arada, do Caramulo, da Estrela, da Freita, de Valongo e das Mesas, sem esquecer a interação humana com a natureza na forma de lazer e da ruralidade.

A viagem termina com fauna, flora, rostos, enologia, paisagens e património patentes nas 15 fotografias premiadas nos concursos de fotografia do “Descobrir.org”.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Município de Sátão comparticipa a 100% os cadernos de fichas aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico

À semelhança dos anos anteriores, e com o intuito de minorar as despesas dos Encarregados de Educação com os seus educandos, o Município de Sátão volta a comparticipar a 100% os cadernos de fichas de todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, residentes no concelho de Sátão.

   Para serem reembolsados do valor total gasto com os cadernos de fichas, os interessados devem preencher o requerimento disponível em https://www.cm- satao.pt/cmsatao/uploads/document/file/1364/requerimento_caderno_fichas_alunos.PDF , juntar a respetiva fatura e remeter para os serviços do Município.

Esta é mais uma medida da área da Educação no Município de Sátão, orçada em cerca de 16.700,00€, que vai apoiar as famílias, no que respeita às despesas com a educação.

FESTIVAL PALCOS 2024





                 Com o intuito de continuar a fazer espetáculos de cariz cultural na região de Lafões, arranca já este sábado, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Palcos, em que subirão ao palco do cineteatro João Ribeiro, em Vouzela, quatro companhias de teatro não profissional durante os quatro sábados do mês de setembro.

O festival é organizado pela ATEF - Associação de Teatro Experimental de Fataunços, a qual tem vindo a desenvolver várias atividades culturais na região de Lafões, e nesta edição conta com três companhias de teatro de fora do distrito de Viseu, sendo uma companhia do concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, uma companhia do concelho de Barcelos e outra de Guimarães, ambas do distrito de Braga.

E como não poderia faltar a participação local, esta ficará a cargo da Associação Recreativa e Cultural de Carvalhal de Vermilhas, de Vouzela.

As principais novidades desta edição é a atribuição de quatro prémios: Melhor ator; melhor atriz, melhor encenação e melhor espetáculo”.

Apesar de nesta edição haver mais custos a suportar, o preço de bilheteira mantém-se nos 4 euros, com 25% de desconto para sócios da ATEF.

Para agilizar a compra de bilhetes, outra das inovações desta edição é o pagamento do bilhete por MBWay, através do telemóvel 910618358, e a reserva de bilhetes através do email: atef.reservabilhetes@gmail.com

De realçar que a primeira atuação, dia 7, é às 21h e as restantes, nos dias 14, 21 e 28, serão às 21h30.

                          A programação do festival é a seguinte:

Dia 7 – “Unidos na Desunião”, da Associação de Teatro Experimental de Feitos, de Barcelos.

Dia 14 – “O Criado Distraído”, da Associação Recreativa e Cultural de Carvalhal de Vermilhas, de Vouzela.

Dia 21 – “ A Outra?... Qual Outra?”, do Grupo Cénico de Bairros, de Castelo de Paiva.

Dia 28 – “Melhor Só, Que 3”, do Teatro Coelima, de Guimarães.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela, da Junta de Freguesia de Fataunços, do Bar dos Bombeiros de Vouzela e da Quinta da Balsavinha.