Vista Alegre engarrafa o whisky mais caro do mundo
Em Alcobaça, a unidade fabril da Vista Alegre Atlantis concretizou um contrato histórico com a prestigiada destilaria escocesa Dalmore, que visava a produção das três garrafas de cristal que contêm o mais caro e raro whisky do mundo - o Trinitas 64.
O mesmo consiste num malte escocês excecional cujo preço de venda ao público ronda os 145 mil euros, numa edição limitada a apenas três exemplares. A bebida inédita resulta de uma combinação única de vintages espirituosos das colheitas de 1868, 1878, 1926 e 1939, sendo adicionado um toque final com o vintage de 1940.
Cada uma das três produções deste precioso malte foi armazenada num frasco de cristal português de alta qualidade, no qual foi incrustado o símbolo em prata da Destilaria Dalmore – o veado.
A pureza e a qualidade do cristal luso produzido pela Vista Alegre Atlantis conquistaram a confiança da empresa escocesa, que acabou por deixar aos portugueses também a produção de 200 frascos de edição limitada do whisky Dalmore Aurora 45 - um malte raro da colheita de 1964, cujo preço de venda ascende aos seis mil euros.
"O cristal português da Vista Alegre Atlantis é reconhecido internacionalmente como um dos mais puros e cristalinos do mundo", conta Nuno Barra, Diretor de Marketing e Design Externo da Vista Alegre Atlantis, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
"Os portugueses podem não ter a noção disto, mas somos um player destacado no mercado exterior no setor do cristal. O nosso maior cartão-de-visita materializa-se no saber ancestral dos nossos mestres vidreiros, incansáveis na procura da perfeição dos produtos que esculpem manualmente, e na qualidade e profissionalismo da resposta produtiva e comercial do Grupo Vista Alegre Atlantis, reconhecida em todo o mundo", acrescenta.
Espaço de notícias da região centro
domingo, 26 de janeiro de 2014
Coindu
Em Famalicão, a ampliação da unidade fabril de bolachas, amêndoas e rebuçados Vieira de Castro para uma área que abrange mais de 9.000 metros quadrados vai resultar na criação de 50 novos postos de trabalho.
Segundo a autarquia, a fábrica emprega, atualmente, cerca de 200 trabalhadores e ocupa um total de cerca de 13.000 metros quadrados desde 2001. No entanto, a forte presença no mercado nacional e internacional fez com que se pensasse numa ampliação do espaço para os terrenos próximos com mais de 9.000 metros quadrados, classificados como Reserva Agrícola Nacional no Plano Diretor Municipal.
Depois de iniciar a sua atividade em 1943 como pequeno produtor de pastelaria tradicional e regional, a Vieira de Castro é hoje líder nacional no mercado de exportação do seu setor.
Além da ampliação daquela empresa, a Câmara Municipal de Famalicão aprovou também a declaração de interesse público de um novo investimento por parte da empresa Coindu - Componentes para a Indústria Automóvel. O mesmo visa a construção de um parque de estacionamento num terreno com perto de 5.000 metros quadrados na freguesia de Joane.
A ideia é que o mesmo sirva de apoio à unidade fabril da empresa e possibilite a libertação das ruas envolventes do estacionamento desordenado que se tem vindo a verificar.
A Coindu atua exclusivamente no setor de componentes automóveis, através da produção e fornecimento de estofos em couro natural, tecido e PVC para assentos, bem como acessórios interiores, como apoios de braços, encostos de cabeça e painéis de porta. A mesma conta já com cerca de 1.700 colaboradores em território nacional.
Viseu, uma cidade a crescer
O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, revelou esta sexta-feira que, nas últimas duas décadas, a cidade de Viseu conseguiu atrair e fixar cerca de 20 mil pessoas, em contra ciclo com o que acontece nos restantes concelhos do interior.
"Viseu tem-se assumido no interior do país como uma das poucas cidades que tem capacidade para fixar os seus valores, ao ponto de ter crescido cerca de 20 mil pessoas nos últimos 20 anos. Ou seja, tem tido capacidade para atrair mil pessoas por ano", disse o autarca citado pela Lusa.
Na sessão de abertura do seminário "Educação e Formação - Uma estratégia para preparar o futuro", que decorre ao longo de dois dias em Viseu, o autarca do PSD sublinhou que o "desafio é continuar a manter esta cidade-região com capacidade de atração, não só para quem nos visita, mas sobretudo para a fixação de pessoas".
Aposta na educação e formação
O antigo secretário de Estado aproveitou a ocasião para realçar que as vertentes da educação e da formação são apostas decisivas para a qualificação do país e para o crescimento sustentável de que o país necessita.
"Não há um futuro em Portugal sem uma política séria e consequente no domínio das qualificações e reciclagem de competências", defendeu.
No seu discurso, o autarca do PSD frisou ainda "o papel ativo que a UGT vem tendo na cidade-região de Viseu" e que considera ser "um bom contributo para a proximidade real do sistema de formação ao território e à economia produtiva".
"As políticas de formação e educação têm de estar, de facto, muito ligadas aos territórios, ao seu poder produtivo e também social, assim como ao seu sistema tecnológico e às estratégias locais e regionais de desenvolvimento", acrescentou.
Para Almeida Henriques, é agora mais importante e decisivo do que nunca que os próprios territórios assumam a sua identidade. Na sua opinião, "Lisboa não pode ser a medida de todas as coisas", assumindo em Viseu "uma estratégia regional de investimento e crescimento sempre numa perspetiva de rede".
O presidente da Câmara de Viseu apelou ainda aos presentes no seminário para que não deixem ter uma participação ativa na preparação do novo Quadro de Referência Estratégico Nacional.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades recebe Primeira Exposição Coletiva Internacional de Artes
Está patente na Biblioteca Municipal a Primeira Exposição Coletiva Internacional de Artes que reúne um conjunto de trabalhos de artistas dos cinco continentes (Anna Hamar da Hungria, Rosita Larssor da Suiça, Rejane Batista do Brasil, Cláudia Soeiro de Portugal, Jarostaw Balski da Polónia, Lea Davis da Austrália, Celine Celvi de França, Rafy Shemesh de Israel, Marcia Cisneiro do Brasil e Batsirai Muskwe de Zimbabwe). Esta ideia da autoria de Cláudia Soeiro vem, assim, enriquecer este espaço cultural, mostrando as diferentes correntes artísticas. Pela diversidade e multiculturalidade deste projeto, esta exposição merecerá, certamente, a sua atenção e poderá ser visitada até ao próximo dia 14 de março.
Município
de Vouzela
não aumenta taxas em 2014
Atendendo à atual conjuntura económica, e em especial ao aumento
generalizado de impostos que se reflete no orçamento das famílias, o Município
de Vouzela deliberou por unanimidade manter o valor das taxas e preços a
praticar durante o ano de 2014 pelos serviços municipais, à semelhança do que
também já tinha feito em 2013.
Com esta decisão, e face aos cortes de que tem sido alvo pela
Administração Central, a autarquia toma assim uma medida de contraciclo, resistindo
à tentação de aumentar a receita por via do aumento da carga fiscal aos
munícipes, continuando a apostar, como tem vindo a fazer, na redução da
despesa.
Município de Vouzela disponibiliza
oleão
para óleos lubrificantes de particulares
O Município de Vouzela e a SOGILUB - Sociedade de Gestão de Óleos
Lubrificantes Usados, LDA assinaram recentemente um protocolo de colaboração
com vista à gestão ambientalmente equilibrada dos óleos lubrificantes usados
produzidos pela autarquia.
Em termos práticos, este protocolo prevê a colocação, no Armazém
Municipal, de um depósito para óleos lubrificantes usados, os quais serão
posteriormente recolhidos pela SOGILUB, que assegurará o seu tratamento e
reciclagem de acordo com as normas legais em vigor.
Neste oleão apenas poderão ser depositados os óleos lubrificantes
provenientes da autarquia e de particulares, visto que as oficinas automóveis
têm já um sistema próprio de recolha de óleos.
A autarquia prevê que o oleão seja colocado durante o mês de
janeiro.
Horário Armazém
Municipal
8h – 12h / 13h – 17h
Exposição da ASSOL no Museu Municipal de Oliveira de Frades
Encontra-se no Museu Municipal até ao dia 16 de fevereiro uma exposição da ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões), onde são dados a conhecer alguns dos trabalhos produzidos pelas pessoas apoiadas. Estes trabalhos, feitos em pasta de papel, foram realizados no âmbito da Festa de Verão da ASSOL de 2013 e de forma a potenciar a arte associada aos mesmos, a Associação decidiu fazer uma exposição pública itinerante.
Pela valia deste projeto, esta exposição designada “Música de todos os Tempos” e constituída por instrumentos musicais, merecerá, certamente, a sua visita.
O Município promoveu, no dia 12 de janeiro, o Baile dos Reis que juntou participantes, familiares e amigos do Projeto “FicActivo” num salutar convívio, onde a alegria imperou. Esta iniciativa vem ao encontro da política desenvolvida pelo Município que visa promover o bem-estar e conforto, proporcionando, assim, momentos de entretenimento e diversão. Desta forma, os participantes puderam aliar a atividade física e o lazer no Cine-Teatro Dr. Morgado.
Municípios de Oliveira de Frades, Tondela, Vouzela, Sever do Vouga e Albergaria- a-Velha assinam protocolo de parceria para implementação do Caminho de Santiago
Os Municípios de Oliveira de Frades, Tondela, Vouzela, Sever do Vouga e Albergaria- a-Velha assinaram, no dia 8 de janeiro, o protocolo com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal para a implementação do traçado do Caminho Português de Santiago nas suas áreas geográficas. A cerimónia oficial decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município de Vouzela, sendo o Município de Oliveira de Frades representado pela Vereadora da Cultura, Elisa Ferraz de Oliveira. Na sua intervenção, a autarca reconheceu a importância deste projeto não só para a valorização do território e da cultura, mas também para as populações locais e visitantes. Os cinco Municípios, em parceria com o Turismo do Centro, irão elaborar o traçado oficial e realizar ações de promoção, conservação, limpeza e sinalização do mesmo. Esta iniciativa insere-se em ações de valorização do território e respetivos recursos, indo ao encontro da satisfação daqueles que recorrem ao Turismo Religioso e dando resposta ao crescente aumento de peregrinos.
Municípios
de Vouzela, Tondela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha vão
traçar Caminho de Santiago
Foi
assinado ontem, dia 8 de janeiro, ao final da manhã, em Vouzela, um protocolo
de colaboração entre as autarquias de Tondela, Oliveira de Frades, Sever do
Vouga, Albergaria-a-Velha e Vouzela e a Turismo Centro de Portugal com vista à
implementação do Caminho Português de Santiago nestes territórios.
O
traçado terá cerca de 100km e ligará ao caminho que já existe no litoral.
No
âmbito do protocolo, os municípios ficam responsáveis pela conservação, limpeza
e sinalização do traçado, bem como pela sua promoção, em parceria com a Turismo
Centro de Portugal. O protocolo estipula ainda que no traçado devem constar
informações relativas a farmácias, restaurantes, centros de saúde, pontos de
água, igrejas e outros pontos de interesse existentes num raio de um
quilómetro.
"Queremos investigar o contexto e todo o
conteúdo técnico dos Caminhos de Santiago para que este trilho seja devidamente
homologado ", sublinhou o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira,
durante a cerimónia. O autarca adiantou que os cinco municípios deverão durante
este ano preparar a versão final do traçado e de todas as informações
inerentes, para que depois possa ser promovido no contexto nacional e
internacional.
Rui Ladeira referiu que os municípios pretendem
candidatar este projecto a fundos comunitários. No entanto, “se não houver
enquadramento comunitário, há vontade dos municípios de assumir as despesas, a
sinalização e toda a informação promocional", garantiu.
“Este é um projeto que pretende humanizar o
nosso território, promovendo-o e valorizando-o no contexto nacional e
internacional, por isso consideramo-lo como um investimento estruturante da
estratégia de valorização cultural e turística do nosso concelho e da nossa
região”, frisou.
Opinião
partilhada pelos autarcas presentes que enalteceram ainda a importância da
intermunicipalidade deste projeto.
Pedro Machado, presidente da Turismo
Centro de Portugal realçou que o caminho terá de ser promovido nos dois
sentidos, não só junto dos peregrinos portugueses, mas também chamando os
peregrinos espanhóis e os franceses.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
ESES contra Crato
Segundo a viriato tv apurou, no dia 16 de Janeiro, pelas 16h as ESES de vão fazer uma mensagem de protesto contra Nuno Crato, sendo algumas mais calmas outras mais evidentes.
Estas manifestações são contra as comunicações de Nuno Crato contra as ese's e pedem a sua demissão, pois estão a sentir-se prejudicadas.
Estas manifestações são contra as comunicações de Nuno Crato contra as ese's e pedem a sua demissão, pois estão a sentir-se prejudicadas.
quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
em Vouzela a 25 e 26
de janeiro
À semelhança das três primeiras edições, no último fim de semana de
janeiro, dias 25 e 26, Vouzela volta a ser palco para a realização do único
festival de imagem de natureza do país.
O IV Cinclus Fest, promovido pelo Município de Vouzela, recebe pela
quarta vez consecutiva os maiores nomes nacionais da imagem de natureza, numa
iniciativa que conta uma vez mais com o apoio do Grupo Generg.
Já confirmadas estão as presenças dos fotógrafos Ruben Vicente,
Ricardo Lourenço, Rui Bernardo, Pedro Narra e Gonçalo Pereira, este último
diretor da Revista National Geographic Magazine. O fotógrafo internacional convidado
é Markus Varevuo, da Finlândia, premiado em numerosos concursos de fotografia
de natureza, com destaque no GDT Fotógrafo do Ano Europeu 2011.
O programa conta ainda com a exposição “Fragmentos de Vida” de João
Petronilho e de David Guimarães, no Museu Municipal e da apresentação informal
do livro “Momentos de Montanha” de Miguel Serra e João Gabriel Leitão, no átrio
do cine-teatro João Ribeiro, em Vouzela.
A iniciativa decorre uma vez mais no cine-teatro e a entrada é
gratuita.
Mais informações em encontrofotonaturezaevidaselvagem.blogspot.pt
e em
facebook.com/cinclusfest
Portfolios
Markus Varevuo
Depois de vinte anos no mundo dos negócios, e os últimos doze
como o chefe de um grupo de empresas familiar, Markus transformou seu hobby de
observação de aves e fotografia ao longo da vida, em tempo integral na
fotografia da vida selvagem profissional desde 2005. Premiado em numerosos
concursos de fotografia de natureza, com destaque no GDT Fotógrafo do Ano
Europeu em 2011.
Markus
já publicou vários livros, entre eles os seus primeiros Aves bestseller internacional:
Magic Moments em 2011 (Reino Unido, com edições em 6 idiomas), e em
2013 o Manual de Fotografia Bird (EUA e Alemanha), escrito em
conjunto com colegas e amigos Jari Peltomäki e Bence Mate. Markus é um dos
fundadores do site birdphoto.fi ;
uma plataforma única que combina o trabalho de quatro concorrentes fotógrafos
de natureza, oferecendo editores e pesquisadores de imagens, e qualquer pessoa
que esteja interessada, uma extensa biblioteca de fotos de aves. O site possui
cerca de 800 mil acessos à página principal de cada ano.
Markus
é membro Canon Explorer, e fez parte da equipe de fotógrafos Wild Wonders
of Europe.
Ricardo Lourenço
Ricardo
Lourenço nasceu a 21 de Dezembro de 1982, na cidade de Portalegre, Portugal.
Viveu toda a sua vida em contacto permanente com o meio natural e foi através
dessa simbiose que foi construindo a sua perceção do mundo. Em 2007, pelo
fascínio de querer conhecer "in loco" a vida selvagem que o rodeava e
a crescente paixão pela fotografia, aliou estas duas áreas e começou por captar
momentos usuais de vida selvagem. Fotografia após fotografia, começou a dar
mais importância aos processos, metodologias e produtos resultantes do seu
trabalho. O mundo das aves, principalmente, aguçou-lhe o apetite por imagens
singulares de vida selvagem em Portugal. No final de 2011, iniciou um projecto
intitulado "Alentejo Selvagem" com o qual pretendeu promover aquela
que é maior riqueza de uma região - a sua beleza natural. Com os seus
trabalhos espera ajudar para o crescimento desta atividade no nosso país, e
sensibilizar para a conservação de espécies e espaços ameaçados.
Ruben Vicente
Foi há
cerca de uma década que a fotografia surgiu como paixão para o lisboeta Ruben
Vicente. As viagens e o mundo natural foram o mote para a descoberta
fotográfica. Fascinado pela diversidade de culturas, paisagens fantásticas e
pela vida selvagem do planeta Terra, a sua busca levou-o a locais tão diversos
como Islândia, Birmânia, Marrocos ou Japão. Se alguma das suas imagens o fizer
parar por um momento e pensar na importância da protecção ambiental e
preservação cultural, terá então atingido o seu objectivo.
Gonçalo Pereira
É
jornalista, investigador e docente universitário. Encara o jornalismo como um
processo para contar histórias com significativo colectivo. Não distingue
reportagens sobre Ambiente, Ciência ou Património – tudo é jornalismo. Começou
como repórter em 1994. Relatou política (de que não gostou) e desporto (que o
apaixonou). Entrou para os quadros da edição portuguesa da National Geographic
antes do lançamento, em 2000. Foi editor desde o primeiro número, em Abril de
2001, até Maio de 2006 e, desde então, dirige a revista. Mestre em comunicação
social, com uma tese sobre as notícias de Ambiente, terminou em 2013 o
doutoramento, estudando a representação dos novos riscos nas notícias. Lecciona
na Universidade Católica Portuguesa, onde é também investigador de Estudos de
Jornalismo. Tem um blogue (o Ecosfera Portuguesa) onde escreve quando os dias
têm mais de 24 horas.
Rui Bernardo
Mergulhador recreativo desde 2008, tirou o curso de fotografia
subaquática CMAS em 2009 e desde então tem fotografado em todos os locais onde
tem mergulhado: Portugal de norte a sul e ilhas. Desde 2009 que participa em
competições de fotografia subaquática, área em que se tem especializado,
obtendo o título de Campeão Nacional em Fotografia Subaquática no ano de 2013
(FPAS) É em Sesimbra que passa o maior parte do seu tempo a mergulhar,
onde procura mostrar a sua visão dos seres que habitam abaixo da cota zero.
Pedro Narra
Pedro
Narra nasceu em 1974, em Setúbal, cidade emblemática pelos seus habitantes do
rio Sado os golfinhos roazes. Nos seus tempos de estudante passa as temporadas
de férias escolares no Alentejo na vila de Amareleja, onde aprende a conhecer e
identificar as espécies da região. Em 1998 funda a empresa pioneira na observação
de golfinhos do Sado, a Vertigem Azul. Desde então a fotografia de natureza e
vida selvagem passa a ocupar parte integrante da sua vida profissional.
Actualmente vive em Tróia, junto à Reserva Natural do Estuário do Sado, um
espaço que considera o seu estúdio de fotografia natural e que constitui um dos
mais belos e últimos refúgios da vida selvagem em todo o território
nacional.
Município promoveu Encontro
“Cantar as Janeiras”
O Município de Oliveira de Frades em colaboração com a Paróquia promoveu, no passado dia 4 de janeiro, o Encontro “Cantar as Janeiras” com a participação de vários Grupos oriundos da região de Lafões (Associação Cultural e Recreativa dos Jovens de Vilarinho, Ação Católica Rural de Pinheiro, Banda Marcial Ribeiradiense, Grupo Coral de Arcozelo das Maias / Nova Geração, Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Nespereira, Grupo de Cantares da Misericórdia Nossa Sr. ª dos Milagres e Grupo de Cantares da Casa do Povo de Alcofra).
Este evento que decorreu no Cineteatro Dr. Morgado encerrou, assim, oficialmente a Quadra Natalícia, da qual fizeram parte várias iniciativas que pretenderam dinamizar o Concelho de Oliveira de Frades.
Cambra recebe Encontro Concelhio
de
Cantares de Janeiras
Promovido pela Câmara Municipal de Vouzela, vai realizar-se no
próximo sábado, dia 11 de janeiro, na união das freguesias de Cambra e
Carvalhal de Vermilhas, o XXII Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras.
A iniciativa tem como principais objetivos revitalizar a tradição
das Janeiras e promover o encontro e o convívio dos vários grupos do concelho.
Esta será uma das
maiores edições de sempre já que contará com a presença de quinze grupos. Irão
participar o Grupo de
Cantares da Associação de Paredes Velhas, o Grupo de Cantares da Assoc. Social.
Cult. e Desportiva. de S. Miguel do
Mato, o Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas, o Grupo de Cantares da
Freguesia de Campia, o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Fornelo do
Monte, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, o Grupo de Cantares de
Levides, o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico “As Capuchinhas de S.
Silvestre”, o Grupo de Cantares da Sociedade Musical de Paços de Vilharigues, o
Grupo de Trajes e Cantares de Loumão, o Grupo de Cantares de Janeiras de
Ventosa, o Grupo de Cantares de Fataunços, o Grupo de Cantares do Rancho
Folclórico de Vilar, o Grupo de Cantares de Janeiras de Alcofra e o Grupo de
Trajes e Cantares de Cambra.
O programa começa pelas 18h30, com a atuação
individual de cada grupo pelas localidades da união de freguesias, seguindo-se
o Encontro na Igreja Paroquial, em Cambra, pelas 19h.
A atividade conta com o apoio da União das freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas e da Paróquia de Cambra.
CAMINHO DE SANTIAGO
Pelo presente, venho relembrar que a assinatura do protocolo com as autarquias de Tondela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha para a implementação do Caminho de Santiago é amanhã, dia 8 de janeiro, pelas 11h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)