Presidente da Câmara anuncia descriminação positiva para famílias numerosas no futuro tarifário de água no concelho
As Águas de Viseu (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) lança, amanhã nas ruas e esta noite nas redes socias, uma campanha de comunicação inovadora de conquista do 2º selo de excelência da qualidade da água, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos de Portugal (ERSAR).
A campanha põe em destaque 10 pares de gémeos de Viseu, na base de uma adesão voluntária, e a mensagem “Viseu é de primeira água, agora a dobrar”.
Os principais rostos da campanha são as gémeas Esperança e Vitória de 1 ano de idade. No desafio lançado à comunidade participaram 30 pares de gémeos.
A comunicação visa reforçar a confiança dos munícipes e consumidores na qualidade exemplar da água pública e promover uma relação de proximidade com as Águas de Viseu, no contexto da sua modernização.
Na apresentação desta campanha, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, lembrou que “pelo segundo ano consecutivo as Águas de Viseu atingem um nível de praticamente 99% de ‘água segura’, na base de um exigente programa de controlo na torneira”.
“Esta conquista resulta de um investimento coletivo e precisa de ser conhecido pela comunidade”, sublinhou Almeida Henriques.
As Águas de Viseu cumpriram integralmente o programa de controlo da qualidade da água da ERSAR. As análises à água foram realizadas através da recolha na torneira do consumidor por laboratórios acreditados pela ERSAR. No último ano de avaliação, foram realizadas 1651 análises.
“Para além disso, mantemos a segunda água mais barata do país no ranking das capitais de distrito”. “Temos um modelo competente de gestão pública municipal”, acrescentou o autarca.
Com efeito, de acordo com os dados da ERSAR, as famílias de Viseu continuam a ser das que menos encargos têm com os serviços de água, tratamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos. Na lista das capitais de distrito, os viseenses apresentam o segundo encargo mais económico.
Complementarmente, o Presidente da Câmara anunciou progressos próximos do projeto de modernização dos serviços, no ano de 2015.
“Este ano, vamos tornar as leituras de consumo mais eficientes, com a instalação dos primeiros contadores inteligentes, e o tarifário vai ser reformado para tornar o preço da água mais transparente e mais justo”.
Em particular, Almeida Henriques anunciou “a adoção de um tarifário amigo das famílias numerosas, que as discrimina positivamente, ao incrementar os tetos dos escalões em 3 metros cúbicos a contar a partir do terceiro filho”. “Esta medida integrará o pacote pró-natalidade do concelho”, referiu.
O Presidente da Câmara tornou ainda pública a realização de um contrato-programa com a VISEU NOVO SRU para a elaboração do projeto de reabilitação do edifício adquirido para a futura sede das Águas de Viseu, no centro histórico da cidade. A execução da obra deverá arrancar no início de 2016.
Estas medidas somam-se assim à bem-sucedida implementação dos novos meios de pagamento (Multibanco, CTT e Payshop), aos resultados positivos no combate a ligações ilegais e à boa adesão à fatura eletrónica (com cerca de 10% dos clientes domésticos).
Sem comentários:
Enviar um comentário