Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Orçamento Participativo de Viseu vai a votos amanhã

155 projetos concorrem a 150 mil euros de investimento. Votação por SMS é a grande novidade
 


O 2º Orçamento Participativo de Viseu entra amanhã, 1 de setembro, em votação. 155 projetos de 24 freguesias concorrem a um orçamento de 150 mil euros.

O orçamento máximo por projeto é de 30 mil euros e cada freguesia pode arrecadar um ou mais projetos vencedores com esse financiamento máximo. Nesta edição do Orçamento Participativo (OP) são elegíveis projetos de todas as freguesias com exceção da freguesia da cidade.

Por sua vez, cada pessoa pode votar até um máximo de 10 projetos. A votação tem este ano uma novidade: o voto por mensagem SMS, de envio gratuito. O número para o SMS é 4305 e o texto da mensagem “OP (espaço) nº do projeto”. Quem pretenda votar em mais do que um projeto, deverá enviar um SMS autónomo com o respetivo número.

A votação pode também ser efetuada online, com registo na plataforma www.viseuparticipa.pt, bem como presencialmente, nas assembleias de voto que irão percorrer as diferentes freguesias.

Também amanhã, 1 de setembro, realiza-se a primeira assembleia de voto presencial, na Feira de São Mateus (stand da cidade), pelas 18 horas.

A votação decorre até 30 de outubro.

Os 155 projetos em votação resultam de 202 propostas apresentadas pelos cidadãos. A análise à elegibilidade das propostas, realizada pela equipa municipal do Orçamento Participativo, foi objeto de uma fase de reclamação, que registou 4 exposições. Uma das propostas inicialmente rejeitada foi reconsiderada e o projeto passou a constar da lista final (o atual n.º 161 – “Requalificação da Rua do Campo da Bola na localidade de Nelas, da União de Freguesias Barreiros e Cepões”).

O número final de 155 projetos é inferior à lista de resultados provisórios (159), uma vez que foram detetados nesta fase projetos que representavam duplicações de outros existentes.

sábado, 29 de agosto de 2015

Feira de São Mateus já chegou a meio milhão e espera enchente com Daniela Mercury
Certame decorre até 13 de setembro. Espetáculo de amanhã à noite promete aquecer Viseu


Daniela Mercury é um dos nomes mais aguardados do cartaz da Feira de São Mateus de 2015. A brasileira sobe amanhã ao Palco Banco BIC, às 22 horas.

A organização espera uma “enchente” e um grande concerto da “rainha do axé”, vencedora de um Grammy Latino e de muitas distinções internacionais.

A cantora, compositora e bailarina promete uma noite memorável, “um super show” para público e todos os visitantes de Viseu:

Entretanto, a Feira de São Mateus já atingiu meio milhão de entradas sensivelmente a meio do calendário, quando faltam ainda 18 dias de realização (até 13 de setembro).

A agenda de eventos e toda a informação da Feira de São Mateus está disponível no sitewww.feirasaomateus.pt, no Facebook, em www.facebook.com/feirasaomateusviseu, e nas APP parasmartphones e tablets, nas versões Android e iOS.

O “feirar” passa também pela televisão. A “Feira de São Mateus TV” emite na posição 8008 do MEO Kanal.
Câmara de Viseu aprova descontos no IMI para 8000 famílias com filhos
Bolsas de estudo para filhos de famílias numerosas no Ensino Superior e refeições escolares gratuitas para o 3º filho foram também aprovadas


A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira descontos no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) para as famílias com 2 ou mais filhos a cargo, no concelho.

Na prática, as famílias com 2 filhos a cargo passarão a beneficiar de uma redução de 15% no IMI e todas as famílias com 3 ou mais filhos dependentes de um minimização de 20%.

Viseu torna-se assim dos primeiros municípios do país a aplicar reduções de IMI para famílias com filhos, ao abrigo das possibilidades que a Lei do Orçamento de Estado deste ano prevê para a fiscalidade da Administração Local.

“Esta medida poderá beneficiar 8000 agregados familiares em Viseu, representando um investimento de mais de 300 mil euros do Orçamento Municipal”, refere o Presidente da Câmara.

O desconto aplica-se às habitações próprias e permanentes, e que sejam coincidentes com o domicílio fiscal dos titulares. O pedido de redução poderá ser feito dentro de poucos dias.

A iniciativa insere-se no pacote de 20 medidas de estimulo à natalidade e apoio às famílias numerosas no concelho de Viseu, apresentado em março passado pelo Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

“A implementação deste pacote de medidas teve hoje um forte empurrão”, destacou o autarca. Para além da medida de redução do IMI, a Câmara aprovou ainda a gratuitidade de refeições escolares a partir do 3º filho no Pré-Escolar e no Ensino Básico, assim como 20 bolsas de estudo para filhos de famílias numerosas e carenciadas que frequentem o Ensino Superior. Pelo menos 12 destas bolsas serão destinadas a famílias numerosas (com 3 ou mais filhos).

“O Município de Viseu está na vanguarda das políticas amigas das famílias e da natalidade, em resposta àquele que é o problema estrutural número 1 do país: a crise da natalidade. Estamos a fomentar em Viseu a qualidade de vida das famílias com filhos e um ambiente propício ao crescimento demográfico”, avança o autarca.

“Vários inquéritos demonstram que há um diferencial entre a natalidade real e a natalidade desejada, o que significa que os portugueses, tal como os viseenses, desejam ter mais filhos, mas precisam de melhores condições”, explica.

Almeida Henriques justifica ainda que a medida se insere numa lógica social redistributiva dos recursos municipais, com base em “políticas com sentido”. “A promoção da natalidade e o apoio às famílias são hoje políticas com sentido. Esta é uma prioridade prática na devolução dos recursos municipais à comunidade, que resulta de uma boa gestão financeira”, conclui.

Portugal é hoje o país da União Europeia com menor índice de natalidade (cerca de 1,2 filhos por casal) e é o 6º país mais envelhecido do mundo.


Hospital de Viseu tem novo acesso às Urgências

O Hospital de Viseu (Hospital de São Teotónio) tem a partir de hoje, quarta-feira, um novo acesso ao serviço de Urgência.

Mais simples, mais seguro e mais rápido, o novo acesso passa a ligar diretamente a Rua D. João Crisóstomo de Almeida, da cidade de Viseu, às Urgências, evitando a passagem pelas estradas interiores do complexo hospitalar, como sucedia até aqui.

A inauguração foi realizada esta manhã pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. O Município financiou integralmente o acesso, num investimento que ascende a 50 mil euros, através de uma cooperação com o Centro Hospitalar.

“Resolvemos um bloqueio. Esta era uma infraestrutura prioritária para tornar rápida, segura e eficiente o acesso ao serviço de Urgências. Desencravámos essa ligação. Põe-se fim ao serpentear que era chegar às Urgências já dentro do Hospital”, afirmou o autarca, na sessão de inauguração.

“O município de Viseu não desresponsabiliza a Administração Central das suas obrigações, mas não olhou neste caso a quem devia pagar a obra”, sublinhou Almeida Henriques. “Esta infraestrutura aumenta a acessibilidade em situações de emergência médica, a pensar no interesse da comunidade de Viseu e do distrito. As pessoas têm de estar em primeiro lugar”, concluiu.

As Urgências do Hospital de São Teotónio recebem, em média, 465 utentes por dia, num total de 170 mil doentes. “É um dos hospitais com maior pressão de serviço de urgências no país”, referiu o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Carlos Ermida Rebelo, na inauguração.

A sinalização de orientação ao Hospital de São Teotónio em Viseu foi também esta manhã atualizada.

Terá lugar amanhã, quarta-feira, pelas 11 horas, a inauguração do novo acesso rodoviário à Urgência do Hospital de São Teotónio.

O ato realiza-se no Salão Nobre do Hospital, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Carlos Ermida Rebelo.

A infraestrutura representa um investimento de 50 mil euros, financiado pelo Município de Viseu, e constitui uma qualificação na acessibilidade ao serviço de Urgência do Hospital, com ganhos de segurança e rapidez.
“Dia de Viriato” é apresentado amanhã, em Viseu
Uma dezena de iniciativas põe em destaque o herói lusitano, a 30 de Agosto


Tem lugar amanhã, quinta-feira, pelas 16 horas, na Feira de São Mateus, no Stand da Cidade (junto à Porta de Viriato), a apresentação do “Dia de Viriato”, que se realizará a 30 Agosto.

Uma dezena de iniciativas de carácter cultural, pedagógico e de entretenimento, destacará, nesse domingo, o herói mítico de Viseu, evocando também as primeiras realizações do “Dia de Viriato” nos anos 30 do século XX.

Da programação fazem parte exposições, concursos, conversas e criações artísticas em torno do guerreiro-pastor lusitano, visitas e programas lúdicos para turistas e famílias, um simulador virtual alusivo ao herói e cinema ao ar livre.

A Sagres é Patrocinadora Oficial do “Dia de Viriato”.

Hoje, pelas 19 horas, no mesmo local, tem inicio os encontros “Há Conversa na Feira”. A primeira conversa é dedicada às memórias e à história da Feira de São Mateus, tendo como participantes a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Odete Paiva, Luís Fernandes e Rui Macário, coordenadores do estudo da história da Feira.

As conversas decorrem no Stand da Cidade, na Feira de São Mateus.

A agenda de eventos e toda a informação da Feira de São Mateus está disponível no sitewww.feirasaomateus.pt, no Facebook, em www.facebook.com/feirasaomateusviseu, e nas APP parasmartphones e tablets, nas versões Android e iOS.

O “feirar” passa também pela televisão. A “Feira de São Mateus TV” emite na posição 8008 do MEO Kanal.
8 casas do Bairro Municipal de Viseu vão receber novos telhados, portas e janelas
Adjudicada hoje a obra do projeto vencedor do 1º Orçamento Participativo de Viseu. Intervenção recupera desenho original de 1946

O Município de Viseu, através da Sociedade de Reabilitação Urbana VISEU NOVO, adjudicou hoje a obra de execução do projeto vencedor do 1º Orçamento Participativo de Viseu, relativa à recuperação de telhados, portas e janelas das casas habitadas do Bairro Municipal de Viseu, também conhecido por “Bairro da Cadeia”.

O investimento ascende a 80 mil euros e deverá ir para o terreno durante as próximas semanas, ainda este verão.

A obra permitirá intervir na reabilitação de 8 casas habitadas, segundo o critério anunciado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu: será dada prioridade às habitações dos moradores mais idosos, “aqueles que mais esperaram por este dia”.

A intervenção dará melhores condições de habitabilidade, em termos de impermeabilização e de comportamento térmico, acústico, de segurança. Nestas 8 casas, todos os telhados, coberturas, portas, janelas e portadas serão substituídas por novas, em madeira. As habitações receberão também vidros duplos, substituindo os vidros simples existentes.

A obra restituirá às casas o desenho e cor das portas e janelas originais do Bairro, datadas dos anos 40 do século XX, respeitando um dos compromissos assumidos na reabilitação deste património.

“Esta intervenção é mérito da iniciativa e da decisão da comunidade de Viseu no âmbito do Orçamento Participativo. A Câmara é fiel depositária dessa decisão e será zelosa no seu cumprimento”, declara o Presidente da Câmara, Almeida Henriques. “Mas esta é também uma notícia feliz para todos os moradores e amigos do Bairro Municipal. Depois da decisão de classificação como Património Municipal, este é um passo de carne e osso no desígnio da reabilitação do Bairro Municipal”.

O Bairro foi construído entre 1946 e1948, por iniciativa da Câmara Municipal de Viseu e da então Direção-Geral de Urbanização, como “bairro de casas para classes pobres”. Na altura era constituído por 100 fogos do tipo T2 e T3, geminados e dispostos em banda. Atualmente, do conjunto habitacional original restam 87 habitações, 40 das quais devolutas. O projeto de arquitetura é da autoria de Travassos Valdez

Em fevereiro passado, o Bairro Municipal de Viseu foi classificado como “Património de Interesse Municipal”, pelo facto de constituir “um bem cultural relevante, material e imaterial, da cidade de Viseu e da sua história social do século XX, sendo simultaneamente um testemunho singular e significativo da arquitetura portuguesa no tempo do Estado Novo”. O Município fundamentou ainda a sua decisão na importante dimensão humana e social do Bairro e da sua história.

Anexos:

i)                   Fotografia de habitação do Bairro Municipal;
ii)                 Memória descritiva da intervenção.

Simulacro de incêndio e socorro na Feira de São Mateus realiza-se hoje, às 19H
Plano de segurança do certame foi desenvolvido pela organização e autoridades de segurança


A organização da Feira de São Mateus e as diversas autoridades públicas de segurança realizam esta quinta-feira, pelas 19 horas, um exercício de simulacro de incêndio e socorro no recinto do evento.

O objetivo é o de testar a operacionalidade do plano de segurança do certame, a coordenação das diferentes entidades prestadoras de socorro e do sistema de comunicações rádio.

O simulacro insere-se no novo plano de segurança e desenvolvido pela Organização em conjunto com a Câmara Municipal, com o apoio da Polícia de Segurança Pública e da Polícia Municipal, das Corporações de Bombeiros Municipais e Voluntários de Viseu, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu e da Cruz Vermelha Portuguesa, assim como da empresa privada de segurança contratada para o evento.

O exercício simula um incêndio numa estrutura de restauração, com uma vítima inconsciente no interior da mesma, havendo lugar a operações de alerta, evacuação, socorro e segurança.

A reestruturação e o enterramento da infraestrutura elétrica do recinto da Feira de São Mateus constituem um dos investimentos mais significativos do Município de Viseu na nova edição do evento.

A Feira de São Mateus está na web, em www.feirasaomateus.pt, no Facebook, em www.facebook.com/feirasaomateusviseu, e no Instagram, em https://instagram.com/feirasaomateus/
O Município de Viseu associa-se às comemorações do “Dia Internacional da Juventude”, que se assinala amanhã, 12 de Agosto.

Pelas 15 horas, o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, recebe nos Paços do Concelho, uma representação de 30 jovens provenientes da Grécia, Itália, Bulgária, Eslováquia, Suécia e Portugal que estão em Viseu ao abrigo do programa ERASMUS+, no âmbito de um intercâmbio promovido pela associação Adamastor.

Na Feira de São Mateus o dia é de entrada livre. Pelas 22 horas, a pensar especialmente nos públicos jovens, sobe ao palco Banco BIC o músico de expressão urbano AGIR.

Também na Feira de São Mateus será oferecido um brinde, no Stand da Cidade, a todos os jovens (entre os 15 e os 24 anos) que participarem do projeto “Ilha da Memória”, destinado a recolher e registar memórias e experiências dos visitantes da Feira.

O dia 12 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em agosto de 1998, em Lisboa.

Feira de São Mateus conquista 53 mil visitantes em apenas 2 dias
A “nova Feira começou com o pé direito”, considera Almeida Henriques


A mais antiga feira franca viva da Península Ibérica está na moda: a Feira de São Mateus de 2015 registou números históricos de visitantes nos primeiros dois dias.

A 7 e 8 de Agosto (sexta e sábado), visitaram a feira 53 mil pessoas. O dia de abertura registou 37.425 visitantes, um incremento de 20% face ao primeiro dia da edição de 2014 e, porventura, o recorde de entradas no grande certame popular de Viseu.

“A nova Feira entrou com o pé direito”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “A aposta na renovação e na revitalização da Feira está a ser ganha: a recetividade às inovações introduzidas e a afluência de público estão a superar as melhores previsões fixadas”.

Neste domingo espera-se nova enchente. O grupo luso-brasileiro “Banda do Mar” atua no Palco Banco BIC a partir das 22 horas. Antes, há sessões de magia no Stand da Cidade e no Funicular (às 18 e 19 horas, respetivamente), uma visita guiada à cidade e à Feira (a partir das 18 horas, com início na Praça D. Duarte) e diversas animações musicais, culturais e de divertimentos. Ao todo, são mais de 300 feirantes, expositores, restaurantes e tasquinhas instalados na Feira de São Mateus.

Com 623 anos, a Feira de São Mateus apresenta-se em 2015 renovada e revitalizada, com novo “layout”, um novo palco sobre o espelho de água com a Sé de Viseu como cenário, novos desenhos de luz, nova imagem, mais tradições recuperadas e um cartaz de espetáculos e eventos reforçado e para todos os públicos. A recuperação do antigo “picadeiro”, avenida central de passeio até ao palco, é uma das novidades mais marcantes e desejadas. A “ilha da memória” (espaço de partilha de memórias da Feira) é outra originalidade desta edição.

A Feira de São Mateus arrancou também este ano com uma nova imagem de marca, um novo slogan – “Feirar está-nos no sangue!” – e canais de comunicação mais completos e poderosos.  Os bilhetes de entrada para os 17 dias pagos (dos 38 que fazem o certame) estão também à venda online, na plataforma Blueticket, e nas redes das lojas Fnac, Worten, El Corte Ingles e ACP.

Com um site completamente novo, em www.feirasaomateus.pt, este ano, a Feira faz ainda sua estreia no universo das APP para smartphones e tablets. Pela primeira vez, os amigos da Feira podem fazer o download da APP deste grande certame viseense, nas versões Android e iOS.

O “feirar” passa também pela televisão. A “Feira de São Mateus TV” emite desde sexta-feira na posição 8008 do MEO Kanal. O canal corporativo de televisão é um projeto de comunicação da equipa de comunicação do município que conta com alunos das escolas de ensino superior e tecnológicas da cidade de Viseu.
Feira de São Mateus lança cartaz de 50 "micro-eventos" de animação
Programação do Dia do Viriato, oficinas de sabão artesanal, magia, conversas, cinema ao ar livre e o “1º campeonato de matraquilhos de São Mateus” em destaque

Já não faltavam motivos para feirar em Viseu, na “nova” Feira de São Mateus, que decorre de 7 de agosto até 13 de setembro, mas agora há mais 50 motivos.

A juntar ao cartaz principal de espetáculos, às atrações tradicionais de gastronomia e comércio e ao passeio pelo novo layout do certame, a Feira de São Mateus lança agora uma agenda de 50 “micro-eventos” que promete complementar a experiência da visita até 13 de Setembro.

Entre as realizações, estão os momentos de programação do Dia do Viriato (30 de Agosto), oito sessões de magia do Zé Mágico (na Feira e no Funicular de Viseu), visitas guiadas à cidade e à Feira, três oficinas de sabão artesanal e o lançamento do “Sabão Grego”, cinco conversas de fim-de-tarde sobre memórias e tradições da Feira, dezenas de provas de vinhos, atuações musicais e DJ sets.

A agenda inclui ainda duas noites de cinema ao ar livre: a 30 e 31 de Agosto. Numa parceria com o Cine Clube de Viseu, os clássicos para todos os públicos “ANIKI BOBÓ” (de Manoel de Oliveira) e O CIRCO (com os Irmãos Marx) passam na grande tela da Feira de São Mateus.

Para feirar no último dia (13 de Setembro) foi programado o “1º Campeonato de Matraquilhos de São Mateus”. As inscrições são livres e arrancam já este fim-de-semana.

Com exceção das sessões de cinema (que terão lugar junto ao Palco Banco BIC), a generalidade dos eventos decorre no Stand da Cidade e Info Point da Feira, junto à Porta de Viriato.

A agenda de eventos (em anexo) e toda a informação da Feira de São Mateus está disponível no Stand da Cidade e Info Point da Feira, assim como no site www.feirasaomateus.pt, no Facebook, emwww.facebook.com/feirasaomateusviseu, e nas APP para smartphones e tablets, nas versões Android e iOS.

O “feirar” passa também pela televisão. A “Feira de São Mateus TV” emite na posição 8008 do MEO Kanal.

O Banco BIC é o Patrocinador Principal da Feira de São Mateus.
O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, fecham na próxima segunda-feira um acordo para o avanço das obras de requalificação da Escola Básica Grão Vasco e da Escola Secundária Viriato.

O ato público terá lugar pelas 17H30 de segunda-feira, 17 de Agosto, nos Paços do Concelho de Viseu, seguindo-se uma visita à Escola Grão Vasco.

Para o Presidente da Câmara, “este acordo é um passo feliz para a comunidade educativa de Viseu. Os problemas que afetam há muitos anos muitas centenas de alunos e professores nestas escolas terão a partir de agora os dias contados”.

As obras de requalificação em causa representam cerca de 2 milhões de euros de investimento.
Feira de São Mateus bateu recorde de entradas num só dia: 52 mil  
No Dia Internacional da Juventude, com o concerto de AGIR. “Fim-de-semana do Emigrante” espera 40 mil


As entradas na Feira de São Mateus, em Viseu, bateram ontem, 12 de Agosto, o recorde conhecido até hoje, no Dia Internacional da Juventude e na noite da atuação de AGIR.

No total, passaram pelos torniquetes da Feira 52 mil visitantes, naquele que é também o dia com maior volume de público desde o arranque do certame.

“São números surpreendentes”, assinala o Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques. “A juventude, em especial, encheu o recinto da Feira”. Com este número de acessos, a Organização destaca ainda “o bom teste à segurança e ao conforto do certame”.

Até ao momento, e nos primeiros cinco dias, passaram já pela Feira de São Mateus 178 mil visitantes. Hoje à noite, é a vez de António Zambujo subir ao Palco Banco BIC.

Entretanto, aproxima-se um dos momentos mais marcantes da Feira de São Mateus: este fim-de-semana é especialmente dedicado aos emigrantes e conta com os nomes de Pedro Abrunhosa e Tony Carreira no cartaz, amanhã e sábado, respetivamente, 14 e 15 de agosto.

No dia de domingo, sobe ao Palco Banco BIC o “Festival Internacional de Folclore”, com grupos do Minho ao Algarve, de Espanha, Angola, Moçambique, Rússia e Ucrânia.

Os dias do fim-de-semana terão entrada paga nos montantes de 5 EUR (sexta e sábado, dias dos concertos de Tony Carreira e Pedro Abrunhosa) e de 2,5 EUR (domingo, dia do Festival Internacional de Folclore).

Ao todo são esperados pelo menos 40 mil visitantes.
Os bilhetes de entrada para estes dias estão à venda nas bilheteiras da Feira, mas também na plataforma online da Blueticket e nas redes das lojas FNAC, Worten, El Corte Ingles e ACP.

Toda a informação da Feira de São Mateus está disponível no site www.feirasaomateus.pt, no Facebook, em www.facebook.com/feirasaomateusviseu, e nas APP para smartphones e tablets, nas versões Android e iOS.

O “feirar” passa também pela televisão. A “Feira de São Mateus TV” emite desde sexta-feira na posição 8008 do MEO Kanal. O canal corporativo de televisão é um projeto de comunicação da equipa de comunicação do município que conta com alunos das escolas de ensino superior e tecnológicas da cidade de Viseu.

O Banco BIC é o Patrocinador Principal da Feira de São Mateus.

Considerando o debate público do projeto “Via dos Duques”, de ligação rodoviária entre Viseu e Coimbra, apresentado no passado dia 7 de Agosto pela “Infraestruturas de Portugal”, entende o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, tornar pública a seguinte posição:

1.     Saúda-se o projeto da ligação em autoestrada Viseu-Coimbra apresentado pelas Infraestruturas de Portugal. Revejo-me no desenho e na solução apresentados, partindo dos pressupostos em que assentam: que o IP3 se manterá sem portagens e que a construção do IC 37 (que fará a ligação de Viseu ao IC12) se concretiza com prioridade e em perfil de autoestrada.

2.     Com esta ligação a sul de Coimbra, que defendo desde o início do meu mandato, Viseu ganhará ainda na sua ligação ao Oeste, a Lisboa e ao Algarve, encurtando a distância-tempo.

3.     As regiões de Viseu e Coimbra ganharão em termos de mobilidade, coesão territorial e atratividade económica. Alguns territórios serão ainda desencravados com esta infraestrutura. Por outro lado, a solução apresentada permite uma aproximação regional importante entre Viseu, Nelas, Seia e Gouveia.

4.     A racionalidade da operação proposta reforça as condições da sua viabilidade económica, que não devem ser embaraçadas ou postas em causa pelo período eleitoral. A execução da “Via dos Duques”, como foi batizada de forma feliz, é um imperativo. Uma ligação entre Viseu e Coimbra em perfil de autoestrada constitui um desígnio na proteção de vidas, na coesão territorial e no desenvolvimento do país.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Vouzela em festa durante 10 dias,

António Zambujo, Azeitonas, Diego Miranda e Pedro Cazanova são cabeças de cartaz das Festas do Castelo 2015

António Zambujo, Azeitonas, Diego Miranda e Pedro Cazanova são os cabeças de cartaz das Festas do Castelo, que se realizam de 1 a 10 e 15 de agosto, em Vouzela.

Para comemorar e celebrar o centenário das Festas do Castelo, o programa deste ano vai ser alargado a 10 dias, de modo a recuperar e revitalizar algumas tradições que fizeram parte da história dos 100 anos das Festas do Castelo.

Do cartaz deste ano destaca-se a recriação do Baile da Capucha, 26 anos após a última edição, que irá realizar-se no dia 1 de agosto, a partir das 22h00, no salão dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, bem como a apresentação do documentário “Baú de Recordações”, que terá lugar no dia 3 de agosto, pelas 21h30, no cineteatro João Ribeiro.

No dia 4 de agosto, a partir das 21h30, destaque para a apresentação da peça “Quando os Lobos Uivam”, no Parque da Liberdade, dinamizada pela Associação Cultural Recreativa de Vouzela (ACRV), e para a atuação do Grupo de Canto e Guitarra do Orfeão de Viseu.

Do programa fazem ainda parte, no dia 5, quarta-feira de manhã, a feira mensal e o 45.º concurso pecuário, e à noite, pelas 22h00, a atuação da Sociedade Musical Vouzelense.

O dia 6, quinta-feira, é dedicado à música popular portuguesa, contando com as atuações do grupo “Vozes da Terra”, “Alafum”, e o Grupo coral “Os Reformados” - cante alentejano, e com o Dj Miguel Martins.

No dia 7, sexta-feira, realizar-se-á a abertura da Feira de Artesanato, com a atuação da S.M.C.R. de Paços de Vilharigues, seguindo-se às 22h00 a atuação de “Os Azeitonas” e a fechar a noite o DJ André Flor (Ice Club) e o DJ Diego Miranda.

No sábado, dia 8, decorrerá o concurso de pintura ao ar livre “Vouzela e os seus encantos”, às 22h00 a atuação do músico português António Zambujo, um dos cantores mais conceituados e acarinhados da atualidade, e ao terminar a noite o Dj Vitor Pirez (Noite Biba) e Dj Pedro Cazanova.

No domingo, dia 9, o dia começa com o cicloturismo, pelas 15h30 o desfile de Ranchos Folclóricos que contará com a presença dos Pauliteiros de Cércio (Miranda do Douro), Grupo Vountry Fance Volksdansgroep “Brabants Bont” (Holanda), Ogranak Seijacke Sloge Busevec” (Croácia), Escola de Danzas e Gaitas Virxe do Alivio (Espanha), Rancho Folclórico de Santiago de Carapeços (Barcelos) e Rancho Folclórico de Vilar – S. Miguel do Mato. Pelas 21h00 realiza-se o tradicional Festival Internacional de Folclore e a terminar a noite, o já habitual espetáculo fogo de artifício e o DJ Mister Groovy.

No dia 10, segunda-feira, destaque para o Baile Popular com o músico “Gabriel Carlos”, a partir das 22h00.

No dia 15, feriado nacional, decorrerá oficialmente o encerramento das comemorações dos 100 anos das Festas do Castelo, com a celebração  do Dia do Emigrante e da Família Vouzelense no Monte da Nossa Sra. do Castelo, Sunset Party pelas 19h00 no Parque de Campismo, e mais tarde pelas 21h30 o coro Santa Rita del Barco de Baldeoras – Espanha, na Igreja da Misericórdia.

De realçar ainda que, de 7 a 9 de agosto, decorrerá na Avenida João de Melo, a XVI Feira de Artesanato, uma das maiores mostras de artesanato da região e que contará com a participação de vários artesãos de todo o país
Baile da Capucha regressa a Vouzela 26 anos após a última edição

No âmbito das comemorações do centenário das Festas do Castelo, vai realizar-se no dia 1 de agosto, a partir das 22 horas, no salão dos Bombeiros Voluntário de Vouzela, o Baile da Capucha, numa organização do Município de Vouzela e da Comissão organizadora do centenário das Festas do Castelo, e que conta com o apoio da Escola Profissional de Vouzela e   da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vouzela.

O Baile da Capucha foi uma das tradições mais marcantes da história das Festas do Castelo, tendo sido realizado pela primeira vez em 1961, debaixo do arco da ponte na Alameda D. Duarte de Almeida, e mais tarde no salão dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, mantendo-se até 1989.

Este baile era conhecido pela sua decoração regionalista (capuchas, lampiões e luzes), onde atuavam sempre dois conjuntos musicais e eram servidas comidas e bebidas. Naquela altura, o baile da capucha era inovador, pois permitia que a juventude convivesse até de madrugada, uma vez que só abria às 22h00 e encerrava às 5h00 da manhã.

Este evento vai ser recriado este ano, 26 anos depois da última edição, e vai contar com a atuação do Grupo Vouzelense “5 Sentidos” e do músico Gabriel Carlos
Conferência “A Gastronomia no tempo de São Frei Gil” realiza-se a 6 de julho


No âmbito das comemorações dos 750 anos da morte de São Frei Gil, vai realizar-se na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, pelas 21:30h, a conferência subordinada ao tema “A Gastronomia no tempo de S. Frei Gil”.

A conferência vai ter lugar na Igreja de S. Frei Gil, e contará com a presença do orador Luís Fernandes, Professora da Universidade Católica de Viseu, e ainda com uma degustação dos “Alforges de São Frei Gil”.

Esta iniciativa é organizada pelo Município de Vouzela e pela Comissão Organizadora das Comemorações dos 100 anos das Festas do Castelo, e conta com o apoio da Escola Profissional de Vouzela e Confraria dos Gastrónomos de Lafões
Domingos desportivos estão de regresso a Vouzela

O Município de Vouzela vai promover pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa Domingos Desportivos, no Parque da Liberdade, junto à Piscina Municipal de Vouzela.

O projeto é intergeracional e tem como principais objetivos sensibilizar a população para os benefícios da prática de atividade física e desportiva, aumentar a prática desportiva junto da população e divulgar as atividades das associações desportivas do concelho.

As atividades estão agendadas para as manhãs dos dias 26 de julho, 2 e 9 de agosto, das 10h às 12h, durante os quais os participantes poderão praticar aulas de bodyweight fit, bokwa, caiaque, zumba, rappel e cicloturismo. A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

O projeto “Domingos Desportivos” é uma organização do Município de Vouzela, e vai contar com o apoio da Associação D. Duarte de Almeida, Vasconha BTT Vouzela, ACDR Dr. Amorim Girão e Bombeiros Voluntários de Vouzela.

PROGRAMA
26 DE JULHO
10h00 - 11h00 - Bodyweight Fit
10h15 – 12h00 – Caiaque
11h00 - 12h00 - Bokwa

02 de agosto
10h15 - 11h30 - Zumba
10h30 – 12h00 – Caiaque
11:00 - 12:00 - Reminder

09 de agosto
9h00 concentração
Escola Secundária de Vouzela vai sofrer Obras de Reabilitação

Após 28 anos da sua inauguração, a Escola Secundária de Vouzela vai sofrer as primeiras grandes obras de reabilitação, num investimento de cerca de um milhão cento e setenta e seis mil euros.

Problemas nas coberturas dos pavilhões, infiltrações, problemas elétricos e nas canalizações, espaços envolventes desnivelados e falta de acessibilidades para alunos com mobilidades reduzidas, foram alguns dos problemas apontados por Rui Ladeira, no passado mês de abril, na visita do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e do Secretário de Estado da Cultura à Escola Secundária de Vouzela, bem como na recente reunião do autarca com o Ministro da Educação, Nuno Crato.

A remodelação da Escola Secundária de Vouzela vai permitir a modernização das instalações e equipamentos, possibilitar melhores condições de ensino, tornando-o mais atual,  competitivo e capaz de enfrentar os desafios futuros.


As obras vão ser financiadas em 85%, no âmbito do programa Portugal 2020, e deverão ocorrer durante o ano de 2016.
II Mostra Gastronómica da Sopa Seca de Alcofra com balanço positivo

A Junta de Freguesia de Alcofra e o Município de Vouzela promoveram, no passado dia 18 de julho, a II Mostra Gastronómica da Sopa Seca de Alcofra, que teve como objetivo dinamizar o espaço envolvente da Torre Medieval de Alcofra e promover aquele que é o ex-libris gastronómico daquela freguesia e do concelho.

Segundo dados da organização, a edição deste ano contou com a presença de cerca de 350 visitantes, mais 150 em relação à edição anterior.


Para além dos restaurantes em permanência, artesanato e exposição de produtos endógenos, o certame contou ainda com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Alcofra, Grupo de Trajes e Cantares de Cambra e do Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira de Queirã.