Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 27 de maio de 2019

XUTOS & PONTAPÉS E UHF PROTAGONIZAM NOITES DE ROCK PORTUGUÊS NA FEIRA DE SÃO MATEUS

Dois grandes ícones do rock em Portugal sobem ao palco da Feira em 2019, a 31 de agosto e 7 de setembro. Os bilhetes já estão à venda em www.feirasaomateus.pt.


Os Xutos & Pontapés e os UHF, dois dos nomes mais emblemáticos do rock português, atuam na Feira de São Mateus em 2019, nos sábados de 31 de agosto e 7 de setembro.


Os icónicos Xutos regressam à Feira pelo segundo ano consecutivo, no Dia Altice, para um concerto para todos. Na bagagem, levam 40 anos de carreira e hinos como “Homem do Leme”, “Minha Casinha” e “Não Sou o Único”.


O Dia Delta, em 2019, é dos UHF, um dos regressos mais aguardados pelos amantes do rock. A banda conta também com uma discografia de quatro décadas, da qual fazem parte “Matas-me com o teu olhar” ou  “O Vento Mudou”.


O Gestor da Feira de São Mateus e Vereador da Cultura do Município de Viseu, Jorge Sobrado, avança que “estas propostas reforçam o grande palco da portugalidade da Feira de São Mateus e a sua atratividade intergeracional. 

Esperamos casa cheia para o reencontro com duas das mais históricas e lendárias bandas nacionais”.


Os bilhetes para estes dois concertos já podem ser adquiridos online, no site da Feira de São Mateus (www.feirasaomateus.pt) e da Blueticket (www.blueticket.pt/), ou na sua rede de lojas associadas (Fnac, Worten, Media Markt, ACP, El Corte Inglés e Pagaqui). 

A Viseu Marca possui, também, um ponto de venda, no Pavilhão Multiusos.


Já são doze os artistas anunciados pela organização para a edição deste ano. Carolina Deslandes (9 de agosto), Fernando Daniel (14 de agosto), David Carreira (27 de agosto), Ludmilla (16 de agosto), Pedro Abrunhosa (17 de agosto), ÁTOA (20 de agosto), Badoxa (23 de agosto), Natiruts (24 de agosto), Piruka e Jimmy P (30 de agosto), Richie Campbell (6 de setembro) e Gipsy Kings Feat. Andre Reyes (14 de setembro) têm concerto agendado em Viseu.


Em 2019, a Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu. 

Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).



A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA. O Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do Centro, Delta, Galp, Turismo do Centro, JS Clínica, Fidelidade, Litocar, Ribeiro Santo, Nutriva, Lugrade e Fnac são patrocinadores oficiais do evento. 

O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.

ABERTOS DOIS CONCURSOS PARA ESPAÇOS DE BEBIDAS NA FEIRA DE SÃO MATEUS


Apresentação de propostas para concessão e exploração de dois espaços no Picadeiro e um bar da Sumol decorre até dia 30 de maio.


A VISEU MARCA lançou ontem, dia 20 de maio, dois concursos para espaços de bebidas no recinto da Feira de São Mateus, em 2019.


Na avenida privilegiada do certame, o Picadeiro, são dois os stands destinados à venda de caipirinhas, licores, ginjinhas, sumos, batidos, cocktails e outras, para consumo no local.


Também está aberto um concurso para exploração do bar da Sumol, patrocinadora oficial da Feira, instalado na zona de palco, para comercialização de todo o tipo de bebidas, respeitando o regime de exclusividade da marca.


As concessões a atribuir são válidas pelo período de duração da Feira de São Mateus 2019, entre 8 de agosto e 15 de setembro.


A entrega de propostas, com base na licitação, decorrem durante dez dias, até 30 de maio, pelas 17 horas, devendo ser entregues nas instalações da VISEU MARCA, no Pavilhão Multiusos de Viseu, ou enviadas por correio registado

Parque Municipal das Chãs recebeu encerramento do projeto “Ha Bola na Escola”



O Parque Municipal das Chãs acolheu, ontem, dia 15 de maio, o encerramento do projeto "Há Bola na Escola".



Participaram na atividade cerca de 180 crianças do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vouzela. Já na passada segunda-feira, dia 13 de maio, tinha sido a vez dos cerca de 90 alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia terminarem também a sua temporada do projeto.

O "Há Bola na Escola" é promovido pela Associação de Futebol de Viseu e conta com o apoio dos agrupamentos de escolas do concelho e da Câmara Municipal de Vouzela.

Promover a atividade física na escola, de modo a que depois do período escolar, mais alunos procurem as ofertas desportivas existentes no concelho e estimular a aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, são alguns dos propósitos desta parceria.

A atividade contou com a presença da diretora do Agrupamento de Escolas de Vouzela, Raquel Ferreira, do presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Alberto Ferreira e do presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira.


MUNICÍPIO COMEMORA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

No próximo dia 1 de junho, sábado, o Município comemora o Dia Mundial da Criança com diversas atividades desde insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, entre outras surpresas que, certamente, irão fazer as delícias dos mais pequenos. 



Esta iniciativa é aberta a toda a comunidade, onde podem participar todas as crianças e inicia às 14h00 na Praça das Finanças, em Oliveira de Frades. 


Para além destas atividades, durante a tarde irão decorrer os espetáculos: “O Duende Paulo e a Floresta” e “IP&OP Os Novos Heróis do Público”. 


Neste dia, onde os sorrisos das crianças valem tudo, venha até Oliveira de Frades e participe neste evento! 

BADOXA E RICHIE CAMPBELL JUNTAM-SE AO CARTAZ DA FEIRA DE SÃO MATEUS EM 2019

Anúncio de uma grande estreia e do recordista de 2018 surge a cerca de três meses do início do certame, que já conta com dez artistas confirmados para esta edição.

Badoxa e Richie Campbell são as novas confirmações da Feira de São Mateus para a edição de 2019: uma estreia absoluta e um regresso muito aguardado, que bateu recordes no ano passado, irão subir ao palco em vésperas de fim-de-semana, nos dias 23 de agosto e 6 de setembro.

O cartaz do evento tem, até agora, número redondo de grandes concertos. Carolina Deslandes (9 de agosto), Fernando Daniel (14 de agosto), David Carreira (27 de agosto), Ludmilla (16 de agosto), Pedro Abrunhosa (17 de agosto), ÁTOA (20 de agosto), Badoxa (23 de agosto), Natiruts (24 de agosto), Piruka e Jimmy P (30 de agosto), Richie Campbell (6 de setembro) e Gipsy Kings Feat. Andre Reyes (14 de setembro) são os dez espetáculos já confirmados.

Jorge Sobrado, Gestor da Feira de São Mateus e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, defende que “a Feira apresenta, este ano, uma programação a pensar nos visitantes mais jovens, mas mantendo a aposta na diversidade musical e em concertos para todos”.

O ritmo e as sonoridades do “kizomba” de Badoxa marcam a sua estreia no palco de Viseu. Filho de pai cabo-verdiano e mãe angolana, lançou, em 2014, o seu primeiro álbum a solo “Minhas Raízes”, do qual faz parte o hit “Controla”.

O cantor de reggae Richie Campbell regressa à Feira em 2019, depois de protagonizar uma das noites mais concorridas na edição do ano passado. Foi o primeiro artista português a lotar o Campo Pequeno sem estar associado a qualquer editora.

“O certame confirma o seu estatuto “Cinco Estrelas” pelo segundo ano consecutivo, com um cartaz cultural imperdível, aliado às tradições de sempre e com várias surpresas programadas”, declara Jorge Sobrado.

Em 2019, a Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu. Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).


A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA. O Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do Centro, Delta, Galp, Turismo do Centro, Fidelidade, Litocar, Ribeiro Santo, Nutriva, Lugrade e Fnac são patrocinadores oficiais do evento. O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.

XVIII FEIRA DA LARANJA

Nos próximos dias 1 e 2 de junho irá decorrer a XVIII Feira da Laranja em Sejães. 



Este evento irá contar com diversas atividades de índole desportivo, cultural, e gastronómico: canoagem, caminhada, atuações musicais com a Banda de Música de Oliveira de Frades, o Rancho Folclórico da ACRENE, o Grupo Vouguinhas, o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Vozes D´Aldeia, o Canto gregoriano “Schola Cantorum de Lafões” e jantar mediante inscrição prévia. 




Para além disso, decorrerá a mostra de produtos tradicionais da região com diversos expositores que visam, assim, divulgar o potencial económico e cultural da região. 

Esta iniciativa é promovida pelo Município de Oliveira de Frades e pela União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães, em parceria com a Associação Cultural e Solidariedade da Freguesia de Sejães, a Associação Cultural e Recreativa dos Jovens de Vilarinho, Souto de Lafões Associação Cultural e Motoclube de Oliveira de Frades. 

LUTA BIOLÓGICA À PRAGA DAS VESPAS DAS GALHAS DO CASTANHEIRO

O Município de Oliveira de Frades tem monitorizado, ao longo dos últimos anos, o aparecimento da praga da vespa das galhas do castanheiro. 


Esta praga reduz o crescimento dos ramos e impede a frutificação, podendo, em caso de ataque severo e continuado, levar à morte das árvores. 

Consciente da importância que a produção de castanha representa no rendimento económico complementar para muitas famílias, a Autarquia, em parceira com a Refcast - Associação Portuguesa da Castanha e a DRAPC – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro iniciou a luta biológica de combate à praga da vespa das galhas do castanheiro através da largada dos insetos parasitoides (Torymus sinensis). 

Este meio de luta é o único reconhecido e eficaz no combate desta praga, não existindo outra forma de eliminar o inseto responsável pela formação das galhas. 

Este processo irá prolongarse ao longo dos próximos anos, estando a ser acompanhado pelo Gabinete Técnico Florestal e DRAPC. 

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Festival das Sopas de Vouzela realiza-se a 17 de maio



Vouzela vai receber, no dia 17 de maio, a décima edição do Festival das Sopas, promovida pela Escola Profissional de Vouzela, com o apoio do Município de Vouzela.
 
Aquele que é o maior evento do género na região, e que registou mais de 4000 visitantes no ano passado, tem como principais objetivos promover o estabelecimento de ensino, em particular os cursos de hotelaria e restauração, bem como divulgar turisticamente o concelho de Vouzela.

A organização espera que este ano possam ser apresentadas cerca de 70 sopas, numa diversidade que vai desde legumes, feijão, canja, caldo verde à incontornável sopa seca de Alcofra.

O evento terá lugar na Alameda D. Duarte de Almeida, a partir das 20h e contará com a presença

terça-feira, 14 de maio de 2019

Pavilhão desportivo de São Vicente de Lafões Trabalho em Graffiti Ekun (Ricardo Santos) | Sure (Rafael Claro)



Vandalismo ou arte. O graffiti, ainda hoje, tem dificuldade em se descolar da sua origem marginal. Surgiu nos bairros estigmatizados dos Estados Unidos da América (Nova York), nos anos 70. Intimamente ligado à cultura/ movimento HIP HOP, o graffiti desenvolveu-se nos ghettos e bairros mais pobre americanos. Este fenómeno chega ao Velho Continente (Paris) nos anos 80 e rapidamente deflagra por toda a Europa, chegando a Portugal no final dessa década.

 Foi em Carcavelos que se desenvolveram as primeiras Krew de graffiti com incursões ilegais em paredes e comboios. Estigmatizados e associados ao vandalismo e delinquência os Writers (grafiteiros) assumem uma forma muito própria de estar na sociedade, muitas vezes, vista, ainda, com algum preconceito. Usam a sua arte como contracultura. A tentativa de transgressão e crítica à sociedade vigente, aos problemas sociais dos meios urbanos, ainda hoje se assume como caraterística dominante do graffiti.

Dos tags, uma forma de marcação de território, através da repetição incessante do nome do Writer, o graffiti pode assumir, também, uma vertente mais artística – arte urbana.

Alguns writers da primeira geração de graffiti, como Nuno Reis – Nomen, abandonaram o bombing (ilegal) e optaram por trabalhos mais comerciais, Wall of fame (legal). Conquistando a admiração e lugar na sociedade enquanto protagonista de arte urbana.

Numa tentativa de dar uma nova roupagem ao pavilhão desportivo de São Vicente de Lafões, o Presidente da Junta, Nuno Pinhão, com o apoio do Município de Oliveira de Frades, convidou dois Writers, Ricardo Santos e Rafael Claro, para grafitar este espaço lúdico desportivo.

Ekun, Ricardo Santos, pertence à segunda geração de graffiti de Carcavelos, berço do graffiti em Portugal. Natural de Oeiras cresceu nas ruas de Oeiras e Carcavelos a ver os trabalhos de Nomen e Exas, entre outros. Conta com 23 anos de experiencia. Começou a grafitar de forma ilegal, nas paredes e vedações de autoestradas, mas, nos últimos 10 anos tem dinamizado várias atividades no Município de Ílhavo, onde reside atualmente.

Sure, Rafael Claro, com um futuro promissor na arte do spray, conta já com 6 anos a grafitar. Natural de Estarreja, iniciou-se, também, na ilegalidade, transformando paredes em telas. 

Esta iniciativa tem por objetivo promover e divulgar a arte do graffiti entre a população local, contribuindo para a valorização desta expressão artística. O graffiti e a arte urbana assumem-se, na atualidade, como uma atração turística de âmbito internacional.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE STREET ART DE VISEU VAI CRIAR 15 NOVAS PAISAGENS ARTÍSTICAS NA CIDADE-JARDI


Maior edição de sempre do Festival “Tons da Primavera” traz a estreia de dois grandes artistas espanhóis em Portugal. Draw & Contra pintam homenagem a Dom Zeferino, em ano de “Destino Nacional de Gastronomia”

De 9 a 12 de maio, Viseu recebe a 5ª e maior edição de sempre do Festival de Street Art “Tons da Primavera”, que vai ver nascer novas intervenções artísticas na cidade e nas freguesias.

Entre pinturas e instalações, nascerão 15 novas obras em Viseu, que se juntarão às 45 já criadas nas edições anteriores do “Tons da Primavera”. A gastronomia de Viseu e os seus atributos identitários de cidade-jardim, cidade vinhateira do Dão e cidade de Viriato servem de inspiração às novas intervenções.

“Em 2019, voltamos a descentralizar o Festival e reforçamos a sua presença nas freguesias periurbanas e de fundo rural”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques. “Orgens, Campo, Repeses e São Salvador, Fragosela, Abraveses, São Cipriano e Vil de Soito vão receber intervenções do nosso Festival”.

“A aposta em artistas internacionais é renovada nesta edição”, sublinha por sua vez o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado. “Viseu recebe dois dos nomes mais influentes da arte urbana em Espanha, Miquel Wert e Lula Goce, que atuam pela primeira vez em Portugal”.

Tutu Sousa, artista plástico cabo-verdiano, intervencionará o posto da GNR, em Abraveses. Esta é uma participação que resulta da parceria firmada com o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo-Verde em 2018, na últ ima edição do Festival Literário de Viseu, em dezembro passado.

Também o brasileiro UTOPIA fará uma pintura em Viseu, na Associação de Tondelinha, em Orgens.

A eles juntam-se os portugueses HAZUL, REGG, Pedro Raposo Mendes, Oker & Asno, GLAM e a dupla Draw & Contra, que irá executar um grande mural de tributo a Dom Zeferino, o maior nome da gastronomia viseense no séc. XX.

Também os artistas locais terão uma forte presença no Festival e criarão novas obras artísticas na cidade. Rosália Marques, Rosário Pinheiro, YOUTHONE, Luís Daniel e o coletivo Ergo Bandits são os nomes confirmados.

A edição de 2019 do Festival de Street Art de Viseu aposta numa diversificação de expressões. Este ano, a fotografia terá uma grande exposição a céu aberto, dedicada ao tema da gastronomia e dos produtos da terra, a par da pintura e da instalação artística.

Nesta edição do Festival, a Rua Formosa e a Praça D. Duarte receberão uma instalação de fotografia, nas varandas dos edifícios que espreitam para ambos os locais.

Paralelamente ao Festival de Street Art, o Mercado 2 de Maio volta a proporcionar programação de qualidade para todos os públicos, entre concertos, espetáculos, oficinas para todas as idades, street food e artesanato da região.

Na música domina o “indie” e o alternativo. B Fachada “inaugura” o palco do Mercado 2 de Maio, na noite de quinta-feira, pelas 21H30. Na sexta-feira à noite, os Capitão Fausto atuam na Fonte das 3 Bicas, num grande concerto que vai contar com grandes êxitos da banda, pelas 22 horas. Às 23H30, os Embaixadores de Viseu Galo Cant’Às Duas encerram a noite, no mesmo palco.

No sábado, os Orelha Negra, banda que combina vários estilos como o jazz, soul, funk, hip-hop e groove, também vão atuar na Fonte das 3 Bicas.Xinobi terminará a noite, cujo espetáculo começa às 23H30. ADFECTUS, Bruce Brothers Trio e emmy Curl são alguns dos restantes nomes musicais do evento, que atuarão no Mercado 2 de Maio, de 9 a 12 de maio.

Sábado e domingo à tarde, o Mercado vai assistir às conversas “A Rua é uma Galeria. A Gastronomia é uma Arte”, ambas sobre a temática do ano em Viseu. No dia 11, os artistas do Festival de Street Art vão juntar-se para debater o que os inspirou na criação das respetivas obras numa conversa informal, guiada por Jorge Sobrado. Já no dia 12, domingo, é a vez dos chefs de Viseu Diogo Rocha, Luís Almeida e Hugo Marques se juntarem para debater os temas da gastronomia e da arte, com a moderação do jornalista Amadeu Araújo.

O “Tons da Primavera” 2019 traz, ainda, uma novidade na programação: a atividade “Drink and Draw” que, acompanhada de vinho do Dão, consiste numa sessão de desenho criativo, com um modelo vivo. Direcionada a participantes sem experiência na área do desenho, o “Drink and Draw” tem como objetivos principais o contacto interpessoal e “offline” entre os participantes, assim como a promoção de uma experiência diferente e memorável. Vai realizar-se na sexta-feira e sábado, às 18H30, direcionada a adultos. Também no sábado, às 16H30, há uma sessão direcionada a crianças.

Também no Mercado 2 de Maio, as provas de vinho do Dão voltam a estar em destaque, com a presença de produtores da região na instalação “Entre Aduelas”. No andar superior da praça histórica, o evento vai contar com operadores de street food para fazer as delícias de miúdos e graúdos.

A programação inclui, ainda, oficinas artísticas, o espaço infantil “Dão Petiz” e mostras de produtos artesanais da região, envolvendo dezenas de parceiros locais.


O evento é organizado pelo Município de Viseu e pela VISEU MARCA. A GALP, a LITOCAR e a Coruja são patrocinadores oficiais do Festival “Tons da Primavera”.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Delegada Regional de Educação do Centro na sessão de lançamento da 1ª pedra das obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela

A Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, vai deslocar-se a Vouzela, na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, pelas 11h, para participar na sessão de lançamento da primeira pedra das obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela.

O custo da empreitada de modernização da escola é 1. 206.055,51€.

A obra será comparticipada em 963.983 euros pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e em 85 mil euros pelo Ministério da Educação. A Câmara Municipal de Vouzela assumirá os restantes encargos no montante superior a 375 mil euros.


Os trabalhos vão abranger melhoramentos no sistema de águas residuais, canalizações, intervenções nas salas de aula e serviços de apoio. Apesar dos esforços de requalificação, ficará por intervencionar a cozinha e o refeitório, a portaria, o pavilhão gimnodesportivo e todo o espaço exterior. 

AS VIAGENS COM HISTÓRIA(S) ESTÃO DE VOLTA!!



MOMENTOS DE GLÓRIA

As Viagens com História(s) estão de volta nos dias 26 e 27 de abril e 10 e 11 de maio.
Nesta viagem iremos percorrer os atribulados episódios dos finais do séc. XIV, marcados pelas sangrentas Guerras Fernandinas que devastaram a cidade, deixando-a em ruínas. Este período foi igualmente marcado pela crise dinástica que irá culminar com a ascensão do Mestre de Avis, D. João I, fortemente apoiado pela população de Viseu. Tiveram, assim, início alguns dos momentos mais prósperos desta cidade, marcados pela construção de uma muralha, a atribuição da Carta de Feira, o nascimento de D. Duarte e a ação do Infante D. Henrique. Estes são os principais ingredientes que irão condimentar esta viagem.
As viagens com história(s) são um espetáculo de rua que irá decorrer em alguns monumentos e espaços da cidade menos conhecidos, pretendendo ser um produto destinado a todos os públicos, independentemente da sua faixa etária e formação. De uma forma simultaneamente séria e lúdica, este produto conta a história e as “histórias” da cidade de Viseu ao longo de 6 temas com 4 espetáculos cada, num total de 24 espetáculos.
Assim, esta viagem pelo tempo, será feita de noite e conduzida por um narrador que fará uma introdução/apresentação a determinado acontecimento/tema que, de seguida, será encenado e dramatizado por atores. 

Deste modo, haverá uma simbiose entre um guião mais sério e científico proferido pelo narrador e um guião mais leve e divertido representado pelos atores. 
No fundo, pretende-se uma complementaridade nos discursos, apoiando-se um no outro. A verdade é que o público, sem se aperceber, acaba por apreender de forma leve informação sobre a história da cidade, das personagens, dos monumentos, etc.

Queremos sublinhar que, de modo algum, se tratam de recriações históricas, mas sim de reinterpretações livres, adaptadas ao mundo de hoje, que terão, no entanto, sempre uma base científica segura.

Os temas seguem uma ordem cronológica, tendo tido início na origem da cidade, na Idade do Ferro, com o aliciante título: “Em busca da cidade escondida” que decorreu em julho e agosto passado. O segundo tema contou a história dramática que a cidade viveu no período muçulmano e como foi capaz de se livrar do jogo dos árabes com o nome “Tempos de Guerra”. 

O terceiro tema assentou a narrativa na corte de D. Henrique e D. Teresa e no nascimento de Afonso Henriques com o título “A identidade do rei”. 

O quarto tema irá retratar um dos momentos áureos da cidade, com a dinastia de Avis, o nascimento de D. Duarte e a formação da Feira de S. Mateus, tendo, por isso o título “Momentos de Glória”. 

O quinto tema irá centrar-se no séc. XVI e nas ilustres figuras como Grão-Vasco e D. Miguel da Silva intitulada “Primavera Viseense”. O último tema versará a modernidade, com a derrocada da fachada da Sé no séc. XVII, o barroco e a viragem para o futuro, com o título ”História feita de mo(n)umentos”.

Esta Viagem pelo Tempo terá início pelas 21.30h no Adro da Sé.

Este projeto tem como principal parceiro a Câmara Municipal de Viseu que nos honrou com a sua eleição no Programa Municipal de Apoios Viseu Cultura com o montante de 25.000.
   
Este projeto tem a seguinte Ficha Técnica:

Ideia e conceção: Pedro Sobral de Carvalho, Fátima Costa, Carlos Alves (Eon, Indústrias Criativas).
Direção Artística Zunzum Associação Cultural
Dramaturgia: Carlos Santiago
Encenação: Paulo Matos
Interpretação: Daniela Fernandes, Ilda Teixeira, Paulo Carrilho
Figurinos: Daniela Fernandes
Conceção: OTMMI* Márcia Leite e José Luís Loureiro
Construção OTMMI* oficina do Zé ferreiro
*Objeto Terrestre Mais ou Menos Identificado

FEIRA DE SÃO MATEUS LANÇOU A SUA PRIMEIRA SOBREMESA OFICIAL COM DESTAQUE PARA INGREDIENTES PREMIUM DA REGIÃO


 A receita é uma homenagem à identidade gastronómica de Viseu e nasce do patrocínio da Nutriva ao certame, com assinatura do chef Diogo Rocha

No ano de “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, a Feira de São Mateus terá pela primeira vez uma sobremesa oficial. O nome é “São Mateus”  e é produzido pela Nutriva, nova patrocinadora oficial da Feira, tendo a assinatura do chef e embaixador de Viseu, Diogo Rocha.

A apresentação decorreu no passado domingo, na Pousada de Viseu, no âmbito do evento “Viseu Doce”, dedicado à doçaria regional. A receita foi confecionada ao vivo e destaca ingredientes típicos da região de Viseu, como as tílias do Rossio, as maçãs Bravo de Esmolfe e as avelãs de Viseu. Muitos dos visitantes fizeram fila para a saborear, em primeira mão.

O prato, inspirado na gastronomia tipicamente beirã, é confecionado a partir de uma base tradicional de leite-creme, com o aroma especial das tílias de Viseu. Posteriormente, é acrescentado um puré de maçã da região e a mesma fruta caramelizada. A sobremesa é servida com uma mousse de canela, no topo, e polvilhada com o crocante de avelãs da região.

Em 2019, a sobremesa estará presente nas ementas de todos os operadores de restauração da Feira de São Mateus (restaurantes, snack-bares e tasquinhas). A doçaria tradicional de Viseu terá um lugar privilegiado nesta edição do certame.

Para o Gestor da Feira de São Mateus, Jorge Sobrado, “esta iniciativa inédita na Guardiã das Feiras Populares é um tributo à gastronomia e à agricultura de Viseu. Sendo uma inovação, reforça também a ligação do certame com a identidade da região”.

Já o chef Diogo Rocha acredita que “a ‘São Mateus’ poderá tornar-se num produto de referência e uma tradição do evento, tal como o são as farturas e as enguias, por exemplo”.

A “São Mateus” terá a garantia de qualidade da Nutriva, marca especializada em pastelaria e sobremesas que irá assegurar a produção. “Esta é uma iniciativa que alia os métodos de produção criteriosos da Nutriva, e uma seleção cuidada de ingredientes regionais, a uma feira popular de renome em Viseu e no país”, declara a marca.

É a primeira vez que a Nutriva patrocina a Feira de São Mateus e a parceria surge no âmbito de um patrocínio a três, com o selo “Primus Lucas”, incluindo as marcas Ribeiro Santo (vinho do Dão), Lugrade (bacalhau) e Nutriva (pastelaria).

Em 2019, a Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu. Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).


A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da Viseu Marca. O Santander, Super Bock, Altice, Sumol, Delta, Galp, Turismo do Centro, Fidelidade, Litocar, Nutriva, Lugrade e Ribeiro Santo são patrocinadores oficiais do evento em 2019. O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.

Oliveira de Frades assinala mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância


A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira de Frades em articulação com o Município assinala o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância com a campanha do Laço Azul. 

Neste âmbito foram colocados laços luminosos e em tecido no exterior do Edifício dos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal, respetivamente. 

A iniciativa estendeu-se ao comércio local com a distribuição de um folheto informativo e de um laço azul, bem como ao Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades com a entrega de um calendário com propostas de atividades a realizar em família.

 Estas iniciativas visam alertar a comunidade para esta problemática dos maus tratos na infância e consciencializar crianças e jovens para os seus direitos e deveres.