Guardiã das Feiras Populares
terminou ontem com 1 milhão e 142 mil entradas registadas. Em 2020, evento
decorre entre 6 de agosto e 13 de setembro.
Chegou ao fim mais uma edição
inesquecível da Feira de São Mateus, em Viseu. O certame encerrou ontem,
domingo, depois de 39 dias de reencontros que voltaram a surpreender viseenses,
visitantes e turistas.
Pelo quarto ano consecutivo, o tão
desejado número mágico de 1 milhão de entradas foi superado no dia 10 de setembro.
De entre os dias com maior afluência, foram os concertos dos Gipsy Kings e
Ludmilla que bateram recordes de público.
Para além de um cartaz musical de
excelência, que contou com grandes nomes da música lusófona, a Guardiã das
Feiras Populares voltou a privilegiar as suas raízes e tradições, com atuações
de grupos folclóricos na Praça de Viriato, a recuperação do Concurso de
Fotografia, o regresso do Dia de Viriato e do Concurso de Vestidos de Chita e
as gincanas de motas e carros antigos.
Também os domingos francos de
entrada gratuita continuaram a conquistar o público familiar da Feira de São
Mateus. No dia 18 de agosto, noite do Concurso de Vestidos de Chita, vieram
feirar mais de 60 mil pessoas. Foi o dia com maior número de entradas, este
ano.
Cristina Paula Gomes, Presidente da
VISEU MARCA, declara que “a Feira de São Mateus continua a colocar Viseu no
mapa dos grandes eventos culturais do nosso país. Por mais um ano, viemos a
confirmar que somos uma das feiras populares mais qualificadas, atrativas e
modernas de Portugal”.
A marcar a edição de 2019 da Feira
estiveram as novas esplanadas dos pavilhões das farturas, a Roda Gigante, os
primeiros Noivos de São Mateus, 90 stands de madeira dos expositores da Feira,
a Fisca, a nova mascote do evento, e um projeto de luz que homenageou a
gastronomia da região.
Em 2019, a Feira assumiu-se, também,
como “a feira popular mais verde do país”, com novos importantes passos na
redução da sua pegada ambiental. Palhinhas, talheres e pratos de plástico foram
substituídos por alternativas mais sustentáveis.´
“A Feira revalidou o seu estatuto de
certame popular de referência do país. Soube reconquistar a preferência dos
portugueses e ser influente junto de turistas internacionais, contribuindo para
a reputação e notoriedade da cidade e da região enquanto destinos. É ainda um
motor económico e de emprego de Viseu muito relevante.”, afirma Jorge Sobrado,
Gestor da Feira de São Mateus e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de
Viseu.
A edição 628 já tem datas marcadas.
Entre 6 de agosto e 13 de setembro de 2020, Viseu terá mais 39 dias para
feirar. As tradições do certame e algumas novidades na requalificação do evento
e no seu cartaz musical já estão em vista por parte da organização.
A VISEU MARCA voltou a contar com o
apoio de um importante leque de parceiros e patrocinadores para a realização da
Feira de São Mateus. São eles o Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do
Centro, Sumol, Delta, Galp, JS Clínica Médica, Fidelidade, Litocar, Ribeiro
Santo, Nutriva, Lugrade, FNAC, Blueticket, Oceanário de Lisboa e Farmácia
Viriato, assim como o Correio da Manhã e a CMTV.
Sem comentários:
Enviar um comentário