Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Guia “Um Rio com Vida” divulga fauna e flora das zonas ribeirinhas da região

O guia “Um Rio com Vida” foi ontem, dia 18 de abril, apresentado aos alunos do 5º ano dos Agrupamentos de Escolas de Campia e Vouzela.
 
A publicação, que inventaria a fauna e a flora existente nos cursos de água da região, tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de conservar os habitats ribeirinhos.
 
Na sessão, Rui Ladeira, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vouzela, explicou que o guia pretende ser um trabalho de investigação sobre os habitats ribeirinhos do concelho de Vouzela, tendo sido efetuado um levantamento “dos recursos existentes – fauna e flora - dos nossos rios, que são eles o Vouga, o Zela, o Alcofra, o Couto, o Alfusqueiro e a ribeira de Ribamá”, explicou o vereador.
 
“Para este trabalho, contámos com uma equipa qualificada constituída pela ADDLAP (Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva), pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu e pela Quercus”, sublinhou Rui Ladeira.
 
Paulo Barracosa, da Escola Superior Agrária de Viseu, realçou o trabalho da autarquia na área da preservação da natureza. “É para nós muito importante estarmos num município que muito preza a sua natureza, nomeadamente através dos projetos que promove”.
 
O projeto estudou a bacia hidrográfica do Vouga, que cruza todo o território da ADDLAP (Vila Nova de Paiva, Viseu, S. Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vouzela) e segundo Paulo Barracosa, a biodiversidade do concelho de Vouzela foi a que mais se destacou em termos qualitativos. “O património natural desta zona foi do melhor que encontrámos desde Vila Nova de Paiva até Oliveira de Frades. De facto, vocês têm aqui um património riquíssimo e que tem sido muito bem preservado”.
 
No entanto, o docente deixou o alerta para as consequências graves que a construção da barragem de Ribeiradio-Ermida vai ter neste território, uma vez que “depois de concluída influirá no ecossistema existente”, advertiu.



Sem comentários: