Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Município de Vouzela promoveu seminário sobre violência doméstica

O Município de Vouzela realizou, no dia 13 de junho, o seminário “família lugar de (des)afetos? – práticas e intervenções no âmbito da violência doméstica”, integrado no Plano Municipal para a Igualdade do concelho de Vouzela.

Este foi o terceiro seminário promovido pelo município neste âmbito, tendo tido como principal objetivo sensibilizar os participantes para a problemática da violência domestica.

Para a dinamização deste seminário estive presente a Professora Doutora Cláudia Chaves, da Escola Superior de Saúde de Viseu para abordar o tema da família na prevenção da violência doméstica, o Capitão Adriano Resende, da Seção de Investigação Criminal do Comando Territorial da GNR de Viseu, com o tema “praticas e intervenções da GNR no âmbito da violência doméstica” e a Doutora Carla Andrade, do Núcleo de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica de Viseu (NAVVD) para abordar a temática da “intervenção do Núcleo de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica”.

Na abertura do seminário, Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, salientou que embora não fosse altura para fazer o balanço da execução do Plano Municipal para a Igualdade no concelho, “é tempo de dizer que estávamos no caminho certo quando decidimos colocar a igualdade de género na agenda do município e do concelho. Até hoje já foram realizadas muitas iniciativas de grande relevo e que implicaram a participação de muitas centenas de pessoas de todos os grupos etários”, evidenciou o autarca.

Adriano Resende, Capitão da Seção de Investigação Criminal do Comando Territorial da GNR de Viseu, deu enfoque às inovações do Código Penal no que se refere à violência doméstica, dando conta também do número de queixas apresentadas no distrito de Viseu. Segundo o responsável, em 2009, foram registadas 737 denúncias, em 2010, 763, em 2011, 777 e, em 2012, 791 denúncias. No que diz respeito às denúncias de violência doméstica no concelho de Vouzela, foram registadas, em 2012, 17 participações à GNR e em 2013, até 31 de maio, 8 participações.

Carla Andrade, representante do NAVVD, realçou que desde 2009 aumentou claramente o número de vítimas de violência doméstica. “Dizem os especialistas que uma criança que assista a violência, na sua infância, tem uma grande probabilidade de se vir a tornar agressor no futuro, por outro lado, uma criança que além de assistir à violência, também seja vitima dela, terá uma menor probabilidade de ser agressor no futuro.”


Já Cláudia Chaves, docente da Escola Superior de Saúde de Viseu, deixou um alerta aos presentes, “neste momento de crise que estamos a viver, não podemos esperar por heróis ou salvadores da pátria. Cabe-nos a todos nós lutar contra a violência e devemos começar pela informação”, concluiu.

Sem comentários: