Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014









4ª Edição do festival foi sucesso e garantiu casa cheia durante dois dias

Cinclus trouxe a Vouzela o que melhor se faz no país ao nível da imagem de natureza

Foram mais de 500 as pessoas que durante este fim de semana, dias 25 e 26 de janeiro, assistiram à 4ª edição do Cinclus – Festival de Imagem de Natureza, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vouzela e que contou com o apoio da Generg, Epson, National Geographic e Canon.

Com a sala sempre cheia, o cine-teatro foi pequeno para acolher todos aqueles que vieram assistir ao único festival de imagem de natureza que se realiza no país e que pela quarta vez consecutiva trouxe a Vouzela os melhores fotógrafos de natureza nacionais e unm dos melhores do mundo vindo da Finlândia.

Para Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, o balanço da iniciativa é muito positivo. “Para nós, autarquia e vouzeleneses, é um privilégio ter estes profissionais aqui presentes e que nos deram a conhecer o seu trabalho e sobretudo nos deixaram uma mensagem para a necessidade de conservarmos e valorizarmos o nosso património natural. Tivemos sempre sala cheia e pelas nossas estimativas deverão ter passado por aqui mais de 500 pessoas nos dois dias. É um facto muito positivo e que dá substância àquilo que é a nossa aposta na valorização e divulgação do património natural do concelho”.

Para o autarca, o sucesso da iniciativa refletiu-se também na dinamização do comércio local, com um incremento muito significativo, principalmente no alojamento e restauração da região.

O 4ª Festival de Imagem de Natureza de Vouzela contou com um programa diversificado, de onde se destaca a exposição “Fragmentos de Vida”, de João Petronilho e David Guimarães, no Museu Municipal, um workshop sobre fotografia de aves, a projeção de filme e slideshow e várias conferências com os fotógrafos Luís Quinta, Pedro Narra, Madalena Boto, Rui Bernardo, Maurício Soares, Ricardo Lourenço, Marco Correia, Alexandre Vaz, Ricardo Guerreiro, Ruben Vicente e Markus Varesvuo e com os jornalistas Carla Castelo, da SIC, e de Gonçalo Pereira, da revista National Geographic.

Ainda durante a semana foram dinamizadas várias conferências sobre a biodiversidade de Portugal e que englobaram a participação de cerca de 400 alunos das escolas do concelho.

Para o ano ficou já o compromisso de uma nova edição, com a mesma matriz, “porque este é um modelo que tem funcionado muito bem”, garantiu Rui Ladeira.
Também João Cosme, impulsionador e diretor do Cinclus, se mostrou satisfeito pelo sucesso da iniciativa. “Tivemos casa cheia durante dois dias e com excelentes apresentações. Para o ano vamos manter os mesmos moldes do festival, mas introduzindo algumas surpresas”, realçou o fotógrafo.











  



Sem comentários: