Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 8 de abril de 2014

Município de Vouzela e dentistas do concelho promovem saúde oral junto dos alunos do pré escolar e do 1º ciclo

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Vouzela, os agrupamentos de escolas, a Santa Casa da Misericórdia, o Centro de Saúde de Vouzela, a farmácia Teixeira, entidades pertencentes à Equipa de Saúde Escolar e os médicos dentistas do concelho estão a promover um projeto de saúde oral destinado aos alunos dos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, envolvendo cerca de 500 alunos.

Tendo como principal objetivo a promoção da saúde oral junto do público mais jovem, irão ser alvo de rastreio oral todos os alunos que entraram para o pré-escolar e todos os alunos com 5 anos de idade (nascidos em 2008).

Neste ano letivo, os alunos do 1º ciclo não serão alvo de rastreios, uma vez que o foram no ano letivo passado e que os alunos com 7 anos de idade têm acesso ao cheque-dentista.

Durante os rastreios, os alunos diagnosticados com necessidade de tratamentos serão sinalizados aos respetivos estabelecimentos de ensino, os quais deverão articular diretamente com as famílias, no sentido de serem efetuados os tratamentos necessários. Os alunos até aos 5 anos de idade poderão solicitar a emissão de um cheque-dentista, para efetuarem os tratamentos, através de uma consulta de saúde infantil.

Para além dos rastreios, estão também prevista a realização, por parte dos médicos dentistas, de ações de sensibilização sobre higiene oral para pais e alunos do pré-escolar e 1º ciclo, bem como a escovagem de dentes pelos alunos do 1º ciclo, após o almoço.

Aos agrupamentos de escolas cabe diligenciar para que, a partir do 3º período, todos os alunos do 1º ciclo efetuem a escovagem de dentes após o almoço. A autarquia, o centro de saúde e a farmácia Teixeira estão a angariar apoios no sentido de oferecer um Kit de escovagem dentária a todos os alunos do 1º ciclo.


A autarquia e todos os parceiros agradecem aos médicos dentistas do concelho que voluntariamente participam neste projeto: Clínica Francisco Paraíso, Clínica da Estação, Dentalzela, Dra. Carla Vaz (Alcofra) e Dra. Soraia Rocha (Campia), tendo o Conselho Municipal de Educação aprovado, na sua última reunião, um voto de louvor ao trabalho destes profissionais no âmbito da responsabilidade social.

Sem comentários: