Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Câmara Municipal avança com cooperação com a Associação de Criadores de gado da Beira Alta (ACGBA) e a CAP


O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, garantiu hoje, quinta-feira, a criação de um gabinete de apoio ao agricultor em Viseu. O serviço deverá estar em funcionamento por altura da época das colheitas, no início do Outono.

A iniciativa foi aprovada na reunião de Câmara e passará por uma cooperação com a Associação de Criadores de Gado da Beira Alta (ACGBA) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que serão responsáveis pela criação e o funcionamento deste serviço especializado de apoio ao pequeno agricultor. O Município assegurará a cedência de um espaço no Mercado 21 de Agosto para a instalação do Gabinete.

Almeida Henriques explicou que “a lavoura é um pulmão da economia local e o mundo rural um traço da identidade do território. Este novo serviço visa dar-lhe mais fôlego, apoiando os pequenos agricultores, novos pequenos investidores e o regresso à terra”. O Presidente da Câmara Municipal destacou ainda que “com esta cooperação dá-se cumprimento a outro dos compromissos do programa Viseu Primeiro”.

A Câmara Municipal de Viseu aprovou ainda, na reunião desta quinta-feira, um protocolo de cooperação com a Polícia de Segurança Pública (PSP) tendo em vista a remoção, parqueamento e cobrança de taxas de automóveis abandonados na via pública ou estacionados em violação do código da estrada ou de disposições municipais.

A Câmara Municipal de Viseu aprovou também nesta sessão o apoio a 16 famílias carenciadas do concelho, para despesas de recuperação de habitações e encargos de saúde, no valor de 9 mil euros, no âmbito do Programa “Viseu Solidário”.


Museus de Viseu assinalam Dia Internacional com mais de 30 iniciativas

Comemora-se neste fim-de-semana o Dia Internacional dos Museus e Viseu associa-se a este evento com mais de 30 iniciativas. Visitas guiadas, ateliês e oficinas pedagógicas, percursos, concertos e animações de rua marcarão o próximo sábado e domingo na cidade e no concelho.

A entrada será gratuita a todo o público no Museu Grão Vasco, Museu da Misericórdia, no Tesouro da Sé e nos Museus Municipais.

No sábado, 17 de maio, realiza-se a “Noite dos Museus”, onde todos os espaços aderentes prolongarão o seu horário até à meia-noite, à exceção do Museu de Várzea de Calde e do Museu do Quartzo, abertos até às 19h. Os vinhos do Dão acompanharão a experiência de visita à noite.

Para além das visitas guiadas e das exposições, a programação da “Noite dos Museus” contará com um concerto do Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão, no Largo da Igreja da Misericórdia, pelas 17h, e um roteiro histórico-cultural do Barroco, com partida na Igreja da Misericórdia, pelas 17h15.

Da parte da manhã, haverá ainda oportunidade para um ateliê de desenho infantil (dirigido por Ana Barbero), no Museu da Misericórdia, e para um ateliê artístico para adultos (dirigido pelo artista plástico Yuraldi Puentes), no mesmo espaço. As atividades estão sujeitas a inscrição prévia.

Numa noite repleta de atividades, a agenda contará ainda, pelas 21 horas, com a inauguração da Casa da Ribeira, alvo de instalação museológica e expositiva nos últimos meses.

No domingo, 18 de maio, os museus estarão abertos até às 19h00 e prometem também várias oficinas e visitas guiadas, numa agenda que se centra na temática “Museus: coleções criam conexões”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a promoção do acesso das pessoas à oferta cultural do concelho, na cidade e nas freguesias, a formação de novos públicos e o fomento da descoberta artística entre gerações constituem compromissos da política cultural em Viseu. E pela primeira vez esta iniciativa faz-se num contexto de verdadeira parceria entre todos os museus do concelho”.

Sem comentários: