Espaço de notícias da região centro

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Viseu celebra amanhã 135 anos do Mercado 2 de Maio
Encenação histórica realiza-se às 21H30, a partir da Porta do Soar. Festa prolonga-se até às 2 da manhã, com espetáculos musicais, gastronomia e artesanato


A “Festa do 2 de Maio” realiza-se amanhã em Viseu para assinalar os 135 anos do Mercado 2 de Maio, precisamente na data que lhe dá o nome.

A partir das 21h30, a cidade reviverá o acontecimento que esteve na origem da designação atribuída a esta praça do coração da cidade: a chegada vitoriosa a Viseu, no ano de 1834, das tropas liberais lideradas pelo Duque da Terceira a Viseu, que haviam derrotado as forças miguelistas.

O percurso terá início na Porta do Soar, passará pelo Jardim das Mães e pelo Rossio, terminando junto à entrada do Mercado 2 de Maio, na rua Formosa.

Logo após a encenação histórica, o Mercado 2 de Maio será aberto para música, gastronomia regional e artesanato tradicional, destacando-se o espetáculo da banda “A Presença das Formigas”.

Com a “Festa do 2 de Maio”, o Município de Viseu marca o arranque de um programa de eventos regulares, para públicos diversos, no Mercado 2 de Maio, que se realiza até ao final de Julho.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, este programa de eventos “quer trazer de novo à vida este ex-libris da cidade. Queremos reconciliar o Mercado 2 de Maio com a cidade e a população e tirar partido do seu património, da sua memória e da sua localização no coração do centro histórico”.


A “Festa do 2 de Maio” conta com as colaborações da companhia Zunzum, do Regimento de Infantaria de Viseu, do Museu Militar do Exército, da GNR, da APPACDM de Viseu, de grupos etnográficos locais de Silgueiros e Pindelo e do Orfeão de Viseu.

Sem comentários: