Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Viseu incluída em novo plano de ligações aéreas nacionais


Almeida Henriques destaca conquista para a coesão territorial e para a competitividade da cidade-região. Requalificação já executada e certificação colocarão Aeródromo Municipal em posição vantajosa.

Viseu poderá estar ligada por serviço de voo regular para Lisboa (Tires), entre segunda e sexta-feira, já no início de 2015. O concelho e o Aeródromo Municipal estão incluídos no novo plano de ligações aéreas nacionais, com objetivos de coesão territorrial, que o Governo entregará à Comissão Europeia, tendo por base um estudo do Instituto Nacional de Aviação Civil e que dará lugar a um concurso público internacional.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, garantiu que “este é o fruto do trabalho que temos feito. Investimos na requalificação do aeródromo e nas relações de cooperação com o Governo, em muitas horas de trabalho e contactos durante vários meses. Esta é uma causa que vale a pena. A cidade-região de Viseu pode tirar partido da sua localização privilegiada, do seu potencial económico e como destino.”

A garantia dada pelo Governo ao Presidente da Câmara é de que o concurso público internacional deverá estar concluído ainda em 2014, num contrato válido para 3 anos. O custo de uma viagem de ida e volta para Lisboa deverá ficar situado nos 80 euros. Da rota fazem parte Bragança, Vila Real, Viseu, Lisboa (Tires) e Portimão.

Para Almeida Henriques, “Teremos de tirar partido desta janela de oportunidade. Manifestei ao Governo o empenho do Município em apresentar o Aeródromo em condições vantajosas. Com a certificação que está em curso, cumpriremos todos os requisitos e queremos tornar Viseu atrativo para esta operação económica. Esta será uma grande conquista! Viseu dará um salto muito positivo na sua conetividade. É a cidade-região que pode ganhar em mobilidade social e competitividade económica. A nossa atratividade turística beneficiará também. ”


A inclusão de Viseu nesta rota, a partir do aeródromo municipal, surge na sequência de outras posições já garantidas para a infraestrutura em 2014, como a futura radicação dos serviços de investigação do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), organismo do Ministério da Economia.

Sem comentários: