Espaço de notícias da região centro

terça-feira, 10 de junho de 2014

Primeiro Festival da Vitela de Lafões e Produtos Regionais foi um sucesso

Vouzela recebeu, durante o fim de semana de 31 de maio e 1 de junho, o 1º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais, uma iniciativa promovida pelo Município de Vouzela e Escola Profissional, em parceria com a Confraria dos Gastrónomos de Lafões, Cooperativa 3 Serras, Cooperativa Agrícola de Vouzela, Turismo Centro de Portugal, ADDLAP, AEL, CVR Dão e Vasconha BTT Vouzela.

Durante dois dias, a vila de Vouzela recebeu alguns milhares de visitantes que, atraídos pela  gastronomia,  participaram neste certame que teve como principais objetivos a promoção e a divulgação da vitela Lafões e dos produtos regionais.

Satisfeito com a iniciativa, Rui Ladeira, Presidente da Câmara de Vouzela, fez um balanço muito positivo. “Foi um evento de excelência, que permitiu promover um produto de eleição que é diferenciador no contexto regional e nacional”, referiu.

“Tem que se criar valor e com este festival estamos a adquirir carne de vitela de Lafões, cumprindo as regras instituídas há mais de 20 anos, por ser uma Indicação Geográfica Protegida (IGP), com um caderno de especificações e uma cadeia que tem que ser cumprida para que o produto chegue às mesas com toda a qualidade”, sublinhou.

Na Alameda D. Duarte de Almeida estiveram presentes nove restaurantes que confecionaram vitela de diferentes formas, tendo também marcado presença a sopa seca e os pasteis de Vouzela.

Para além da gastronomia, o programa incluiu arruada pela Sociedade Musical Vouzelense, atuação do Grupo Recordações de Campia, encontro de concertinas e cantares ao desafio da Associação de Cantadores e Tocadores da Beira Alta, Fados e Guitarradas de Coimbra, show cooking com o chef Diogo Rocha, atuação do Rancho da Associação Recreativa e Cultural de Carvalhal de Vermilhas, do Grupo de Amigos de Levides, do Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira e do Grupo Vozes da Terra.

Na abertura do festival foi também apresentado o vinho Chão do Vale – DOP Lafões, pela quinta Chão de S. Francisco, da freguesia de S. Miguel do Mato.

O artesanato fez também parte do festival, com a presença de 18 expositores do concelho de Vouzela, assim como o cortejo de vacas e alfaias agrícolas. Para as crianças houve insufláveis e pinturas faciais.

Pelo evento passaram inúmeras personalidades da região, desde logo a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, o Presidente da Turismo Centro de Portugal e o vice presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, que presidiram à abertura oficial do festival, mas também o Presidente da Associação Nacional de Municípios, os Presidentes das Câmaras de S. Pedro do Sul, Carregal do Sal e Sever do Vouga, deputados da Assembleia da República e o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, entre outros.


Depois de se afirmar como Capital da Vitela de Lafões, Vouzela dá assim forma a um evento que prestigia e afirma os produtos endógenos e que dinamiza a atividade económica local. 

Sem comentários: