Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 23 de julho de 2014

1ª Assembleia do Orçamento Participativo de Viseu realiza-se amanhã, na Ribeira

A primeira Assembleia do Orçamento Participativo de Viseu acontece amanhã, 10 de Julho, na Ribeira, no Largo Nossa Sra. da Conceição, às 18 horas. As assembleias participativas são as sessões que acompanham o período de submissão de propostas, que encerra a 24 de Agosto.
O Município de Viseu dá, assim, início ao ciclo de encontros presenciais para debater ideias para o 1º Orçamento Participativo do concelho. Cada sessão elege um tema específico e servirá para esclarecer dúvidas e apresentar propostas, permitindo simultaneamente a participação de cidadãos com limitações de acesso à Internet e literacia informática.
Com o objetivo de tornar o 1º Orçamento Participativo uma experiência vivida pela comunidade, livre e aberta, os moderadores convidados serão cidadãos e figuras de Viseu, com ligação à temática e sem responsabilidades políticas executivas. O executivo municipal não participará das sessões, conforme anunciado por Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal.
Nesta primeira Assembleia Participativa o moderador será Rui Rodrigues dos Santos e tem por tema “O Orçamento Participativo na Ribeira”.
“Ciência e educação” é o tema da 2ª Assembleia Participativa, que acontece já a 14 de Julho, pelas 18 horas, na Casa da Sé, com moderação de Alfredo Simões.
Para Almeida Henriques, “este orçamento participativo é um vitamínico da democracia local e uma semente de uma cultura de governação aberta. O Município ganha com cidadãos ativos”.

Sem comentários: