Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional desloca-se a Vouzela a 2 de agosto

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, vai deslocar-se a Vouzela, no dia 2 de agosto, durante a tarde, para presidir a um conjunto de inaugurações no concelho.

O programa da visita tem início pelas 16h, com a inauguração da Rota do Pastel de Vouzella, no Largo do Convento. O projeto é promovido pela Casa Museu e pretende dar a conhecer a história daquele que é o ex-libris da doçaria de Vouzela.

Pelas 17h decorrerá a inauguração do Espaço do Cidadão, na Av João de Melo, um serviço complementar à rede de Lojas do Cidadão e através do qual os munícipes  poderão aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central.

Segue-se pelas 18h a inauguração do albergue de montanha do Couto, na freguesia de Alcofra, uma estrutura de apoio ao Centro de BTT e aos peregrinos do Caminho de Santiago que está a ser implementado no concelho.

A deslocação do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional termina com uma visita a uma unidade fabril na zona industrial de Monte Cavalo, em Vouzela, pelas 19h.


Rota do Pastel de Vouzella
Projeto de iniciativa privada.

Percurso pedonal que pretende dar a conhecer a história daquele que é o mais emblemático doce do concelho de Vouzela.

A rota, já registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, é efetuada pelas casas onde se confecionou e se confecionam os Pastéis de Vouzela, aliando-lhe o património arquitetónico.

Percurso circular, com extensão de um quilómetro e meio, e um nível de dificuldade baixo. Pode realizar-se em período diurno ou noturno.

Contempla a passagem por 12 locais da vila de Vouzela.

Albergue de Montanha do Couto
A obra teve como objetivo adaptar o imóvel existente (uma antiga escola primária) a albergue de peregrinos do caminho de Santiago e da grande rota de BTT, ambos os projetos estão a ser implantados no concelho e serão lançados a curo prazo.

O edifício é constituído por cozinha, sala, uma área para dormidas e balneário. No exterior existe uma zona de recolha de bicicletas com ponto de lavagem.

Valor da obra: 54.737 euros, mais Iva

A obra contou com financiamento do Proder, a 60%.





Sem comentários: