Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

FESTA DAS VINDIMAS ARRANCA AMANHÃ COM O “MAIOR CACHO DE UVAS DO DÃO”

Brinde ao Dão no Mercado 2 de Maio assinala a abertura da iniciativa. “Vindima Petiz” promete juntar no sábado 100 crianças numa pisa tradicional e no laboratório do vinho


A Festa das Vindimas do Dão em Viseu arranca amanhã, quinta-feira, 18 de setembro, pelas 18H30 com um brinde público no Mercado 2 de Maio. Nesse momento será lançado no céu da cidade “o maior cacho de uvas do Dão”. O evento contará com a presença dos principais parceiros e organizadores.

Também a partir desta quinta-feira e até domingo, 16 restaurantes de Viseu aderem à iniciativa com um menu especial do Dão, prometendo trazer à mesa pratos tradicionais harmonizados com vinhos da região.

Durante este fim-de-semana alargado, a “festa das vindimas” desafia visitantes, turistas, amantes dos vinhos (e não só) a uma experiência marcante em torno do Dão e da sua cidade e capital. O convite estende-se aos residentes, com uma agenda de iniciativas que nem as crianças deixa de fora.

Até domingo, funcionará no Mercado 2 de Maio, entre as 18 e as 24 horas, a instalação de provas de vinhos do Dão “Entre Aduelas” e o “Mercado das Vindimas”, para experiências de degustação.

No sábado, dia 20, as quintas de Lemos, de Reis, Vinha Paz, da Turquide, Pedra Cancela e da Falorca abrirão as suas portas, algumas pela primeira vez, para as vindimas. As experiências para visitantes e turistas decorrem em períodos da manhã e da tarde. As inscrições poderão ainda ser feitas em www.vindimasviseu.pt

Nesse dia, o Município de Viseu organiza a primeira vindima juvenil do Dão! Pelas 17 horas 100 crianças até aos 12 anos são desafiadas a aprenderem a vindima e a arte de fazer grandes vinhos. Será a vez da “Vindima Petiz”. Um laboratório vínico será especialmente montado para o efeito, proporcionando uma experiência lúdica e pedagógica em torno da ciência do vinho.

A animação musical está também assegurada. Sábado, a partir das 22 horas, Luísa Sobral assume o palco do adro da Igreja da Misericórdia para dar um concerto0no coração do centro histórico de Viseu. De seguida, nos Claustros do Museu Grão Vasco, até às 4 horas da manhã, será a vez da “Dão Irreverente Party”, com o DJ Miguel Rendeiro, entre outros DJ.

No domingo, 21, Dia do Município, a cidade e o centro histórico transformam-se na grande pista de 1ª Meia-Maratona do Dão, apadrinhada pelo campeão olímpico Carlos Lopes.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, esta Festa das Vindimas “é um enxerto positivo no potencial vinhateiro e enoturístico da região. Queremos mostrar o Dão e Viseu como o novo destino vinhateiro do país.”

O Banco BIG é o Patrocinador Principal da realização. A EDP Distribuição é Patrocinador do “Concerto das Vindimas”. O Turismo do Centro garante o apoio ao evento. São ainda parceiros do Município de Viseu na “Festa das Vindimas do Dão” a Comissão Vitivinícola da Região do Dão, a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, a ADDLAP, o Museu Grão Vasco e a UDACA.

Sem comentários: