Espaço de notícias da região centro

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Ação de voluntariado contou com a presença de 600 voluntários, incluindo a ministra da Agricultura, Catarina Furtado e Virgílio Castelo
20 mil árvores foram plantadas no perímetro florestal da Penoita em Vouzela

Cerca de 20 mil árvores foram plantadas no passado sábado, dia 18 de outubro, no perímetro florestal da Penoita, em Vouzela, naquela que foi a maior ação de reflorestação ibérica de 2014, promovida pela Fundação Floresta Unida e pelo Município de Vouzela.

A iniciativa visou a reflorestação de uma vasta zona muito fustigada pelos incêndios do ano passado no Caramulo e contou com a presença de 600 voluntários, incluindo a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e as figuras públicas Catarina Furtado, Virgílio Castelo e Tó Romano.

“Estamos no coração da Penoita, que é uma floresta modelo no contexto do Plano Regional de Ordenamento Florestal e o incêndio do ano passado destruiu muitas árvores, em particular de pinheiro bravo. Hoje, com ajuda de cerca de 600 voluntários, estamos a plantar folhosas, nomeadamente carvalhos, sobreiros e castanheiros, para compartimentar a floresta protegendo-a dos incêndios florestais”, referiu aos jornalistas Rui Ladeira, presidente da câmara de Vouzela.

“Queremos dar um sinal ao país de que estas ações de voluntariado devem se um modelo a replicar em outras zonas. Agradeço, por isso, a todos quantos se envolveram nesta missão, ao GIPS, Exército, Bombeiros Voluntários de Vouzela, Escuteiros de Campia e a toda a comunidade vouzelense, da região e do país, que imbuídos do mesmo espírito, estão empenhados em criar um novo paradigma daquilo que deve ser a floresta do futuro”, realçou o autarca.

Também presente na ação, Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar, lembrou o incêndio trágico de 2013 que destruiu aquela mancha florestal. “Aqui tivemos um incêndio muito dramático o ano passado, com a morte de 4 bombeiros, e a melhor homenagem que lhes podemos prestar a eles, a todos os bombeiros e às suas famílias é estarmos hoje a florestar. Com a ajuda destes voluntários vamos continuar a ter floresta, em gerida, com biodiversidade e variedade de espécies autóctones.

Muito empenhados na plantação estiveram também o ator Virgílio Castelo, o fundador da Central Models Tó Romano e a apresentadora Catarina Furtado.

A apresentadora, rosto da campanha no spot realizado pela RTP,  deu o seu nome ao bosque da Penoita que foi plantado durante a manhã.


“Batizámos este bosque com o nome da Catarina Furtado em reconhecimento, não só pela sua presença como também pelo seu contributo a esta causa”, justificou Rui Ladeira.

Sem comentários: