Espaço de notícias da região centro

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Festival 4 Estações regressa para comemoração do outono

Está de regresso o Festival 4 Estações, desta vez alusivo ao tema “Magustos e Cogumelos -à descoberta dos 7 vales encantados: o Couto, os Carvalhais e a Serra”.

O evento, que se realizará nos dias 8 e 9 de novembro, tem como objetivo sensibilizar a comunidade local para a preservação e valorização do património natural do concelho, propondo um conjunto de iniciativas para todas as faixas etárias.



Laboratórios de campo, oficinas de fotografia, recolha e identificação de cogumelos, percursos pedestres, passeio de caiaque, magusto e cantos polifónicos são as propostas para um programa todo ele a pensar nas cores e sabores do outono.

Para mais informações ou inscrições, os interessados poderão contactar o Posto de Turismo de Vouzela, pelo 232 740 070 ou pelo mail gab.turismo@cm-vouzela.

Os preços para um dia são de 10 euros ou de 16 euros para os dois dias e inclui seguro; 2 noites no Parque de Campismo de Vouzela; transporte; degustação de produtos locais; refeições; oficinas e programa cultural.

Para crianças até 12 anos (inclusive) é gratuito e dos 13 aos 16 as inscrições ficam pela metade do preço de adulto.

O Festival 4 Estações é promovido pelo Município de Vouzela e ADDLAP e conta com o apoio da empresa Campiplanta e do restaurante Margarida.

 

PROGRAMA
8 NOVEMBRO – NOS TRILHOS DAS CABRAS “A HISTÓRIA DO PASTOR MANUEL”
Interpretação da natureza na serra – Mogueirães – Farves – Couto

9h – ponto de encontro: Posto de Turismo de Vouzela
10h – Acompanhamento do rebanho de cabras, com interpretação da natureza e da paisagem (Paulo Pereira e João Ruano) Cânticos da pastorícia.
12h – picnic com farnel na Couca dos Corvos (alto de Farves)
14h – oficinas de natureza (laboratórios de campo – Miguel Peixoto; oficina de fotografia – João Cosme; identificação de cogumelos – Jorge Abílio)
15h – continuação do percurso rural com interpretação até ao Couto
16h – magusto popular com animação (Albergue de Montanha do Couto) – magusto com degustação de produtos locais e churrasco


9 NOVEMBRO -À DESCOBERTA DOS COGUMELOS

9h -  ponto de encontro: Posto de Turismo de Vouzela
10h – visitas de recolha e descoberta de cogumelos nos Carvalhais com Jorge Abílio
13h – almoço de cogumelos – Ecomuseu de Carvalhal de Vermilhas
14h – oficinas de natureza: laboratório de campo – Miguel Peixoto; oficina de fotografia – João Cosme; identificação de cogumelos – Jorge Abílio. Identificação das espécies recolhidas
15h – passeio de caiaque no espelho de água (Barragem da Meruge)
16h – descida para os terrenos adquiridos pela Montis, com interpretação
17h – lanche popular com cantos polifónicos



Sem comentários: