Espaço de notícias da região centro

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Parentalidade positiva foi tema de seminário promovido pela CPCJ de Vouzela

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Vouzela promoveu, durante o dia 26 de novembro, o seminário “Ser Família! Desafios da parentalidade positiva”, que se realizou no cineteatro João Ribeiro.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Telmo Antunes e da Presidente da CPCJ de Vouzela, Carla Maia.

Aludindo ao trabalho desenvolvido pela autarquia nos últimos anos, no campo da infância e da juventude e no apoio às famílias, nomeadamente com programas de ocupação de tempos livres, bolsas de estudo para o ensino superior e apoios na ação social escolar, entre outros, Rui Ladeira considera que “as instituições e a comunidade têm cada vez mais consciência da indispensabilidade da promoção e proteção dos direitos da criança e do jovem, por forma a garantir o seu bem-estar e desenvolvimento integral. Este facto remete-nos para a necessidade de uma verdadeira articulação e colaboração de todos os agentes da comunidade: autarquia, escolas, saúde, segurança social”, defendeu.

Enaltecendo o papel das CPCJ na promoção e proteção dos direitos das crianças, Telmo Antunes particularizou o desempenho da CPCJ de Vouzela “esta comissão sempre foi notícia por boas razões fruto do trabalho abnegado das pessoas que que dela fizeram parte”.

“Estamos a viver uma crise económica e social e muitas das vezes as crianças são aquelas que vivem mais os problemas e são também aquelas que menos voz têm. Cabe às CPCJ assumir um papel interventivo de proteção sempre em articulação com as famílias”, sublinhou o responsável.

Ao seminário assistiram cerca de cem profissionais ligados à área da intervenção com crianças e jovens em risco ou perigo e suas famílias, técnicos das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e profissionais nas áreas da saúde, serviço social, educação, sociologia, psicologia, segurança, direito, bem como os diretores das escolas do concelho de Vouzela.


Sem comentários: